terça-feira, 25 de abril de 2017

Itacaré: Obras de requalificação da rua da Pituba continuam


As obras de requalificação da Rua da Pituba, em Itacaré, continuam e em breve o bairro vai ficar de cara nova e muito mais bonito. Nesta semana continuam sendo retirados os paralelepípedos antigos para que o local possa ganhar uma nova pavimentação, muito mais bonito e com acessibilidade. Também está sendo feita a alvenaria de contenção na lateral da rua. A previsão é de que as obras sejam concluídas em seis meses.


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explica que a obra de requalificação urbana da rua Pedro Longo, também conhecida como Projeto Calçadão da Pituba, é uma ação da administração municipal com o objetivo de readequar a referida rua como espaço de uso coletivo, privilegiando os pedestres e a sua utilização como espaço de circulação e lazer pela população local e pelos visitantes, considerando a vocação turística da cidade.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, informou que, visando a implementação dessa obra, a prefeitura de Itacaré firmou um convênio com o Ministério do Turismo, através da Caixa Econômica Federal, no valor de 500 mil reais, e a gestão atual modificou o projeto inicial de forma a melhor atender aos anseios da população e viabilizar a execução total da intervenção, que compreende um trecho de aproximadamente 1.400 metros entre a praça Santos Dummont e a rótula de acesso à avenida principal do loteamento Conchas do Mar, no final da Praça da Mangueira.

Limpeza da área de canoagem


 A Prefeitura de Itacaré iniciou nesta segunda-feira a limpeza e preparação da área onde será construído o Centro de Canoagem, uma obra do governo do Estado, em parceria com o Município, que tem o objetivo de incentivar o esporte, despertar novos talentos nessa modalidade, projetar a canoagem a nível internacional e garantir o treinamento e a formação de novos atletas. Nesta segunda-feira foram retiradas algumas ocupações caracterizadas por construções  precárias e irregulares que estavam no local. A remoção foi pacífica, já que os ocupantes entenderam que estavam em condições irregulares e a obra beneficiará toda a comunidade.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, está em Salvador para assinar junto com o Governo do Estado, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o convênio para a realização da obra do Centro de Canoagem. A limpeza e desocupação da área era uma das condições indispensáveis para que os serviços sejam iniciados. A proposta do governador Rui Costa é construir três centros de canoagem na região, o de Itacaré, Ubaitaba e Ubatã. E Itacaré poderá ser o primeiro a ser inaugurado, já que a área está disponível, atende aos critérios técnicos e a Prefeitura vem realizando todos os trâmites necessários para o início imediato das obras.

Em fevereiro desse ano representantes da Prefeitura de Itacaré, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) visitaram área onde será construído o centro de canoagem no município, no bairro da Passagem, ao lodo do local onde também será construído o estádio municipal. Itacaré foi o primeiro local onde os técnicos do governo do estado realizaram a visita e consideraram a área favorável para a implantação do equipamento. Na oportunidade, participaram da visita o técnico da Sudesb, Luiz Antônio Brantes, e da Saeb, Andrei Beramendi, acompanhados do secretário de Desenvolvimento Urbano, Ademar Sá, e do Secretário de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto.

A canoagem de Itacaré tem sido destaque a nível internacional, revelando grandes atletas, a exemplo da canoísta Martinha Ferreira, atleta paraolímpica bicampeã mundial e Valdenice Conceição, a “Netica”, que conquistou recentemente ouro no Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem na cidade de Paipa, na Colômbia. O prefeito Antônio de Anízio espera que com o centro de canoagem vários outros atletas possam conquistar muitas medalhas olímpicas. Além disso, a Prefeitura já está atraindo para o município a realização de eventos internacionais, para que Itacaré seja uma referência mundial na área do esporte.

Melhora  das estradas da agricultura familiar 

A agricultura familiar de Itacaré acaba de receber mais um grande equipamento que vai possibilitar o aumento da produção e garantir mais renda para as famílias do campo. Por solicitação do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, com o apoio do deputado estadual Rosemberg Pinto, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, entregou ao município nesta segunda-feira, em Salvador, um caminhão basculhante novo que será destinado para a manutenção de estradas na zona rural e transporte de produtos da agricultura familiar. O veículo será entregue à comunidade numa grande festa que acontecerá no próximo dia 07 de maio, em Taboquinhas, para marcar esse novo momento da agricultura familiar de Itacaré.

Desde que iniciou sua gestão, o prefeito Antônio de Anízio vem buscando uma série de investimentos, cursos, capacitação e equipamentos para aumentar ainda mais a produção agrícola no município. De acordo com ele, a agricultura familiar é segmento importante para a economia de Itacaré porque gera emprego, renda, aumenta a produção e garante uma melhoria da qualidade de vida no campo. Mas para que a produção aumente ainda mais é preciso investir em capacitação e em equipamentos, daí a importância das parcerias que vem sendo feitas para buscar esses investimentos na agricultura familiar.

Em fevereiro desse ano a Prefeitura de Itacaré e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Relações Institucionais, entregaram dois tratores completos, com vários equipamentos, que estão sendo utilizados por associações de pequenos agricultores para aumentar ainda mais a produção e garantir mais renda para as famílias do campo. Esses tratores estão atuando de forma organizada e em sistema de cooperação entre as associações para que todos sejam beneficiados. Além disso, a Prefeitura de Itacaré tem investido na melhoria das estradas para garantir o escoamento da produção agrícola e assegurar o direito de ir e vir da comunidade da zona rural.

Paralelo a todo esse trabalho e investimentos, a Prefeitura de Itacaré estará disponibilizando uma retroesvacadeira que estará abrindo tanques para criação de peixes, diversificando a atividade no campo, criando mais alternativas de geração de renda e melhorando a qualidade de vida do pequeno agricultor. Antônio de Anízio também adiantou que estão sendo realizados uma série de investimentos na zona rural de Itacaré, a exemplo da recuperação das escolas, atendimento na área de saúde e assistência social e cursos de capacitação que serão promovidos para garantir um melhor aproveitamento da terra, a organização dos pequenos agricultores e orientando sobre como comercializar seus produtos, conseguindo mais qualidade e agregando mais valor.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...