terça-feira, 25 de abril de 2017

Trens do metrô de Salvador entram em fase de pré-operação

Trens do metrô de Salvador entram em fase de pré-operação até Pituaçu

Os trens do Metrô de Salvador começaram a percorrer as quatro novas estações da linha 2: Pernambués, Imbuí, CAB (Centro Administrativo da Bahia) e Pituaçu. Com tudo pronto, tanto as estações quanto os trilhos, os carros estão em fase pré-operacional, em que os trens fazem o percurso parando nas estações para verificação de sistemas e dados de operação.
Em maio, com a inauguração oficial do trecho, os passageiros poderão conhecer e utilizar as estações para chegarem até Pituaçu. (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
Em maio, com a inauguração oficial do trecho, os passageiros poderão conhecer e utilizar as estações para chegarem até Pituaçu. (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
As atividades, que começaram no último sábado (22), são realizadas das 5h30 às 23h, com intervalos de seis minutos entre os trens nos horários de pico e de oito minutos nos demais horários. Em maio, com a inauguração oficial do trecho, os passageiros poderão conhecer e utilizar as estações para chegarem até Pituaçu.

Antes dos passageiros utilizarem o novo trecho, os funcionários da CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela administração, também se habituam ao percurso, de acordo com o gerente de operações da empresa, Hamilton Trindade. “Essa fase está sendo utilizada para que os colaboradores façam o reconhecimento desse novo trecho. São mais de 150 pessoas que trabalharão nessas novas estações, entre funcionários próprios e terceirizados. As estações estão prontas e os trens já foram testados. Em maio, o metrô chega a Pituaçu e, até o fim do ano, ao Aeroporto”, explica o gerente.
Para quem já se acostumou a fugir dos engarrafamentos utilizando o metrô, como a empregada doméstica Larissa de Assis, as inaugurações são motivo de comemoração. Moradora de São Cristóvão, ela não vê a hora do metrô chegar até Mussurunga. “Eu uso o metrô diariamente e é muito mais cômodo. Ele é mais rápido e adianta bastante. Eu ‘pulo’ o engarrafamento que me deixava tão estressada. Estou doida que chegue logo em Mussurunga”.
Se o metrô melhora muito a mobilidade para quem costumava pegar ônibus, não é diferente para quem tem carro, como a aposentada Maria da Glória Cerqueira, que atualmente tem deixado o veículo na garagem. “Para nós, é maravilhoso, não existe transporte melhor do que o metrô. A gente economiza em tudo, em tempo e também em dinheiro, porque a gasolina está muito cara. Parada em uma sinaleira, eu acabo gastando mais tempo do que o metrô leva para ir de uma estação a outra. Não tenho mais motivo para sair de carro”, conta a aposentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...