quinta-feira, 25 de agosto de 2016

CEPLAC recebe mais um Certificado de Excelência


Pelo 12º ano consecutivo o Laboratório de Solos da CEPLAC/Mapa na Bahia recebeu o EMBRAPA-Solos Certificado de Excelência da Embrapa/Mapa, entidade provedora do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade – PAQLF.


Segundo o coordenador do PAQLF da EMBRAPA-Solos, Marcelo Saldanha, este certificado é o reconhecimento do  excelente trabalho com alto nível analítico alcançado durante o último exercício interlaboratorial pelo laboratório da CEPLAC.



O gerente da Seção de Solos e Nutrição de Plantas do CEPEC, Robério Pacheco, informou que o laboratório certificado possui capacidade para atender a mais de 25 mil análises por ano. “E além de atender diretamente ao produtor nas áreas de manejo de cacaueiros, nutrição e fertilidade de solos, a Seção também apoia outras áreas, entre elas as de genética, fitopatologia, diversificação de culturas e as demandas de pesquisas e assistência técnica da CEPLAC e Instituições parceiras”, acrescentou.
  
A importância da análise correta é ressaltada pelo técnico uma vez que por meio dela, o produtor assegura a obtenção de uma maior produtividade e rentabilidade de suas lavouras. Ele lembrou que a boa análise possibilita que o extensionista recomende a adubação adequada do ponto de vista técnico, ambiental e econômico. E que isto só acontece se a amostragem do solo for feita de forma correta e criteriosa.

O Laboratório da CEPLAC/Mapa possui grande credibilidade no setor e Pacheco atribui esta certificação ao resultado do trabalho e atenção com a qualidade, consequência da  dedicação e profissionalismo dispensado por toda equipe da Secção de Solos e Nutrição de plantas do Centro de Pesquisa do Cacau da CEPLAC.


A responsável pelo Laboratório de Análise de Solos da CEPLAC/Mapa, Isabel Fontes informa aos interessados em realizar análises de solo, que sigam corretamente as instruções de coleta e cuidados com as amostras que deverão ser encaminhadas aos escritórios locais da CEPLAC do seu município.
Para conferir o resultado da análise de solos e outras informações, o produtor pode acessar o site da CEPLAC na internet em www.ceplac.gov.br . 

Superintendência da Bahia
Por- José Carlos Peixoto
Fotos: Águido Ferreira
Assessoria de Comunicação da Ceplac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...