sábado, 10 de junho de 2017

RESPEITO À CONSTITUIÇÃO

RESPEITO À CONSTITUIÇÃO
Violar a Constituição, emendá-la ou simplesmente ignorá-la em momentos de crise faz parte dos nossos piores usos e costumes como subdesenvolvidos. Não temos pela Lei Superior o respeito que à Carta Magna devotam norte-americanos e ingleses. Estamos mais próximos do padrão italiano, em que as coisas se resolvem à base do conchavo, como observa Norberto Bobbio em um dos melhores artigos.
A Constituição de 5 de outubro de 1988, denominada Cidadã pelo dr. Ulysses Guimarães, é a sétima ou oitava do período republicano (dependendo do rótulo que for dado à Emenda nº 1/69), a quarta não impregnada de caráter autoritário e a primeira elaborada ao sabor do acaso, pois não nasceu de projeto básico redigido por juristas.
Mais uma vez a Lei Maior é submetida a duro teste. O primeiro no impeachment de Fernando Collor, o segundo na deposição da presidente Dilma Rousseff, quando a sentença condenatória afrontou diretamente os artigos 37, § 4º, e 52, parágrafo único, com o aval do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski. Até hoje o povo não entende como servidora pública, demitida por improbidade administrativa, não foi inabilitada por oito anos, conserva os direitos políticos e percorre o país em campanha contra os que a depuseram e o governo que lhe sucedeu.
O desafio do momento concerne à permanência do vice-presidente eleito Michel Temer, guindado à suprema magistratura da Nação após o decreto de impedimento da presidente Dilma Roussef. Surpreendido por gravação de diálogo com o empresário Joesley Batista, irmão de Wesley Batista, altas horas da noite, no subsolo do Palácio dos Jaburu, e acusado de relacionamento espúrio com o deputado Rodrigo Rocha Loures, o presidente Temer luta para permanecer no cargo, repelindo pressões para renunciar.
Com afastamento voluntário ou compulsório a situação, do ponto de vista constitucional, será a mesma. Prescreve o artigo 80 que “Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal.” Como nos encontramos nos dois últimos anos do período presidencial, determina o § primeiro que “a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.”
A expressão “na forma da lei” do artigo 81 dirige-se à Lei nº 4.321, de 7.4.1964, aprovada para permitir apressada eleição, 4 dias depois, do general Castelo Branco à presidência da República como sucessor de João Goulart, deposto manu militari em 31.3.1964. A possibilidade de vacância da presidência da República despertou estranhos apetites. Surgem nomes ávidos por serem convidados, e outros de defenderem a proposta de antecipação de eleições previstas para 2018, em nítida agressão ao calendário constitucional.
Conquanto o dispositivo constitucional não diga que a eleição dar-se-á entre membros do Senado ou da Câmara dos Deputados, a interpretação racional não pode ser outra. Afinal, a não ser assim teremos 100 milhões de pré-candidatos, de idade superior a 35 anos, com ficha limpa e todo direito de aspirar ao mandato tampão. Em 1964, reduzido colégio eleitoral, composto por 3 membros do Comando Supremo da Revolução, designou o general Castelo Branco para ser eleito indiretamente presidente da República. Hoje, com o sábio recolhimento dos militares às funções constitucionais, comenta-se que ex-presidentes da República confabulariam na busca de nome confiável, comprometido a esvaziar a Lava-Jato. Afastada a via democrática, traçada pela Constituição, como na velha Itália, os conchavos tornam-se atraentes.
Nas atuais condições de temperatura política e pressão popular, o melhor a fazer é deixar o presidente Michel Temer cumprir, sob vigilância, o que lhe resta de mandato. A ideia deve encontrar fortes e justas resistências entre os que estão indignados diante dos últimos acontecimentos, típicos de republiqueta de banana. Pesados, porém, os prós e os contras, e avaliados os riscos de sucessão apressada e improvisada, o melhor a fazer é vigiar e orar (Mateus, 36:40). O respeito à Constituição aponta o caminho das eleições diretas, mas em 2018.  A mobilização do povo exige algum tempo, para refletir, analisar e não se deixar enganar. O tumulto e a precipitação favorecem ousados, corruptos e aventureiros.  

Almir Pazzianotto Pinto é advogado; foi Ministro do Trabalho e presidente do Tribunal Superior do Trabalho.
Publicado no Diário do Podor

DORIA: Gostou ou não tem que aceitar

JULGAMENTO NO TSE
‘GOSTE OU NÃO, VOCÊ TEM DE RESPEITAR’, DIZ DORIA SOBRE O TSE
‘GOSTE OU NÃO, TEM DE RESPEITAR’ DIZ DÓRIA SOBRE DECISÃO DO TSE
Publicado: 10 de junho de 2017 às 11:44 - Atualizado às 11:51

Do - Diário do Poder - O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), comentou na manhã deste sábado, 10, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que livrou, ontem (9), o presidente Michel Temer da cassação.
"Um julgamento você tem de respeitar. Uma decisão judicial, você obedece. Não contesta nem interpreta", disse à imprensa após operação do programa Cidade Linda na Avenida dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista. "Há que se reconhecer que houve uma votação, 4 a 3, esse é o resultado. Toda decisão judicial, sobretudo em instâncias maiores, você tem de obedecer, goste ou não", complementou.
Doria passou cerca de 45 minutos da manhã deste sábado (10) instalando grades de segurança na avenida vestido com uniforme da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). (Com informações da Agência Estado).

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Chapa Dilma/Temer continua

VERGONHA BRASIL!


A votação dos ministros da Suprema Corte, não coincidiu com a vontade de milhares de brasileiros! O mesmo não foi surpresa, pois todos sabiam que o placar de 4 x 3 em favor da permanência da “chapa Dilma/Temer” iria acontecer, pois a maioria, absoluta, desses ministros foi indicado pelo PT e PMDB, os partidos mais corruptos do país.

Caso os ministros fossem escolhidos através de concurso público, esse resultado, famigerado e vergonhoso, jamais iria acontecer. Isso é coisa de Brasil! Nossa Constituição não vale nada, a jogaram no vaso do lixo, e os sujos continuam no poder, enquanto os verdadeiros brasileiros vão continuar sofrendo os maus tratos dos vampiros.   

Corrupto e corruptor, tudo são farinha do mesmo saco; sardinha da mesma lata, bacalhau do mesmo fardo!... 
JULGAMENTO DILMA-TEMER
POR 4 VOTOS A 3, TSE MANTÉM TEMER NO CARGO E DIREITOS POLÍTICOS DE DILMA
TRIBUNAL MANTÉM TEMER NO CARGO E DIREITOS POLÍTICOS DE DILMA

Publicado: 09 de junho de 2017 às 20:35 - Atualizado às 20:39

MINISTRO HERMAN BENJAMIN VOTA PELA CASSAÇÃO

JUJAMENTO TSE
MINISTRO HERMAN BENJAMIN VOTA PELA CASSAÇÃO DA CHAPA DILMA-TEMER
O RELATOR CONSIDEROU PERTINENTES AS ACUSAÇÕES DE ABUSOS DE PODER
Publicado: 09 de junho de 2017 às 13:35 - Atualizado às 14:44
A"POSSO ATÉ PARTICIPAR DO VELÓRIO, MAS NÃO CARREGAR O CAIXÃO", AFIRMOU BENJAMIN

Após quatro horas, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Herman Benjamin acaba de declarar seu voto favorável à cassação da chapa Dilma-Temer. 
O relator do caso considerou pertinentes as acusações de abusos de poder econômico e político na disputa à Presidência da República em 2014.
Benjamin apontou como demonstração de abuso o acúmulo de recursos de propina paga pelas empreiteiras que obtiveram contratos com a Petrobras. “Os partidos que encabeçaram a coligação Com a Força do Povo acumularam recursos de ‘propina-gordura’, ou ‘propina-poupança' .Trata-se de abuso de poder político e ou econômico em sua forma continuada".

Prorrogadas as inscrições para o pré-vestibular Universidade para Todos

A Secretaria da Educação do Estado prorrogou, até a próxima segunda-feira (12), as inscrições para o curso Universidade Para Todos (UPT), que é preparatório para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Estão sendo ofertadas 16.400 vagas para Salvador e mais 228 localidades da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no Portal da Educação (educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos).

Relatório mostra ações e estratégias para reestruturação da Emasa



 Ao participar de uma avaliação sobre a reestruturação da Empresa Municipal de Água e Saneamento, apresentada pelo presidente da Emasa, Jader Guedes, num encontro que teve a participação de todos os secretários municipais, dirigentes das Fundações Marimbeta; Itabunense de Assistência à Saúde (Fase) e Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o prefeito Fernando Gomes anunciou que vai procurar à Fundação Getúlio Vargas para estudar as alternativas visando garantir a sua sustentabilidade e eficiência operacional.

A agenda inclui a implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico e projetos visando a despoluição do rio Cachoeira, que hoje recebe a maior parte dos esgotos urbanos. O prefeito destacou como prioridades de gestão a saúde, educação, geração de emprego e renda, além do combate à violência numa parceria com o governo do estado, com implantação do sistema de videomonitoramento de ruas e avenidas, criação da Polícia Municipal e investimentos na área social.

Agricultores familiares da vila de São José realizam este mês feira agrícola


A comunidade rural de São José, situada na zona norte de Ilhéus, realiza no próximo dia 17, nas proximidades da escola municipal Reis Cerqueira, na localidade, mais uma edição da feira agrícola, que conta com o apoio da secretaria de Educação (Seduc).

Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhaes realiza mutirão de saúde

  
A variedade de serviços de saúde colocada à disposição num único local nesta sexta-feira (9) deixou satisfeitos os pacientes que foram à Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp), no centro da cidade. Eles participaram de um mutirão da saúde organizado pela equipe de profissionais que trabalham naquela unidade.

Muitos deles foram apenas para tomar a dose de vacina e aproveitaram para colocar a saúde em dia, com exames preventivos de eletrocardiograma, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e atendimento médico. Eles também participaram de palestra de educação em saúde sobre a qualidade de vida, principalmente dos portadores de hipertensão e diabetes. Ainda fizeram yoga e exercícios de alongamento com a participação de profissionais de fisioterapia.

Itabuna já imunizou mais de 38 mil contra gripe, mas ainda não atingiu meta



Mais de 38 mil pessoas já foram imunizadas até agora contra a gripe Influenza A (H1N1) em Itabuna. Mas de acordo com a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito, o número ainda não atingiu a meta, que é de 54 mil pessoas ou 90% do público alvo, conforme determina o Ministério da Saúde.


A baixa procura da população de Itabuna pela vacina contra a gripe preocupa as autoridades de saúde, segundo a coordenadora, principalmente com a chegada do inverno, cujas temperaturas frias fazem com que as pessoas fechem portas e janelas para aquecer o ambiente, o que favorece a circulação dos vírus e aumente os casos de gripe, conforme explicou.

Patrocinadores confirmam apoio para o mundial de surf em Itacaré


Empresas de grande porte dos mais diversos setores já estão confirmando o patrocínio para a etapa do mundial de surf em Itacaré, a QS1.500 masculino, que acontecerá entre 24 e 29 de outubro deste ano, na praia da Tiririca. Esta semana o diretor de Planejamento da Prefeitura de Itacaré, Cleber Miranda, o secretário de Administração, Dimitri Andrade, e o presidente da Associação de Surf de Itacaré, Orígenes Araújo, se reuniram com o diretor da South to South, Felipe, que confirmou o apoio para o evento por quatro anos. Felipe também se comprometeu a firmar uma parceria da empresa com a Prefeitura Municipal para a implantação do Museu do Surf de Itacaré.

São João em Ilhéus começa amanhã no cenário histórico da Estação Rio do Braço



Um lugar mágico, um cenário de história e uma festa que consolida Ilhéus no calendário do São João da Bahia. Esta é a Vila Junina da Estação Rio do Braço.A antiga fazenda de cacau irá promover o São João mais original da região durante todo o mês de junho. O evento tem o apoio da Prefeitura, através da secretaria municipal de Esporte e Turismo e já começa amanhã(10), a partir das 14 horas. No primeiro dia, Mel de Forró e Xote Atrevido são as atrações que alegrarão o público com muito forró, relembrando as tradicionais festas de São João. Já no dia 11, domingo, véspera do Dia dos Namoradores, Trio Iracema e Forró 4 Estações irão comandar o arraste pé.

PARABÉNS, HELENILSON CHAVES!



O senhor Helenilson Chaves hoje, 09, completa 70 anos de idade. Filho do agricultor e pioneiro Manoel Souza Chaves, um dos maiores exportadores de cacau da nossa terra grapiúna nas décadas de 60, 70 e 80, quando nos deixou. Com isso, Helenilson, deu continuidade aos seus projetos, e se tornou em um dos maiores empresário, defensores dos segmentos sociais e comerciais de Itabuna e região.

Foi também um dos responsáveis pela criação da TV Santa Cruz, nesta cidade, e na construção civil, entre muitos empreendimentos, construiu, numa época difícil, economicamente da nossa região (crise da vassoura de bruxa!), o Jequitibá Plaza Shopping, já completando 18 anos.

Na época, ano 1999/2000, Helenilson Chaves, Presidente da Associação Comercial, e Empresarial de Itabuna (ACI) por dois mandatos, a maioria dos seus colegas, não acreditava no seu projeto do Shopping, mas de lá para cá, tudo deu certo e soergueu e fez desenvolver o nosso comércio, a nossa cidade, a nossa região, ao contrário da “visão cega” de alguns comerciantes e lideranças do setor, que hoje batem palmas para o visionário Helenilson Jorge Souza Chaves. Hoje, o Shopping Jequitibá se tornou no maior polo, e local de encontro da nossa sociedade, considerado a maior vitrine, não só do nosso comércio, mas de toda a região do cacau.


Parabéns Helenilson Chaves! 
Que Deus lhe dê muita saúde, paz e felicidades, para o seu bem e o bem de nossa gente; que com certeza, se sentiria bem mais feliz, se pudéssemos contar com mais de um Helenilson. 
Parabéns! Parabéns!   

JBS ‘VAZOU’ APÓS PERDER 25%


EMPRESA DEIXA BRASIL APÓS PERDER R$7 BILHÕES EM VALOR DE MERCADO

 Do Diário do Poder .Deputados ligados à proposta de criação de CPI suspeitam que a decisão dos controladores da J&F/JBS de sair do Brasil, onde sua operação está reduzida a apenas 20% do total, pode estar ligada à sua espantosa desvalorização. Quando entrou em 2016, a JBS valia R$28 bilhões e pouco mais um ano depois, em março de 2017, sua avaliação de mercado chegou a R$21 bilhões – perda de 25%, ou R$7 bilhões. A informação é do colunista Cláudio Humberto.
A Petrobras valia duas JBS em janeiro de 2016 (R$55 bilhões). Um ano depois, a Petrobras já vale 8,5 vezes a mais: R$178 bilhões.
A JBS cresceu “bombada” pelo financiamento fácil do BNDES, nos governos do PT, que injetaram R$13 bilhões no frigorífico até 2013.
Além da desvalorizada JBS, a J&F tem a Vigor, que tenta vender por R$10 bi, e a Alpargatas (Havaianas e Osklen), que vale R$5,8 bilhões.
A Polícia Federal investiga R$8,1 bilhões drenados do BNDES para a JBS e J&F desde 2007, mediante a “consultoria” de Antonio Palocci.
___________________________________________________________________
CHAPA DILMA-TEMER
DEFESA NÃO VÊ ILEGALIDADES E ESTÁ CONFIANTE NA ABSOLVIÇÃO DA CHAPA
RESULTADO DO JULGAMENTO PELO TSE DEVE SAIR NESTA SEXTA
Publicado: 09 de junho de 2017 às 07:36 - Atualizado às 08:08

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Michel Temer já se julga absolvido

Michel Temer já se julga absolvido pelo TSE e planeja o ‘day after’


Julgamento das ilegalidades atribuídas à chapa Dilma-Temer no TSE (Foto: Reprodução/Folha de São Paulo/Daniel Marenco)
Julgamento das ilegalidades atribuídas à chapa Dilma-Temer no TSE (Foto: Reprodução/Folha de São Paulo/Daniel Marenco)
O julgamento das ilegalidades atribuídas à campanha presidencial da chapa Dilma-Temer prossegue. Mas já não preocupa Michel Temer. O presidente terá uma surpresa extraordinária se obtiver do plenário do Tribunal Superior Eleitoral algo diferente de uma pizza.
Julgando-se absolvido por antecipação, Temer já se ocupa do planejamento do day after. Cuida dos minutos, porque suas horas passam. Espera para a semana que vem uma denúncia formal do procurador-geral da República Rodrigo Janot no caso JBS.
Esforça-se para não fornecer matéria-prima nova ao responder por escrito ao interrogatório da PF. E simula otimismo enquanto tenta evitar a revoada dos tucanos.

Encontro promovido pela Secom reúne mídia do extremo sul baiano*


Aperfeiçoar a relação com a mídia do interior e buscar a proximidade com os formadores de opinião local, para poder assegurar que as informações cheguem sem distorções. Com esse propósito, a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom) apresentou seus principais projetos e ações à imprensa de Teixeira de Freitas e região do extremo sul da Bahia, durante encontro realizado no espaço Cenarium Eventos, com a presença de representantes da imprensa regional e de profissionais do segmento da comunicação.

O secretário André Curvello afirmou durante o encontro, na quarta-feira (7), que o Governo do Estado tem buscado otimizar a relação com a mídia do interior, “garantindo maior participação dos profissionais e dos veículos de comunicação nas ações desenvolvidas pela Secom”. Ele informou ainda que já foram direcionados mais recursos em publicidade regional como forma de incentivar e fomentar a atividade em cidades de pequeno, médio e grande portes, favorecendo o desenvolvimento local. 

APÓS PAUSA, TSE RETOMA DISCUSSÃO

CHAPA DILMA-TEMER
APÓS PAUSA, TSE RETOMA DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO DE DELAÇÕES DA ODEBRECHT
MINISTROS DECIDEM HOJE SE PROVAS DA ODEBRECHT SERÃO INCLUÍDAS
Publicado: 08 de junho de 2017 às 15:21 - Atualizado às 15:41

Do - Diário do Poder - O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reiniciou a sessão de debate sobre a inclusão das delações de executivos da Odebrecht na ação que avalia o cometimento de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014 pela chapa Dilma-Temer.
Após pausa para o almoço, a corte retoma a discussão sobre a inclusão das provas obtidas a partir das delações. O ministro relator, Herman Benjamin, deu início a leitura do voto.
Confira ao vivo no vídeo abaixo a sessão do TSE:






COLETIVO EM ITABUNA VOLTA A RODAR NORMALMENTE

Secretário elogia rapidez no acordo  entre rodoviários e classe patronal

O Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna (Sesttran), Cláudio Dourado, elogia a rapidez e agilidade dos rodoviários e classe patronal para a chegada de um acordo em relação à campanha salarial 2017. Ele aproveita para informar que encaminhou um ofício às empresas prestadores do serviço de transporte coletivo na cidade, para que cumprissem o que determina a legislação, mantendo a frota mínima circulando, “mas infelizmente os motoristas foram impedidos de sair por conta dos bloqueios”.

E completou informando que no período da manhã toda paralisação foi monitorada pela equipe da Sesttran. “Estamos feliz que todos chegaram a um acordo antes do início da tarde. Por volta do meio-dia os ônibus já estavam circulando na cidade”.

Feira da Praça de Itacaré será aberta nesta quinta-feira já no clima junino


A Feira da Praça de Itacaré está de volta neste final de semana e a novidade é que a edição desse mês de junho está num clima de muito forró. A abertura será nesta quinta-feira, dia 08, às 18 horas, na Praça São Miguel. Durante três dias, 08, 09 e 10 de junho, sempre a partir das 18 horas, estarão funcionando os stands, barracas e a praça de alimentação, com oficinas infantis de artes, música ao vivo, além de apresentações culturais e artísticas. Outra novidade é que nesse final de semana a Feira da Praça de Itacaré está completando um ano de existência.

CLÁSSICO BRASIL X ARGENTINA TERÁ TRANSMISSÃO INÉDITA EM CANAIS DA TV ABERTA

NA AUSTRÁLIA
CLÁSSICO BRASIL X ARGENTINA TERÁ TRANSMISSÃO INÉDITA EM CANAIS DA TV ABERTA
O CLÁSSICO ESTÁ MARCADO PARA COMEÇAR ÀS 7H HORÁRIO DE BRASÍLIA
Publicado: 08 de junho de 2017 às 13:45 - Atualizado às 15:11
A SELEÇÃO BRASILEIRA TREINA NO ESTÁDIO MELBOURNE NESTA QUINTA FOTO: LUCAS FIGUEIREDO/ CBF


Do - Diário do Poder - Os brasileiros que quiserem acompanhar o clássico Brasil X Argentina nesta sexta-feira (9) pela televisão aberta, diferente do habitual, terão que sintonizar na TV Brasil e TV Cultura. Ambas emissoras têm seus sinais exibidos em canais diferentes, dependendo do estado.
O clássico está marcado para começar às 7h horário de Brasília. As seleções se enfrentam no estádio Melbourne Cricket Ground, na Austrália.
A transmissão e geração das imagens serão feitas pela CBF TV, que vai contar com a narração de Nivaldo Pietro (FOX Sports), Pelé e o ex-jogador Denilson (Band).
A TV Brasil alterou sua programação: após a transmissão do jogo, será exibido o programa de debates esportivos, No Mundo da Bola. A TV Cultura vai deixar de exibir os programas infantis para a transmissão do amistoso.
As outras opções, ou assistir pela internet, ou pelos canais pagos, para quem tem acesso à TV por assinatura.

Encontro reúne agricultoras familiares do Sul da Bahia

Cerca de 200 mulheres de 30 municípios dos Territórios de Identidade Litoral Sul, Baixo Sul, Médio Rio de Contas, Vale do Jequiriçá e Costa do Descobrimento participam em Ilhéus, do Encontro de Agricultoras Familiares da Região Cacaueira. O evento promovido pela Ceplac, com o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, tem como  objetivo  o fortalecimento da organização das agricultoras e a execução de projetos produtivos possibilitem a geração de trabalho e renda e o empoderamento da mulher.

Festa junina em Itacaré começa neste sábado vai até o dia 29

Os festejos juninos em Itacaré começam mais cedo, no próximo sábado, dia 10, e vão até o dia 29 de junho, com muita alegria, atrações regionais e o melhor do forró. O São João nos Bairros será organizado pelas comunidades, com o apoio da Prefeitura de Itacaré, e terá como ponto alto a valorização das atrações locais e regionais, além da apresentação de quadrilhas juninas, comidas e bebidas típicas. O objetivo do São João nos Bairros, segundo explicou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é possibilitar que todas as comunidades possam comemorar os festejos juninos, resgatando a tradição e a beleza de uma das melhores festas populares do Brasil.

Encontro das Águas discute integração e sustentabilidade nas Bacias Hidrográficas do Leste amanhã na FTC


Maria Luzia

Neste ano em que o Projeto de Recuperação das Bacias do Rio Cachoeira completa duas décadas de atividades, o paradigma da integração regional em prol da sustentabilidade produz novos horizontes e parcerias. Este será o principal objetivo do Encontro das Águas: Integração e Sustentabilidade, realizado pelo Instituto das Águas realiza dentro da programação do III Encontro Baiano de Sistemas Agrossiviculturais (EBSAGS), dia 9 de junho, das 8 às 12 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Itabuna.


O evento conta parcerias da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e Prefeitura Municipal de Itabuna e inclui a conferência Pagamento por Serviços Ambientais: uma estratégia para o desenvolvimento sustentável, ministrada por Volney de Souza Fernandes, especialista em Biologia de Florestas Tropicais e diretor executivo da Organização de Conservação da Terra (OCT)/APA do Pratigi. Também mesa redonda sobre o tema Paradigmas Civilizatórios: mudando para evoluir, com participações dos prof. Dr. Mauricio Moreau, MSc Jaqueline Lessa Maciel e moderação do prof. Dr. Alexandre Schiavetti. No final, trabalho do grupo técnico para planejamento das ações de revitalização das Bacias do Leste.

Fundação Marimbeta comemora a Semana do Meio Ambiente

 A Fundação Marimbeta promove na Semana do Meio Ambiente, a uma série de atividades com o objetivo de despertar a responsabilidade ambiental das crianças e adolescentes assistidas nas suas quatro unidades operacionais. A presidente da entidade, professora Cleonice Almeida, lembra que desde o início da sua gestão, em abril deste ano, tem buscado aplicar uma nova proposta pedagógica de integração da escola formal com as oficinas e atividades sócio-educativas.

Evento marca entrega de certificados a alunos da Escola Profissionalizante de Itabuna

Prefeito Fernando Gomes 
Sandra Neilma
 Para marcar o encerramento de mais um semestre, a Escola Profissionalizante de Itabuna realizou na noite de quarta-feira (07) a entrega dos certificados aos alunos concluintes de 11 cursos oferecidos pela instituição. Na cerimônia, 800 novos profissionais receberam certificado que os darão uma nova perspectiva na busca pela inserção no mercado de trabalho.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...