sábado, 25 de novembro de 2017

Mutirão do Diabetes um sucesso só em Itabuna

Com as presenças do vice-governador João Leão; o deputado estadual Augusto Castro; os Deputados Federais: Cacá Leão e Davidson Magalhães; os vereadores: Beto Dourado, Babá Cearense e Jairo Araújo, além de diversas autoridades, entre elas, o Provedor da Santa Casa de misericórdia de Itabuna, Eric Ettinger Júnior, Edmar Margotto, diretor da Faculdade Santo Agostinho; dos publicitários Rui Carvalho (RCM) e Sílvio Roberto (Visão) e milhares de pessoas de Itabuna e região, “o mutirão do diabético” foi mais uma vez um grande sucesso de organização e de público, onde o governo municipal deu apoio total.

Estado pagará licença prêmio em pecúnia para dois mil professores no mês de dezembro


Dois mil professores da rede estadual de ensino serão beneficiados com o pagamento da licença prêmio em pecúnia ainda no mês de dezembro. A portaria nº 8559/217 que normatiza o processo foi publicada, nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial, pela Secretaria da Educação do Estado, autorizando os professores a solicitarem a conversão dos períodos de licença prêmio em abono pecuniário.

“A ação mostra o compromisso do Estado em assegurar a valorização do profissional de Educação, além de normatizar os procedimentos administrativos para conceder os benefícios aos educadores de carreira da rede estadual de ensino”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destacando que os esforços estão sendo empreendidos para que os educadores recebam o benefício ainda no mês de dezembro. “O pagamento deste benefício é realizado em três meses, mas estaremos realizando esse repasse com o valor total até o dia 29 de dezembro, porque acreditamos ser algo que possa trazer um benefício a mais para os educadores”, destacou.

A solicitação pode ser realizada até 1º de dezembro nas unidades do SAC Educação ou na sede dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A prioridade para as solicitações é para professores que estejam com processo de aposentadoria por tempo de serviço, tenham idade igual ou superior a 60 anos, não tenham sido beneficiados com a conversão no último ano e conte com maior tempo de efetiva regência de classe.( ASCOM)

Ibicaraí busca, em Brasília, melhorias para o Hospital Arlete Maron de Magalhães


 Na tarde de ontem, quinta-feira, 23, o prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, e os secretários de Saúde, Givanilson dos Santos (Van), e de Administração, Planejamento e Fianças, Flávio Campos, estiveram na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, para tratar dos recursos que são destinados ao HAMM - Hospital Arlete Maron de Magalhães.

A reunião aconteceu com a consultora técnica do Ministério da Saúde, Rosecleide. De acordo com o secretário de Administração, a estrutura do HAMM é grande e o recurso que é destinado pelo Ministério não é suficiente para suprir todas despesas. “O município precisa arcar ainda um valor grande para manutenção do hospital, tanto de folha como outras despesas”.

MUTIRÃO DO DIABETES COM A PRESENÇA DO VICE-GOVERNADOR JOÃO LEÃO


FTC  no 13º Mutirão do Diabetes hoje  na Beira-Rio  em Itabuna      

   A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) estar presente no Mutirão do Diabetes que acontece neste sábado (25) em Itabuna. O evento, que já é considerado como maior do gênero em todo o Brasil, na sua 13ª edição, conta coma a participação de 62 estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, desta institiuição.

A FTC está atuando nos serviços de detecção precoce da diabetes através da medição de glicemia, na orientação proprioceptiva para os diabéticos que possuem deformidade nos pés, no aconselhamento psicológico para adesão ao tratamento, bem como na orientação nutricional e sobre alimentos funcionais.  

         Além da população itabunense, moradores de diversos municípios do Sul da Bahia estão mobilizados para o atendimento, organizado e promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio, em parceria com a Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita), Secretaria Municipal de Saúde e diversas outras organizações. Os atendimentos iniciaram às 8 e encerrarão às 13 horas. 

Entra muitas autoridades, o evento está contando neste momento com a presença do Vice-Governador, João Leão, representando o Governo do Estado. Na oportunidade ele elogia o evento e seus organizadores.  Portanto, ainda dá tempo, vá lá! Cuide da sua saúde a maior preciosidade da sua, das nossas vidas!

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

BLACK FRIDAY É ENGANAÇÃO!

DESCONTOS FURADOS
PROCON-SP JÁ RECEBEU MAIS DE 100 RECLAMAÇÕES SOBRE BLACK FRIDAY
'DESCONTOS' ENGANADORES NAS LOJAS PROVOCAM QUEIXAS NO PROCON
Publicado: 24 de novembro de 2017 às 11:02 - Atualizado às 14:47

Do - Diário do Poder - A Black Friday chegou e, com ela, as diversas críticas de consumidores. A Fundação Procon São Paulo recebeu, até o início da manhã desta sexta (14) pelo menos 109 reclamações. Os dados serão atualizados em um boletim às 11h.
As principais queixas eram sobre maquiagem de descontos, produtos ofertados não disponíveis, mudanças de preço logo após a finalização da compra, pedidos cancelados após o fim da venda e páginas bloqueadas devido ao congestionamento nos sites.
Especialistas alertam que com a dificuldade enfrentada pelas vendas em meses anteriores há promoções que começaram já no mês passado, o que torna mais frágeis as referências de preço dos produtos e abre mais espaço para maquiagem.
O Procon-SP divulgou recentemente uma “lista suja” com as lojas que devem ser evitadas pelo consumidor. No total, são 518 estabelecimentos. Há reclamações diversas que ficam como alerta aos consumidores: desde fretes muito caros até atraso nas entregas, além de produtos danificados ou que divergem do anunciado. Segundo o Procon-SP, a partir do levantamento, a instituição procura evitar que a população seja lesada e o tão sonhado desconto acabe se transformando em pesadelo.

Black Friday do Jequitibá em Itabuna

Shopping Jequitibá abre de madrugada D do Diário Bahia / 

O shopping de Itabuna abriu à meia-noite de ontem para que as Lojas Americanas iniciasse a Black Friday. A ideia, inédita por aqui, deu certo. Muita gente foi lá verificar preços e fazer compras. Hoje, até às 22 horas, quase todas as lojas do maior centro de varejo do sul da Bahia estarão oferecendo descontos de até 70 por cento.  O Black Friday do shopping itabunense tende a superar a expectativa em termo de venda.

Assistência Social amplia atendimento aos idosos que recebem o BPC


A Secretaria de Assistência Social ampliou o atendimento para o recadastramento de idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), cedido pelo Governo Federal. A Secretária Sandra Neilma destaca que foi montada uma equipe para atender a todos os idosos que comparecem ao Centro Administrativo Firmino Alves e que durante o Mutirão do Diabético que acontecerá no sábado (25), a equipe da SAS estará presente fazendo uma mobilização com abordagens e convidando os idosos para o recadastramento, caso não tenham feito.

Sobre o atendimento do BPC na Prefeitura, a secretária enfatiza que todos os idosos que comparecerem ao centro irão receber a orientação necessária por parte da equipe técnica da SAS. “Não há necessidade de formar fila, nem de chegar com muita antecedência, pois ampliamos o atendimento e estamos com uma equipe focada em atender toda a demanda que chegar ao local”, destaca.

Ao ressaltar a importância do recadastramento, a secretária alerta as pessoas que ainda não fizeram para realizar a atualização. “É preciso que todos os idosos fiquem atentos para o prazo e compareçam na Assistência Social portando documentos pessoais para que eles sejam inseridos no Cadastro Único (CadÚnico), caso contrário, o benefício poderá ser bloqueado”, frisa.

Mutirão do BPC
 No dia 02 de dezembro será realizado outro grande Mutirão, desta vez com foco no recadastramento dos idosos que recebem o BPC. Na oportunidade, também serão disponibilizados serviços da Secretaria de Saúde com uma equipe múltipla para atender a todos que comparecerem. “É necessário o comparecimento dos idosos, que seus familiares fiquem atentos ao prazo, porque nós temos até o dia 15 de dezembro, prazo determinado pelo Ministério Desenvolvimento Social, para que todo idoso seja incluído no CadÚnico”, finalizou a Secretária. Veja mais:Aumenta adesão dos contribuintes itabunenses ao RefisComunidade do Jardim América beneficiada com Mutirão da Cidadania e Saúde Hospital de Base promove atividade para marcar Dia do Doador de Sangue: Itabuna mobilizada para o Mutirão do Diabetes e Patrulha do Som amplia canais de denúncia de abusos para a população

Paróquia da Conceição divulga programa em homenagem à santa padroeira


Por - Rosi Barreto - A Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Diocese de Itabuna, elaborou uma extensa programação para comemorar o dia da Padroeira do bairro Conceição, a ser festejado no dia 8 de dezembro. A programação que antecede os festejos religiosos será aberta na noite da próxima terça-feira (dia 29), a partir das 19 horas, com uma caminhada intitulada “Paz com Maria”, saindo da porta da igreja. 

Os fiéis junto com as comunidades do São Pedro e da  Vila Zara vestidos de branco vão percorrer as ruas do bairro para entregar panfletos e convidar as famílias a participarem do evento, cuidadosamente preparado pelo  Conselho Paroquial, pastorais e movimentos das paroquias dos Conceição, São Pedro e Vila Zara, sob o comando do Frei Antônio Carlos Calazans. Este ano o tema escolhido foi “Com Maria, a igreja reflete, confessa, celebra e testemunha a fé”.

Rui, Mário e Vilas-Boas alinham processo de transição do Hospital Costa do Cacau


O prefeito Mário Alexandre esteve em reunião com o governador Rui Costa, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas e a deputada estadual Ângela Sousa, na manhã desta quinta-feira, 23, com o objetivo de alinhar as providências para o início do processo de transição do Hospital Luiz Viana Filho para o Hospital Costa do Cacau, que será inaugurado no dia 15 de dezembro.

Também estiveram presentes no encontro, a secretária de Saúde, Elizângela Oliveira, e o secretário de Infraestrutura, Hermano Fahning para tratar da fase de pós-transição, quando o Regional vai continuar funcionando com atendimento a pediatria, até que sejam iniciadas as obras estruturantes que o transformarão no Hospital Municipal Materno-Infantil com UTI Neonatal.

Nucress recorre à Câmara de Itabuna temendo desmonte do SUAS


O Núcleo de Assistentes Sociais da Região Sul da Bahia (Nucressul) acionou o Legislativo de Itabuna no intuito de unir forças para lutar contra o desmonte do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Na audiência pública solicitada por Júnior Brandão (PT), o Núcleo denunciou que a União pretende reduzir em 98% a verba para a proteção social em 2018.

Pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Itabuna, Cleonice Almeida endossou a crítica do Nucressul. “Se o número de pessoas carentes aumenta, como é que os recursos diminuem?”, questionou a presidente. Palestrando,  Quedima Souza e Maria das Graças Santana sustentaram que o enfraquecimento do SUAS prejudicará, especialmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social com aumento da pobreza, desemprego e violência.

Como resultado da audiência, uma carta será enviada a autoridades federais sugerindo o fortalecimento e consolidação do SUAS. Entre os destinatários estão os presidentes da República, Michel Temer, e do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB/CE). Outra proposta é a recriação da secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), extinta em 2014 – neste caso a indicação ao Governo da Bahia será feita por Brandão.

A audiência contou a presença da secretária itabunense, Sandra Neilma, representantes de entidades filantrópicas e trabalhadores ligados ao Sistema.

foto: Pedro Augusto Benevides

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

PMDB EXPULSA A SENADORA KÁTIA ABREU


KÁTIA FORA
CONSELHO DE ÉTICA DO PMDB EXPULSA A SENADORA KÁTIA ABREU POR UNANIMIDADE
SENADORA DO TOCANTINS É ACUSADA DE INFIDELIDADE PARTIDÁRIA
POR UNANIMIDADE, CONSELHO DE ÉTICA DECIDIU EXPULSAR A SENADORA, QUE CONTRARIOU ORIENTAÇÕES DO PARTIDO POR DIVERSAS VEZES
Do - Diário do Poder - O Conselho de Ética do PMDB Nacional decidiu, por unanimidade, expulsar a senadora Kátia Abreu (TO) do partido. Abreu, junto com o também senador Roberto Requião (PR), adotaram seguidas vezes posições contrárias à orientação do partido e o parecer do colegiado foi apoiado por todos os membros.
Durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Kátia e Requião adotaram posição de defesa da petista apesar do rompimento do PMDB com o governo à época. Ambos acabaram por integrar a pequena base de apoio de Dilma durante as reuniões da comissão especial e nas sessões em plenário, o que irritou a direção do partido.

SUBMARINO ARGENTINO CONTINUA DESAPARECIDO

Argentina investiga evento “consistente com explosão” próximo a submarino

O porta-voz da Marinha Argentina, capitão de navio Enrique Balbi, afirmou hoje (23) que recebeu a comunicação de que “houve um evento anômalo, singular, curto, violento e não nuclear, consistente com uma explosão” horas após a desaparição do submarino ARA San Juan e na mesma região em que ele se encontrava.
Submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido (Divulgação/Marinha da Argentina)
O submarino desapareceu no último dia 15, com 44 pessoas a bordo. Uma megaoperação internacional continua buscando a embarcação, que manteve seu ultimo contato há oito dias. Mas as esperanças de encontrar alguém com vida são menores.
Ontem (22) à noite, o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi, informou que uma “anomalia hidroacústica” tinha sido registrada três horas apos o submarino ARA San Jose ter se comunicado com a base, pela ultima vez, às 7h30 de quarta-feira da semana passada (15).

Mengão vence de virada no Maracnâ

O sonho do Flamengo de chegar à final da Copa Sul-Americana ficou mais próximo nesta quinta-feira (23). O Rubro-negro encarou o Junior Barranquilla-COL, no Maracanã, e venceu por 2 a 1, de virada. 
Com o resultado, o time carioca pode até empatar o jogo de volta em Barranquilla que mesmo assim estará classificado. Ao time colombiano resta apenas a vitória. Um triunfo por um gol de diferença do Junior levará a disputa para a decisão por pênaltis.
Apesar da vitória, o torcedor rubro-negro recebeu a triste notícia da lesão de Diego Alves. Após choque com o atacante González, o goleiro deixou o campo ainda no primeiro tempo, com suspeita de fratura na clavícula. 

Itabuna intensifica ações da operação tapa-buraco


Dando continuidade às ações de recuperação asfáltica, a Prefeitura Municipal de Itabuna através das Secretarias de Administração e de Desenvolvimento Urbano aumentou as equipes de trabalho da Operação Tapa-Buracos. Nesta etapa, duas equipes da Sedur, com um total de 14 trabalhadores executam os serviços para deixar as vias centrais da cidade em perfeitas condições.

Os trabalhos que começaram no centro da cidade, a partir da travessa Juca Leão no sentido à avenida José Soares Pinheiro, estão priorizando as vias que servem de corredores para ônibus, de modo a garantir maior mobilidade no trânsito da cidade. Nesta quinta-feira (23) foram concluídos os reparos no asfalto das avenidas Félix Mendonça, Amélia Amado e Inácio Tosta Filho, que totalizaram uma área com quase 150m² de pavimentação.

Prefeitura apoia campanha do Natal Solidário em Itabuna

Dra.. Eloina Machado
        A Prefeitura de Itabuna vai mobilizar todas as secretarias no apoio à Campanha Natal Solidário para Todos, um projeto viabilizado através de uma parceria entre a Justiça do Trabalho e a Record TV Cabrália, que será lançado oficialmente na próxima terça-feira (28), pela juíza Eloína Maria Barbosa Machado.

       A campanha Natal Solidário vem sendo realizada há 25 anos e cresce a cada ano em função das crescentes adesões ao projeto. A meta é arrecadar na versão 2017 mais de 1,5 toneladas de alimentos, que serão distribuídos para famílias carentes em diversos bairros.

Governo detalha proposta orçamentária de Itabuna em Audiência Pública


          Com a participação de secretários, presidentes de fundações, diretores e técnicos, o governo municipal apresentou, durante a última Audiência Pública na Câmara Municipal na terça-feira (21), a proposta da Lei Orçamentária de Itabuna para o exercício financeiro de 2018, cuja previsão de investimentos está em R$ 607 milhões. A audiência contou com a participação das secretárias Anorina Smith Lima (Educação) e Sandra Neilma Costa (Assistência Social), além da presidente da Fundação Marimbeta, Cleonice Almeida; e do presidente da Fundação Itabunense de Cultura, Cidadania, Esporte e Turismo, Daniel Leão.

Itabuna sediará amanhã o I Encontro da Educação Infantil

Anorina
Nesta sexta-feira (24) acontecerá na Usemi o I Encontro da Educação Infantil, que será realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Com o tema “Educação Infantil em Ação: Pelo Direito de Aprender”, o encontro terá como público-alvo diretores, coordenadores, professores e auxiliares do desenvolvimento infantil das instituições de Educação Infantil da rede municipal de educação.

Liminar da Justiça sobre Posto Sul beneficia reservas ambientais de Ilhéus, explica Nazal


O vice-prefeito de Ilhéus e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal, disse hoje (23) que a decisão em caráter liminar da Justiça Federal atendendo a ação movida pelos Ministérios Públicos (MPs) Federal e do Estado da Bahia contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Estado da Bahia, por aplicarem apenas 30% dos R$10,6 milhões recursos na região atingida pelo empreendimento Porto Sul, em Ilhéus, oferece a possibilidade de ter mais recurso para as unidades de conservação integral da região.

Nazal explica que a compensação ambiental é avaliada por uma Câmara Nacional que determina o destino dos recursos para compensação ambiental. “A questão é que esta divisão é feita conforme entendimento desta câmara”, afirma. No entanto, por não ter atendido as unidades de conservação do entorno da área, o MP ingressou na justiça para recompor a distribuição. “Isso é favorável à gente, a Ilhéus e a região toda. E o município sempre desejou que isso acontecesse”, disse Nazal.

Centro de Convenções recebe o 3º Ilhéus Tattoo Fest com workshops e várias atrações

Serão três dias de muita arte, cultura e entretenimento em um só lugar. O Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães recebe de 24 a 26 de novembro, a terceira edição do Ilhéus Tattoo Fest, um evento com muitas atrações para todas as idades. Com expectativa de receber um público diário de duas mil pessoas, o evento reúne profissionais do Brasil e do exterior, para mostrar seus talentos, trocar experiências e revelar as novas tecnologias em produtos, materiais e equipamentos destinados a arte da tatuagem e do bodypiercing.

De acordo com Suzart Tattoo, organizador do evento, além de reunir os melhores artistas regionais, nacionais e internacionais em um só lugar, o festival conta com um palco que receberá bandas de gêneros variados. “Entre as atrações confirmadas, Geovane Mc; Dj Jonnas Brasil; Billy Fat; Singah Pure; Mc Junior; Arte Margina; Cijay; Banda Pier 5; Bad Maria. Além disso, estamos trazendo para o Tattoo Fest, uma equipe de Salvador para apresentar a modalidade suspensão corporal, que é um ritual executado por meio de ganchos atravessados na pele”, explicou.

Itacaré neste domingo no Programa Tô de Férias, do SBT


As belezas naturais de Itacaré serão mais uma vez destaque a nível nacional e internacional. Dessa vez será no programa “Tô de Férias”, que vai ser exibido neste domingo, dia 26, às 7h15min (Horário da Bahia), no SBT. Estrelado pelo ator Mário Frias e sua família, o programa percorre inúmeros destinos pelo mundo e quer mostrar um turismo ao alcance de todos os brasileiros.
O ator e apresentador Mário Farias mostra os encantos das belas praias de Itacaré com toda a sua diversidade, que vai além do sol e praia, mas também muito esporte e adrenalina estarão na telinha da TV. Patrocinado pela CVC o programa faz parte da comemoração dos 45 anos de atuação da operadora no mercado brasileiro, com a sua nova campanha de marketing “Tô de férias, tô de CVC”.

Fórum em Ilhéus discute os desafios da Educação indígena na Bahia


Mesmo sem saber maiores detalhes do que está acontecendo, a jovem tupinambá Carla Giovana, de 13 anos, observa atentamente o desenrolar dos debates. Para ela, o que importa de fato, é poder estudar numa escola de qualidade e sonhar com um futuro melhor. Melhor ainda junto ao seu povo. “Eu sei que querem melhorar a nossa escola. Isso é bom, pois os adultos estão decidindo a melhor forma disso acontecer”, disse. Carla está entre os 920 estudantes indígenas matriculados no município de Ilhéus. A abertura oficial da oitava etapa do Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA), aconteceu ontem (22), na Aldeia Acuípe de Baixo, localizada na Rodovia BA 001, no Centro Cristão de Recriação (CECRE), e o evento segue até o próximo sábado (25).

Waldeny Andrade inicia Bate-Papo na Biblioteca Plínio de Almeida

           
 O jornalista e escritor Waldeny Andrade abrirá às 18 horas do dia 5 de dezembro na Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, no Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro Conceição, o inédito projeto Bate-Papo com o Escritor. Será uma boa oportunidade para professores, estudantes e o público em geral conhecer o processo criativo e trocar ideias e experiências sobre a produção literária, além de adquirir por R$ 40 o exemplar do seu terceiro livro “Serra do Padeiro – A Saga dos Tupinambás”, obra ficcional, editada pela Via Litterarum.
           
  Waldeny ainda é o autor dos livros “Vidas Cruzadas”, ambientado em Ilhéus, e lançado na 2ª Bienal do Livro em Salvador, em 2013, com edição já esgotada, e “A Ilha de Aramys – 40 Anos de Eleições em Itabuna”, em 2014, que narra à aventura apaixonada de um casal em imaginária ilha no Rio Cachoeira. A sua investida na literatura se deu oito anos após aposentar-se do rádio, onde apresentou por 29 anos até 2000, o programa de notícias e comentários “Microfone Aberto”, de segunda a sexta-feira, às12h30min, na Rádio Jornal de Itabuna.  

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Governo detalha proposta orçamentária de Itabuna em Audiência Pública


          Com a participação de secretários, presidentes de fundações, diretores e técnicos, o governo municipal apresentou, durante a última Audiência Pública na Câmara Municipal na terça-feira (21), a proposta da Lei Orçamentária de Itabuna para o exercício financeiro de 2018, cuja previsão de investimentos está em R$ 607 milhões. A audiência contou com a participação das secretárias Anorina Smith Lima (Educação) e Sandra Neilma Costa (Assistência Social), além da presidente da Fundação Marimbeta, Cleonice Almeida; e do presidente da Fundação Itabunense de Cultura, Cidadania, Esporte e Turismo, Daniel Leão.

Inicialmente, o diretor de Planejamento Econômico, Heleodoro Nunes Filho detalhou a proposta orçamentária em todas às áreas, dando ênfase às áreas de Saúde e Educação para as quais serão destinados 35% do orçamento global. A Lei Orçamentária, que estima a receita e fixa às despesas do Orçamento Anual do Município para o exercício financeiro de 2018 deve ser votada pela Câmara Municipal até o final do ano.

Prefeitura e IBGE realizam reconhecimento de áreas incorporadas ao território municipal


A prefeitura de Itabuna vem auxiliando as ações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) à realização do reconhecimento de áreas que foram incorporadas ao município após a revisão territorial estabelecida conforme a Lei 12.638, que atualiza os limites dos municípios do Território de Identidade Litoral Sul, sancionada em janeiro de 2013. Na manhã desta quarta-feira (22), o secretário de administração, Dinailson Oliveira se reuniu com o diretor do em Itabuna, Luiz Mafra.

Prefeitura destaca iniciativa da Trifil que investe na qualificação de jovens


Preparar mão de obra e transformar jovens em profissionais da área técnica   prontos para o mercado de trabalho. Esta é a principal visão da diretoria da Trifil, ao promover, em parceria com a Prefeitura de Itabuna e o Senai, o Curso de Formação Profissional Mecânica de Máquinas de Teares Circulares, destinado a jovens com idade entre 18 e 23 anos. Nessa primeira etapa serão beneficiados 56 jovens filhos de funcionários da fábrica e também da comunidade, que passaram por um processo seletivo interno.

Durante o lançamento do curso, numa solenidade com representantes da Prefeitura, do Senai, diretores e funcionários da Trifil, a presidente da empresa, Liliana Aufiero, que comanda a Lupo no país, fez um breve relato das ações socioeconômicas  que a empresa tem desenvolvido no município e disse que a qualificação dos jovens é mais uma proposta da empresa que tem buscado maior envolvimento com a comunidade.

Itabuna articula ações para o Dezembro Vermelho





Dando ênfase aos movimentos de conscientização, rastreamento e prevenção de doenças que comumente registram atividades diversas no último trimestre do ano (a exemplo das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul), a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, pretende fechar com chave de ouro esse período, dando conta de ações que já estão sendo articuladas desde o início de novembro, desta vez, visando o Dezembro Vermelho.

A campanha  existe no Brasil, de maneira fortalecida, há cerca de dez anos, mas só foi oficializada como instrumento de prevenção no último dia 7 de novembro com a sanção da Lei 13.504, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV / Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. 

Uruçuca faz plantio de árvores e promove conscientização ambiental

 
Através da Diretoria de Meio Ambiente da secretaria de Desenvolvimento Econômico a  Prefeitura de Uruçuca está realizando plantio de árvores na cidade. A ação teve início nas margens do rio Água Preta onde foram plantadas mudas de espécies repelentes de insetos como Amescla e Citronela, além de Ipê Roxo, Ipê Amarelo e Guanandi.

A ação contou com a parceria das secretarias municipais da Educação, Saúde e Infraestrutura, e contou com a participação de alunos do Centro Educacional do Município de Uruçuca (CEMUR) e agentes de controle de endemias. Ação semelhante também será realizada no distrito de Serra Grande.

Parceria viabiliza mutirão para os idosos inscritos no BPC em Itabuna


        Além de realizar o recadastramento dos idosos com acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), cujo serviço ganhou uma sala de atendimento no Centro Administrativo Firmino Alves, a Secretaria de Assistência Social (SAS) estará promovendo em 2 de dezembro, no período das 8 às 12 horas, na praça do Góes Calmon, em frente à sede da SAS, um mutirão de atendimento para pessoas inscritas no BPC. O evento é resultado de uma parceria com o Conselho Municipal dos Idosos, que vai ajudar na difusão das ações e a Secretaria de Saúde na oferta de exames e serviços para os participantes do mutirão.

Prefeito de Ibicaraí participa de movimento Pró-Município em Brasília

 O prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, acompanhado do secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Flávio Campos, participa nesta quarta-feira, 22, do Movimento Pró-Município, que acontece em Brasília, no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto em Brasília, e reúne mais de 400 prefeitos baianos no movimento nacional.
A ação acontece em defesa dos municípios, para cobrar mais atenção do Governo Federal, em relação a algumas pautas prioritárias, como a insuficiência de recursos e queda de receitas dos municípios baianos. “A situação dos pequenos municípios brasileiros é preocupante. Temos uma dívida que só cresce, junto com as despesas, e nossa receita só cai. Recebi o município com uma queda do Fundo de Participação do Município (FPM) de 1.4 para 1.2. Já pedimos revisão, pois perdemos em torno de 20% da nossa receita, o que corresponde a quase 300 mil a menos na nossa arrecadação mensal”, informou o prefeito.

Empresa abre vaga de emprego para pessoa com deficiência na Rodoviária de Itabuna

Rodoviária Francisco Ferreira da Silva

A Pauma Administradora e Serviços, empresa que administra a Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva em Itabuna, abriu seleção para vagas de emprego para pessoas com deficiência no setor de Serviços Gerais e Limpeza. Os interessados devem procurar a Gerência da Rodoviária, onde são realizados testes e entrevista.

De acordo com o setor de Recursos Humanos (RH) da empresa, há disponibilidade de duas vagas. O horário de trabalho é das 06:00 às 18:00 horas, numa escala 12x36, com remuneração de um salário mínimo mensal (R$ 937,00).


A Pauma é a gestora da Estação Rodoviária de Itabuna, principal eixo rodoviário do Sul do Estado, e de mais oito terminais em outras cidades baianas. A empresa, que integra o Grupo Brasileiro, tem sede em Itabuna. 
Por - Zé Carlinhos

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

BAIRRO ABANDONADO EM ITABUNA

Bairro São Judas, 113 anos de solidão Uma verdadeira peneira@ Por - Artaban Eden - Itabuna completou ano passado brilhosos 113 anos de emanc...