segunda-feira, 22 de maio de 2017

Glaucoma Day realiza mais de cinco mil procedimentos em Itabuna



  Mais de cinco mil procedimentos foram realizados durante o Glaucoma Day, promovido pelo DayHorc, Fundação Regina Cunha (Furc) e Secretaria Municipal de Saúde numa grande mobilização para a prevenção e controle do glaucoma, doença associada ao aumento da pressão intraocular e que se não for tratada a tempo pode resultar numa cegueira irreversível. No evento realizado no último sábado (20), o  prefeito Fernando Gomes foi representado pela secretária de governo Maria Alice Araújo Pereira, que estava acompanhada da titular da pasta de educação Anorina Smith Lima.

Ela destacou a importância da parceria do governo municipal com o DayHorc e a Furc na prevenção de uma doença que pode cegar se não tiver nenhum tratamento ou atenção médica. Contou que faz tratamento de glaucoma e como saúde é uma prioridade para o governo Fernando Gomes, também trouxe o seu apoio ao trabalho realizado pela equipe de Rui Cunha, que mobilizou centenas de voluntários, além dos integrantes da equipe da sua clínica e servidores municipais.

 Como coordenador do Glaucoma Day, Ruy Cunha explica que o número de procedimentos vem crescendo de ano a ano e este ano supera a marca de cinco mil, 20% acima do ano anterior. Explica que na edição de 2017 foram mobilizados mais de 300 voluntários, além da equipe médica do DayHorc, “mas o apoio que tivemos da prefeitura foi de fundamental importância, inclusive mobilizando equipes da área da Saúde e da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, colaborando na infraestrutura e mudanças no trânsito.”

O DayHorc Hospital de Olhos é uma clínica especializada com quatro unidades na Bahia, duas delas em Salvador, empregando mais de 200 pessoas e que nasceu em Itabuna através, da visão empreendedora de Rui Cunha, ao implantar em 1982, a Clínica de Olhos Santa Lúcia, inteiramente ampliada e rebatizada como Day Horc, sendo hoje uma das mais bem equipadas do estado, usando tecnologia de última geração.

Parceria
Cunha anunciou que vai solicitar uma audiência ao prefeito Fernando Gomes para apresentar ao governo municipal o projeto de um cluster visando a revitalização da área central de Itabuna, no trecho compreendido entre a praça Olinto Leoni, Praça da Juventude e a avenida Henrique Alves, onde a prefeitura anuncia a instalação de uma academia ao ar livre e deve implantar a praça do Cacau, que tem como referência a lavoura cacaueira, que foi o sustentáculo econômico da região.

O cluster vai agregar clínicas, restaurantes, academias, lojas de artigos esportivos e empresas dos diversos segmentos num projeto a ser deflagrado numa parceria com a prefeitura de Itabuna, que vem realizando ações proativas ao implementar o Projeto Cidade Universitária e Cidade Limpa, que se compatibilizam com a proposta de revitalização e requalificação do centro de Itabuna, uma ação que pode unir o governo e a iniciativa privada.

O que é glaucoma
O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

Um dos principais sintomas da doença é a perda da visão periférica no seu início. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Em geral, o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a "visão tubular", ou seja, apenas a visão central é percebida, o paciente começa a tropeçar, esbarrar em objetos, porque a percepção periférica diminui. A perda visual causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida, atrasada ou estabilizada por tratamento.

A pressão intra-ocular pode ser diminuída com medicamentos, em geral, colírios. Caso essa pressão não diminua com o uso de medicamentos, um procedimento cirúrgico poderá ser indicado, tanto a cirurgia a laser quanto a tradicional.

Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...