quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Instalada em Ilhéus a Sala de Situação de Combate ao Aedes aegypti

As ações iniciais contarão com a participação de agentes municipais, técnicos do Estado e representantes da Marinha, do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, entre vários outros.

O Município de Ilhéus instalou oficialmente, na manhã desta quinta-feira, 11, a chamada Sala de Situação, estratégia que envolve uma série de agentes públicos, civis e militares, com a proposta de definir ações, planos e projetos visando o fortalecimento do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zica Vírus. Realizada no auditório da Farmácia Pública Municipal, sediada na Rua Teodoro Sampaio, Cidade Nova, a reunião contou com a participação do vice-prefeito Carlos Machado, que representou o prefeito Jabes Ribeiro, o secretário de Saúde, Antonio Ocké, o tenente coronel Serra, comandante local do Exército, capitão de corveta Luiz Carlos, Delegado dos Portos (Marinha), a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul, Marisa Eduane, secretários municipais, agentes governamentais, além de representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e de líderes comunitários.

Na oportunidade, o secretário Antônio Ocké enfatizou que a estratégia coincide, em âmbito local, com a decisão do governo federal de definir o avanço das enfermidades provocadas pelo Aedes aegypti como uma emergência nacional de saúde pública. “Além dos órgãos competentes já terem comprovado que a Zica Vírus pode transmitir a microcefalia, doença que prejudica o desenvolvimento mental das crianças, somente este ano, o nosso Setor de Vigilância Epidemiológica já notificou 220 casos de dengue, 120 casos de Chikungunya e 102 casos de Zica Vírus”, disse o titular da Sesau.
 A primeira ação definida da força-tarefa, esforço que já integra o plano nacional, é a realização, neste sábado, 13 de fevereiro, em alguns bairros da cidade, de um grande Dia de Mobilização contra o Zica Vírus. De acordo com Antônio Firmo, diretor de Vigilância à Saúde da Prefeitura de Ilhéus, será uma intervenção conjunta, envolvendo o Exército, a Marinha, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população.
 Segundo Firmo, a ideia é que o grupo trabalhe em três grandes áreas de Ilhéus, cuja infestação do Aedes é mais significativa: Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa e cercanias do Aeroporto Jorge Amado; Teotônio Vilela e Terminal Urbano; e, por último, Malhado e Central de Abastecimento. “Durante todo o dia de sábado, estaremos realizando a distribuição de panfletos educativos, além de uma mobilização prática. Ou seja, se encontrarmos criadouros do mosquito, que, muitas vezes, são depósitos descartáveis, nossos agentes da dengue, que estarão paramentados e municiados de luvas e   sacos plásticos, farão o recolhimento desses prováveis focos”, afirmou.
 Esforços - Após informar que deverão participar da ação deste sábado cerca de 180 pessoas, Antônio Firmo lembra, ainda, que, no período de 15 a 18 deste mês, equipes mistas continuarão desenvolvendo uma série de atividades contra a proliferação do Aedes aegypti. “Além dos esforços de conscientização, nos bairros já mencionados, terá prosseguimento, nas unidades domiciliares, um trabalho de combate ao mosquito”, disse o diretor de Vigilância à Saúde, ressaltando que a média de infestação atual do município de Ilhéus é de 6,7, bem acima do índice máximo de 1% recomendado pelo Ministério da Saúde.
 Firmo destacou, como uma ação de grande importância do governo municipal, a inauguração, também na manhã desta quinta-feira, 11, de uma unidade de Pronto Atendimento (PA). “Esta já era uma demanda antiga e, por isso, integrava o chamado plano de contingência, instrumento que reúne as abordagens necessárias para enfrentarmos o problema. Dentro desse plano de contingência, estava o PA”, explicou, adicionando que a unidade já está aberta na Travessa Santa Isabel, artéria que liga a avenida Bahia à avenida Soares Lopes. Segundo ele, o PA vai funcionar, com técnicos e médicos, de segunda a sábado, sempre no horário das 7 às 19 horas”, garantiu.
 Ilhéus em Ação – Durante a reunião, o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá) informou que, com a finalidade de aumentar ainda mais a luta contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, o prefeito Jabes Ribeiro estará lançando na tarde desta sexta-feira, 12, durante encontro com seu secretariado municipal, a partir das 16 horas, na Sede Administrativa da Conquista, o “Ilhéus em Ação no Combate ao Aedes Aegypti”. “Estaremos ainda mais integrados a este grande esforço que visa reduzir de forma significativa, na nossa cidade, o nível de infestação do transmissor da dengue”.    
 Também participaram da reunião, que instalou de forma oficial a Sala de Situação de Combate ao Aedes aegypti, a diretora do Núcleo Regional de Saúde Sul – Ilhéus (antiga Dires), Marisa Eduane Pinheiro, os secretários Jamil Ocké, de Desenvolvimento Social, Roberto Garcia, Indústria e Comércio (Sedic), Valério de Magalhães, Comunicação Social (Secom), Isaac Albagli, Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) e César Benevides, Serviços Públicos (Secsurb), além da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luiza Maron e do chefe da Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), Paulo Fonseca, entre vários outros técnicos e agentes.
 Da Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...