sábado, 20 de agosto de 2016

BRASIL COMEÇA O DIA COM PRATA DE ISAQUIAS QUEIROZ

MEDALHA HISTÓRICA
BRASIL COMEÇA O DIA COM PRATA DE ISAQUIAS QUEIROZ E ERLON DE SOUZA
BAIANO É O ÚNICO BRASILEIRO COM 3 MEDALHAS NA MESMA OLIMPÍADA
Publicado: 20 de agosto de 2016 às 09:48 - Atualizado às 09:50

ISAQUIAZ PASSA A SER O ÚNICO BRASILEIRO COM 3 MEDALHAS NA MESMA OLIMPÍADA. FOTO: AFP

O penúltimo dia das Olimpíadas do Rio de Janeiro começou bem para o Brasil, que ganhou mais uma medalha na canoagem.
Desta vez, na prova de 1000m em duplas, Isaquiaz Queiroz e Erlon de Souza dominaram a prova desde o início com uma ótima largada, mas foram ultrapassados pelos alemães Brendel e Vandrey ns últimos 150m. Os ucranianos Ianchuk e Mishchuk ficaram em terceiro e levaram o bronze.
O alemão Sebastian Brendel, o mesmo que derrotou Isaquias nos 1000m individual, é considerado o Michael Phelps da canoagem e chegou a dizer que aumentou o rtimo e intensidade dos treinamentos por causa do brasileiro.
"Como eu falei, não sou só eu, temos uma equipe toda que nos ajudou", disse Isaquiaz após a prova. "A torcida brasileira nos ajudou muito, é um empurrão a mais", completou Erlon.
Com o resultado, Isaquias entra para a história do Brasil como único atleta a conquistar três medalhas em uma mesma edição dos Jogos, deixando para trás com duas medalhas os nadadores César Cielo (2008) e Gustavo Borges (1996), e os atiradores Afrânio da Costa e Guilherme Paraense, que brilharam nas Olimpíadas de 1920.

TRE-BA define plano de mídia do horário eleitoral gratuito na capital

A geração do conteúdo da propaganda será dividida entre as cinco principais redes de comunicação do estado
 Imagem inline 2
 Em audiência pública, que se estendeu até o início da tarde desta sexta-feira (19/8), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) definiu, juntamente com representantes de partidos e emissoras de rádio e televisão, o plano de mídia do horário eleitoral gratuito para as Eleições Municipais 2016. A exibição terá início no próximo dia 26 de agosto e segue até 29 de setembro, para o 1º turno do pleito.
Na reunião, foi definida – por meio de sorteio – a ordem da veiculação da propaganda no primeiro dia do horário eleitoral gratuito, sendo a sequência válida tanto para rádio quanto para TV. Os trabalhos foram coordenados pela 1ª Zona Eleitoral (1ªZE/Salvador), definida como responsável pela elaboração do plano de mídia nas eleições deste ano. Participaram a juíza da 1ª ZE, Márcia Nunes Lisboa; a promotora eleitoral Rita Tourinho, além de servidores do respectivo cartório.

Audiência discutiu parcerias paras os Planos de Saneamento do Sul da Bahia

O presidente da Amurc e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul, Lenildo Santana participou esta semana de uma audiência com o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Bahia, Cássio Peixoto, em Salvador. O objetivo da reunião foi apresentar uma proposta de parceria para financiamento na elaboração dos planos de Saneamento Básico dos municípios que compõe o Território Litoral Sul.
Durante o encontro, que contou com as presenças do deputado estadual, Rosemberg Pinto e do presidente do Comitê de Bacias do Leste e coordenador do Consórcio, Luciano Veiga, o secretário Cássio fortaleceu o apoio do Estado com o projeto apresentado pelo Consórcio, e se colocou a disposição para conseguir os recursos necessários para elaborar os Planos de Saneamento.

BANCO RASO RECEBE VISITA DE FERNANDO GOMES

Nesta sexta-feira (19), o candidato Fernando Gomes (DEM) visitou o bairro Banco Raso, onde conversou de perto com a população que apontou uma série de problemas, dentre eles, a segurança que vem assustando os moradores daquele bairro. 
Além da segurança, outro problema apontado pelos moradores é a falta de água que afetou toda a cidade e gerou transtornos para os usuários que tiveram que se utilizar da água de um tanque fornecido pela Emasa, cujo reabastecimento era irregular. 

O candidato Fernando Gomes (DEM) hoje, dia 20,  estará no Santo Antônio. A concentração será às 15h30, na praça principal do bairro. 

DECISÃO DO STF BENEFICIA FERNANDO GOMES

Ao deixar nas mãos da Câmara de Vereadores a decisão de rejeitar ou aprovar as contas públicas dos prefeitos, o STF (Supremo Tribunal Federal) reconhece que os tribunais de contas devem se restringir apenas à assessoria técnica.  Com isso, candidatos como Fernando Gomes do DEM só poderiam ficar inelegíveis se suas contas tivessem sido rejeitadas pelos legislativos locais.  O candidato do Democratas teve todas as suas contas aprovadas pela Câmara de Vereadores de Itabuna e seguindo a linha de argumentação do Ministro Marco Aurélio  do STF, “a Constituição não distingue as contas, cabendo à Casa Legislativa apreciar as contas do chefe do Executivo”.
Dessa forma, a expectativa sobre a sua inelegibilidade fica encerrada e a partir da decisão do STF Fernando está livre para levar adiante a sua campanha a sucessão municipal, contando com o engenheiro Fernando Vita como vice, na chapa “Unidos por Itabuna”.


MAMBAPE RECEBE “O MÉDICO DO POVÃO” COM MUITO CARINHO

A chapa Marão e Nazal (nº 55), candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Ilhéus, foi recebida com muito carinho pela comunidade do Alto do Mambape, localizada na zona sul.
O corpo a corpo aconteceu na tarde dessa sexta-feira, 19, e contou com a presença de candidatos a vereador da coligação “Juntos pra cuidar de Ilhéus”. Membros da comunidade levaram Marão para ver de perto os problemas do local.

À medida que Marão passava pelas ruas, mais pessoas o acompanhavam. Vários moradores convidaram o candidato a prefeito para entrar em suas casas. As manifestações de carinho provaram que o carisma do “médico do povão” é capaz de romper a desconfiança com a classe política. Marão é reconhecido pelo seu humanismo, por tratar muito bem as pessoas.

A principal queixa da comunidade diz respeito à falta de urbanização. Grande parte das ruas aguarda há anos por calçamento. Também não há saneamento básico, a coleta de lixo é irregular e a iluminação pública é precária.


Marão se disse surpreso, pois as principais queixas da comunidade podem ser resolvidas facilmente. “Nosso governo será de ampla participação popular. Cada centavo dos recursos públicos será usado para melhorar a vida das pessoas. É inadmissível que problemas básicos como esses ainda atormentem os ilheenses. Está faltando gestão”, disse o candidato do PSD. 

3ª FELITA COMEÇARÁ NO PRÓXIMO DIA 30

TEXTO: ERIC SOUZA | ASCOM FICC.

Jackson Costa
O ator e apresentador de televisão Jackson Costa, itabunense, estará na abertura da FELITA 2016.
A terceira edição da maior festa literária do Sul da Bahia já está praticamente toda organizada e com data marcada: vai acontecer no período de 30 de agosto e 2 de setembro, no Centro de Cultura Adonias Filho. A iniciativa, que vem com a assinatura da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), englobará a mesma programação diversificada que já se transformou no cartão de visitas do evento. Para além disso, a FICC preparou também alguns momentos especiais, relacionando o tema deste ano com o aniversário de 15 anos da fundação, que serão completados no mês de dezembro.

Cacá recebe apoio da Associação de Cabaneiros da Praia do Sul


Os candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação "Avança Ilhéus", Cacá Colchões e Rodrigo Cardoso, estiveram reunidos com lideranças da Associação dos Cabaneiros da Praia do Sul para um diálogo sobre os anseios dos filiados à entidade, bem como, as perspectivas para o turismo no município nos próximos anos. Durante a reunião, Cacá destacou a importância dos empreendedores do setor que representam equipamentos indispensáveis ao fortalecimento dos atrativos turísticos da cidade.

Cacá afirmou que o segmento do turismo terá estratégia fundamental para a sua administração. Ele destacou o importante papel do receptivo profissional para o fortalecimento do setor. “Nossas praias precisam ser cada vez mais valorizadas, vistas como patrimônio natural, oferecendo um leque de prestação de serviços e opções de lazer”, salientou.

Apae de Ilhéus realiza Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Realizada de 21 a 28 de agosto em todas as Apaes do Brasil com a direção da Federação Nacional das Apaes, a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontecerá em Ilhéus entre os dias 20 e 26 de agosto, com uma programação rica e plural, organizada pela Apae de Ilhéus, com diversas atividades.

Com o propósito de chamar a atenção sobre a defesa dos direitos das pessoas com deficiência à uma vida digna em sociedade e de que as pessoas com deficiência são diferentes entre si, assim como todas as pessoas sem deficiência o são, a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla será aberta neste sábado (20)  na Praça Cairu, das 8h às 12h, com a venda de biscoitos, salgados, tortas e artesanato do grupo de mães especiais, também com a presença de alunos, professores e funcionários.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

PETISTA É HOSTILIZADA NA RUA

ENXOTADA
VÍDEO: MARIA DO ROSÁRIO É HOSTILIZADA EM MANIFESTAÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA
VÍDEO: GAÚCHOS CHAMAM DEPUTADA DE 'DEFENSORA DE BANDIDO'
Publicado: 19 de agosto de 2016 às 09:02 - Atualizado às 10:10
A deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) foi duramente hostilizada ao passar por uma manifestação organizada por amigos e familiares da médica Graziela Müller Lerias, 32 anos, morta durante um assalto no último domingo (14), em Porto Alegre. Os manifestantes estavam reunidos em frente ao Palácio Piratini (sede do Governo do Rio Grande do Sul) e cobravam por mais segurança.
Aos gritos, o público começou a reclamar da deputada, chamando-a de “Cúmplice”, “Defensora de bandido”, “Ih Fora, Ih Fora” e "Vai embora, vai embora". Por não aguentar a pressão, se rendeu e acabou indo embora do local.
Mais tarde, a petista foi ao Twitter se lamentar. Ela disse que participava de um seminário perto do protesto quando percebeu a movimentação. Ao ser informada que era um ato em memória de Graziela, resolveu prestar solidariedade.
“Estou à disposição da família da médica Graziela Lerias. Num momento de dor não podemos quantificar o sofrimento. Fica para sempre”, publicou Rosário no Twitter.
"Até quando por raciocínio primário vai haver esse discurso que responsabiliza quem defende DH (Direitos Humanos) pela violência? É o contrário, entendam”, criticou.
Veja vídeo:

INAUGURAÇÃO ONTEM DO COMITÊ DO CANDIDATO DAVIDSON MAGALHÃES

dv

“Vamos mudar Itabuna, passando a história da cidade a limpo, pois queremos construir uma nova realidade”. Essa foi à saudação do candidato da coligação Melhor Pra Itabuna, Davidson Magalhães (PCdoB-Ba), durante a inauguração oficial do comitê, na noite desta quinta-feira, dia 18. O comitê foi instalado numa das localizações mais privilegiadas da cidade, na Rua Firmino Alves, 94, próximo ao Edifício Módulo Center.

A inauguração do QG atraiu uma verdadeira multidão, incluindo empresários, comerciantes, autoridades, profissionais da saúde, da educação e profissionais da imprensa. O espaço lotou e “obrigou” Davidson a fazer seu pronunciamento de inauguração em plena rua e à luz da Lua Cheia.

Caminhada  no Lomanto
Dando sequencia a sua campanha, nesta sexta-feira, dia 19, Fernando Gomes (DEM) participa de uma caminhada, a partir das 15h30, no Banco Raso. A concentração acontecerá  em frente  ao Bar de Nelson Mecânico, próximo ao Areal. 
Para às 19h, acontece  reunião com lideranças do bairro, na Rua Francisco Briglia, em frente a Igreja Batista Missionária. 

Da assessoria

AUGUSTO CASTRO INAUGURA COMITÊ AO LADO DE JOÃO OTÁVIO, UBALDO DANTAS E RENATO COSTA

Juventude e experiência dividiram o palanque na inauguração do Comitê Central da Coligação “É hora de cuidar de Itabuna”, na noite desta quinta-feira (18). Lado a lado, o candidato a prefeito Augusto Castro (PSDB), o vice João Otávio, o ex-prefeito Ubaldo Dantas e o ex-deputado e ex-vice-prefeito Renato Costa falaram no mesmo tom e declararam que Itabuna tem jeito, desde que conte com um prefeito com coragem e disposição para o trabalho.
Resultado de imagem para augusto castro, itabunaO médico Renato Costa, que se desfiliou do PMDB por discordar do caminho escolhido pelo partido nesta sucessão municipal, disse que fez questão de comparecer à inauguração do comitê e definiu Augusto como um prefeito à altura dos desafios colocados diante do município. “A chapa de Augusto Castro e João Otávio é a mais preparada para recuperar Itabuna e trazer de volta a autoestima perdida pelo itabunense”, acentuou Renato.

Aldenes Meira inaugura Comitê Central neste sábado, 20

Resultado de imagem para aldenes meira, itabuna
O candidato a vereador Aldenes Meira (PCdoB) vai inaugurar neste sábado, 20, o Comitê Central da Campanha. O ato acontece a partir das 11h, na Avenida Fernando Cordier (Beira Rio), n° 250, ao lado do Home Beer. Aldenes disputa a reeleição.
O Comitê fica localização no coração da cidade, facilitando a visita de moradores e lideranças comunitárias que desejarem conhecer melhor o candidato e as suas propostas para o desenvolvimento de Itabuna na sua reeleição.

Da assessoria 

Vereadores criticam serviço do transporte coletivo em Itabuna

O transporte coletivo em Itabuna foi alvo de críticas por vereadores nessa quarta (17). Do Plenário, os parlamentares denunciaram irregularidades por conta da retirada de linhas de ônibus, prejudicando moradores de bairros mais distantes do Centro, a exemplo do Califórnia. No início do ano, universitários estiveram na Câmara reclamando das precariedades do transporte público.
Também foi criticado o suposto argumento de que a diminuição das linhas pelas concessionárias seria para priorizar o horário onde se concentra maior fluxo de passageiros. “Transporte público não é lotação. Tem horário definido para sair, não importa se lotado ou vazio”, rebateu um parlamentar em aparte. “Onde estão os ônibus novos”, questionou outro oposicionista cobrando explicações do atual secretário de Transporte e Trânsito, Valério Hafner.



Da - Assessoria de Comunicação Social 

Cacá Colchões visita Alto do Coqueiro e recebe apoio dos moradores

O empreendedor Cacá Colchões, candidato a prefeito pela Coligação "Avança Ilhéus", foi recebido com festa no Alto do Coqueiro, zona norte do município, nesta quarta-feira (17). A localidade foi uma das beneficiadas pelo programa "Ilhéus em Ação", com importantes intervenções em sua infraestrutura nos últimos meses. Como vice-prefeito de Ilhéus, Cacá Colchões coordenou o programa, que promoveu serviços importantes para a comunidade, a exemplo de recapeamento asfáltico, melhorias no sistema de coleta de lixo e recuperação da iluminação pública com substituição de braços, postes, reatores e lâmpadas.

Morador antigo do alto, o taxista Eládio de Jesus fez questão de abraçar Cacá. Ele relata que as ações melhoram a vida da comunidade: "O morro ficou show de bola, o alto brilhou aqui! A iluminação foi trocada, está tudo beleza. Eu trabalho de taxista e até pra subir aqui era complicado. Nós queremos progresso e Cacá é uma boa referência de trabalho", afirmou.

O SANTA CATARINA ANSEIA PELA VOLTA DE AZEVEDO

Ficou evidente durante a visita de Capitão Azevedo (PTB) e Roberto José (PR) nesta quinta-feira, dia 18, ao bairro Santa Catarina, o desejo de seus moradores pela volta do Capitão na administração municipal.

O que não faltaram foram depoimentos emocionados de eleitores que fazem questão de declarar sua fidelidade ao “Veinho” como costumam chamar, por todo seu histórico de trabalho, contribuição e amor pela comunidade. Um exemplo é do Seu Emanoel, 75 anos, que fez questão de acompanhar a dupla pelas ruas do bairro. “ Eu havia decidido não mais votar, devido a não obrigatoriedade, mas se Azevedo é candidato, por ele, eu irei até as urnas no dia 02 de outubro, depositar mais uma vez meu voto, acima de tudo, de confiança”, disse com satisfação o Senhor Emanoel.

“Precisamos de ajuda e não temos tempo: a saúde não pode esperar”

Eric Ettinger Junior Provedor
 
A crise financeira que fecha hospitais filantrópicos na Bahia e pelo Brasil à fora é um dos temas que ganha espaço na grande mídia a cada dia que passa. No entanto, em que pese a repercussão provocada a partir dos desdobramentos da crise, ainda não alcançamos o eixo principal: os Legisladores e políticos que têm o poder de mudar este cenário. Acontece que nesse 15 de agosto de 2016 a história começou a mudar e confiamos que a mudança será para melhor. Nessa data foi instituída aqui na Bahia, em nossa briosa Assembleia Legislativa na capital do Estado, a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia. Uma nova história precisa ser escrita e esta página já pode ser comemorada.

 É sabido de todos a importância estratégica das Santas Casas no complemento à rede de assistência ao Sistema Único de Saúde (SUS), o quanto os hospitais filantrópicos são, em sua maioria, altamente resolutivos e que não se presta serviços de saúde com qualidade sem recurso financeiro. No entanto, entre o saber e o agir para construir a mudança de rumos precisamos de ações imediatas.
Pedimos a ajuda dos Senhores Legisladores, nossos representantes, para que nos auxilie. As Santas Casas, devido à crise econômica atual, não podem mais fazer caridade. Localmente sofremos com isso, culturalmente somos sempre acionados para atender, fazer favores, mesmo sem sermos informamos quem será a fonte pagadora daquele procedimento ou atendimento. É um equívoco se pensar que se faz filantropia sem recurso, no entanto, é o que as Santas Casas vêm fazendo. Assistem independente do retorno (muitas vezes por imposições de contratos), não têm como repassar o real custo dos seus serviços aos usuários, atendem uma demanda carente da população e com isso vão acumulando um déficit impagável sem o auxílio do poder público.
        A saúde tem preço e esse preço é caro e cada dia maior, pela tecnologia agregada e maior oferta de serviços, sem contar com a judicialização da saúde. Aos Legisladores, políticos, gestores de saúde o apelo é um só: precisamos de ajuda e não temos tempo: a saúde não pode esperar. 
Por - Manuela Berbert
        



Convênio garante contratação de 50 carros pipas para Itabuna

O abastecimento d’água da população de Itabuna com carros pipa pelos próximos 30 dias está garantido pela Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (SUDEC). Na edição do Diário do Oficial do Estado desta quinta-feira, dia 19, a Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado publicou resumo do convênio nº 10/2016 com a liberação de recurso financeiro no valor de R$1.269.000,00, o que viabiliza a ampliação do numero de carros pipa de 35 para 50 para o transporte de água tratada da Embasa em Ubaitaba para Itabuna.

CEPLAC inicia Curso de Jovem Empreendedor Rural

A CEPLAC/Mapa iniciou no último dia 15 de agosto, com uma aula inaugural realizada no seu Centro de Treinamento, o Curso Jovem Empreendedor Rural, direcionado para jovens, filhos e filhas de agricultores familiares do Território Litoral Sul Baiano, de 18 a 29 anos, com escolaridade mínima equivalente ao 1° ciclo do ensino fundamental.


Em mensagem dirigida aos 27 alunos que formam essa 14ª edição do Curso, o Coordenador de Pesquisas, José Marques Pereira, representando a Superintendência da CEPLAC/Mapa, destacou que a Instituição sempre tem atuado por intermédio do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural, pelo fortalecimento da agricultura familiar e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e avanços na organização social e produtiva.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Leilão de bens inservíveis em Ilhéus vende todos os lotes


Clique para obter OpçõesClique para obter OpçõesO Município de Ilhéus realizou, na manhã de hoje, na garagem da secretaria de Infraestrutura, Transportes e Trânsito, localizada na Avenida Governador Roberto Santos, um leilão de bens inservíveis, que não possuíam mais serventia, com a participação de proprietários de oficinas, empresas de sucatas e autônomos. Todos os vinte e hum lotes colocados à disposição dos lances foram vendidos.

Entre os bens inservíveis, estavam veículos, sucatas e maquinários antes pertencentes ao patrimônio da Prefeitura de Ilhéus. Segundo Fátima Maria Machado, encarregada do setor de patrimônio do município, o último leilão desse tipo realizado em Ilhéus ocorreu em 2014. “A frequência dos leilões de bens inservíveis está fluindo muito bem nessa gestão”, afirma.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...