quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Itabuna fortalece vínculos em apoio à melhor idade

            As pessoas da melhor idade, cujos vínculos sociais encontram-se fragilizados devido ao processo de envelhecimento, estão contando com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio de grupos de convivência e fortalecimento de vínculos nos Centro de Referência de Assistência Social I, II e CEU, da Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS). As ações têm como objetivo
promover a saúde física, social, mental e, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

            Além disso, disponibilizar informações acerca de seus direitos, garantir o atendimento socioeducativo e acesso às políticas públicas e cidadania, bem como desenvolver atuações dinâmicas de socialização dos idosos. Para isso, as atividades incluem a parte cultural, artística, esportiva, informativa e de lazer levando em consideração as experiências vividas, os interesses e demandas do público desta faixa etária.

            Em cada uma das unidades, situada nos bairros Jardim Grapiúna e Nova Ferradas (CRAS I e II) e Urbis IV (CRAS–CEU), profissionais desenvolvem temáticas orientadas por um manual com orientações técnicas fornecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário adaptadas de acordo com a realidade local.  
               
                PROMOÇÃO DA SAÚDE

                Quanto à promoção da saúde do público da melhor idade assistido nos Grupos de Convivência dos CRAS há acompanhamento de um educador físico que realiza atividades que promovem a melhoria de problemas congênitos, como prevenção ou retardamento da progressão de pressão arterial; controle do diabetes em risco de cardiopatias; melhoramento da flexibilidade e alongamento corporal para as tarefas cotidianas.

            Todas as ações vislumbram a autonomia dos idosos e um estímulo a uma vida mais saudável e autossuficiente, como exercício de sua cidadania e uma dinâmica fortalecedora dos vínculos com a família e a sociedade de acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Básica – Módulo II da Secretaria da Assistência Social, Mônica Cunha.

            Para ela, é imprescindível a promoção de ações e atividades pautadas nas características, interesses e demandas desta faixa etária, considerando a vivência em grupo, as experiências artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas. Tudo isto, sempre levando em consideração a centralidade da família e referência aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que estão abertos à comunidade.

SERVIÇO:

CRAS I:
Rua F, nº 16, Jardim Grapiúna. (próximo ao Tiro de Guerra).
Telefone 3617-2037-

CRAS II:
Rua Bela Vista, 253, Nova Ferradas. (Ponto final de ônibus).
Telefone 3612-6448

CRAS CEU: (Centro de Artes e Esportes Unificados)
Rua S, s/n, Bairro Sinval Palmeiras.
Telefone 3616-3845

Secretaria Municipal de Comunicação
25.08.2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...