segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Maramata resgata história do Morro de Pernambuco durante a 10ª Primavera dos Museus, em Ilhéus


Na manhã da última sexta-feira, 23, a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), autarquia municipal da prefeitura de Ilhéus, promoveu atividade em homenagem a 10ª Primavera dos Museus, evento de iniciativa doInstituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Ministério da Cultura. Em Ilhéus, o evento contou com apoio da Secretaria de Cultura (Secult).

Durante a ação promovida pela Maramata, estudantes de escolas municipais e pessoas da comunidade assistiram a uma palestra ministrada pelo professor de História, Erlon Costa, sobre o Projeto Morro de Pernambuco, que conta a história do local. Também os visitantes conheceram o museu da instituição e confraternizaram com um café da manhã, ao som da cantora Gabriela Maja. 

O Projeto Morro de Pernambuco tem a parceira da Secretaria de Educação Municipal (Seduc) e foi recentemente concluído. De acordo com o professor Erlon Costa, o estudo surgiu em 2004 e foi revitalizado na atual gestão.  “Ele apresenta a questão do Farol do Morro do Pernambuco, o Forte de Santo Antônio, os naufrágios que aconteceram em nossa região e que estão diretamente ligados com o nosso porto”, destacou. 



“Também mostra que a Maramata tem um museu que está ativo, e que nós temos que criar essa inter-relação, de que existe uma necessidade de explorar e abordar a história regional e conhecer também o espaço que isso aqui nos proporciona”, ressaltou o professor Erlon Costa, que também é articulador de relações étnico-racial da Seduc, e docente de História da rede de ensino do Estado da Bahia.

De acordo com Luiz Frederico Andrade, presidente da Maramata, este ano a ação em referência a 10ª Primavera dos Museus, também homenageia a história da educação de Ilhéus. “Também, estamos aqui trazendo as informações sobre as primeiras escolas, os primeiros colégios. A primeira Faculdade Católica de Direito, depois Federação das Escolas Superiores de Ilhéus (Fespi), e da atual Universidade Estadual (Uesc), e terminando na Universidade do Mar e da Mata (Maramata) que é uma universidade de ensino informal, mas que transfere muito conhecimento” lembrou. 

O secretário de Turismo e Esporte de Ilhéus, Josenaldo Cerqueira prestigiou o evento e ressaltou a importância da Maramata como referência de resgate aos museus marítimos do município. “Hoje mesmo é um dia especial que é o dia da primavera dos museus, onde tem uma referência muito grande aqui com a Maramata. Principalmente de valorização das questões do mar e da natureza. Frederico está de parabéns por ter promovido hoje, a primavera dos museus na Maramata”, enfatizou.

Da - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...