quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

ANTONIO DE ANISIO É CANDIDATO A PRESIDENCIA DA AMURC

ENTREVISTA COM ANTONIO DE ANISIO

“Vamos lutar cada vez mais pelo fortalecimento dos municípios”                                                                                              
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, eleito para o pleito de 2017/2020, é candidato a presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e defende a continuidade das ações em prol do Municipalismo Forte, sem cor partidária. De acordo com ele, o fortalecimento do Municipalismo é o foco da sua candidatura, pois entende que a união de todos os prefeitos é imprescindível para atender as demandas locais.


1 - O Senhor defende um municipalismo forte a frente da Amurc. De que forma pretende fazer isso?

ANTÔNIO DE ANÍZIO – Os municípios brasileiros, sobretudo os da região cacaueira, enfrentam sérias dificuldades em comum, que vão desde a questão de pessoal, até mesmo a falta de recursos para os investimentos que cada cidade precisa. E essas dificuldades podem ser minimizadas através da união dos municípios nessa luta pra resolver os problemas comuns. Não dá pra cada município lutar sozinho se os problemas são parecidos. Unidos, juntos, irmanados, falando a mesma língua, travando as mesmas batalhas seremos muito mais fortes. E quando falamos no Municipalismo Forte é justamente essa união dos municípios pra vencer esses desafios.

2 - Quais as principais propostas o senhor pretende desenvolver à frente da Amurc?

AN – Primeiro é fortalecer essa ideia de união. Temos problemas como os lixões que precisam ser transformados em aterros sanitários, por exemplo, onde os gestores são cobrados e serão responsabilizados por isso, que poderemos resolver através de consórcios.  De igual maneira poderemos discutir problemas como saneamento, abastecimento de água, manutenção de estradas e uma série de outras ações que se tivermos juntos, unidos, será muito mais fácil resolver. Outra questão importante é que quando os municípios estão juntos fica muito mais fácil reivindicar obras, ações e investimentos por parte dos governos estadual e federal.

3 - Como será a relação com os prefeitos?

AN – De respeito e de participação. Ouvindo cada gestor e buscando juntos soluções para os problemas. O importante é que vamos lutar cada vez mais pelo fortalecimento dos municípios. Vamos discutir com os prefeitos as maneiras de resolver os problemas comuns, independente de partido político ou ideologia partidária. Nossa bandeira será a do fortalecimento dos municípios. Temos na região prefeitos de vários partidos políticos e sentaremos todos juntos para discutir os problemas de cada cidade para juntos buscarmos soluções. Essa será a nossa principal base de atuação na Amurc.

4 - Como será a relação com os governos Estadual e Federal?

AN - De cordialidade, mas também de independência e de altivez para cobrar os necessários investimentos e o apoio aos municípios. Enfrentamos na região Cacaueira sérios problemas e precisamos solicitar o apoio dos governos Estadual e Federal. Os municípios já fortalecem os estados e a União. Precisamos dessa contrapartida. Precisamos mostrar que nós enfrentamos dificuldades e agora necessitamos de ajuda e de investimentos. E essa será uma constante bandeira nossa.

5 - Como avalia o atual cenário de dificuldades que os municípios estão enfrentando e quais as possíveis soluções?

AN - Não há dúvidas que os municípios regionais enfrentam dificuldades nas mais diversas áreas. Assim como não temos dúvidas de que a solução é a união e o fortalecimento dos municípios. Por isso é que insistimos que só vamos resolver os nossos problemas, só vamos de fato fortalecer os municípios se estivermos unidos. Nenhum município que esteja enfrentando problemas vai conseguir resolver se tiver sozinho. Os problemas são parecidos, comuns, como disse anteriormente, e não há outra alternativa se não for a união.

6.  Dos projetos que a Amurc desenvolveu ultimamente, quais os senhor avalia com melhor resultado?

AN - Eu vejo que a Amurc ganhou força com o projeto Apoio Institucional às Prefeituras, que levou capacitação aos gestores e técnicos municipais. E mais do que isso, trouxe a inovação e a eficiência para a gestão pública municipal.

Ainda nesse conjunto de atividades, a ideia é dar continuidade às discussões sobre as demandas municipais e regionais, a exemplo da Região Metropolitana, com os novos associados, em reuniões itinerantes, com a participação deputados e secretários do Governo do Estado.

Outro projeto importantíssimo foi a parceria com os Institutos Natura e Arapyaú, que rendeu aos municípios a consultoria para a elaboração dos Planos Municipais de Educação e do Memorial de Gestão.

Por - Edi Camargo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...