quinta-feira, 25 de maio de 2017

Hospital Manoel Novaes firmou convênio para Atendimento Educacional Hospitalar

Uma cerimônia na Brinquedoteca Irmã Creuza Wanderley no Hospital Manoel Novaes, na tarde dessa quarta-feira (24), marcou o lançamento do Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar voltado a crianças internadas na Enfermaria Pediátrica da unidade hospitalar. A ação foi possível somente a partir da celebração de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, parceria que já existe há 11 anos com o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC) – Sul Bahia. O atendimento objetiva a garantia de direito à aprendizagem às crianças e adolescentes em tratamento de saúde. Toda ação tem a parceria direta das Irmãs Auxiliadoras, responsáveis pelo projeto de reestruturação da Brinquedoteca Hospitalar.


Sob a coordenação pedagógica da psicopedagoga Maria Rita Prudente, o programa de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar já é realizado no Hospital Manoel Novaes na área específica da Enfermaria da Oncopediatria, unidades voltada para internamento de crianças em tratamento contra o câncer. “Realizamos também no Ambulatório de Oncohematologia Pediátrico e na Casa de Apoio do GACC. Neste momento estamos retomando as atividades na Enfermaria Pediátrica e para isso contamos com equipe pedagógica cedida pela Secretaria de Educação”, detalhou Rita Prudente.

Sobre o planejamento e ganhos do Programa, a coordenadora fala desta fase inicial quando serão priorizadas as Oficinas Lúdico-pedagógicas, correlacionando saberes e contextos, e utilizando ferramentas específicas como recortes, pinturas, teatro, contação de história, entre outros recursos. “O atendimento é adaptado às necessidades da criança e mediado pelo atendimento didático pedagógico e psicopedagógico, buscando assegurar o que diz a Constituição Federal, quando especifica que o internamento hospitalar não pode afastar a criança do processo de aprendizagem”, declarou Maria Rita.
Nesta mesma fase está retomada também a parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz, via Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), no projeto “Ler faz bem à saúde”. Nesta atividade, um carrinho de livros circulará pelas enfermarias e terá como base de apoio a Brinquedoteca para oficinas de contação de história e rodas de leitura. Para a Gerente de Enfermagem do Hospital Manoel Novaes, Adriana Cardoso, ambas iniciativas são ganhos imensuráveis, principalmente para os pacientes. “A hospitalização é um processo difícil que se potencializa quando se é criança, elevando a ansiedade inclusive de pais e familiares. Com o Atendimento Educacional são notórios os ganhos que vão da mais rápida resposta ao tratamento, interação com a equipe, contextualização social, diminuição do estresse, entre outros”, declarou Adriana.

O Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar na Pediatria do Hospital Manoel Novaes passa a funcionar de segunda a quinta-feira, sempre das 14 às 16 horas, enquanto o Projeto “Ler faz bem à saúde” sempre às sextas-feiras, ambos na Brinquedoteca Irmã Creuza Wanderley.

Por Manu Berbert



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...