sábado, 5 de maio de 2018

Dia da Língua Portuguesa é festejado em SP

Dia da Língua Portuguesa é festejado em SP ao lado de museu em obras



Museu da Língua Portuguesa deve ser reaberto no próximo ano, após incêndio ocorrido em 2015 (Daniel Mello/Agência Brasil)
Do - agenciabrasil.ebc.com.brUma extensa programação cultural gratuita comemora a partir de hoje o Dia Internacional da Língua Portuguesa, celebrado em 5 de maio. A Estação da Luz, no centro de São Paulo, ao lado do Museu da Língua Portuguesa, em reconstrução após um incêndio 2015, terá eventos gratuitos e abertos ao público, entre hoje e domingo, com shows de música, apresentação de slam (poesia falada), exposições, narração de histórias e oficinas.
A celebração parte da pergunta “Qual é a sua língua portuguesa?” para percorrer a riqueza de sotaques e influências do idioma falado em nove países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

UM MÊS NO XINLINDRÓ

LULA 1 MÊS NO XILINDRÓ
LULA COMPLETA NESTE SÁBADO UM MÊS NO XILINDRÓ POR CRIME DE CORRUPÇÃO
MÁ NOTÍCIA PARA O CONDENADO POR CORRUPÇÃO: FALTAM 12 ANOS

O EX-PRESIDENTE FOI FINALMENTE CAPTURADO NO SÁBADO 7 DE ABRIL E CONDUZIDO SOB VARA PARA CURITIBA.
Do - Diário do Poder - Completa-se um mês neste sábado a prisão do ex-presidente Lula no cumprimento de sua condenação a 12 anos e 1 mês de cadeia pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso que ficou provado do recebimento de propina de construtora OAS, na forma de um apartamento tríplex na praoa do Guarujá (SP), em troca de contrato no goerno federal. O ex-presidente ainda responde a outros sete casos de corrupção, igualmente graves.
Primeiro ex-presidente da República preso por crime comum, de corrupção, Lula tem atraído uma romaria de políticos oportunistas do chamado "campo de esquerda", na política brasileira, desmoralizados com a mais impressionante sequência de denúncias de roubalheira dos cobfres públicos da História mundial.

Álvaro Dias e Bacelar defendem incentivos para produtores da região do cacau

Álvaro Dias e Bacelar defendem incentivos para produtores e incremento do turismo no sul do estado

O pré-candidato a presidente da República pelo Podemos, senador Álvaro Dias, foi recebido nesta sexta-feira (4), em Ilhéus, pelo líder do partido na Bahia, deputado federal Bacelar, e por representantes do segmento feminino da sigla. O senador ganhou de presente uma cesta com chocolates produzidos na região. No centro da cidade, a comitiva posou para fotos na estátua do escritor Jorge Amado e almoçou no tradicional restaurante Vesúvio.

Em seguida, Álvaro Dias esteve na sede do Conselho Consultivo do Plano da Lavoura Cacaueira  (Ceplac), rodovia Jorge Amado, entre as cidades de Ilhéus/Itabuna, onde discutiu com produtores incentivos para o setor. " O sul da Bahia sofreu com a praga da vassoura de bruxa e com a falta de políticas eficientes para a recuperação das lavouras. Os últimos governos não atenderam os pleitos dos produtores de cacau ", declarou o senador.

A visita terminou na casa de eventos Terceira Via, em Itabuna, palco do 3° Encontro Regional do Podemos, com a participação da presidente nacional da legenda, deputada Renata Abreu, do deputado estadual Jânio Natal, de prefeitos, vereadores e lideranças políticas do sul do estado.
" Falamos da nova política praticada pelo Podemos, que tem ouvido a sociedade na elaboração de propostas para a Bahia e o Brasil. Esta região necessita de apoio à economia local e incremento no turismo para a geração de novos empregos ", disse o deputado Bacelar.
Por - Silvana Hinain

Palestra educacional de trânsito durante o Maio Amarelo em Itabuna


  
Como parte do conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas, devido à 5ª. edição do movimento internacional “Maio Amarelo” (que este ano tem por tema: “Nós somos o trânsito”) a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito – Sesttran realizou na manhã desta sexta-feira (04), no auditório da Escola Municipal de Trânsito – Emtran, mais uma palestra educativa para cerca de 40 condutores autuados durante a última operação de fiscalização educativa, ocorrida na manhã de quarta (02), no Bairro Califórnia, nas proximidades da Escola Municipal 28 de Julho.

Segundo números apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são responsáveis pela morte de 1,25 milhão de pessoas/ano. Diante disto, o movimento visa chamar à atenção de toda a sociedade para o alto índice de mortos e feridos, com a prática de ações preventivas. O titular da Sesttran, Secretário Cláudio Dourado avalia, “que o Maio Amarelo é mais uma oportunidade de fortalecimento do trabalho educacional desenvolvido pelo órgão, por acreditar que a educação cumpre sempre um papel transformador”, finaliza.

PARABÉNS HELENILSON CHAVES, PARABÉNS SHOPPING JEQUITIBÁ!

A MAIORIDADE DO SHOPPING JEQUITIBÁ


Neto
"Por fim, o maior significado de todos é o que aprendi e continuo a aprender com meu pai, Helenilson Chaves, de que vale a pena sonhar e realizar os sonhos, acreditar no potencial de Itabuna, Ilhéus e em todo sul da Bahia, acreditar nas pessoas, formar equipe, empreender a longo prazo, se arriscar e gerar empregos.
O que significa 18 anos de idade?
Significa a Maioridade. Maioridade é a idade mínima estabelecida por lei que determina quando um indivíduo passa a ser responsável por seus atos, tendo também obrigações e direitos civis completos. A maioria dos países ocidentais adotam a idade cronológica de 18 anos como limite entre a menoridade e maioridade.
PARA NÓS DO SHOPPING JEQUITIBÁ, significa maturidade, responsabilidade e respeito, além de nos assegurar da certeza que estamos no caminho certo, para fazer do Shopping Jequitibá, uma referência, em um shopping regional dominante do Sul da Bahia.

Ao longo deste início de trajetória, houveram acertos e erros, sobreponhamos os acertos, nos quais hoje temos contemplado rico acervo de conhecimento e experiência, consolidando todo nosso trabalho na gestão de condomínio e Shopping Center, elaborado no presente para mantermos atualizados no futuro.

É flagrante, fica nítido, após 18 anos, que para o alcance e superação das expectativas e objetivos estratégicos que o Shopping Center traz para uma região, nos obriga, o quanto antes, à entrega de um Empreendimento completo, correspondendo aos anseios e demandas regionais. É provável que possíveis expectativas não foram correspondidas a contento até então, entretanto estamos todos unidos, trabalhando duro e focados, para atendê-los com brevidade nesta perspectiva.

Por fim, o maior significado de todos é o que aprendi e continuo a aprender com meu pai, Helenilson Chaves, de que vale a pena sonhar e realizar os sonhos, acreditar no potencial de Itabuna, Ilhéus e em todo sul da Bahia, acreditar nas pessoas, formar equipe, 

empreender a longo prazo, se arriscar e gerar empregos. PARABÉNS pela iniciativa isolada de iniciar a construção em 1998 e inaugurar o Shopping Jequitibá em 5 de maio de 2000. Que venham mais 18, 36, 72 anos de progresso da nossa região.
FELIZ ANIVERSÁRIO SHOPPING JEQUITIBÁ.

Manoel Chaves Neto é diretor do Shopping Jequitibá

Republicado do site: Pimenta

Parabéns Helenilson! Parabéns Shopping Jequitibá!

Do expressaounica:



Assino em baixo meu amigo Neto, pois quando seu pai Helenilson Chaves lançou o projeto do Shopping Jequitibá em 1998 na Associação Comercial de Itabuna - ACI. Na época, ele presidente daquela entidade centenária, ninguém acreditava no sucesso do empreendimento. Até mesmo alguns diretores da casa, seus colegas de diretoria, diziam que, com a inauguração do Shopping, as vendas das lojas da Avenida do Cinquentenário iriam cair e muitas lojas fechariam as portas. Pura ignorância; a prova está ai. Ao contrário, o Shopping fez crescer mais ainda o comércio de nossa cidade.   Palmas e parabéns para o empresário Helenilson, um homem de grande visão. Que Deus, nosso Pai Supremo lhe conceda saúde e paz.   
Para os nossos historiadores!






sexta-feira, 4 de maio de 2018

INVESTIGAÇÃO CONTRA O PRESIDENTE TEMER

TEMER É ALVO
DODGE É CONTRA ARQUIVAMENTO E APOIA MAIS 60 DIAS PARA INQUÉRITO DOS PORTOS
PGR APOIA NOVA PRORROGAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO CONTRA O PRESIDENTE
Publicado: 04 de maio de 2018 às 18:00 - Atualizado às 20:13

STF INVESTIGA SUPOSTO FAVORECIMENTO DA EMPRESA RODRIMAR S/A POR MEIO DA EDIÇÃO DO DECRETO DOS PORTOS, ASSINADO POR TEMER (FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Do - Diário do Poder - A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou um parecer hoje (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a favor do pedido da Polícia Federal (PF) para prorrogar por mais 60 dias o inquérito aberto pela Corte para investigar o suposto favorecimento da empresa Rodrimar S/A por meio da edição do chamado Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017), assinado pelo presidente Michel Temer em maio do ano passado.
Em fevereiro, o ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, aceitou o primeiro pedido de prorrogação, também por 60 dias.
Além do presidente Michel Temer, são investigados no mesmo inquérito o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures e os empresários Antônio Celso Grecco e Ricardo Mesquita, donos da Rodrimar, empresa que atua no Porto de Santos. VEJA TAMBÉM - .DODGE DENUNCIA LÍDER DO BLOCÃO POR 12 CRIMES

Maio, mês de Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita de Cassia


Igreja Nossa Senhora de Fátima - Foto Alex
de Souza
Neste mês de Maio, mês que também se comemora o Dia das Mães, os bairros de Fátima e São Caetano dão inicio aos novenários de Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita de Cássia, respectivamente.  No último dia três com uma procissão pelas ruas do Bairro, teve inicio as comemorações de Fátima, com celebrações de Missas todos os dias se encerra dia 13. Já os moradores do Bairro São Caetano vão dá inicio aos festejos no próximo dia 12, com a participação de inúmeras atrações musicais no pátio da Paróquia.  

Frei Joaquim
Na programação do Novenário de Nossa Senhora de Fátima, entre muitas atrações, incluem-se, ainda, homenagens às pessoas que ajudaram a construir o templo, narrando as suas histórias, através de depoimentos ou em telão no palanque, estrategicamente, armado, na entrada da Igreja, também, com comidas típicas, o que vem atraindo muitos devotos e fervorosos religiosos.  Entre os homenageados (in-memoriam) estão o senhor Antônio Nery e D. Maria da Conceição Barbosa, pioneiros da construção da igreja e da instalação daquela irmandade.

A organização dos festejos de Santa Rita de Cássia, o novenário vai comemorar meio século, e terá como ponto alto, também, a inauguração da estatua de nosso saudoso Frei Joaquim Camelli, um dos homens de Deus, que mais construíram templos em Itabuna, além da Paroquia e Irmandade de Santa Rita de Cassia. Uma justa homenagem, ele, mais do que ninguém merece. Portanto, nossos parabéns, aos coordenadores do evento Frei Genilton e Antônio Carlos Saad.            

ESCÂNDALO SEXUAL ADIA ENTREGA DO PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA

SÓ ANO QUE VEM
ESCÂNDALO SEXUAL ADIA ENTREGA DO PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA EM 2018
PRÓXIMO GANHADOR SERÁ ANUNCIADO EM 2019

Publicado: 04 de maio de 2018 às 10:23
INSTITUIÇÃO ENFRENTA CRISE DESENCADEADA PELA RELAÇÃO DO NOBEL DE LITERATURA COM UM INDIVÍDUO ACUSADO DE AGRESSÕES SEXUAIS (FOTO: REPRODUÇÃO)
Do - Diário de Itabuna - A Academia Sueca anunciou na madrugada desta sexta-feira, 4, que não entregará o prêmio Nobel de Literatura em 2018, pela primeira vez em quase sete décadas, em razão de um escândalo de violações e agressões sexuais. O próximo ganhador será anunciado em 2019.
A decisão foi tomada durante uma reunião semanal em Estocolmo, com base na explicação de que a Academia não está em posição de escolher um vencedor após a onda de escândalos de assédios sexuais e crimes financeiros.
“Nós achamos necessário dedicar um tempo para reconquistar a confiança do público na Academia antes que o próximo vencedor possa ser anunciado”, declarou o secretário permanente da instituição, Anders Olsson. Ele também alegou que a decisão é uma forma de respeitar os que já ganharam e os que ainda ganharão o prêmio.

Campeonato de Futsal da Rede Municipal de Ensino de Itabuna reúne 25 equipes

   
         Na manhã da última quinta-feira (3) aconteceu no Ginásio de Esportes do Colégio Ciso a cerimônia de abertura do Campeonato de Futebol de Salão (Futsal) das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna. O certame reúne 25 equipes divididas e três categorias, que durante 45 dias estarão disputando partidas nas quadras poliesportivas do Imeam (Instituto Municipal de Educação Aziz Maron), do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC),do Ciso, bem como no galpão da antiga Kildare e no ginásio da AABB de Itabuna, para onde, respectivamente, estão programadas as semifinais e finais do campeonato, entre os dias 7 a 14 de junho.
           
 Para a secretária de Educação, Anorina Smith Lima, o campeonato é um momento muito importante para promover a integração e interação entre estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino, por meio do esporte. “Nós estamos muito felizes por esta iniciativa, que já faz parte do calendário letivo do nosso município. Superando todas as dificuldades que nós enfrentamos nas escolas, o grupo de professores de educação física junto com  a Assessoria de Esporte da Secretaria da Educação foi capaz de mobilizar essas escolas com a participação de 300 alunos, demonstrando que é possível se fazer as coisas diante das dificuldades quando a gente tem vontade e quando somos comprometidos”, afirmou.

            De acordo com o professor Manassés Oliveira, as 25 equipes que participam do campeonato então organizadas em 3 categorias: pré-mirim (de 7 a 10 anos); categoria mirim 1(masculino e feminino, 11 e 12 anos); e categoria mirim 2  (masculino e feminino de 13, 14 e 15 anos). Ele explica que serão 45 dias de campeonato em 5 locais. Nos dias 9 e 10 de maio no  IMEAN, no Colégio CAIC dias 16 e 17 de maio, e retornando para o CISO dias 23 e 24 de maio. As semifinais acontecem dia 7 de junho  no galpão da Kildare, e as finais acontecem dia 14 de junho na AABB.

Para Eduardo Freitas, 12 anos, estudante da Escola Frederico Smith Lima, campeonato é uma oportunidade muito boa que a escola proporcionou pra ele e toda a equipe. Já Rhayca Miranda, 11, anos, aluna do Instituto Teosópolis, disse que se sente muito feliz em poder participar de um campeonato como o que está sendo promovido pela SEC. A cerimônia de abertura teve apresentações da Escola Municipal de Dança, de um grupo de Karatê e contou também com a presença da presidente da Fundação Marimbeta, Cleonice Almeida, que também representou o prefeito Fernando Gomes.

Fotos: Waldyr Gomes
           03 de maio de 2018

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Toffoli nega pedido de Lula

Toffoli nega pedido de Lula e mantém com Moro caso do sítio de Atibaia



por Redação — publicado 03/05/2018 16h32, última modificação 03/05/2018 16h38
Argumento da defesa do ex-presidente se baseou na decisão que determinou que trechos da delação da Odebrecht fossem levados de Curitiba para São Paulo
Do -  www.cartacapital.com.br - -O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli rejeitou nesta quinta-feira 3 o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender na Justiça Federal do Paraná o processo contra sobre a reforma de um sítio em Atibaia (SP).

O pedido da defesa se baseou em uma decisão da Segunda Turma do STF que, na semana passada, determinou que trechos da delação de ex-executivos da construtora Odebrecht sobre Lula sejam retirados do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal do Paraná, trechos da delação de ex-executivos da construtora Odebrecht sobre Lula.
Na semana passada a maioria dos ministros considerou que as informações dadas pelos delatores da Odebrecht a respeito do sítio de Atibaia e do Instituto Lula não têm relação com a Petrobras e, portanto, com a Operação Lava Jato, conduzida por Moro. O caso do sítio, no entanto, continuou sob a responsabilidade o juiz.
Lula está preso desde o dia 7 de abril em Curitiba cumprindo pena após ser condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no processo do tríplex do Guarujá (SP), que tramitou sob Moro no Paraná.

SUPREMO RESTRINGE FORO PRIVILEGIADO PARA DEPUTADOS E SENADORES

DECISÃO UNÂNIME
SUPREMO RESTRINGE FORO PRIVILEGIADO PARA DEPUTADOS E SENADORES
CORTE JULGARÁ APENAS CRIMES DECORRENTES AO EXERCÍCIO DO MANDATO

Do - Diário do poder - Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, 3, restringir a prerrogativa do foro privilegiado de deputados e senadores. Houve divergência sobre o alcance da medida, mas prevaleceu posição de manter no STF somente os processos de crimes cometidos durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo.
Com a decisão, deixam de tramitar no Supremo parte dos cerca de 540 inquéritos e ações penais em tramitação – caberá ao ministro-relator de cada um deles analisar quantos deverão ser enviados à primeira instância da Justiça por não se enquadrarem nos novos critérios.
O foro por prerrogativa de função é o direito que têm, entre outras autoridades, presidente, ministros, senadores e deputados federais de serem julgados somente pelo Supremo.
Durante o julgamento, surgiram três posições. A que prevaleceu foi a apresentada pelo ministro Luís Roberto Barroso, de restringir o foro privilegiado de deputados e senadores aos crimes cometidos no exercício do mandato e relacionados ao cargo. Outros seis ministros aderiram a essa posição: Luiz Fux, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Celso de Mello, Rosa Weber e Marco Aurélio Mello.

LULA É QUEM MAIS ENVERGONHA O PAÍS

VERGONHA
 PESQUISA EXCLUSIVA: LULA É QUEM MAIS ENVERGONHA O PAÍS
PARA 26,4%, ELE É O POLÍTICO QUE MAIS ENVERGONHA OS BRASILEIROS
Levantamento exclusivo do instituto Paraná Pesquisa em todo o País para o Diário do Poder mostra que o ex-presidente Lula, cumprindo pena por corrupção e lavagem de dinheiro, lidera a lista dos dez políticos que mais fazem vergonha aos brasileiros. Lula envergonha 26,4% dos entrevistados, seguido de Michel Temer (20,3%) e Aécio Neves (PSDB) 11,7%. Outro presidiário, Sérgio Cabral, tem 10%. Veja (abaixo) os detalhes e a lista da vergonha. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário.
Retirada da Presidência da República em maio de 2016, Dilma Rousseff (8,6%) está em 5º lugar entre os que mais nos envergonham.
Símbolo da corrupção tanto quanto Lula, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, para 5,4%, também cobre o País de vergonha.
Os senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Renan Calheiros (MDB-AL) também estão na lista de políticos que fazem vergonha aos brasileiros.
Para 4,9%, Bolsonaro envergonha, e Alckmin, 1%. Foram 2002 ouvidos em 154 cidades, de 27 de abril a 2 de maio. Nº BR-02853/2018/TSE.


SECRETÁRIO PROPÕE MAIS UNIÃO ENTRE MUNICÍPIOS PACTUADOS

  
O secretário de Saúde de Itabuna, Deivis de Oliveira Guimarães, esteve reunido na tarde desta quarta-feira (2), no auditório Gervásio Oliveira, na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), com quase 30 representantes de secretarias de Saúde das cidades do entorno da microrregião. O encontro, solicitado pelo próprio secretário, o permitiu se apresentar formalmente ao bloco de representantes e também para apresentar alguns dos parâmetros de pactuação que até então estão sendo reconhecidos, dentro de sua gestão. Guimarães falou que, pelos estudos que vem realizando, cada uma das cidades que compõem pactuação com Itabuna, sob o reflexo das próprias dificuldades encontradas no Brasil como um todo, apresentam aspectos positivos e negativos.

“O que eu proponho, neste momento, é que estejamos, todos, ainda mais unidos para que os serviços sejam oferecidos da melhor maneira possível”, disse o secretário, indicando que, em se levando em consideração que os acordos costurados com as cidades foram feitos em 2010, é preciso que os dados estejam revisados e atualizados, até para que, tanto o Governo Federal, como o Governo do Estado possam também garantir, não só para Itabuna, mas para os municípios do Sul da Bahia, os recursos mínimos para que o sistema não apresente efeitos reversos.

Comissões aprovam projeto que proíbe uso de capacetes em Itabuna

Em reunião conjunta, as Comissões Permanentes do Legislativo de Itabuna aprovaram, nessa quarta, 02, de forma unânime, a proposta de Cavalcante (MDB) que proíbe o uso de capacete dentro de estabelecimentos (públicos e privados). Pelo projeto, o usuário de capacete ou objeto de proteção similar deve retirar o equipamento “imediatamente após parar o veículo”.

O relator Babá Cearense (PHS) defendeu a constitucionalidade da proposta. As Comissões refutaram vício de iniciativa na matéria, seguindo a relatoria. “Sob o ponto de vista da iniciativa, [ela] é de natureza legislativa”, garantiu Cearense, ao citar lei correlata sancionada no Paraná. O vereador sustentou ainda que o projeto itabunense não fere o Código Brasileiro de Trânsito.

PESQUISA TRAZ BOLSONARO LÍDER

ELEIÇÕES 2018
PESQUISA TRAZ BOLSONARO LÍDER COM MARINA, BARBOSA E CIRO EMPATADOS EM 2º
MARINA ESTÁ EM SEGUNDO COM 12% E EMPATA COM JOAQUIM (11%)
Publicado: 03 de maio de 2018 às 15:50 - Atualizado às 15:54


Do  - Diário do Poder - Levantamento Paraná Pesquisas sobre a situação para as eleições presidenciais de outubro mostram o deputado Jair Bolsonaro (PSL) na liderança com 20,5% das intenções de voto e certa folga em relação aos demais candidatos. Marina Silva (Rede) aparece em segundo com 12%, seguida por Joaquim Barbosa (PSB) com 11% e Ciro Gomes (PDT) com 9,7%. Os três estão em situação de empate técnico devido à margem de erro de 2% para mais ou menos.
Ex-governador de São Paulo e candidato do PSDB, Geraldo Alckmin paga o preço da inércia de sua pré-campanha e aparece apenas em quinto com 8,1%, seguido por Alvaro Dias (Pode) com 5,9%. Com Lula preso, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) tem 2,7% à frente apenas de Manuela D'Ávila (PCdoB) com 2,1%, do presidente da República Michel Temer (MDB) com 1,7% e do empresário Flávio Rocha (PRB) com 1%.

Trinta mil eleitores em Ilhéus ainda não fizeram recadastramento; prazo termina dia 9



O eleitor que não conseguiu fazer até hoje a biometria, em Ilhéus, onde o cadastramento é obrigatório, ainda poderá regularizar a sua situação até 9 de maio, data-limite do calendário eleitoral para alistamento, transferência e atualização de dados, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) no início desta semana. Em toda a Bahia, são mais de 319 mil eleitores que ainda precisam regularizar a sua situação perante a Justiça Eleitoral. Só em Ilhéus, 39.651 eleitores tiveram o título cancelado por não terem se apresentado em janeiro último para fazer o procedimento. Esse foi o primeiro prazo estipulado pelo TRE-BA e segundo o órgão, ainda restam cerca de 30 mil eleitores para a realizarem o recadastramento.
No município de Ilhéus há grande quantidade de eleitores que não mais residem na cidade, mas que mantêm seu título. Esses, manterão suas inscrições canceladas, salvo se fizerem a transferência para o atual domicílio eleitoral. Quem alerta é o responsável pela 26ª Zona Eleitoral de Ilhéus, Ariston Silveira. Ele ressalta que o TRE-BA manterá o rigor quanto ao prazo final, antes das eleições. Segundo ele, “após esse período, o eleitor só poderá regularizar sua situação somente no final de novembro e o título permanecerá cancelado no alistamento eleitoral”. Veja mais notícias de Ilhéus

Coral da Ceplac comemora 20 anos nesta sexta no TMI


 Cantando um repertório que passeia pela música popular brasileira e pela sua própria história, o Coral dos Servidores da Ceplac marca a comemoração dos seus 20 anos com um show que acontece na sexta-feira, 04 de maio, às 19h, Teatro Municipal de Ilhéus.

A seleção de músicas para esta noite contempla, também, trechos dos musicais “Festa de Arromba” e “Nordeste em Festa”, sucesso do grupo em 2015 e 2016. A apresentação ganha ainda mais brilho com os três corais convidados: Coral da UESC, Coral Dom Eduardo e o Coral Mokiti Okada, de Ilhéus.

“O show está sendo produzido com muito carinho para ser uma grande celebração, com coristas que nos acompanham desde o início e outros que entraram ao longo desses anos. O coral faz parte da nossa história pessoal e do nosso ambiente profissional”, conta Nylson Valença, cantor do coral e produtor do evento.

O ingresso custa R$10 e pode ser adquirido antecipadamente na Loja Etc e Tal e, no dia, na bilheteria do Teatro Municipal de Ilhéus.

Educadora FM celebra 40 anos com Sessão Especial na Alba

Um Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vai celebrar, nesta sexta-feira (04), às 9h, os 40 anos da rádio Educadora FM. A emissora, criada em março de 1978 para atender, com exclusividade, a educação e a cultura, é uma das primeiras FM`s da cidade.

Durante 24h por dia, a rádio Educadora FM divulga notícias, programas especiais educativos e científicos e música popular brasileira. Quando foi inaugurada, devido a baixa potência e a altura da sua torre, a emissora atendia apenas alguns bairros de Salvador. Hoje, com uma torre de 100m de altura e uma potência de 35kwh, a rádio está disponível para 5 milhões de ouvintes e alcança diversas cidades do Recôncavo Baiano.

Itacaré implanta Protocolo Geral Eletrônico

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Administração, realizou na manhã desta quinta-feira o treinamento dos servidores de todos as secretarias e setores para onde foram do Protocolo Geral Municipal Eletrônico, que já estará funcionando plenamente a partir desta sexta-feira. O novo serviço visa ações de modernização e ainda mais eficiência nos processos da gestão pública municipal.
Para isso já foi instalado esta semana um software em todas secretarias que tramitam os processos e em cada um desses setores terão um funcionário responsável que já está sendo treinado. O secretário de Administração, Júnior Andrade, explica que essa plataforma é 100 por cento digital, criando mais eficiência e redução de custo.

Senador Álvaro Dias na Ceplac

Cacau é tema de encontro de lideranças
do sul da Bahia com senador Álvaro Dias

A revitalização da economia cacaueira, a preservação do modelo institucional da Ceplac e a busca de alternativas para as questões econômico-financeiras enfrentadas pelos agricultores do sul da Bahia são os principais pontos a serem discutidos num encontro que lideranças da região terão com o senador Álvaro Dias. A reunião está prevista para as 14 horas da próxima sexta-feira, dia 04, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau, situado na Rodovia Ilhéus/Itabuna.

Há quase três décadas o cacau – principal produto agrícola do sul da Bahia – enfrenta uma série de dificuldades socioeconômicas, que envolvem o enriquecimento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, o mais importante organismo federal em atuação na região, e a questão do endividamento dos cacauicultores. Órgão do Ministério da Agricultura voltado para o desenvolvimento rural sustentável, o aperfeiçoamento da cadeia produtiva do cacau, a Ceplac atua em seis Estados brasileiros.

Ordem judicial determina retirada de ambulantes da Praça Do São Caetano

  
A Prefeitura Municipal de Itabuna iniciou hoje (03) o atendimento à notificação judicial que determina a remoção das barracas dos vendedores ambulantes da Praça Simão Fitterman, Bairro São Caetano. A remoção das barracas ocorre em cumprimento da decisão judicial da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Itabuna, que se refere a uma ação do Ministério Público e da Prefeitura, e que tramita na justiça desde a administração passada, prorrogada anteriormente em 2017 e em janeiro de 2018, atendendo um pedido da atual gestão municipal.

Com atuação voltada ao desenvolvimento da cidade e com a responsabilidade de zelar pelos espaços públicos, o prefeito Fernando Gomes determinou que a equipe Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente trabalhe para minimizar os impactos da decisão judicial. O prefeito tem procurado ainda acelerar a execução de projetos para estimular o comércio e gerar oportunidades, como o que prevê a implantação de uma Central de Abastecimento (Ceasinha) no município.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...