segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Carnaval Antecipado 2018 em Itabuna

 
A prefeitura começa a planejar o esquema especial para realizar uma das  maiores festas populares do interior do nordeste: o Carnaval Antecipado 2018, que acontece nos dias 18, 19, 20 e 21 de janeiro em Itabuna. Na manhã desta segunda-feira (11), em reunião com a comissão organizadora formada por secretários e diretores municipais,  o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICCF), Daniel Leão apresentou a proposta da festa e ações de segurança.

No encontro que contou com representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e SAMU, Secretarias de Administração, de Segurança, Transporte e Transito (Sesttran) e  o secretário da Indústria, Comércio, Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, declarando  que  o prefeito Fernando Gomes não poupará esforços para garantir a segurança dos foliões durante todos os dias da festa.

“Vamos repetir o sucesso com a mesma tranquilidade, segurança e alegria das últimas festas (carnaval antecipado e São João) promovidas este ano pela prefeitura. Para isso contamos com o mesmo apoio e a participação de vocês, como ocorreu em 2017”. Jorge Vasconcelos adiantou que o Carnaval Antecipado será aberto  no dia 18 de janeiro com a tradicional  Lavagem do Beco do Fuxico, mas as atrações só serão divulgadas  após os festejos natalinos quando estará definida a programação.

Já o Major PM Manoilzo informou que o esquema especial da Policia Militar está pronto para a festa, o que incluirá dentre outras coisas, patrulhamento com abordagem nas entradas e no circuito da folia, com instalação de dois postos de comando, um próximo ao Shopping Jequitibá e o outro nas imediações da Câmara de Vereadores.

”No Carnaval antecipado de 2017, o esquema especial planejado pelo  Comando da Polícia Militar funcionou muito bem e acreditamos que não será diferente no próximo carnaval”, declarou. O militar adiantou ainda, que o número do efetivo que vai garantir a segurança dos foliões nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron, onde acontece a festa, também será divulgado no inicio de janeiro. 

 leia mais:  Educação reúne coordenadores e diretores da rede municipal + Matrículas na Rede Pública Municipal de Ensino + Plano Municipal de Educação +Prefeito defende ajustes no governo e cobra mais eficiência administrativa e Prefeitura conclui obras de urbanização e pavimentação do Parque São João.

Planejamente do Carnaval 


A prefeitura começa a planejar o esquema especial para realizar uma das maiores festas populares do interior do nordeste: o Carnaval Antecipado 2018, que acontece nos dias 18, 19, 20 e 21 de janeiro em Itabuna. Na manhã desta segunda-feira (11), em reunião com a comissão organizadora formada por secretários e diretores municipais, o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICCF), Daniel Leão apresentou a proposta da festa e ações de segurança.

No encontro que contou com representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e SAMU, Secretarias de Administração, de Segurança, Transporte e Transito (Sesttran) e o secretário da Indústria, Comércio, Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, declarando  que  o prefeito Fernando Gomes não poupará esforços para garantir a segurança dos foliões durante todos os dias da festa.

“Vamos repetir o sucesso com a mesma tranquilidade, segurança e alegria das últimas festas (carnaval antecipado e São João) promovidas este ano pela prefeitura. Para isso, contamos com o mesmo apoio e a participação de vocês, como ocorreu em 2017”. Jorge Vasconcelos adiantou que o Carnaval Antecipado será aberto no dia 18 de janeiro com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, mas as atrações só serão divulgadas após os festejos natalinos quando estará definida a programação.

Já o Major PM Manoilzo informou que o esquema especial da Policia Militar está pronto para a festa, o que incluirá dentre outras coisas, patrulhamento com abordagem nas entradas e no circuito da folia, com instalação de dois postos de comando, um próximo ao Shopping Jequitibá e o outro nas imediações da Câmara de Vereadores.

”No Carnaval antecipado de 2017, o esquema especial planejado pelo Comando da Polícia Militar funcionou muito bem e acreditamos que não será diferente no próximo carnaval”, declarou. O militar adiantou ainda, que o número do efetivo que vai garantir a segurança dos foliões nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron, onde acontece a festa, também será divulgado no inicio de janeiro.  

 Educação reúne coordenadores e diretores da rede municipal para orientação sobre encerramento do ano letivo 2017


        Em encontro realizado na manhã desta segunda-feira (11) na Usemi, a secretaria de educação de Itabuna reuniu professores da rede municipal de ensino público para discutir o planejamento referente a finalização do ano letivo 2017. Este primeiro encontro que reuniu 120 diretores e coordenadores da escola fundamental dos anos iniciais, terá continuidade à tarde com os responsáveis pelos anos finais, e será encerrado a noite com a assessoria da educação para jovens e adultos.
Ao comunicar que o objetivo da reunião foi orientar todos os agentes da rede municipal para que eles possam ter um encerramento tranquilo, a secretária Anorina Smith Lima observou que, por conta de algumas dificuldades enfrentas neste ano de 2017, que incluíram paralizações e o início atrasado do ano letivo, que foi começar de fato no mês de abril, a secretaria de educação teve que realizar ajustes em seu calendário de modo a não prejudicar os alunos.
A secretária informou ainda que algumas escolas terão que repor poucos dias de aula no início de janeiro e salientou que essa medida visa não comprometer o ensino. Segundo Anorina, a expectativa é para que em 2018 o calendário letivo esteja normalizado, sendo possível qualificar ainda mais o ensino.
A técnica da assessoria de ensino fundamental da secretaria de educação, Marluce Del Pomo, ressaltou a importância dos encaminhamentos transmitidos na reunião e observou que com a proximidade do encerramento do ano letivo, muitas escolas ficam sobrecarregadas com demandas que incluem avaliação final de alunos, conselhos de classe e preenchimento dos dias letivos.

Matrículas na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna começam dia 13

          O calendário de matrículas na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna começa na próxima quarta-feira, 13, e se estenderá até o dia 02 de fevereiro. O anúncio foi feito pela secretária municipal da Educação, professora Anorina Smith Lima, durante Encontro com Diretores e Coordenadores Pedagógicos, que aconteceu no campus da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Visando tornar o processo de matrícula o mais racional e ágil possível, a Secretaria da Educação (SEC) disponibilizará atendimento aos pais e/ou responsáveis em nove Postos Informatizados de Matrículas em bairros e no centro da cidade.

De acordo com a Portaria publicada pela SEC, inicialmente, no período de 13 a 22 de dezembro serão matriculados os alunos da própria Rede Municipal. Já no período de 22 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018, serão matriculados os novos estudantes ingressantes nas escolas municipais. No ato da matrícula serão exigidos os seguintes documentos: original da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade; original do CPF; número do NIS do aluno; comprovante de residência; e cartão do SUS. Para os alunos ingressantes são exigidos ainda a transferência da escola anterior e uma pasta individual.

Os Postos Informatizados de Matrículas estarão funcionando nas seguintes unidades e bairros: Escola Lourival Oliveira (Ferradas); Escola Frederico Smith (Urbis IV); Escola João Mangabinha (Mangabinha); Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC Jorge Amado (Jardim Primavera); Escola Everaldo Cardoso (São Caetano); Escola 28 de Julho (Califórnia); Imeam (Centro; Escola Luiz Viana Filho (Santo Antônio); e no Setor de Organização Escolar (Cento Administrativo Municipal). O atendimento será feito no horário de funcionamento das escolas. Para os alunos do noturno, a SEC disponibilizará algumas unidades com horário especial.

Durante o encontro com os gestores, a secretária Anorina Lima ressaltou a importância de priorizar o atendimento das matrículas, bem como da necessidade de ampliar o número de alunos ingressantes na Rede Pública Municipal de Ensino. A secretária falou ainda sobre o Reordenamento da Rede para 2018, como uma ferramenta necessária para corrigir distorções existentes em várias unidades escolares, inclusive, em relação ao segmento ofertado e público atendido. Na pauta do encontro teve espaço ainda questões relacionadas ao encerramento do Ano Letivo 2017.

 Plano Municipal de Educação de Itabuna foi avaliado durante audiência pública


Convidados pelo Fórum Municipal de Educação de Itabuna, representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada, educadores e outros cidadãos e cidadãs itabunenses participaram na última sexta-feira (8) da Audiência Pública para Avaliação do Plano Municipal de Educação de Itabuna (PME). O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e teve dentre suas finalidades a de democratizar, conferir transparência e assegurar a participação popular, conforme princípios estabelecidos pela Constituição Federal.

A secretária da Educação de Itabuna, professora Anorina Smith Lima, ressaltou a singularidade da audiência pública, que teve como essência avaliar o cumprimento das metas, estratégias e ações do Plano Municipal de Educação para ó período de 10 anos, desde a aprovação do PME em junho de 2015  até o ano de 2024. Ela observou que o PME é um plano de Estado que norteia todas as políticas públicas educacionais para o município, que extrapola períodos de governo.

“Portanto, foi muito importante esta audiência porque detectamos em que avançamos e que precisamos avançar nas políticas públicas, o que ainda está em curso e quais os desafios que teremos pela frente para fazer cumprir as metas do Plano Nacional de Educação, que também se transferem ao PME”, argumentou Anorina Lima. Ele disse que a avaliação a cada dois anos é uma exigência da Lei para possibilitar, inclusive, adequações ao Plano.

A coordenadora do Fórum Municipal de Educação, professora Maria Lúcia Bittar Tourinho, enfatizou que um dos principais objetivos do audiência é o de dá ciência a sociedade de como anda a execução do Plano Municipal de Educação, a partir dos avanços e das fragilidades no cumprimento das metas previstas. “A Lei que que criou o PME estabelece prazos para que sejam cumpridas tais metas. Neste sentido, o que a audiência propõe é justamente diagnósticar se, de fato, a legislação que estabelece tais prazos está sendo efetivada”, disse.  

 Prefeito defende ajustes no governo e cobra mais eficiência administrativa
Exibindo Prefeito defende ajustes no governo e cobra mais eficiência administrativa Foto Waldir Gomes (2).jpg
           Ao fazer uma avaliação dos problemas enfrentados no primeiro ano de governo, um período marcado pela superação de dificuldades, o prefeito Fernando Gomes defendeu ajustes e cobrou dos secretários mais eficiência da máquina administrativa. O prefeito também anunciou que estuda a ampliação do horário de funcionamento da prefeitura com a extinção do turnão de 8 às 14 horas, para dois turnos de 8 às 12 e das 14 às 18 horas, um projeto sem data definida para a sua implementação.

              O prefeito lamentou a queda da arrecadação dos municípios brasileiros, enquanto o governo federal registra aumento de receitas. Comparando a equipe de governo com a tripulação de um barco que tem nele o seu comandante, Fernando Gomes lembrou que montou um time com pessoas comprometidas com o desenvolvimento de Itabuna, “uma cidade que precisa do trabalho de todos nós, que temos de lutar por dias melhores para o nosso povo”.

              Em sua análise, o prefeito criticou a concentração de renda que tem aumentando a desigualdade social no país. No caso de Itabuna, ele lembrou da necessidade de investimentos em obras essenciais e projetos de grande porte como o de despoluição do rio Cachoeira, que está morrendo. Salientou que esta questão passa pela concessão da Empresa Municipal de Água e Saneamento, porque o município não dispõe de recursos para este tipo de investimento que considera prioritário.

              Lembrando sua experiência de mais de 40 anos na vida política e os cinco mandatos como prefeito, ele destacou que enfrenta problemas na área de educação e da saúde, “mas o que fizeram com a prefeitura de Itabuna foi um crime, inclusive com a recontratação de professores aposentados, mas que não voltaram  para a sala de aula obrigando o município a contratar mais profissionais. Hoje, os recursos da educação estão comprometidos em quase sua totalidade com o pagamento de salários”, lamentou.

              Um outro problema na educação foi a queda do numero de alunos da rede municipal de ensino, que caiu de 26 mil matriculados na sua última gestão e agora atinge a apenas 17 mil estudantes. Na saúde, ele cita que a cidade registrou no ano passado 80 mil casos de dengue, zica e chikungunya e 38 mortos, com um custo de mais de R$ 2 milhões para o governo, “o que exige uma ampla mobilização e ações efetivas do governo. Compramos inclusive equipamentos para combate ao mosquito aedes aegypti, mas o seu uso foi dificultado pela fiscalização ambiental, o que não se justifica, porque estamos lidando com vidas humanas,” argumentou.
           
   Além de rigor nos horários dos servidores comissionados e com função gratificada, Fernando Gomes anunciou a  suspensão de  contratos. Com isso, a partir de janeiro todas as contratações nas diversas áreas do governo serão através de processos seletivos, com lançamentos de editais específicos. Disse ainda, que no caso dos concursados que não trabalhem será intransigente, promovendo a criação de comissões de sindicância para apurar possíveis irregularidades.

 Prefeito elogia pioneirismo e história da Rádio Nacional

         O prefeito Fernando Gomes participou dos festejos do 62º aniversário da Rádio Nacional, AM 870, a primeira emissora itabunense.  O evento foi marcado pelo sorteio de brindes e shows, com apresentações de 12 bandas entre as quais Magnata da Bregadera, Sinho Ferrary, Thaine e Tainá, Detona Paredão e Amor a Dois, que atraíram um grande público no palco armado ao lado da emissora, próximo à Avenida Princesa Isabel.
     
   Para Fernando Gomes, que também participou do sorteio de brindes e fez a entrega de duas cadeiras de rodas e banho para uso de internos da Fundação Baldoíno Azevedo, a Rádio Nacional está inserida na história da comunicação de Itabuna e da região pelo seu pioneirismo  e por revelar profissionais de alto nível: “É uma emissora com relevantes serviços prestados e que deve continuar nesta trajetória informando com credibilidade e atendendo aos interesses da população”.


 Prefeitura conclui obras de urbanização e pavimentação do Parque São João

            A Prefeitura de Itabuna concluiu, através das secretarias de Administração e de Desenvolvimento Urbano, as obras de urbanização e pavimentação do Parque São João. A obra será inaugurada na próxima quarta-feira (13), pelo prefeito Fernando Gomes, numa solenidade a ser realizada às 19 horas, com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças e moradores da comunidade.

            A execução das obras foi complementada com recursos próprios do município e de um convênio federal através de repasses da Caixa Econômica Federal.  O projeto executivo incluiu investimentos na rede pluvial, através de uma parceria com a Emasa, além de pavimentação asfáltica de 1.420 metros de pista em dez ruas e uma praça, com um espaçamento médio de seis metros de largura, com infraestrutura. O bairro também recebeu sinalização de trânsito.

            A secretário de Governo Maria Alice Araújo Pereira salienta que o projeto representa a continuidade de uma série de obras iniciadas com a pavimentação da rua do Prado e do bairro Morumbi, “o fato é que em um ano de governo o prefeito Fernando Gomes faz muito mais do que o seu antecessor em quatro anos, deixando Itabuna com uma nova fisionomia e resgatando a retomada do seu desenvolvimento”.

 ​




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...