quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Sesttran realiza Curso de Direção Defensiva para condutores escolares de Itabuna


 A Secretaria Municipal de Segurança, Transportes e Trânsito (Sesttran) de Itabuna está realizando nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14, o Curso de Direção Defensiva para condutores que atuam no seguimento do transporte escolar. A inciativa, que faz parte das ações anuais educativas promovidas pela Sesttran, visa uma melhor qualificação dos motoristas para o trânsito e conta com a participação de 168 condutores escolares.

De acordo com o instrutor do curso, Salvador Júnior, o foco principal é promover a atualização de conhecimentos sobre as normas de segurança no trânsito, bem como garantir que os usuários do serviço, em sua grande maioria crianças e adolescentes, possam utilizá-lo com segurança. “A preocupação da Sesrttran é assegurar que todos possam atuar com responsabilidade no trânsito”, disse.

O motorista de Transporte Escolar, Ilton Santos, considerou o curso como de grande importância porque a cada dia, em relação ao trânsito, se aprende mais. “Mesmo o motorista que tem anos de experiência, tem a necessidade de atualizar seus conhecimentos porque a cada dia aumenta o número de veículos circulando na cidade e, consequentemente, aumenta a responsabilidade de todos no trânsito”, afirmou. Ao final do curso, os motoristas receberão certificados emitidos pela Sesttran. Leia também: Rua V do Cordolina Loup ganha  rede de esgoto + Escola Profissionalizante de Itabuna entrega de certificados + Refis termina em dois dias e registra 5.026 atendimentos  +  Concluída instalação de decoração e iluminação natalina + Seminário Jovem Empreendedor Grapíúna foi realizado com sucesso em Itabuna e Governo mostra eficiência e retoma as obras de infraestrutura no Bairro Daniel Gomes

Rua V do Cordolina Loup ganha  rede de esgoto


Atendendo a uma determinação  do Prefeito Fernando Gomes, o setor de saneamento da Emasa, comandado por Elanio Oliveira, conclui nesta quarta-feira (13), a colocação da rede de esgotamento sanitário na Rua “V”, no Loteamento Cordolina Loup Soares, com 85 metros de comprimento.

O serviço, que está sendo executado em tempo recorde, por uma equipe de seis homens usando uma retroescavadeira, vai possibilitar que a Prefeitura de Itabuna possa fazer o asfaltamento daquela artéria, sem a necessidade de quebrar o asfalto posteriormente.

A rede implantada tem uma tubulação de  150 mm e alta resistência, já ligada com todas as residências, além da construção de caixas de passagem, PVs, e  entroncada à rede geral.

Escola Profissionalizante de Itabuna entrega de certificados a alunos do segundo semestre de 2018

         O encerramento das atividades do ano 2017 da escola profissionalizante de Itabuna foi marcado pela entrega dos certificados e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos que estudaram na instituição neste segundo semestre. Mantida pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Itabuna, a escola formou neste ano 1600 novos profissionais. Apenas no segundo semestre, 800 concluintes se formara nos 11 cursos oferecidos pela instituição.

Ao visitar a exposição na tarde desta terça-feira (12), a secretária Sandra Neilma parabenizou os alunos e a equipe de professores e funcionários da escola. Para Sandra, a instituição é uma das mais importantes ferramentas de integração socioeconômica do município pois, além de fomentar o conhecimento, oportuniza novos mecanismos de geração de renda. “O nosso empenho e o trabalho de toda a equipe ganha sentido ao vermos esses brilhantes resultados aqui expostos”, destaca.

O diretor da instituição, Fábio Silveira, comenta que muitos profissionais formados pela escola no primeiro semestre do ano já se encontram atuando no mercado de trabalho e produzindo a partir da formação adquirida na escola. Fábio considera que o ano de 2017 fortaleceu ainda mais o nome da escola como centro de excelência à formação profissional.

A vice-diretora da escola, Wilmara Monte, ressalta que os resultados obtidos são frutos da dedicação dos alunos e da capacitação dos professores da escola. Para Wilmara, a conclusão do curso representa para os novos profissionais o início de um novo ciclo em suas vidas onde oportunidades irão surgir para que eles possam trabalhar.

A escola profissionalizante de Itabuna oferece cursos de artesanato, cabelereiro, corte e costura, crochê, gastronomia, cuidador de idosos, manicure, estética, entre outros. As inscrições para o primeiro semestre de 2018 irão se abrir no início de fevereiro, e as aulas terão início em março. Para a matrícula é solicitado apenas 1 kg de alimento a ser doado às instituições de caridade do município.

Refis termina em dois dias e registra 5.026 atendimentos

               Com 5.026 dívidas renegociadas até o início da manhã de hoje (13), o Programa de Recuperação Fiscal – Refis 2017, que termina na sexta-feira (15), intensifica o atendimento aos contribuintes com horário ampliado das 8 às 16 horas. O Refis permite aos contribuintes em débito com o IPTU, ISS e taxas diversas com o município cujo vencimento tenha ocorrido até 31 de dezembro do ano passado quitarem suas dívidas com o fisco municipal.

              O diretor do Departamento de Tributos, Emerson Carvalho, considera que os resultados estão dentro do previsto pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, uma vez que o Refis foi implementado num período de seis meses. Para ele o ideal é que os contribuintes não deixem para procurar a Divisão de Tributos na última hora evitando filas.
          
    Ele destaca ainda, que a Divisão de Fiscalização do ISS, que atende a empresas – pessoas jurídicas – vem intensificando o trabalho de finalização de processos para que os contribuintes em débito com o fisco municipal possam regularizar a sua situação.
           
    No caso de pagamento em cota única, o Refis permite o abatimento de 100% dos juros e multas. No parcelamento para quitação em seis parcelas, o desconto cai para 80%. Com o prazo de 12 vezes, abatimento fica em 60%, caindo para 40% quando em 24 parcelas; 30% em 36 vezes;   20% em 48 parcelas e 10% em 60 meses.


Concluída instalação de decoração e iluminação natalina

                   Após a conclusão da instalação da decoração natalina das ruas centrais de Itabuna, equipes do Departamento de Iluminação Pública e de Parques e Jardins da Secretaria de Administração ampliam agora a colocação de iluminação na área central da cidade com fios de led em praças e áreas de maior movimentação de pessoas e veículos.
             
 O projeto realizado numa parceria entre as secretarias de Administração, Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente e FICC, em conjunto com a iniciativa privada inclui a colocação de mais de 250 peças estruturadas em ferro com aplicação de cordas luminosas e mais três mil metros de fios de led.

              O titular da Secretaria de Administração, Dinailson Oliveira, informa que a decoração e iluminação foi uma decisão do prefeito Fernando Gomes. Mesmo com recursos limitados, a estratégia do projeto implicou numa parceria entre órgãos do governo e a iniciativa privada, o que permitiu a abranger áreas de maior movimentação de pessoas, o que inclui as avenidas Cinquentenário, Juraci Magalhães, Princesa Isabel, Aziz Maron e Mário Padre, bem como o calçadão da Rui Barbosa e a Paulino Vieira, além das praças Camacan, Adami e Jardim do Ó, no centro da cidade.

              Peças luminosas também foram instaladas nas pontes de acesso ao São Caetano e Góes Calmon e na rotatória da avenida Princesa Isabel, que ganhou três peças iluminadas. A decoração teve a participação do concepcionador plástico Renart.      
             
 O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos também discutiu com  Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal o reforço da segurança nas ruas do comércio e dos bairros durante os festejos natalinos e o horário especial de funcionamento do comércio. A ideia é fortalecer o comércio local que atrai consumidores de toda a região com uma cidade mais humana e colorida.

              As lojas itabunenses estão abrindo das 9 às 20 horas até 19 de dezembro. No período de 20 a 22 de dezembro vão funcionar das 9 às 22 horas. Já no sábado (23), o funcionamento será das 9 ás 17 horas e no domingo (24), das 9 às 15 horas.

              O secretário Jorge Vasconcelos destaca que além da parceria com a iniciativa privada para decoração e iluminação da cidade, a Divisão de Parques e Jardins e Iluminação Pública foi autorizada pelo prefeito Fernando Gomes para  compra de mangueiras de led e a instalação  das peças luminosas. Ele salienta que a decoração natalina é resultado de um esforço do governo em sintonia com as lideranças empresariais e a própria comunidade.
Seminário Jovem Empreendedor Grapíúnafoi realizado com sucesso em Itabuna

 Realizado na tarde de segunda-feira (11), o I Seminário Jovem Empreendedor Grapiúna foi sucesso de público, atraindo dezenas de adolescentes, jovens e adultos ao auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), local, do evento. Organizado e promovido pela Divisão da Juventude da Secretaria de Assistência Social (SAS), da Prefeitura de Itabuna, o Seminário foi uma das primeiras ações coletivas do Programa Acessuas Trabalho, do Governo Federal, cujo objetivo é promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho.

Falando aos presentes, a secretária municipal da Assistência Social, Sandra Neilma Costa, destacou que a juventude precisa ser estimulada a definir objetivos e construir metas para a vida. Ela disse ainda que o programa tem um papel preponderante na mobilização e articulação dos jovens, bem de outros segmentos da população economicamente ativa, que buscam ser inseridos no mercado de trabalho, com um foco diferenciado no empreendedorismo.

“Neste sentido, serão promovidas diversas ações para que a juventude, de maneira articulada, possa trilhar novos caminhos, exercendo plenamente seus direitos como cidadãos. Por outro lado, o Programa Acessuas Trabalho tem uma importância singular por conta do grau de vulnerabilidade em que vivem os nossos jovens”.

“Infelizmente, o município de Itabuna está entre os municípios brasileiros que lideram o ranking como uma das cidades mais violentas para os jovens. Por conta disso, temos que mostrar novos caminhos e dizer para a juventude quer é possível mudarmos para melhor essa triste realidade, inclusive estimulando o empreendedorismo”, afirmou Sandra Neilma.

Após a fala da secretária, o professor Fábio Santos, de maneira muito dinâmica, conduziu o primeiro bate-papo com os participantes falando sobre “Motivação para o mundo do trabalho”. Em seguida, foi à vez da jornalista e blogueira Fernanda Sepúlveda falar sobre a temática “Como ter sucesso”. Encerrando o ciclo de palestras, o professor e coordenador do curso de Jornalismo da Unime, Rodrigo Muniz, tratou da temática “Como empreender”.

O coordenador da Divisão da Juventude, Diego Raniery, avaliou os resultados do I Seminário Jovem Empreendedor como muito positivos. Ele ressaltou que o evento atendeu e superou as expectativas, considerando o nível de participação e envolvimento dos jovens atendidos pelos programas sociais. Diego adiantou que, com base nas informações contidas nas fichas de inscrição, será traçado um perfil dos participantes, o qual servirá de base para definir as próximas ações do Programa Acessuas para 2018. 

 Governo mostra eficiência e retoma as obras de infraestrutura no Bairro Daniel Gomes

         Para cumprir o seu compromisso de mudar a vida da população a partir de melhorias nos bairros da cidade e da qualificação na prestação dos serviços públicos, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, determinou que sua equipe agisse empenhada em viabilizar a retomada de obras importantes, como a pavimentação dos bairros Morumbi, Parque São João, Rua do Prado, essas já entregues. Uma das prioridades do prefeito, a recuperação da infraestrutura do bairro Daniel Gomes, teve suas obras retomadas e abrem uma nova perspectiva à comunidade local.

Com valor calculado em aproximadamente R$ 3,2 milhões, as intervenções têm previsão de conclusão em fevereiro de 2018. De acordo com o secretário de Administração, Dinailson Oliveira, o governo estará acompanhando todo o trabalho para garantir à população do Daniel Gomes o andamento célere das obras.

O secretário ressalta o esforço do prefeito Fernando Gomes em retomar esses investimentos e lamenta que a gestão anterior não tenha concluído a obra. “O prefeito reuniu sua equipe técnica e conseguiu a liberação do valor já que o governo passado correu o risco de perder essa verba”, enfatiza.

O secretário de Desenvolvimento Urbando, Patrick Monteiro, informa que as obras incluem a colocação da rede de esgoto e da rede fluvial, além da pavimentação asfáltica nas ruas da Olaria, Santa Rita, de Fátima, principal via do bairro, e outras transversais. Outra intervenção destacada pelo secretário é a limpeza e estruturação do canal do Daniel Gomes, que abrange desde o bairro Pedro Gerônimo ao São Pedro e que já está recebendo reparos. “São reinvindicações antigas da população e a gestão está empenhada sanar todas essas demandas”.

Além do trabalho que está sendo executado com as obras, uma equipe de 14 homens da Emasa está realizando a desobstrução da rede de esgoto existente no local. Moradora da rua Dom João há 40 anos, a dona de casa Maria Conceição de Jesus comemorou a retomada das obras. “Estou muito feliz e agradeço a gestão do prefeito Fernando Gomes porque estamos saindo daquela condição ruim em que o nosso bairro se encontrava”, conclui. 

Fotos: Adeildo Marques, Pedro Augusto e Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...