quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Associação de Equoterapia encaminha reivindicações


                            
         O prefeito Fernando Gomes recebeu, em audiência no seu gabinete, no Centro Administrativo Firmino Alves, juntamente com a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma Costa, dirigentes da Associação Sul Baiana de Equoterapia (Asbe), que atende a 42 pacientes no Esquadrão de Polícia Montada da PM. Na agenda, uma parceria com a prefeitura de Itabuna no sentido de ampliar o atendimento da associação, que registra mais 98 inscritos para acesso a um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

         O prefeito ouviu as reivindicações e marcou uma nova reunião em janeiro com representantes da Asbe, quando a entidade deve encaminhar uma proposta a ser formalizada com o governo municipal. Ele anunciou ainda, que em janeiro deve promover um processo seletivo visando a contratação de técnicos para todos os setores do governo, “vamos eliminar os atuais contratos com prestadores de serviço e através de edital fazer contratações por um prazo de dois anos”, complementou. Leia também:  Representantes do governo discutem agenda do Carnaval Antecipado com vendedores ambulantes + Projeto do executivo institui regime jurídico e estatuto do servidor municipal e  Prefeitura leva projetos socioculturais para famílias do condomínio Jubiabá.


       O gestor e a secretária de Assistência Social ouviram do tenente Marcos Faustino um informe sobre a atuação da associação que funciona numa parceria com o Esquadrão de Polícia Montada em Itabuna, num projeto de equoterapia com bons resultados para pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Disse ainda, que a Asbe funciona hoje com sete voluntários – já contou com uma equipe de 16 profissionais – e com uma crescente demanda de inscrições, “o problema é que em função da escassez de recursos, o projeto não anda sem o apoio do poder público”.     

        O tenente Marcos Faustino explicou que para ampliar a prestação de serviços da instituição há a necessidade de contratação de técnicos nas áreas de psicologia, fisioterapia e de educação física, um trabalho  que tem sido feito até agora com apoio de voluntários. A PM fornece os cavalos, ração para os animais e o suporte operacional do projeto que tem alcance social.

  Representantes do governo discutem agenda do Carnaval Antecipado com vendedores ambulantes
Jorge

             O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos se reúne na próxima terça-feira (19), às 9 horas da manhã, na Usemi, com o presidente da FICC, Daniel Leão, além de representantes da Vigilância Sanitária e Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito para discutir com vendedores ambulantes sobre os preparativos e organização do Carnaval Antecipado 2018, no período de 18 a 21 de janeiro. A agenda do encontro visa o ordenamento dos espaços nas avenidas Mario Padre e Aziz Maron, bem como a estrutura do circuito da folia.

             O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Itabuna, Cleones de Sandes, explica que a entidade congrega cerca de 300 associados e vai discutir com os representantes do governo municipal sobre a definição dos pontos de venda, colocação de barracas, abastecimento de água e energia.

             Outro ponto de destaque na agenda inclui os investimentos que serão realizados pelos vendedores ambulantes, que vão comercializar bebidas e alimentos em geral em barracas ou em pontos de venda com isopores.   

Projeto do executivo institui regime jurídico e estatuto do servidor municipal

O prefeito Fernando Gomes encaminhou em regime de urgência para a Câmara de Itabuna o projeto que institui o Regime Jurídico próprio e Estatuto do Servidor Público do Município de Itabuna. A proposta tem como base a Constituição da República, que estabelece um regime jurídico próprio, disciplinando e regulamentando deveres e, obviamente, assegurando direitos dos servidores públicos concursados e temporários do Município de Itabuna. 

Na sua justificativa é informado que o projeto visa corrigir histórica omissão do executivo em regulamentar as relações com o corpo de servidores, estabelecendo regras claras de acesso aos cargos públicos, cumprimento de jornada, direitos laborais, licenças e afastamentos, direito a petição, enfim, estabelecendo um regulamento moderno em que se privilegia o interesse público. 

 Esclarece ainda, que a Lei foi elaborada tendo por paradigma a Lei Federal 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal) e a Lei 6.677/94 (Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia), além das Constituições Federal e do Estado da Bahia, considerando, ademais, a inspiração da reforma da lei trabalhista promulgada recentemente, para admitir a flexibilidade de fixação de jornada e fragmentação do período de férias. 

 Na mensagem ao legislativo, o prefeito observa que a atual gestão iniciou no ano de 2017 um amplo programa de modernização e otimização da máquina administrativa, demandando a extinção de mais de uma centena de cargos e conclui informando que inaugura-se, nesta fase, o momento de estabelecimento de regras claras da administração pública em relação aos seus servidores, pavimentando para, no futuro breve, estabelecermos novas regras financeiras e de carreira, em Planos setoriais específicos. 

Por fim, conclui que Itabuna não pode prescindir de tais regras, regulamentando e alterando o Regime Jurídico, que é estatutário nos principais municípios do nosso entorno, do Estado da Bahia e do Brasil. Diz ainda que o município de Salvador, assim como Feira de Santana, Vitória da Conquista e nosso vizinho, Ilhéus, já possuem regimes próprios, daí a necessidade de urgência na discussão e votação do projeto pelo legislativo. 

 Prefeitura leva projetos socioculturais para famílias do condomínio Jubiabá

Com o propósito de garantir saúde, entretenimento, assistência social, lazer e inclusão social que resultam na melhor qualidade de vida das famílias que mais necessitam de atenção, a Secretaria de Assistência Social (SAS) executa junto às comunidades, um pacote de ações dentro do Projeto Trabalho Social que atende públicos de todas as idades.

Dentre esses projetos que beneficiam e promovem uma maior integração entre as famílias, está a oficina de zumba para mulheres que moram no Residencial Jubiabá, no bairro Nova Ferradas. A atividade iniciada neste mês prossegue até março, com aulas as segundas e quartas-feiras, ministradas por profissionais da área.
A secretária de Assistência Social, Sandra Neilma Costa, ressalta a importância das ações de sua secretaria, que vão muito além do assistencialismo, como a Zumba, por exemplo, que além de manter o corpo saudável, ajuda a perder peso de uma forma agradável e descontraída.

“Mesmo para quem não gosta de exercícios físicos, essa modalidade de dança atrai porque ajuda a perder caloria e ainda alivia o stress do dia a dia”.  Outro detalhe apontado pela titular da SAS, é que a pessoa não precisa saber dançar para encarar a aula. “Basta ter vontade e deixar se levar por movimentos rápidos ou lentos numa mistura de ritmos que fazem a coreografia ainda mais divertida”.

     A professora Taísa Sodré, que ministra as aulas para o grupo de mulheres no Jubiabá, explicou que a Zumba se utiliza de vários movimentos e ritmos de dança como a salsa, o merengue, o samba, o mambo entre outros nas aulas que duram em média, 45 minutos a 1 hora. “Sem dúvida aprender a movimentar o corpo seguindo ritmos variados não deixa de ser uma atividade que alia prazer e integração que resultam numa melhor qualidade de vida do praticante”.

Já a analista técnica responsável pelos projetos sociais, Hélida Araújo de Almeida Sodré, explicou que o trabalho social desenvolvido pela SAS compreende um conjunto de estratégias e ações, realizadas a partir de estudos integrados que englobam ações que assistência social,  econômica, ambiental à política institucional.
“Esse conjunto de ações visam, especialmente, promover o exercício da participação e a inserção social dessas famílias, em articulação com as demais políticas públicas, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implantados”.

Além da oficina de zumba, a SAS promove ainda plantões sociais com atendimentos fixos e itinerantes, com orientações e encaminhamentos e oficinas de futebol, capoeira, vôlei, além de exibição de filmes todas as segundas feiras para as famílias do Residencial Jubiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...