quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Críticas à saúde grapiúna marcam sessão do Outubro Rosa na Câmara

César Brandão presidiu a Sessão

Durante sessão especial na Câmara Municipal, o médico Antônio Mangabeira criticou a ausência de programas específicos para a saúde feminina em Itabuna. Mangabeira, que é oncologista, ministrou palestra sobre o combate ao câncer de mama nessa quarta, 19, a requerimento do vereador César Brandão (PPS) por conta da campanha mundial Outubro Rosa.

Segundo o médico, para vencer a luta contra a doença é necessário adotar políticas públicas adequadas que abarquem o diagnóstico precoce e o tratamento contínuo. Em 2016 o Brasil registrou 58 mil novos casos. Mangabeira pontuou que a prevenção eficaz diminui em 28% a incidência do câncer. “Tem recurso, mas falta compromisso dos agentes públicos”, criticou.


Mulheres do Se Toque (grupo de apoio a pessoas com câncer em Itabuna) reclamaram das dificuldades no acesso a serviços de saúde. Elas citaram a carência de profissionais da medicina, como mastologistas, de um núcleo de atendimento à mulher e de procedimentos clínicos e cirúrgicos, como mamografia e histerectomia (remoção do útero).

Mangabeira respondeu perguntas do público e de vereadores. A Júnior Brandão (PT), que questionou sobre os consórcios intermunicipais de saúde, Mangabeira mostrou-se favorável, desde que todos os envolvidos mantenham o compromisso de “fazer os repasses adequadamente”. Valéria Morais (SD), Nadson Monteiro (PPS) e Glebão (PV) também prestigiaram o evento.

Por - CO
Da Assessoria de Comunicação Social

fotos: Pedro Augusto Benevides



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...