quinta-feira, 23 de março de 2017

Parceria vai viabilizar o projeto da Praça do Cacau em Itabuna


Como parte dos projetos de parceria institucional propostos pelo prefeito Fernando Gomes para as diversas áreas de governo, o secretário de Administração, Dinailson Oliveira, sinaliza de forma positiva para o projeto de criação da Praça do Cacau, que vai ocupar um espaço na avenida Firmino Alves na área central de Itabuna. O projeto envolve no primeiro estágio equipes de urbanistas da prefeitura e das unidades de Parques e Jardins da Secretaria de Administração; além da Ceplac, Biofábrica de Cacau e da empresa Módulo Rural.Veja mais informações sobre Itabuna


Segundo Dinailson Oliveira, o projeto visa valorizar a produção do cacau e dos seus derivados resgatando uma tradição do Sul da Bahia. O projeto leva em conta a importância histórica, econômica e cultural do cacau em Itabuna e na região, com o objetivo de criar um espaço para que turistas e pessoas da comunidade conheçam o cacau, o cacaueiro e os produtos derivados como o mel, geleia, chocolate orgânicos ou não.

Ele destaca a colaboração de João Rocha, que também participa do projeto a ser iniciado com o plantio de mudas de cacau resistentes e de alta produtividade. O espaço, que vai funcionar como um ponto turístico terá ainda uma loja de produtos ligados à cacauicultura e uma pequena barcaça que servirá como área de demonstração sobre a fermentação e secagem do cacau servindo de atrativo para turistas que visitam a cidade e estudantes interessados em informações sobre a cacauicultura.

Força tarefa para limpeza e capinação nas UBS Itabuna


A recém-empossada secretária de Saúde de Itabuna, Lísias Miranda, ao começar o dia de trabalho na manhã desta quinta-feira, visitou uma das unidades básicas de saúde, a José Maria de Magalhães Neto, no antigo Sesp, onde anunciou um grande faxinaço para a remoção de móveis e equipamentos quebrados e em desuso. O material que forma um grande lixão ocupa salas internas e áreas externas da unidade de saúde, do centro da cidade e que é uma das maiores referências em saúde pública no município.

A força tarefa que inclui ainda capinação e retirada de lixos e entulhos, que vem se acumulando ao longo do tempo ao redor do prédio, será iniciada a partir de hoje pela UBS José Maria de Magalhães e se estenderá às outras 32 unidades de saúde. “É difícil se prestar um bom serviço à população se os próprios servidores da saúde trabalham em situação precária, sem condições mínimas de higiene e de segurança, como a que encontramos nessa unidade de saúde”, desabafou a secretária.

Com parte do muro destruída pela ação de vândalos, a área externa da UBS José Maria de Magalhães tem servido de depósito de lixo, de sanitário público e de abrigo para moradores de rua e de dependentes químicos.  O local com cheiro insuportável guarda marcas de material normalmente usado pelos  dependentes de drogas.     
 Ainda nessa primeira visita, Lísias foi acompanhada pela diretora da Atenção Básica, Alessandra Lopes e o presidente do Conselho Municipal de Saúde(CMS), Josivaldo Gonçalves, e garantiu resolver como prioridade outro grande motivo de queixas tanto por parte dos usuários do Sistema Único de Saúde, quanto dos funcionários da UBSs e USs: a falta de profissionais técnicos e principalmente de serviços gerais em todas as unidades de saúde.

Reestruturação da Atenção Básica
“Temos um trabalho desafiador pela frente, que é o de devolver à população um serviço de saúde mais humano e de qualidade, a partir da reestruturação da Atenção Básica como prioridade numero um. Mas ninguém faz nada sozinho, por isso espero contar com o apoio de todos os profissionais técnicos ou não, da Secretaria de Saúde para que juntos, possamos transformar essa cruel realidade em uma referencia em saúde pública em Itabuna”.

O presidente do CMS, Josivaldo Gonçalves, também criticou a situação em que se encontram todos os espaços onde funcionam as UBSs e USFs e afirmou que está esperançoso com o futuro da saúde pública em Itabuna. “A nova secretária de Saúde se mostrou decidida em melhorar essa situação pelo bem da comunidade. Ela terá todo o nosso apoio para o que depender do conselho, trabalharmos por uma cidade melhor para todos”.

A enfermeira e administradora da UBS José Maria de Magalhães, Amora Rios, também diz está muito confiante e acredita que as ações irão acontecer a partir de agora. “Torcemos para que as condições de trabalho melhorem para termos ainda mais motivação no trabalho e no serviços que prestamos à nossa comunidade”.

Perfil
Lísias São Mateus Miranda nasceu em Itapetinga e é filha do ex-secretário de Planejamento São Matheus e da ex-vereadora Leda Miranda, na gestão do ex-prefeito de Itapetinga, Zé Carlos. Ela tem no currículo, além da formação profissional como enfermeira com larga experiência na área e assumiu a diretoria de Planejamento da Secretaria de Saúde de Itabuna na atual gestão.

 Mas do que isso, afirma ter determinação, disposição e vontade de trabalhar, além de ousadia e garra para enfrentar e vencer os desafios que encontra diante de si.

Operação tapa-buracos avança pelos bairros de Itabuna

           

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Prefeitura Municipal de Itabuna continua com a operação tapa-buracos em vários bairros da cidade. A ação que vem beneficiando moradores de diversos bairros da cidade, na quarta-feira e nesta quinta-feira (22 e 23) foi realizada no bairro Santo Antônio, recuperando o asfalto das ruas São Benedito, Julia Oliveira e Catarina Alves.  As atividades prosseguem nesta sexta-feira (24), na Rua Clovis Santos e Avenida José Monstans, com serviços de recapeamento para eliminar os buracos daquela localidade.

            O secretário interino da Sedur, Dinailson Oliveira, informou que está implantando mais três equipes de trabalho, de modo a intensificar e qualificar o programa de recuperação asfáltica. Segundo Oliveira, a operação conta com uma equipe de 15 pessoas e o prefeito Fernando Gomes determinou que Secretaria montasse mais duas equipes. Dinailson afirmou que viabilizar uma solução em breve espaço de tempo para a situação dos buracos nas vias públicas do município de Itabuna.

            A dona de casa Lucia dos Santos, moradora da Rua Márquez de Pombal, no bairro Santo Antônio, disse que a situação dos buracos na rua estava insuportável. Segundo Lucia dos Santos, durante o tempo chuvoso a lama incomodava moradores e pedestres que transitam naquela rua. O secretário Dinailson Oliveira reafirmou o compromisso da gestão municipal em melhorar as condições das vias urbanas de Itabuna e afirmou que o trabalho da operação tapa buracos vai continuar em vários bairros da cidade de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Maria Alice recebe o União Brasil

Capitão Azevedo: "Estou preparado para governar itabuna" HOJE TEM ENCONTRO DO UNIAO BRASIL NA CÁMARA DE ITABUN A  O programa: A Vo...