terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Prefeitura inaugura obras de urbanização e pavimentação do Parque São João


      A Prefeitura de Itabuna inaugura amanhã (13), numa solenidade a ser realizada às 19 horas, as obras de urbanização e pavimentação do Parque São João. Com a presença do prefeito Fernando Gomes, a solenidade contará com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças e moradores da comunidade.


 A obra realizada através das secretarias de Administração e de Desenvolvimento Urbano, complementada com recursos próprios do município e de um convênio federal através de repasses da Caixa Econômica Federal, incluiu investimentos na rede pluvial, através de uma parceria com a Emasa, além de pavimentação asfáltica de 1.420 metros de pista em dez ruas e uma praça, com um espaçamento médio de seis metros de largura, com infraestrutura. O bairro também recebeu sinalização de trânsito. Veja ainda: Associação de Equoterapia encaminha reivindicações e Seminário Jovem Empreendedor Grapíúna
foi realizado com sucesso.


Associação de Equoterapia encaminha reivindicações
                            
         O prefeito Fernando Gomes recebeu, em audiência no seu gabinete, no Centro Administrativo Firmino Alves, juntamente com a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma Costa, dirigentes da Associação Sul Baiana de Equoterapia (Asbe), que atende a 42 pacientes no Esquadrão de Polícia Montada da PM. Na agenda, uma parceria com a prefeitura de Itabuna no sentido de ampliar o atendimento da associação, que registra mais 98 inscritos para acesso a um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
         
O prefeito ouviu as reivindicações e marcou uma nova reunião em janeiro com representantes da Asbe, quando a entidade deve encaminhar uma proposta a ser formalizada com o governo municipal. Ele anunciou ainda, que em janeiro deve promover um processo seletivo visando a contratação de técnicos para todos os setores do governo, “vamos eliminar os atuais contratos com prestadores de serviço e através de edital fazer contratações por um prazo de dois anos”, complementou.

       O gestor e a secretária de Assistência Social ouviram do tenente Marcos Faustino um informe sobre a atuação da associação que funciona numa parceria com o Esquadrão de Polícia Montada em Itabuna, num projeto de equoterapia com bons resultados para pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Disse ainda, que a Asbe funciona hoje com sete voluntários – já contou com uma equipe de 16 profissionais – e com uma crescente demanda de inscrições, “o problema é que em função da escassez de recursos, o projeto não anda sem o apoio do poder público”.     

        O tenente Marcos Faustino explicou que para ampliar a prestação de serviços da instituição há a necessidade de contratação de técnicos nas áreas de psicologia, fisioterapia e de educação física, um trabalho  que tem sido feito até agora com apoio de voluntários. A PM fornece os cavalos, ração para os animais e o suporte operacional do projeto que tem alcance social.

Seminário Jovem Empreendedor Grapíúna
foi realizado com sucesso em Itabuna


Realizado na tarde de segunda-feira (11), o I Seminário Jovem Empreendedor Grapiúna foi sucesso de público, atraindo dezenas de adolescentes, jovens e adultos ao auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), local, do evento. Organizado e promovido pela Divisão da Juventude da Secretaria de Assistência Social (SAS), da Prefeitura de Itabuna, o Seminário foi uma das primeiras ações coletivas do Programa Acessuas Trabalho, do Governo Federal, cujo objetivo é promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho.

Falando aos presentes, a secretária municipal da Assistência Social, Sandra Neilma Costa, destacou que a juventude precisa ser estimulada a definir objetivos e construir metas para a vida. Ela disse ainda que o programa tem um papel preponderante na mobilização e articulação dos jovens, bem de outros segmentos da população economicamente ativa, que buscam ser inseridos no mercado de trabalho, com um foco diferenciado no empreendedorismo.

“Neste sentido, serão promovidas diversas ações para que a juventude, de maneira articulada, possa trilhar novos caminhos, exercendo plenamente seus direitos como cidadãos. Por outro lado, o Programa Acessuas Trabalho tem uma importância singular por conta do grau de vulnerabilidade em que vivem os nossos jovens”.

“Infelizmente, o município de Itabuna está entre os municípios brasileiros que lideram o ranking como uma das cidades mais violentas para os jovens. Por conta disso, temos que mostrar novos caminhos e dizer para a juventude quer é possível mudarmos para melhor essa triste realidade, inclusive estimulando o empreendedorismo”, afirmou Sandra Neilma.

Após a fala da secretária, o professor Fábio Santos, de maneira muito dinâmica, conduziu o primeiro bate-papo com os participantes falando sobre “Motivação para o mundo do trabalho”. Em seguida, foi à vez da jornalista e blogueira Fernanda Sepúlveda falar sobre a temática “Como ter sucesso”. Encerrando o ciclo de palestras, o professor e coordenador do curso de Jornalismo da Unime, Rodrigo Muniz, tratou da temática “Como empreender”.

O coordenador da Divisão da Juventude, Diego Raniery, avaliou os resultados do I Seminário Jovem Empreendedor como muito positivos. Ele ressaltou que o evento atendeu e superou as expectativas, considerando o nível de participação e envolvimento dos jovens atendidos pelos programas sociais. Diego adiantou que, com base nas informações contidas nas fichas de inscrição, será traçado um perfil dos participantes, o qual servirá de base para definir as próximas ações do Programa Acessuas para 2018.  

Fotos: Waldyr Gomes e Adeildo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...