terça-feira, 10 de janeiro de 2017

COPOM COMEÇA A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2017

RA DEFINIR A SELIC
COPOM COMEÇA A PRIMEIRA REUNIÃO DE 2017 NESTA TERÇA
REUNIÃO É PARA DEFINIR A SELIC PELOS PRÓXIMOS 45 DIAS
Publicado: 10 de janeiro de 2017 às 11:32
PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO É PARA DEFINIR A SELIC, A TAXA BÁSICA DE JUROS DA ECONOMIA, PELOS PRÓXIMOS 45 DIAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)Adicionar legenda

Do - Diário do Poder- O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começa hoje (10) a primeira reunião do ano para definir a Selic, a taxa básica de juros da economia, pelos próximos 45 dias. A reunião dura dois dias, e a decisão será anunciada amanhã (11).
A expectativa das instituições financeiras, segundo o boletim Focus, pesquisa semanal do BC, é de uma redução de 0,5 ponto percentual na Selic. Caso se confirme, a taxa, atualmente em 13,75% ao ano, cairá para 13,25%.

Diante da recessão econômica e da melhora na inflação, o BC tem sinalizado que pode intensificar o corte da taxa básica. Nas duas últimas decisões, o comitê cortou a Selic em 0,25 ponto percentual. As instituições financeiras consultadas para o Focus preveem que, até o fim de 2017, a taxa básica cairá para 10,25% ao ano.
A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação. (ABr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...