terça-feira, 18 de outubro de 2016

FURC conclui ações em comemoração ao Dia Mundial da Visão

Durante o mutirão, a equipe  realizou gratuitamente 
200 testes  de acuidade visual e 80 consultas oftalmológicas.
 
 A Fundação Regina Cunha de Oftalmologia e Prevenção a Cegueira – FURC concluiu na quinta-feira (13) as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Visão, com o mutirão oftalmológico, realizado no estacionamento do Shopping Jequitibá.  Durante todo o dia, a equipe realizou gratuitamente 200 testes de acuidade visual e 80 consultas oftalmológicas em uma unidade móvel do DayHORC- Hospital de Olhos Ruy Cunha.  Para isso a FURC contou com o apoio de nove oftalmologista, mais uma equipe de 60 voluntários, colaboradores do DayHORC , profissionais da saúde, profissionais liberais, além de alunos de nutrição e psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, com o apoio do Lions e Leos Clube de Itabuna. Além das consultas a população contou com os  serviços de aferição de pressão, glicemia, teste do pezinho, inclusive sessões de massoterapia gratuitas.

As ações em comemoração ao Dia Mundial da visão, iniciadas em Itabuna  na ultima segunda-feira (10) foi considerada pela diretora da FURC, Ive Cunha bastante positiva. Pois além de levar a população  orientação garantiu  atendimento oftalmológico gratuito a crianças, jovens, adultos e idosos. “Só na segunda-feira nós  realizamos 250 testes de acuidade visual em Escolas da Rede Pública de Itabuna, nessa  triagem 95  alunos apresentaram baixa acuidade visual (menor ou igual a 07 na tabela de Snellen), estes foram  encaminhados para atendimento Oftalmológico .  Nos dias 11 e 13 a equipe também  realizou nas Maternidades Ester Gomes e Manoel Novaes  96 Testes do olhinho  e 29 encaminhamento para mapeamento. Nós ficamos felizes com os resultados, pois além de orientar, estamos contribuindo ativamente  para a diminuição de causas  de cegueira evitáveis, pois com um diagnostico precoce o paciente tem orientações para um tratamento com bons resultados”, pontuou a Diretora Ive Cunha que agradeceu o empenho e a participação  de toda a equipe e de todas as Instituições parceiras, a exemplo  do Jequitibá Plaza Shopping, Lions e Leo Clube de Itabuna.

O Dia Mundial da Visão, comemorado na segunda quinta-feira de outubro, é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de prevenir e erradicar a cegueira por causas evitáveis em todo o mundo até o ano de 2020.

Por - 

Lorena Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...