quinta-feira, 27 de abril de 2017

Governo municipal quer garantir funcionamento de serviços essenciais durante a greve geral



Atendendo a uma solicitação da Associação Comercial de Itabuna, Câmara de Diretores Lojistas, Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município Itabuna, o vice-prefeito Fernando Vita convocou uma reunião com autoridades de segurança, representantes da OAB e da classe empresarial para avaliar as expectativas com a greve geral convocada para amanhã pela CUT e partidos de oposição ao governo federal. A reunião teve a participação dos secretários de Governo, Maria Alice Araújo Pereira e de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento e o procurador geral do município, Luiz Fernando Guarnieri.

Ao lembrar que o prefeito Fernando Gomes está em Brasília negociando recursos para projetos estruturantes do governo e obras prioritárias, Fernando Vita fez questão de ressaltar que particularmente não é contra a paralisação, mas a preocupação é com direitos fundamentais da população e com a manutenção dos serviços essenciais de transporte, saúde e até mesmo de limpeza urbana.


Além de anunciar que a prefeitura vai funcionar normalmente, com ênfase para o setor de saúde, um serviço essencial, ele defendeu uma ação coordenada com as autoridades de segurança e com os empresários. O procurador geral do município, Luiz Fernando Guarnieri informou as providências adotadas na área jurídica pelo governo municipal, inclusive notificando aos sindicatos ligados aos servidores solicitando 30% do pessoal para garantir o funcionamento dos serviços essenciais para a população. Também notificou a Guarda Civil Municipal no sentido de reforçar a segurança dos prédios e do patrimônio público.
Segurança
O comandante do 15º Batalhão da PM, tenente-coronel Daniel Riccio informou que a Polícia Militar vai cumprir a legislação vigente e vem monitorando a mobilização da greve através das redes sociais, com apoio de 20 homens da área de informação. Ele anunciou que vai manter o policiamento normal e no planejamento das ações incluiu o monitoramento da saída dos ônibus nas garagens das empresas concessionárias do serviço para evitar incidentes.

O oficial da PM informou ainda que os efetivos poderão atuar em caso de incidentes e que montou um gabinete de crise no Centro Integrado de Comunicação (Cicom) com a participação de representantes da Polícia Militar e Civil, Polícia Rodovia Estadual e Federal, também convidou representantes da Guarda Civil Municipal e da Settran, para que acompanhem a situação no Cicom.  O tenente-coronel Riccio também manteve reuniões com a Secretaria Municipal de Trânsito, empresas de transporte e sindicatos mobilizados para a paralisação.

A inspetora da PRF, Polla Podanoski falou da expectativa de uma movimentação pacífica e sem incidentes, destacando que a unidade reforçou o policiamento nos acessos de Itabuna e na BR 415  interligação com Ilhéus. Já o presidente da OAB, Edmilton Carneiro informou que a entidade aderiu à paralisação nacional e vai manter um plantão para casos de emergência que necessitem a intervenção de advogados.

         Como diretor de promoções da CDL, Carlos Leahy manifestou a preocupação com a manutenção de 30% da frota de ônibus nas ruas, objeto de uma medida legal junto ao judiciário e falou das providências para que o comércio tenha um funcionamento normal.
        
 O presidente da ACI, Ronaldo Abude, destacou que ninguém é contra a greve convocada pela central de trabalhadores, mas citou o descumprimento da lei 7783 uma vez que não foi cumprido o artigo terceiro, o qual estabelece a necessidade de negociações entre representantes de trabalhadores e entidades patronais, uma negociação que não chegou a acontecer. Ele defende que seja respeitado o estado democrático de direito.
      
   A secretária Maria Alice Araújo Pereira informou que o governo municipal não é contra a greve, mas por determinação do prefeito vai monitorar a paralisação e cuidar da manutenção dos serviços essenciais. Ela destacou a importância da reunião com autoridades de segurança e empresários no sentido de garantir o funcionamento de empresas e para que sejam evitados incidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...