sábado, 28 de maio de 2016

"São João se aproxima!" ARTIGO DE ANTONIO NUNES

São João se aproxima!


Antonio Nunes de Souza*

Faltando apenas trinta dias para as festas juninas, estamos todos eufóricos para ver de perto, com mais intensidade, a grande “forrosada” no dia e véspera de S. João! Veja também "Hipocrisia humana!"


O deslumbre não é maior, como no passado, uma vez que as bandas dedicadas aos ritmos do baião, xaxado, forrós e sertanejos, estão liderando o mercado e, quase que diariamente, temos apresentações, shows, eventos, lançamentos de vídeos, etc., que, como o povo adora a esfregação da dança, são sempre lotados os salões, com corpos colados, bate coxas dos mais gostosos e, normalmente, no final da festança, tudo é encerrado com uma boa transada cheia de liberdades e libertinagens!

Antigamente todos iam para suas casas, voltando dos festejos, dizendo que tinham comido canjica, pamonha, milho cozido, tomado licor de jenipapo e outras coisas gostosas da culinária junina. Além de pular fogueira com uma amiga e virar compadres. Já hoje, o papo é que dançou pra caralho, se esfregou que quase goza no salão com a Regininha, e no final levou para o carro e, no banco de traz, trepou com Larissa em todas as posições que o espaço do carro permitia! Comer iguarias são para as festas vespertinas escolares das crianças. A noite o buraco é mais embaixo e S. João é mais liberal!

Esse é, mais ou menos, o retrato do nossa querida festa junina, onde todos continuam se divertindo, muito embora de uma maneira mais levada para a sexualidade, hábito e costume que já faz parte de todos os nossos festejos e eventos.

Assim sendo minhas amigas, preparem suas “fogueiras” em casa, para no decorrer das festas estejam aptas a receber uma espiga de “milho assado”, que as deixarão olhando para o céu vendo os balões flutuando! E, se resolverem soltar fogos, soltem a conhecida “rodinha” que os rapazes estarão com seus “pistolões” prontos para um espetáculo sexy pirotécnico!

Hipocrisia humana!
Antonio Nunes de Souza*

De todos os nossos péssimos hábitos e costumes, inegavelmente, a hipocrisia é a mais usada no dia a dia, de uma forma tão contundente e simplória que, pelo seu desplante, passou a ser algo completamente natural. Ficou como as mentiras que, de tão repetida através dos boateiros, terminam sendo acreditadas como verdades, havendo até os fanáticos que juram que é pura verdade. As vezes até, para enfatizar suas narrativas, dizem que viram ou estavam presentes nas horas das ocorrências!

Suponho que a franqueza que expus acima seja tão simples e sincera que, apenas matutando um pouco, qualquer um pode ver que existe uma veracidade grande em minhas palavras, sem que esteja exagerando nada nas constantes ocorrências. Gosto sempre de salientar que trata-se de uma opinião pessoal, pela experiência do tempo, sem que exista estudos ou pesquisas científicas comprobatórias e, assim sendo, posso estar redondamente enganado nessa vertente que achei, mais uma vez, ousadamente, escrever!
Não pretendo penetrar em nuances mais profundas, vou me ater as conversas corriqueiras e banais do cotidiano, nos encontros casuais ou premeditados com pessoas ou grupos, nas ruas, shoppings, praias ou eventos sociais, quando com sorrisos nos rostos ouvimos as frases banais e adjetivações amplas e exageradas: “Minha filha você continua uma gata, sempre charmosa e elegante!”. “Isso é que é vida! Linda com uma roupa da moda, arrasando e dando seu passeio, inibindo até os manequins das vitrines!”, Meu bem, esse biquíni foi pensado e talhado para você. Deixou seu corpo bem sexy e mostra que você continua poderosa.  Metralhando os meninos do rio e os da Bahia também!”, “Sinceramente querida, você está desbancando a dona da festa com esse vestido lindo em diversas tonalidades. Seu cabelo esvoaçante e com mechas, parece que você é uma atriz global!”

Em todas essas ocasiões, normalmente, quando você dá as costas com seu ego mais cheio que um balão a gás, na grande maioria das vezes, todos riem e debocham, comentando da seguinte forma em cada uma das situações: “Vocês viram minhas filhas como Leninha está derrubada? Com o andar já se arrastando para um lado e meia arqueada nos ombros!”, “Vocês repararam o vestido que ela estava? Um modelo que nem as evangélicas querem mais usar. E a bunda murcha parecendo uma tábua de passar! Os manequins das vitrines estava eram rindo e achando graça da pobre coitada!”, Meu Deus, aquela ali não pode ser Leninha! Com aquela barriga, bunda caída, peitos que se soltar o sutiã vão bater na cintura, a cara parece uma maracujá madura ou já apodrecendo, um biquíni dos anos noventa que nem minha avó quer mais usar. Pobre Leninha, o tempo não teve pena dela!”  E, em cada uma dessas observações “sacanas”, todos caem na gargalhada, em vez de, quando chegarem em casa, ficarem nus e se olharem num grande espelho e ver que não é somente Leninha que está decaída, pois se todas foram contemporâneas, obviamente, estão todas no mesmo patamar!

Mas essa hipocrisia já está tão enraizada e generalizada que, a própria Leninha, ao chegar em casa, comenta com sua família: “Encontrei umas amigas e antigas colegas de colégio, e só vendo como estão uns “bagaços”! Feias, envelhecidas, mal vestidas que, sinceramente, tive até pena!”

Essa hipocrisia parece que faz bem a saúde, pois, sempre está sendo repetida e todos se sentem felizes em fazer as suas críticas e elogios no decorrer dessa vida louca que vivemos!


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL – antoniodaagral26@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...