quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Cláudio Vieira: um exemplo de superação e perseverança

Superar seus próprios limites, ainda que a vida lhe imponha sérias limitações. Acreditar que você é capaz de ultrapassar obstáculos, ainda que o dia a dia lhe reserve barreiras que pareçam intransponíveis. Perseverar na conquista dos seus objetivos, mesmo que o mundo a sua volta diga para você desistir.

Foi com palavras assim que o contabilista Cláudio Vieira de Oliveira palestrou para os estudantes ingressantes do 2º semestre de 2012 da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, na terça-feira (31) e na quarta-feira (1º), como parte da programação da Semana de Integração de Calouros organizada pelas coordenações de cursos.

Egresso da unidade FTC Feira de Santana, Cláudio Vieira, que é natural de Monte Santo, no sertão baiano, é portador de uma deficiência congênita rara e mesmo tendo sua coluna completamente vergada para trás e com braços e pernas atrofiados tem demonstrado que as restrições físicas jamais foram obstáculos para sua vida.

“Desde a minha infância sempre fui obstinado por conquistar meus ideais. Assim foi quando conseguir concluir o ensino médio, bem como ao decidir ingressar na Faculdade para uma graduação superior. Portanto, eu não fiz das minhas limitações físicas e de mobilidade empecilhos na busca das minhas conquistas”, revelou.

Persistência

Cláudio aconselhou aos estudantes a persistirem naquilo que eles se propuseram a fazer, mesmo que o caminho durante a graduação possa parecer muito obscuro. Citando o autor Sérgio Pinheiro, ele enfatizou no final de sua palestra que: “O impossível está a um passo da nossa superação. A partir do momento que nos superamos algo impossível se realiza”.

Após a palestra, muitos estudantes presentes no auditório da FTC fizeram questão de expressar quanto às palavras de Cláudio os encorajaram para esse primeiro semestre de Faculdade. Um destes depoimentos foi do acadêmico Euzequias da Silva Santos, que após 35 anos fora sala de aula decidiu ingressar no curso de Direito.

“Dez anos após sofrer um AVC isquêmico, vendo esse exemplo vivo de superação e perseverança que é você, sou capaz de reconhecer que as minhas limitações e, acredito, que de muitos dos que aqui estão nada são diante dessa grandeza que é sua vida. Obrigado por nos presentear com um testemunho tão enriquecedor e que, com certeza, fará grande diferença em nossas vidas a partir deste dia”, disse Euzequias.

Essa é a segunda vez que Cláudio Vieira vem à Itabuna para palestrar na FTC. Em abril último, ele foi convidado pelo diretor da Faculdade, professor Cristiano Lôbo, para falar também sobre superação e perseverança para estudantes, docentes e funcionários da Instituição de Ensino.

Ascom – FTC Itabuna


Por - Erivaldo Bomfim


02-08-2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...