terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Blocos tradicionais garantem alegria e muita irreverência no Carnaval Antecipado de Itabuna





Tudo se inicia com a Lavagem do Beco do Fuxico, uma tradição dos itabunenses 
Dez... Casados
 

Está confirmada para a abertura oficial do Carnaval Antecipado de Itabuna, na próxima quinta-feira (18), no Beco do Fuxico, a presença de alguns dos mais tradicionais e irreverentes blocos carnavalescos de Itabuna. Entre eles, o  Casados I...Responsáveis, Maria Rosa e Dez...Casados.  Pelo menos 200 integrantes do Casados e mais 150 do Dez...Casados já garantiram presença e garantem que alegria, animação e as boas e velhas marchinhas  não vão  faltar.
Maria Rosa 
A presidente do Casados, Laurita Souza, informa que além da presença na abertura oficial, o bloco também vai ajudar a animar a festa no domingo, dia 21, a partir das 15 horas nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre. O Casados I...Responsáveis que completa 49 anos de fundado no próximo mês, teve seu estatuto alterado, o que permitiu a participação das mulheres como integrantes e não apenas como acompanhantes dos maridos como antigamente.
Casados I... Responsaveis

Para comemorar essa abertura, Laurita diz que o bloco tem até uma marchinha criada especialmente para apagar a imagem de um clube só para homens.  A inconfundível bateria já está afinada para tocar: “O Casados I...Responsáveis/não é mais o clube do bolinha/pois aonde o bola vai/leva sua Luluzinha/ olha ai....” 
    
    Outro bloco pra lá de irreverente e não menos tradicional, o Dez...Casados, garante que irá levar para a festa seus 150 integrantes. O bloco que manterá as cores da bandeira de Itabuna (amarelo e preto) em sua vestimenta, desfila na abertura da Lavagem do Beco, na quinta-feira e volta no domingo, a partir das 17 horas, comandado pela banda Eletrovip e um mini trio. 

     
    O Carnaval Antecipado terá ainda a participação de baianas com sua água de cheiro e outros blocos igualmente irreverentes e animados que sairão na sequência,  conforme grade divulgada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, (FICC). São eles: Pai Gildo, com suas baianas, Pai Ailton e batucada, Charanga Elétrica Encarntarte, Confraria da Orla do Berilo, O Rei do Hungria  e Hora Extra.  Leia mais: Carnaval Antecipado: Vigilância Sanitária 

 Carnaval Antecipado: Vigilância Sanitária 

         A Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quarta-feira, (17), uma reunião com os 177 vendedores ambulantes cadastrados que vão atuarno circuito do Carnaval Antecipado 2018, em Itabuna no período de 18 a 21 de janeiro. O encontro será a partir das 8 da manhã, no auditório do Sest/Senat e tem o objetivo de orientar os profissionais sobre manipulação e conservação dos alimentos que serão comercializados durante a festa momesca.

O diretor da divisão, Manoel Matos, adiantou que comidas e bebidas serão fiscalizadas rigorosamente para evitar que, no caso dos alimentos,  sejam armazenados de forma incorreta, estragados ou com prazo de validado vencido, a exemplo de ervilhas, milho verde e azeitona.

As bebidas tipo coquetéis, água mineral e o gelo, principalmente, também estão na mira dos fiscais, segundo Manoel Matos. No caso do gelo, ele explicou que existe o próprio para coquetéis e sucos, vendido em lojas de conveniências e mercados e gelo em escama apropriado apenas para resfriamento e conservação de alimentos e de garrafas de água e latas de cervejas ou refrigerantes.

Manoel Matos diz que espera  reunir no encontro, todos os vendedores que vão comercializar alimentos e bebidas no carnaval para receberem orientação devida sobre a forma de acondicionamento dos produtos comestíveis e de bebidas, o manuseio, e medidas de higiene na manipulação dos alimentos, para evitar que o  folião consuma produtos estragados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...