segunda-feira, 17 de outubro de 2016

TRE e TSE vão definir os rumos da sucessão em Itabuna

Fernando Gomes está confiante em uma decisão positiva. Afinal de contas,
a Justiça deverá levar também em consideração a vontade soberana de um
povo 
Itabuna não terá segundo turno, mas convive com a possibilidade de uma nova eleição, pois, com a candidatura indeferida, o ex-prefeito Fernando Gomes (DEM), que tenta o quinto mandato, obteve o maior número de votos em Itabuna,  somando 34.152 votos, o  que representa 47,94% do eleitorado, mas pode ter sua eleição impugnada pelo TRE ou TSE.
  O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu até este domingo (2) 522 recursos sobre o processo eleitoral,  71 são relacionados aos registros de candidatos a prefeito e 428, de postulantes ao cargo de vereador.

Fernando  Gomes responde segundo o TRE a quatro condenações do Tribunal de Contas da União (TCU). O  candidato entrou com recurso da decisão e deve ser julgado até o dia 19 de dezembro, data limite para ter a candidatura acatada pelo órgão, ou encaminhar recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. Os votos do candidato foram registrados em separado.
Advogados consideram que caso tenha os pedidos aceitos, Fernando Gomes assume a prefeitura como candidato mais votado na eleição. Caso os recursos sejam negados, deverá ser realizada uma nova eleição em data a ser definida pelo TRE. Se nada for decidido no início de  2017, o novo  presidente da Câmara de Vereadores deve assumir o cargo de prefeito até a decisão judicial definitiva ou  realização de um novo pleito.
Também concorreram em Itabuna  outros oito candidatos, entre os quais Dr. Mangabeira (PDT), que ficou com 26,41% dos votos válido superando políticos profissionais como o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), com 25,13% dos votos; além dos ex-prefeitos Capitão Azevedo (PTB), com 24,22% e Geraldo Simões (PT) com 11,38%; bem como Davidson Magalhães (PC do B), que é suplente de deputado federal e  teve 8,38% votos. Já  Zé Roberto (PSTU) somou 3,04%; Coronel Santana (PTN), que foi deputado estadual, ficou com 0,99% e Mister Cuca (PSOL), com 0,44%.
Informações do jornal agora-online.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Acelera itabuna abrem novas frentes

Prefeito Augusto Castro  Prefeitura abre novas frentes do Programa Acelera Itabuna em mais cinco bairros O  maior programa de investimentos ...