sexta-feira, 21 de julho de 2017

Grupo de Trabalho discute Mobilidade Urbana em Itabuna

Técnicos, engenheiros e representantes de instituições públicas, privadas e movimentos populares de Itabuna estiveram com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Patrick Olbera, na tarde da quinta-feira (20), para a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT), para a discussão do termo de referência  que servirá de parâmetro para a elaboração do Projeto de Mobilidade Urbana de Itabuna (Plamob). 

No encontro que ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Administração, no Centro Administrativo Firmino Alves, o titular da Sedur falou sobre a proposta da prefeitura, de convocar a sociedade civil organizada para ajudar com sugestões e participação efetiva visando saber o que a cidade precisa e a partir daí elaborar o PMUI. A previsão é de que o projeto esteja pronto até maio do próximo ano.  


Patrick disse que o Grupo de Trabalho deve como norteador o Plano Diretor de Itabuna (PDDU) para a elaboração do Projeto de Mobilidade Urbana. Falou também que algumas cidades brasileiras já colocaram o projeto em prática para melhor utilização de seus espaços públicos e que deu certo, e por isso, pode servir de exemplo para outras cidades.

O secretário disse ainda que o Plamob deve “estruturar a mobilidade priorizando, especialmente o sistema de transporte público que queremos, além de promover a integração entre os modais, a acessibilidade universal, reduzir a desigualdade sócio espaciais e promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental, como principais diretrizes para o sucesso da política de mobilidade urbana”.

Problemas e soluções
Uma das integrantes do GT, a arquiteta Débora Santa Fé, representando o Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação, exibiu em vídeo, uma animação do projeto de mobilidade feito pelo grupo que representa, mostrando as dificuldades que a população enfrenta com o congestionamento do trânsito, a falta de planejamento, inclusive com a questão ligada ao meio ambiente e as soluções que podem minimizar a situação caótica de uma cidade sem planejamento.

“São muitos os problemas no dia a dia de uma cidade com reflexos diretos para toda a população, mas com um moderno planejamento a longo prazo, feito com a participação do poder público, sociedade e a iniciativa privada, é possível criar uma cidade sustentável e mais humanizada para todos”. Débora informou que os projetos elaborados pelo Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação são disponibilizados para a sociedade e prefeituras com o propósito de ajudar os municípios.   
   
         A engenheira civil e especialista em planejamento de cidades, Camila Santana, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, será a responsável pelo apoio logístico ao funcionamento do GT, disponibilizando materiais necessários para estudos e desenvolvimento dos trabalhos.


Nessa primeira reunião do grupo, participaram, além do secretário e técnicos da Sedur, representantes da Câmara de Vereadores, da Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia (Fundesb), da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), da Associação das Empresas de Transportes Urbanos (Aetu), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e das Secretarias de Administração e Sesttran. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...