segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Entrega de novos leitos marca 18º aniversário do Hospital de Base

 O Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães em Itabuna faz aniversário amanhã, mas é a população regional que vai receber o presente.  A unidade ampliou as instalações e entrega uma nova enfermaria, com capacidade para 38 novos leitos. A solenidade está programada para as 16 horas desta terça-feira, dia 27, com a presença do prefeito Claudevane Leite, do secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, do diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Silvane Chaves, demais dirigentes, funcionários e convidados.  

Com mais esta unidade, o Hospital de Base passa a contar com 196 leitos para internações simultâneas de pacientes que precisarem de internamento depois de passar pelo setor de urgência e emergência. O presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, entidade mantenedora do hospital, Silvane Chaves, se disse entusiasmado com mais essa oferta de leitos e lembrou que, só neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde entregou importantes serviços daquela unidade à comunidade regional.


Destacou, por exemplo, o centro de hemodiálise, os serviços de terapia nutricional enteral e parenteral e de farmacovigilância, além de um espaço com mais 22 leitos, todos entregues para o atendimento exclusivo aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).   

MOMENTO HISTÓRICO

“O Hospital de Base vive atualmente um momento histórico. Desde quando o secretário de Saúde, Paulo Bicalho assumiu a direção, em 2013, houve mudanças significativas que começaram com a reorganização nas áreas administrativas e de infraestrutura, como também na forma diferenciada de atendimento com mais qualidade e humanização na prestação dos serviços aos pacientes,” disse Silvane.

O Hospital de Base foi construído e entregue à população em 27 de setembro de 1998. Atualmente atende uma população estimada em 2,1 milhão de habitantes oriundos de 168 municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde, que encaminham para Itabuna casos de urgência e emergência.

A unidade funciona com cerca de mil profissionais concursados e prestadores de serviços, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos e de outras áreas. A cada mês são pelo menos cinco mil pacientes que passam por atendimento no Pronto Socorro. Além disso, são realizadas mensalmente cerca de 400 cirurgias, desde as mais simples até as mais complexas, como neurocirurgias, ortopedia, etc.

"Estamos trabalhando, e faremos isso até o final da gestão, para garantir à população um serviço médico completo, de qualidade e necessário a todos que precisam de atendimento na saúde pública do nosso município”, assegura o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Bicalho.
Da assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...