quarta-feira, 21 de novembro de 2012

JULGAMENTO DE BRUNO DEMORA MAIS DO QUE O PREVISTO

Julgamento do Caso Bruno vai demorar ainda mais Idas e vindas na Justiça e morte de Sérgio Sales, primo do goleiro Bruno, tornam ainda mais moroso o andamento do processo, que se arrasta há mais de dois anos

Por -  Mateus Parreiras


Juíza Marixa Rodrigues, do Fórum de Contagem, recebeu o processo na semana passada e agora vai notificar advogados de defesa (Paulo Filgueiras/EM/D.A Press %u2013 12/11/10)
Juíza Marixa Rodrigues, do Fórum de Contagem, recebeu o processo na semana passada e agora vai notificar advogados de defesa
A perda de testemunhas, como no caso de Sérgio Rosa Sales, morto a tiros, pode atrasar ainda mais o julgamento dos acusados de sequestro, morte e ocultação do cadáver de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes de Souza. O Fórum de Contagem informou ontem que o processo, que se arrasta há dois anos, retornou para a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues na sexta-feira e que a magistrada já trabalha na etapa que antecede a realização do júri popular. Mas, na avaliação de advogado que acompanha o caso de perto, o desfecho não deve ocorrer rapidamente.

“Como o rapaz (Sérgio) apresentou duas versões – uma acusando e outra absolvendo Bruno – em seus depoimentos, a validade do que ele disse pode ser contestada e gerar dúvidas nos jurados. E ele não estará lá para explicar e apresentar uma versão definitiva”, exemplificou o advogado e professor de direito penal e processual da PUC Minas Livingston José Machado. Sérgio, primo de Bruno, foi executado na semana passada quando saía de casa, no Bairro Minaslândia, na Região Norte de Belo Horizonte.

O próximo procedimento no processo, de acordo com o Código Penal Brasileiro, é a comunicação aos advogados para que eles indiquem suas testemunhas. A partir do momento em que forem citados, os defensores terão prazo de cinco dias para responder à juíza. Nessa fase são admitidas novas ações, como a realização de perícias e a adição de documentos, caso isso seja pedido pelos advogados. Por isso, não é possível definir a data do julgamento.

O advogado Livingston Machado vê possibilidade de o caso demorar para ter decisão definitiva por conta do que ocorreu durante o processo. A mudança do fórum onde ocorrerá o julgamento do Tribunal do Júri, de Esmeraldas para Contagem, por exemplo, poderia ser contestada depois de uma condenação ou absolvição. Ele considera prejudicial a demora no andamento do processo, aberto em 2010. “A morosidade gera insegurança. Quanto mais tempo se passa, menor o clamor e menor o compromisso dos julgadores. Justiça tardia se torna injustiça”, alerta.

Recurso do MP
Nessa quarta-feira, dia seguinte a uma nova busca frustrada pela ossada de Eliza Samudio no sítio de Bruno, em Esmeraldas, na Grande BH, o Ministério Público anunciou nova medida no processo aberto no Rio de Janeiro contra o goleiro. o MP estadual entrou com um recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio que, em 14 de agosto, reduziu a pena de Bruno e de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, pelo sequestro de Eliza Samudio, em 2009.

Bruno foi condenado em primeira instância, em 2010, a quatro anos e seis meses de prisão por sequestro, cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal. A desembargadora Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes, da 7ª Câmara Criminal, no entanto, determinou a redução da condenação para um ano e dois meses. Como o goleiro está preso em Minas há mais de dois anos, a Justiça do Rio extinguiu a pena imposta. A decisão da magistrada também reduziu e, em consequência, extinguiu a pena imposta a Macarrão, condenado a três anos de detenção.

No recurso, o subprocurador-geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, Antônio José Campos Moreira, destacou a motivação torpe do crime e a “covardia” praticada por Bruno e Macarrão. Ele pede que as penas fixadas há dois anos sejam restabelecidas. “A torpe motivação do crime, qual seja a vontade de livrar um de seus autores das obrigações inerentes à paternidade, assim como o fato de ter sido o ilícito praticado contra mulher grávida, recomendam a elevação da pena-base em grau mais elevado, tal como determina a sentença”, afirmou Antônio José. (Com Cristiane Silva e agências)

Entenda o caso
  • Em 4 de junho de 2010, Macarrão e um adolescente sequestraram Eliza e o bebê, a agrediram e a levaram para a casa do goleiro no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.
  • No dia seguinte, Eliza foi trazida para Contagem, na Grande BH e, depois para o sítio do goleiro, em Esmeraldas, onde foi mantida em cativeiro até ser morta, em 10 de junho.
  • O homicídio ocorreu à noite, em Vespasiano, num imóvel que pertencia ao ex-policial Bola, que estrangulou Eliza com a ajuda de Macarrão. O ex-policial também sumiu com o corpo, que ainda não foi encontrado.
  • O filho de Eliza foi levado de volta ao sítio. Lá, Bruno, Macarrão, Sérgio Sales e o adolescente queimaram a mala e as roupas da vítima.
  • Os acusados foram para Ribeirão das Neves e de lá para o Rio de Janeiro em um ônibus que transportava o time mantido por Bruno, o 100% Futebol Clube.
  • Dayanne, ex-mulher do goleiro, ficou com o bebê no sítio. Em 18 de junho, ela  viajou e deixou a criança com Elenilson e Wemerson. O garoto foi entregue para uma mulher, que o repassou para outra.
  • Bruninho foi localizado pela polícia depois de receber denúncia da morte de Eliza. Todos os envolvidos foram presos e denunciados à Justiça.
  • Atualmente, apenas Bruno, Macarrão e Bola aguardam julgamento recolhidos em presídios.
 http://www.em.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...