quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Central de Abastecimento da Urbis, em Ilhéus, já está em funcionamento

Depois de passar por um completo processo de requalificação física e organizacional, a Central de Abastecimento da Urbis, situada no bairro Hernani Sá, na zona sul da cidade, já se encontra aberta ao público. O equipamento, que atende a centenas de pessoas todos os dias, possui 72 boxes e uma feira livre que funciona aos sábados. A obra de requalificação é resultado de uma parceria institucional da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), e Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia).

“A reabertura da Central da Urbis é um fato que nos dá muita satisfação. Depois de tanto trabalho, muitos obstáculos, muita gente jogando contra, aquele equipamento volta a funcionar com mais infraestrutura, limpeza e organização”, disse o prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá). O prefeito parabeniza os comerciantes da Central de Abastecimento da Urbis, os moradores da região e a equipe que trabalhou pela obra. 

O secretário de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, salienta que a central foi beneficiada por uma série de obras, serviços e adequações. Entre elas, cita a reforma completa dos boxes, pintura geral, troca do telhado, a substituição de todo o sistema de iluminação, ampliação dos banheiros, a colocação de um novo piso (asfalto) no espaço da feira livre, além das criações de uma praça de alimentação e de uma área de material de limpeza para os restaurantes.

Garcia lembra que a Central de Abastecimento da Urbis é um importante instrumento de segurança alimentar para os moradores da zona sul, mas, também, um espaço fundamental para garantir a manutenção e ampliação do processo de geração de renda no local. “Aqui, além dos produtos comercializados na feira livre, temos boxes que trabalham com refeições, carnes, mercearia, variedades e confecções em geral”, acrescenta.

O secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus afirma que, após a reabertura da Central, a luta do governo municipal agora é conseguir, junto à Car (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), do Governo Estado, novas barracas de metalon para a feira livre. “Além de melhorar o visual do espaço, nossa proposta é padronizá-la com o objetivo de oferecer uma maior comodidade para o feirante e uma maior segurança para o consumidor”, diz.

Gestão – Sérgio Monteiro, presidente da Associação dos Comerciantes e Feirantes do Hernani Sá, chama atenção para uma novidade. “A partir de agora, teremos uma gestão compartilhada. Ou seja, o trabalho de condução do dia a dia do equipamento será dividido pela associação com a administração da Central, órgão vinculado à Prefeitura de Ilhéus. A ideia é aproximar a gestão do comerciante, agilizando a tomada de decisões”, adianta o presidente.

O secretário Roberto Garcia lembra que todos os ocupantes dos 72 boxes da Central de Abastecimento da Urbis estão celebrando com a Prefeitura de Ilhéus contratos de permissão de uso a título precário. “A retribuição ao erário público, incluindo os comerciantes da feira livre, é o pagamento de uma taxa de uso do solo”, salienta. Ele acrescenta ainda que a obra de requalificação promoveu a individualização dos quadros de água e energia de cada um dos 72 boxes.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...