terça-feira, 18 de julho de 2017

Educação se reúne para traçar plano de ações

Educação se reúne para traçar plano de ações da Formação Continuada

Com uma série de mudanças realizadas no sentido de melhorar a educação básica pública municipal, a partir da implantação de uma nova proposta pedagógica, aliada a valorização dos professores e servidores da pasta, a Secretaria de Educação de Itabuna vem organizando encontros que possibilitam aos professores e profissionais uma melhor compreensão da nova proposta. Na tarde de segunda-feira (17), formadores da rede estiveram na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) onde foram apresentados ao plano de ação da secretaria em relação a formação continuada da rede e a organização do cronograma de trabalho do grupo de professores formadores.

Na avaliação da secretária Anorina Smith Lima, o encontro foi proveitoso e muito positivo por reunir os formadores da rede que são responsáveis pela formação de todos os professores da educação municipal, tanto infantil, do 1º ao 9º ano, quanto da educação de jovens e adultos. “Nós temos hoje uma prioridade na política pública do município com a formação continuada dos professores para que a nova proposta pedagógica do município seja consolidada e garanta ao aluno o direito de aprender” comenta a secretária.


A Diretora do Departamento de Educação Básica, Elisângela Santos Messias, explica que o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), o Grupo de Estudo e Incentivo à Alfabetização (Geia) e o grupo que faz parte do pacto pela educação já desenvolvem um trabalho na rede no sentido da formação continuada. Elisângela observa que foram selecionados através de edital da secretaria um novo grupo de professores e que estes serão incorporados para que se possa organizar as formações mensais dentro da rede.

Ivânia Borges, Assessora da Formação Continuada, ressalta que um dos objetivos principais do encontro é de integrar todos os formadores da rede onde se tem professores do Geia, do Pacto e do NTM e os professores que estão assumindo as funções por área a partir da seleção realizada. Para Vânia “é preciso formar uma teia com todos os formadores da rede de ensino para qualificar e garantir a aprendizagem dos alunos”.

Conselho Municipal de Educação convoca gestores da Educação Infantil

 O Conselho Municipal de Educação de Itabuna emitiu nota em que convoca os Gestores das Instituições de Educação Infantil da Rede Privada de Ensinoa comparecer a partir de amanhã (19) na sede do Conselho Municipal de Educação de Itabuna, para realizar o Cadastramento como Instituição de Educação Infantil na Rede Privada de Ensino de Itabuna.

De acordo com a portaria de convocação do CME, entende-se por instituições de Educação Infantil, integrantes do Sistema Municipal de Ensino de Itabuna, dentre outras: Escolas de Educação Infantil, criadas e mantidas pela iniciativa privada, Brinquedotecas, Centros de Educação Infantil, Creches, Educandários, Berçários, com atendimento a crianças de zero a cinco anos e 11 meses de idade.

O Conselho Municipal de Educação também informa que a autorização para funcionamento ministrando a Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino de Itabuna, concedida pelo CME, em conformidade com a Lei Municipal Nº 2.320/2014, em seu artigo 2º, § 2º e na Meta 7 – Estratégia 7.6, consiste na comprovação de que a Instituição de Educação Infantil reúne as condições de infraestrutura e dispõe das condições pedagógicas estabelecidas pela legislação educacional vigente.

O prazo para realizar o cadastramento segue até o dia 31 de Julho, na sede do Conselho, que fica situado à Rua Adolfo Maron, nº 82. Edifício Carlos Corrêa Ribeiro, 2º andar, salas 09, 10, 11. Centro, Itabuna.

CAPS AD faz feira de saúde e alerta pacientes sobre os riscos das hepatites



Os pacientes do Centro de Atenção Psicossical – Álcool e Drogas (CAPS AD), reforçaram o cuidado à saúde na manhã desta terça-feira (18), ao participarem de uma feira de saúde, cujo principal objetivo foi levar informação sobre as hepatites e doenças sexualmente transmissíveis. A ação marca a Semana Municipal de Combate às Hepatites Virais, promovida pela da Secretaria de Saúde de Itabuna.

A programação integra a campanha anual do Ministério da Saúde e alerta a população quanto à doença, as formas de contágio, medidas de prevenção e tratamento. A diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Sandra Magalhães e o coordenador do Setor de Saúde Mental, Paulo Cardoso, participaram do evento.

Eles ressaltaram a importância da programação que está sendo realizada durante toda a semana em diversos setores da Secretaria de Saúde e destacaram que a comunidade precisa se informar e receber orientação sobre certos tipos de doenças, a exemplo das hepatites, que podem ser evitadas com alguns cuidados básicos.

“A higiene pessoal como um simples ato de lavar bem as mãos, o não compartilhamento de equipamentos de trabalho como um alicate de unha e o sexo seguro com o uso de preservativos são fundamentais para uma vida saudável e longe de doenças transmissíveis”, lembrou a diretora Sandra Magalhães.    

 As informações aos pacientes do CAPS AD foram repassadas por meio de palestra ministrada pela enfermeira do Cerpat, Cristina Carvalho Menezes, que falou sobre as formas de contágio, como tratar as hepatites e as DSTs e os cuidados no dia a dia de cada um. Ela aproveitou para destacar o trabalho do Cerpat, que atende pacientes portadores de doenças como HIV/Aids e hepatites virais. “O Cerpat atua durante todos os dias do ano, levando informações e orientação nas escolas, nas unidades de saúde nas comunidades e também durante campanhas que acontecem em Itabuna”, o gerente de projetos, Yuri Rosas.   

Já a enfermeira do CAPS AD, Raquel Palmeira, explicou que, além de levar informações e orientação, foram realizados testes rápidos das hepatites B e C e ainda vacinação contra hepatite, tétano e gripe para os cerca de 40 pacientes da unidade. Ela informou ainda que, caso o resultado do teste apresente resultado positivo, o paciente é encaminhado para o Cerpat onde é feito tratamento e acompanhamento permanente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...