segunda-feira, 23 de maio de 2016

Agitação Cultural Buerarema 2016/Música, teatro e tradições populares

 Projeto Agitação Cultural Buerarema encerra programação em junho com música, teatro e tradições populares

A programação do projeto Agitação Cultural Buerarema 2016 encerra em junho, com diversas atividades: Trezenário de Santo Antonio (1º a 13), show do compositor Marcelo Ganem em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5), peça de teatro Dois Perdidos Numa Noite Suja (17 a 19) e apresentações de quadrilhas juninas. O projeto é uma realização do Instituto Macuco Jequitibá, por meio do Edital de Agitação Cultural/Dinamização da Casa de Cultura Jonas&Pilar, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.


As atividades da Agitação Cultural Buerarema começaram em janeiro, com feira de artesanato e oficina de produção de chocolate orgânico e terminam com as apresentações das quadrilhas juninas, em junho. O foco do projeto é enriquecer a produção artística local, educar plateias e proporcionar novos conhecimentos à população. Nos últimos meses, a comunidade participou ativamente dos eventos, com ponto alto na encenação do espetáculo A Paixão de Cristo, de 24 a 26 de abril, que envolveu 110 pessoas, entre artistas do grupo de teatro A Tribo e moradores da cidade.

O coordenador artístico do Instituto Macuco Jequitibá, Gideon Rosa, destaca também como culminância do projeto a encenação de Dois Perdidos Numa Noite Suja, de Plínio Marcos, com os atores Pedro Lisboa e Rafael de Souza. “Este texto completa 50 anos em 2016, é um marco da dramaturgia brasileira e Plínio Marcos um nome emblemático do teatro nacional. Sua obra permanece atual e já foi encenada inúmeras vezes em todo o Brasil. Em abril, trouxemos o filho do autor, Ricardo Barros, para uma palestra sobre a obra e vida de Plínio e apresentamos uma leitura dramática do texto”, enfatiza.

O show do cantor e compositor Marcelo Ganem, no Dia do Meio Ambiente, enriquece o projeto e aproxima a comunidade da proposta educacional do Instituto Macuco Jequitibá. O artista se apresentará em praça pública, mostrando um mosaico da vasta obra reunida em mais de 30 anos de carreira, com alta qualidade musical e marcada pela influência cultural da gente que habita a mata atlântica do Sul da Bahia.

Por - Vera Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...