quarta-feira, 19 de julho de 2017

Agência reguladora extinta em 2014 é modernizada

Legislativo de Itabuna moderniza agência reguladora extinta em 2014
Com a sanção do Executivo, publicada em 10 de julho, a Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos de Itabuna (Arsepi) voltou a existir. Na tramitação, o projeto de lei recebeu mais de 30 emendas. É a terceira vez que o Legislativo aprecia propostas relacionadas à autarquia, criada em 2010 por Fernando Gomes e extinta em 2014 por Claudevane Leite.

Para o relator Ricardo Xavier (PPS), as contribuições parlamentares modernizaram a Arsepi. Robinho (PP) acrescentou contratos de saúde às funções normativa e fiscalizatória da autarquia. Beto Dourado (PSDB) e Babá Cearense (PHS) estenderam a atuação da Arsepi sobre os serviços de água e esgoto. “A Câmara, num diálogo propositivo com o Governo, dotou a Agência de mecanismos modernos de gestão na área regulatória”, ressalta Xavier.


Ronaldão (PMN) propôs vários dispositivos legais para reforçar a autonomia decisória (ações de poder de polícia) e administrativa. Ele ainda emendou o texto objetivando a proteção dos usuários contra monopólio e elevação dos lucros às custas do consumidor. Antônio Cavalcante (PMDB) acrescentou “formação gerencial específica” como exigência para os cargos comissionados.

Durante a tramitação em Plenário (em 05 de julho) dois vereadores votaram contra a recriação da Arsepi. Jairo Araújo (PCdoB) alegou a inexistência de serviços públicos terceirizados que demandem normatização de agência reguladora em Itabuna. Outro a se opor, Guinho (PDT) declarou que a Arsepi servirá apenas para empregar aliados políticos sem qualificação profissional.
Da Assessoria de Comunicação
Foto: Pedro Augusto Benevides

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...