segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

SineBahia já funciona plenamente em Itabuna

         
De acordo com o secretário Jhon Vinícius Nascimento, houve uma interrupção do serviço apenas por um curto período de 48 horas para que fossem feitos alguns ajustes internos, tendo em vista o início de uma nova gestão municipal. Dentre estes ajustes necessários, ele destaca a renegociação no valor do aluguel do imóvel onde funciona o SineBahia. “Por conta disto, o serviço foi interrompido na última terça e quarta-feira e voltou a funcionar normalmente nesta quinta-feira, as 8 às 14 horas como de costume”, disse.

         Jhon Nascimento adiantou que um dos focos determinantes do trabalho e atuação da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente está focado na manutenção e implantação de projetos que facilitem e criem oportunidades para geração de emprego e renda. “Neste contexto, e considerando o quanto é grave a crise econômica e o desemprego na região, o prefeito Fernando Gomes entende a importância do SineBahia para que a população ativamente econômica do município tenham acesso às vagas de emprego ofertadas no mercado”.

“Por isso, agimos com a maior rapidez possível para que o serviço voltasse a funcionar, assegurando às pessoas da comunidade o atendimento tanto para colocação no mercado de trabalho quanto à qualificação de mão de obra”, pontou o secretário. Na unidade do SineBahia de Itabuna atua uma equipe multidisciplinar formada por 15 profissionais, registrando mais de 200 atendimentos diários.

O secretário disse ainda que a preocupação e as ações do  governo na geração de emprego e renda terá atuação em duas frentes de trabalho. A primeira está centrada no setor empresarial e comercial, com fortalecimento do comércio local, que juntamente com o setor de serviços, é responsável por 74% das vagas de emprego em Itabuna. A outra frente de trabalho, segundo o secretario, é atração de novas empresas e indústrias para geração de novas vagas de emprego. “Para tanto, já estamos  trabalhando de 12 a 14 horas por dia para em breve tenhamos novidades para movimentar economia da nossa cidade e gerar emprego para o povo”, finalizou Jhon Nascimento.



Itabuna quer elevar o número de
alunos 
Reverter o quadro de evasão e elevar a quantidade de alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino é uma das prioridades da Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna para o ano letivo de 2017. De acordo com a titular da pasta, professora Anorina Smith Lima, em 2016 houve uma redução de mais de 1.600 alunos, entre os mais de 18 mil matriculados no ano letivo de 2015.

“Com a perda destes alunos, haverá um impacto negativo muito expressivo em relação aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que são repassados mensalmente ao município pelo governo federal de acordo com a quantidade de alunos matriculados. Diante desta constatação, temos que urgentemente promover meios para, no mínimo, duplicarmos o quantitativo de estudantes na Rede Pública Municipal de Itabuna”, argumenta Anorina.

A secretária da Educação adianta que, a partir da próxima semana, será colocado em prática um amplo trabalho de divulgação para que a comunidade tome conhecimento das vagas oferecidas nas escolas municipais. Ele observa que existe uma demanda reprimida por vagas nos segmentos de creche, pré-escola e no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

“No caso específico do Proeja, que não precisa ser necessariamente noturno, vamos abrir vagas no turno diurno para jovens de 15 a 18 anos, implementando um programa pedagógico criativo e atraente para que esses jovens possam retornar e continuar na escola”, pontuou. Anorina disse ainda que a SEC também promoverá meios para ampliar as vagas oferecidas nos segmentos de creche e pré-escola.

A secretária atribui a queda no número de alunos à Regularização do Fluxo Escolar, realizada na Rede e cujo processo resultou na concentração de alunos de duas escolas num único espaço, por conta da baixa demanda registrada. Neste contexto, completa a secretária, só não entendemos porque foi fechada a Escola Lúcia Oliveira. “Alegando falta de recursos para reforma, lamentavelmente, o espaço foi cedido para dois sindicatos. No local, se não retornar a funcionar como escola, poderá ser a sede da Secretaria de Educação, mesmo porque é um prédio tombado”,  disse.
Ano letivo 2017
Em relação ao ano letivo de 2017 na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, o início das aulas está programado para o próximo dia 3 de abril. A secretária da Educação destaca que até final do ano letivo 2016, programado para o dia 9 de fevereiro, não haverá alterações na gestão das escolas. “Muitos diretores têm vínculos com programas do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e precisam prestar contas dos recursos recebidos até o final do ano letivo”, justificou. Anorina disse ainda que para o ano letivo 2017, a SEC informa que os alunos da rede já estão sendo matriculados, numa espécie de pré-matrícula, porque o ano letivo ainda não foi concluído.


Texto: Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...