sábado, 15 de julho de 2017

Trifil faz acordo com TRT5-BA e criará creche para filhos de trabalhadores

A empresa terá até a primeira quinzena de agosto de 2018 para preparar as instalações
Trifil em Itabuna
Salvador -  Tribuna da Bahia, Salvador  -  A Trifil (Itabuna Têxtil S/A), empresa localizada no sul da Bahia que exporta para 40 países produtos como calcinhas, sutiãs, meias e t-shirts, terá que cumprir diversas orientações quanto à segurança e bem-estar dos seus trabalhadores, bem como a implementação de uma creche para os filhos de funcionárias em idade de amamentação (até dois anos). Esse foi o acordo firmado com a empresa pela presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria Adna Aguiar, em uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho e que tem vigência por prazo indeterminado.

Baiana de acarajé agora é profissão

Em Salvador, cerca de 3,5 mil profissionais devem ser beneficiadas, segundo a Associação que representa a categoria
As baianas merecem
Do jornal - Tribuna da Bahia - A profissão de baiana de acarajé já faz parte da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), documento que reconhece, nomeia, codifica e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Um estudo para viabilizar a inclusão dessa profissão começou a ser realizado no início do mês, e nesta sexta-feira (14) passou a ser realidade. A novidade é fruto do esforço da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) junto ao Ministério do Trabalho. Apenas em Salvador, cerca de 3,5 mil profissionais devem ser beneficiadas, conforme estimativa da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo da Bahia (Abam).

Corinthians vacila e empata em casa com o Atlético-PR

BRASILEIRÃO

Brasileirão: Líder Corinthians vacila e empata em casa com o Atlético-PR

Com o resultado, a equipe de Parque São Jorge chega aos 36 pontos

São Paulo  - O Corinthians não conseguiu repetir o bom desempenho que o colocou na liderança isolada do Campeonato Brasileiro e ficou apenas no empate com Atlético-PR, por 2 a 2, no jogo de abertura da 14ª rodada da competição, neste sábado, no Itaquerão.
Com o resultado, a equipe de Parque São Jorge chega aos 36 pontos e aumenta para 28 jogos sua série invicta na temporada. Pelo lado dos visitantes, o ponto conquistado fora de casa foi muito comemorado, especialmente pelo momento de troca de comando no futebol da equipe. Os gols do jogo foram marcados por Jô, duas vezes, Jonathan e Otávio.

LULA PODE TER CANDIDATURA CANCELADA

SÓ 5% MUDARAM PENA
LULA PODE TER CANDIDATURA CANCELADA E SÓ TEM 5% DE CHANCES NO TRF4
DESEMBARGADOR DO TRF4 VÊ DANOS AO PAÍS COM JUDICIALIZAÇÃO EM 2018
Publicado: 15 de julho de 2017 às 14:50 - Atualizado às 14:52
Do - Diário do Poder - Ao comentar a condenação do ex-presidente Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Carlos Eduardo Thompson Flores, afirmou que apenas uma pequena parcela das decisões da Operação Lava Jato sofreu algum tipo de revisão na segunda instância. E lamentou a possibilidade de a corrida presidencial ser marcada por uma judicialização.
Após afirmar que o índice de reforma em sentenças do juiz Sérgio Moro pelo TRF4 não chega a 5%, Thompson Flores, respondeu sobre a hipótese de haver condenação, caso o ex-presidente tenha obtido o registro de candidatura, em 2018, como o petista pretende fazer.
LULA QUER SER CANDIDATO COM DISCURSO DE VÍTIMA (FOTO: RICARDO STUCKERT)
“Se verificada esta condenação após o registro, o registro da candidatura está ipso facto, em decorrência da condenação, anulada. O Lula tem domicílio eleitoral em São Paulo, aí então a Justiça Eleitoral de São Paulo, ela vai, através do Ministério Público Eleitoral ou de outros partidos políticos, vai solicitar isso. Na realidade, quando há uma condenação dessa, há uma comunicação da decisão do Tribunal à Justiça Eleitoral. Agora, nada impede que, além disso, o Ministério Público Eleitoral [MPE] solicite essa providência, além de outros partidos políticos, por exemplo, adversários políticos do ex-presidente também poderão requerer [o cancelamento da candidatura]”, disse Carlos Eduardo Thompson Flores, em entrevista à Rádio CBN.

O comandante do Exército quer novos líderes em 2018

O comandante do Exército quer novos líderes em 2018


O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, não quer Lula em 2018.
Ele quer novos líderes, que apontem novos caminhos.
Leia o que ele disse ao Estadão:
“Tenho esperança de que a próxima eleição dê oportunidade de que novas lideranças, com base em novos campos de pensamento, possam nos apontar soluções. Um grande mal que acho que nós estamos vivendo é a falta de lideranças. Toda nação, quando em crise, vê surgir líderes com estofo para apontar caminhos novos. Nós tivemos, por exemplo, Margareth Thatcher no Reino Unido, Ronald Reagan nos Estados Unidos, quando os Estados Unidos entravam numa crise séria, o Emmanuel Macron, agora, na França, que teve capacidade de interpretar a realidade e apontar um novo caminho. Acredito que é um processo natural que deve acontecer conosco. É a esperança que tenho em 2018".
É a esperança de todos os brasileiros.
Do - www.oantagonista.com

MORO SUSPENDE REDUÇÃO DE PENA DE LÉO PINHEIRO, DUQUE E AGENOR

OPERAÇÃO LAVA JATO
MORO SUSPENDE REDUÇÃO DE PENA DE LÉO PINHEIRO, DUQUE E AGENOR
MPF RECORREU E JUIZ RESTABELECEU PENAS DE ALVOS DA LAVA JATO
Publicado: 15 de julho de 2017 às 10:38
Do - Diário do Poder - Juiz federal responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, Sérgio Moro suspendeu a redução de pena do ex-diretor da OAS Agenor Medeiros, do ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, e do empreiteiro Léo Pinheiro.
A revisão dos benefícios foi provocada por recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra decisão anterior do próprio Moro, que havia concedido redução da pena. E será analisada pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
MORO HAVIA DIMINUÍDO PENA DE PINHEIRO DUQUE E AGENOR (REPRODUÇÃO)
Moro havia decidido diminuir as penas de Medeiros para dois anos, de Pinheiro para dois anos e meio e de Duque para cinco anos, ambos em regime fechado.
No despacho, o juiz Sérgio Moro colocou os benefícios em suspenso, até que seja apreciado em segunda instância. E os procuradores da República defendem que o acordo de delação deve ficar a cargo do MPF, não do juiz.

Em decorrência da Operação Lava Jato, Agenor pegou pena de 26 anos e sete meses de prisão, Pinheiro de 34 anos e Duque de 62 anos. A confissão de ambos havia sido o motivo da redução das penas.
Renato Duque foi condenado na ação sobre pagamentos feitos pela Odebrecht ao marqueteiro João Santana, intermediados pelo ex-ministro Antonio Palocci. E Agenor Medeiros e Léo Pinheiro foram sentenciados no caso do tríplex.

EIKE JÁ PRODUZIU 8 ANEXOS DE DELAÇÃO QUE ENVOLVEM LULA

DELAÇÃO
EIKE JÁ PRODUZIU 8 ANEXOS DE DELAÇÃO QUE ENVOLVEM LULA, CABRAL E MANTEGA
EX-BILIONÁRIO EIKE BATISTA NEGOCIA DELAÇÃO, QUE JÁ TEM 8 ANEXOS
EIKE FOI INDICIADO POR CORRUPÇÃO ATIVA E LAVAGEM DE DINHEIRO POR PROPINA DE US$ 16,5 MILHÕES A ESQUEMA DE CABRAL (FOTO: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Do - Diário do Poder - O empresário Eike Batista e seus advogados produziram ao menos oito anexos da sua proposta de delação premiada que será entregue ao Ministério Público Federal (MPF) no Rio, segundo informações da Agência Estado.
Os principais nomes citados na colaboração de Eike são o ex-presidente Lula, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e o ex-ministro Guido Mantega.
O ex-bilionário deve detalhar lobby que teria sido feito por Lula em favor das empresas do grupo X. No entanto, Eike irá ponderar que o petista nunca fez nenhum pedido formal para que contribuísse nas campanhas eleitorais.

Vigilância Sanitária autua supermercado Atakarejo em Salvador

Vigilância Sanitária autua supermercado Atakarejo em Salvador


Cerca de 20 quilosde frios foram retirados das prateleiras e inutilizados durante a vistoria. (Foto: Vigilância Sanitária/Divulgação)
Cerca de 20 quilosde frios foram retirados das prateleiras e inutilizados durante a vistoria. (Foto: Vigilância Sanitária/Divulgação)
Uma equipe de fiscais da Vigilância Sanitária (VISA – Salvador) juntamente com a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) deflagraram uma operação no supermercado Atakarejo, em Amaralina, na manhã desta segunda-feira (14). Cerca de 20 quilosde frios foram retirados das prateleiras e inutilizados durante a vistoria por não conterem identificação e rotulagem.
Mais de 130 peças de salgados, além de tortas, pudins, pães e bolos também foram descartados por não terem a data de validade especificada em sua rotulação. No total sete autos de infração foram emitidos ao supermercado por falta de higiene, estrutura física inadequada, falta de identificação de produção, embalagens inadequadas, má conservação dos alimentos e ausência da data de validade em alguns produtos.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Luiz Sérgio Neto Velanes na presidência da ACI

Sérgio Velanes
Será empossado como novo presidente no próximo dia 20

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI estará empossando o empresário Luiz Sérgio Neto Velanes na presidência da entidade, próxima quinta-feira, 20, ás 19 horas, no auditório do Palace Hall, em Itabuna. Sérgio presidirá a ACI no bienio 2017-2019 e assumirá o compromisso do seu antecessor, o também empresário Ronaldo Abude, de continuar participando das decisões que influenciam no desenvolvimento do município e trabalhar em conjunto com outras instituições empresariais.


Atualmente, Sérgio participa de várias causas coletivas, inclusive do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação – Mesb. Farmacêutico de formação, Sérgio administra a Drogaria Velanes, empresa familiar com quase 40 anos de operação e unidades entre Itabuna, Ilhéus e Feira de Santana. Recentemente foi premiado pela Federação de Comércio da Bahia – Fecomércio com o título de comerciante do ano 2016.

Ilhéus recebe Missão Chinesa que estuda investimentos na ZPE


Há 30 anos, o município de Ilhéus luta para implantar a sua Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Hoje (14), a visita de uma comitiva de empresários de Tianjin, na China, significou a ação mais concreta, nestas três décadas, para que o projeto possa, efetivamente, tornar-se realidade. Durante solenidade ocorrida no Teatro Municipal, representantes do Governo da Bahia, da Prefeitura Municipal e dos empresários brasileiros e estrangeiros, assinaram um Memorando de Entendimentos entre a ZPE de Ilhéus e a Comissão do Comércio do Governo de Tianjin. Em seguida, visitaram o Porto de Malhado e a área destinada à implantação da primeira etapa da ZPE local, equipamentos que aguardam investimentos para avançar.

“O Governo da Bahia está convencido de que está dando o mais importante passo para a concretização da ZPE”, afirmou o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, que representou o governador Rui Costa e o vice-governador João Leão na solenidade. A visita dos chineses é resultado de uma Missão de Negócios realizada pelo Governo da Bahia, ano passado.

Patrulha do Som neste final de semana nos bairros de Itabuna



A Operação Patrulha do Som, realizada pela Prefeitura Municipal de Itabuna através de um trabalho de parceria entre o Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar, segue sendo realizada neste final de semana nos bairros da cidade.

Nesta sexta-feira e sábado (14 e 15) as ações começam a partir das 21 horas, e no domingo (16), a partir das 19 horas. De acordo com relatório do Departamento de Indústria e Comércio das últimas ações da Patrulha do Som realizada entre os dias 07 e 09 de Julho, neste período foram apreendidos dois veículos, sendo um deles por ausência de documentos.

IV Festival Gastronômico de Itacaré aberto ontem


Em uma noite de expectativa e muitos sabores, o IV Festival Gastronômico de Itacaré teve início nesta quinta-feira, dia 14, na Orla da cidade. Com o tema “Sabores de Itacaré”, a abertura reuniu centenas de pessoas entre moradores, visitantes, empresários, parceiros, autoridades regionais, convidados e imprensa.


Apontado como um dos melhores festivais gastronômicos da Bahia, o evento, realizado pela Prefeitura de Itacaré, conta com a participação de 30 restaurantes da cidade e com uma programação cultural cheia de atrações.

A apresentação do projeto de fortalecimento da agricultura familiar, bares e restaurantes locais foi realizada pelo prefeito, Antônio de Anízio, que na oportunidade destacou a emoção pelo sucesso do festival, que há quatro anos faz história no município em reunir sabores, bom preço e música em um só local.

“É uma oportunidade impar para que nossa cidade sinta essa energia maravilhosa. Estou falando como nativo dessa terra e me sinto honrado em ver agregado os grandes chefes com os nossos produtores rurais, onde estamos dando uma visibilidade ao turismo de base comunitária. Agradeço ao emprenho da Secretaria Municipal de Turismo e a todos os colaboradores pelo sucesso desse evento, que já faz parte do calendário de programação do município”, expressou alegremente o prefeito.

Banco do Povo registra aumento na procura por crédito durante as festas populares



Mesmo o país enfrentando uma crise que se arrasta há alguns anos, o trabalhador não desiste e continuar lutando para melhorar a renda ou mesmo ingressar numa nova área de trabalho. Com este pensamento, os empreendedores itabunenses continuam na busca por crédito para investir no próprio negócio, e o Banco do Povo tem sido um forte aliado não só dos itabunenses, mas também dos empreendedores das cidades circunvizinhas.

Desde que foi criada até hoje – há cerca de 15 anos -, já foram concedidos cerca de R$ 22 milhões em empréstimos para pequenos empreendedores, o que representa 13 mil contratos firmados. Os recursos utilizados são captados junto a Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia). Os valores dos empréstimos, de acordo com Ilana Queiroz, diretora Executiva do Banco do Povo/Itabuna, dependem do perfil do cliente, o que pode variar entre R$ 200,00 e R$ 10.000. E informa que o período em que aumenta a procura por crédito é quando são realizadas festas populares na cidade.

Bairros de Itabuna passam por uma série de intervenções


Dando prioridade as principais demandas dos itabunenses, principalmente da população carente, a Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Administração está implementando uma série de intervenções em diversos bairros da cidade. Serviços de limpeza de canais e obras de pavimentações estão entre as principais ações realizadas. O secretário Dinailson Oliveira, lembra que muitos canais de Itabuna estavam há cerca de 20 anos sem passarem por limpeza.

“O prefeito Fernando Gomes encontrou Itabuna em estado de calamidade, as pessoas sofrendo, e ele tem uma preocupação muito grande com a saúde e o bem-estar da população. Quando se fala em limpeza de canais é questão de saúde e uma prioridade da nossa administração, e isso é o que o povo também vinha cobrando das gestões passadas”, comenta o secretário, informando que a meta é de que no dia da cidade – 28 de Julho -, pelo menos 90% dos canais estejam limpos.

Técnicos da Prefeitura e Uesc discutem atualização do Anuário Estatístico de Itabuna


A atualização do Anuário Estatístico de Itabuna com dados do período compreendido entre 2013 a 2017 foi discutida por técnicos da Secretaria da Fazenda e Planejamento e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade de Santa Cruz, durante um encontro na Uesc. O anuário que está em fase de editoração, terá seu lançamento incluído na programação do 107º ano de emancipação de Itabuna e será disponibilizado no site da prefeitura www.itabuna.ba.gov.br, da Uesc e das  diversas unidades de ensino superior com sede em Itabuna.

A reunião entre técnicos do governo e universidade reuniu o diretor de Planejamento Econômico da Secretaria da Fazenda e Planejamento, Heleodoro Nunes Filho; a coordenadora do anuário Selma Costa Calazans, além de Flávio Dias e Marcos Fidelman, além do pró-reitor Alessandro Fernandes de Santana e dos professores Marcelo Inácio Ferreira e Sérgio José, que fizeram uma avaliação do conjunto de dados econômicos e sociais coletados sobre Itabuna, município com mais de 220 mil habitantes e que concentra mais de 98% da população na área urbana.

Secretaria de Educação de Itabuna realiza curso sobre gestão de recursos escolares



A Secretaria da Educação de Itabuna tem atuado de maneira constante visando qualificar diretores, coordenadores, professores e profissionais que atuam na gestão das escolas do município. Na manhã desta sexta-feira (14), teve início o segundo módulo de Formação pela Escola, que é mais uma dessas atividades que têm o propósito de tornar o ensino da Rede Pública Municipal uma referência em qualidade. Na oportunidade, os participantes do curso, que acontece até às 17h na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), estão entendo a concepção do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que deriva do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

         Com carga horária de 52 horas à distância e 8 horas presenciais, este módulo visa atender não só os profissionais que atuam na educação básica, mas toda a comunidade. Para a secretária da Educação, Anorina Smith Lima, é importante que a comunidade escolar, tanto no âmbito dos alunos, pais, mães, bem como professores e demais funcionários estejam envolvidos no processo do controle desses recursos que chegam às unidades escolares.

Prefeitura criará programa que incentiva a preservação dos recursos hídricos

Com a proposta de criar mecanismos que incentivem a conservação dos recursos hídricos no município, a Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, via Departamento de Agricultura, está em fase de implantação de um programa intitulado “Produtor de Água”. A meta é implementar ações para conservação das nascentes através de um trabalho realizado com os agricultores familiares do município.

Para isso, foi contratado o serviço especializado do engenheiro agrônomo Volnei de Souza, que é especialista em Biologia Florestal. Ele prestará um trabalho de assessoria para realização deste projeto piloto. A ideia, de acordo com Volnei, parte do Programa de Pagamentos de Serviços Ambientais – mecanismo financeiro que contribui para mitigação e adaptação das mudanças climáticas, através de um processo de gestão qualificada dos recursos naturais.

Curso sobre o Cangaço na Bahia


Curso sobre o Cangaço na Bahia acontece de 17 a 21 de julho no IGHB – inscrições encerram neste domingo

O Cangaço na Bahia é tema de curso que acontece no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia de 17 a 21 de julho. As aulas, que serão ministradas pelo historiador e geólogo Rubens Antonio, acontecem das 14h às 18h, com carga horária de 20 horas.

Tema vívido, o Cangaço marca fortemente a história nordestina, conhecido e reconhecido por todas as pessoas. Passa pela figura de Lucas da Feira e seu bando, discutido como bandido, proto-cangaceiro ou representante acabado do movimento. Atravessa as dimensões de bandos nas regiões de Brejo do Burgo, Geremoabo, Jequié, Sento Sé. Chega à maturidade do cangaço lampeônico, no qual o maior número de participantes foi baiano. “Saber e entender o cangaço é dispor de uma ferramenta fundamental para conhecermos a Bahia, no que foi e o que é, enfim, saber quem fomos, somos e seremos”, destaca Rubens Antonio.

Incra realiza revisão ocupacional para titulação de assentamentos na Bahia


A superintendência regional do Incra na Bahia iniciou a revisão ocupacional de cinco assentamentos onde vivem 143 trabalhadores rurais. A intenção é de que os assentados aptos possam receber os títulos definitivos de seus lotes no dia 10 de agosto. 

A atividade é parte da meta da regional de emitir dois mil títulos definitivos em 2017.  Os assentamentos são Antonio Conselheiro e Ferradura situados no município de Barra; Lagoa Itaparica que fica em Xique-xique; Penha, em Nova Soure e a área Nossa Senhora do Rosário que localizada em Monte Santo. 

Itabuna inaugura programa de remição de pena pela leitura no estado da Bahia


Atendendo a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que dispõe sobre atividades educacionais complementares para fins de remição da pena pelo estudo, a Promotoria de Justiça de Itabuna, em parceria com o Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública da Bahia e Conjunto Penal de Itabuna, lançou no município o programa ‘Remição pela Leitura’. O objetivo é dar cumprimento à função ressocializadora da pena, finalidade prevista na Lei de Execuções Penais e na Convenção Americana de Direitos Humanos. Trata-se de uma medida ressocializadora indicada para internos do regime fechado ou semi-aberto, na qual os participantes alfabetizados devem apresentar uma resenha escrita de um livro que, após a aprovação da equipe técnica multidisciplinar, permite ao detento o abatimento de quatro dias de pena por cada livro lido no período de 30 dias, além de apresentar boa conduta carcerária. Já os detentos com deficiência, analfabetos ou semi-analfabetos têm acesso ao áudio-livre e serão submetidos a uma avaliação oral.

Chance de liminar garantir candidatura de Lula é remota


Chance de liminar garantir candidatura de Lula é remota, segundo ministros.






Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas
Ex-presidente Lula (Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas)

A possibilidade de Lula conseguir uma liminar no STF (Supremo Tribunal Federal) que permita a ele concorrer à Presidência da República mesmo se condenado em segunda instância pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) é considerada remota entre magistrados da corte, segundo informa a colunista política Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo desta sexta-feira (14).
O ministro Marco Aurélio Mello diz que a Lei da Ficha Limpa foi clara ao prever a inelegibilidade depois da condenação em segunda instância. E que, por esse ser um efeito ”extrapenal”, e não de ”execução da pena”, não caberia a discussão.
PONTO FINAL
Outro ministro lembra que, provocado por ações da OAB, o Supremo pacificou a questão em 2012, dizendo que a lei é constitucional e que pode ser aplicada. Antes disso, candidatos conseguiram liminares da corte para concorrer mesmo depois de condenados.
O NOVO
Já ministros de outro tribunal ao qual Lula pode recorrer, o STJ (Superior Tribunal de Justiça), lembram que a corte tem permitido que condenados em segunda instância por improbidade administrativa concorram. O caso de Lula, no entanto, seria novo, pois não se trata de ação administrativa, e sim penal.
Fonte: Folha de S. Paulo, Coluna de Mônica Bergamo

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Avenida Bionor Reboucas. 720, bairro Antique. Tel 73 3026-0664 Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466  BEZERRA DE MENEZES PROMOVEU CHÁ...