terça-feira, 23 de agosto de 2016

COLUNA ESPIRITA, por Justina Ines Valandro

O ECLESIASTES SERIA UMA PSICOFONIA DO ESPÍRITO DE SALOMÃO?

 Apesar de o cristianismo, não tanto o Judaísmo, ter feito silêncio durante séculos sobre a mediunidade na Bíblia, ela foi descoberta por pesquisadores bíblicos leigos e independentes.


 Na Bíblia, tanto no Velho Testamento, como no Novo, são muitos os casos de fenômenos mediúnicos. Os espíritos bons eram confundidos até com o próprio Deus, que os judeus chamavam de Javé, e os maus ou não amigos dos judeus eram tidos como deuses falsos ou pagãos. Mas na verdade, todos eram espíritos humanos, que se comunicavam com as pessoas, sacerdotes ou não, possuidoras dos dons proféticos ou mediúnicos (1 Coríntios capítulo 12), e que, mais tarde, os teólogos cristãos passaram a denominar de dons do Espírito Santo trinitário ou Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, doutrina essa que provocou muitas polêmicas entre os teólogos e que, por isso, como aconteceu com outras doutrinas, também polêmicas, foi transformado por eles em dogma. E ai de quem negasse publicamente um dogma!

 Um exemplo desses fenômenos mediúnicos, espirituais ou proféticos é o da entrega das Tábuas dos Dez Mandamentos ao grande médium ou profeta Moisés por um espírito já angélico, quando ainda muitos pensam que foi o Espírito do próprio Deus (Atos 7: 30).  E, por oportuno, informamos que é muito comum um espírito manifestar-se em forma de uma luz ou fogo, daí a sarça ardente. 

 Todos os espíritos manifestantes bons ou maus são humanos. Vejamos exemplos disso. Um é o caso do profeta Samuel que, mesmo depois de morto, ainda profetizou. (Eclesiástico 46: 20). Outro exemplo é o da manifestação do espírito, também de Samuel, quando ele, através da médium de En-Dor, comunica-se com Saul (1 Samuel 28: 15). Alguns líderes religiosos, com ideias fixas de demônios e contrários ao que diz o texto bíblico, afirmam que não foi o espírito de Samuel que se manifestou, mas o de um demônio. O que vale mais o que afirma a Bíblia ou o que ensinam esses tais de líderes religiosos fanáticos contra o espiritismo? Ademais, demônio (“daimon” em grego na Bíblia) é alma ou espírito humano. E, nesse mesmo capítulo 28 de 1 Samuel, temos também um exemplo de que deus (plural deuses) com a letra inicial minúscula, é espírito humano, pois o texto bíblico diz referindo-se ao espírito de Samuel: “...Vejo um deus que sobe da terra.” (1 Samuel 28: 13).

 E vejamos agora o assunto que deu o título a esta coluna. Coélet é o autor do Eclesiastes, porém, não é um nome próprio de uma pessoa, mas de profissão de pregador para uma reunião de pessoas. Daí que a palavra grega Eclesiastes, da mesma raiz de “eclesia”, significa também igreja ou reunião de pessoas para ouvirem um pregador.

 Segundo a opinião mais aceita pelos estudiosos desse livro Eclesiastes, ele foi escrito por volta do ano 280 a.C. Mas uns dão-lhe a data de 580 a.C. E outros atribuem-lhe vários autores. Diante dessas opiniões diferentes, ousamos apresentar mais uma. Se Coélet ou Eclesiastes (pregador) se identifica como filho de Davi e rei de Israel, o que tem levado muitos biblistas à hipótese de que se trata de Salomão, por que não se admitir a da mediunidade de psicofonia, isto é, a de que o espírito de Salomão se manifestava através do pregador Coélet ou Eclesiastes, se hoje, por essa mediunidade, se sabe que os espíritos podem se manifestar através de médiuns oradores psicofônicos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...