quinta-feira, 29 de setembro de 2016

TURISTA DE 86 ANOS É TRATADA COMO BANDIDA

ABUSO DE PODER
Resultado de imagem para aeroporto do galeão
TURISTA DE 86 ANOS É TRATADA COMO BANDIDA NA ALFÂNDEGA DO GALEÃO
SOMOS O ÚNICO PAÍS A MALTRATAR NACIONAIS QUE VOLTAM DE VIAGEM
Publicado: 29 de setembro de 2016 às 00:01 - Atualizado às 08:32

A advogada Mariana Cavalcante e sua avó de 86 anos, que estava em uma cadeira de rodas, foram tratadas como se fossem criminosas, na alfândega do Galeão (RJ). Em relato no Facebook, Mariana conta que voltava de uma viagem de duas semanas à Índia quando avisaram que fariam uma vistoria em suas bagagens e o "terror psicológico" segundo ela, teve início. Mariana diz ter sido alvo de "deboches, grosserias e sarcasmo" de uma auditora, Maria Lúcia Lima Barros, durante mais de quatro horas sem solução, pois a auditora teria dito que "precisaria de muito tempo para firmar sua convicção e apontar os valores eventualmente devidos".

O Brasil é o único país que trata mal seus nacionais que retornam de viagens ao exterior. Em princípio, todos parecem ser considerados suspeitos de contrabando e, frequentemente, são submetidos a revistas de suas malas, em situações muitas vezes humilhantes. É só viajar ao exterior para observar que não há nada semelhante em qualquer país democrático.
Esse tipo de tratamento é um dos entulhos do regime militar que acabou há décadas, desde o final dos anos 1980. "O Estado parece considerar brasileiros que viajam ao exterior como infratores", desabafa um médico brasileiro que retornava de breve viagem com a família a Nova York. Há relatos sobre atitudes, nos postos de alfândega, que sugerem outra coisa, mais pessoal. "Tem funcionário que nos trata como se estivesse com raiva, com inveja da gente", observa uma senhora que retornou ontem de viagem a Miami com a filha e os netos.

FOTO DIVULGADA PELA PASSAGEIRA COMO SENDO DA AUDITORA
'Faz parte do show'
Segundo funcionários do aeroporto e testemunhas, a situação vivida por Mariana e a avó seria corriqueira, quando Maria Lucia está de serviço. Mariana afirma que os funcionários pediram calma por várias vezes, dizendo que a atitude da auditora fazia parte do "show", pois a cada voo um passageiro era "eleito e assediado por ela".
As duas só foram liberadas após Mariana deixar suas bagagens "sob custódia" da auditora, para "posterior verificação" do imposto devido e do pagamento de R$1.500,00 pelo fato de a idosa que não aceitar deixar seus pertences no aeroporto. Mariana disse ter conseguido a liberação das bagagens junto a uma supervisora da Receita Federal quando retornou ao local, dois dias depois. Indignada, disse que denunciará a auditora à Receita, além de processá-la por danos morais, e ainda cogita uma ação judicial na esfera criminal.
Em sua resposta, por sua assessoria, a Receita Federal faz opção pelo corporativismo, sem uma única palavra sobre a atitude denunciada da auditora. A Receita tenta justificar o fato alegando que mãe e filha teriam sido "selecionadas para vistoria" depois que as bagagens passaram pelos aparelhos de raio-x e foram identificadas "muitas roupas" inspiradas na moda indiana. Segundo o órgão, os itens sem etiquetas “pareciam pertencer a griffes indianas de alto padrão". A auditora da receita também imaginou que "algumas peças pareciam bordadas com fios de ouro”, um exagero. A nota da Receita se limita a dizer que "cortesia e respeito aos passageiros sempre são comportamentos exigidos dos servidores, que são treinados nas competências técnicas para atuação na função".
Leia mais na coluna de Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...