segunda-feira, 24 de abril de 2017

Salvador e Itabuna recebem capacitação para empresários do ramo do audiovisual

Primeiro encontro acontece na capital baiana, no próximo dia 27, no auditório do Irdeb

O audiovisual brasileiro vem registrando um crescimento acentuado em todas as suas vertentes nos últimos anos. Números significativos em investimentos na esfera pública (R$ 356 milhões só em 2014), aumento no número de lançamentos de filmes brasileiros (129, em 2015), bilheteria que chegou a mais de R$ 200 milhões, também neste período. No entanto, a concentração da produção audiovisual ainda no Rio de Janeiro (42%) e em São Paulo (37%) revela um potencial de desenvolvimento desse setor a ser explorado em outros estados, principalmente com a expectativa de crescimento de novas plataformas de distribuição e exibição por meio da internet.

Oportunidade para produtores e realizadores baianos, no dia 27 de abril, Salvador será sede do workshop de apresentação do projeto “Objetiva - Empreendedorismo em Foco”, uma proposta de capacitação para empresários do setor do audiovisual, voltado às produtoras de micro e pequeno portes de todo o país. O evento acontecerá no auditório do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), das 8h30 às 13h. No dia 28 de abril, o mesmo evento segue para Itabuna, no sul da Bahia, no Itabuna Palace Hotel, também das 8h30 às 13h, com inscrições pelo telefone 73 3634-4068. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da loja virtual do Sebrae.
Fruto de uma parceria do Sebrae com a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), o evento contará com especialistas renomados no mercado audiovisual, a exemplo da palestra da gerente executiva de capacitação da APRO, Odete Cruz, que explicará sobre a metodologia do projeto de capacitação de empresários do setor audiovisual. 

Na sequência, o consultor em Gestão de Negócios Audiovisuais, Erick Krulikowski, abordará questões sobre empreendedorismo, plano de negócios criativos, desenvolvimento, modelagem de negócios e ferramentas de gestão. 

A diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Débora Ivanov, também explicará sobre as diversas fontes de financiamento e fomento, como o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e demais linhas da ANCINE. 

Em Salvador, o evento conta com o apoio do IRDEB, do Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e Laboratório Audiovisual (LabAV). Em Itabuna, faz parte da Semana de Comunicação Dirigida, evento de capacitação para profissionais do ramo de comunicação.

Programa Objetiva

Realizado desde o ano de 2013, o programa Objetiva aborda temas importantes como gestão empresarial para o setor do audiovisual, desenvolvimento de projetos, legislação, editais, leis de incentivo, distribuição, comercialização, transmídia, dentre outros, além de disponibilizar modelos referenciais de contratos, para auxiliar produtores, e pesquisa de mapeamento e impacto econômico do Setor Audiovisual no Brasil.

A iniciativa, que já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Brasília, será realizada, a partir de junho, em Salvador e Itabuna, com carga horária de 90h, dividida em quatro módulos: Gestão Empresarial, Legislação, Distribuição/Comercialização e Transmidia/Inovação. 

O projeto conta com ainda com a parceria do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) e da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI). Mais informações podem ser obtidas através do site www.objetivaaudiovisual.com.br.

Da - Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...