segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Casos de AIDS crescem 15% em Itabuna que inicia Dezembro Vermelho


Um total de 1.356 pessoas com sorologia positiva está em tratamento contra o HIV/AIDS no Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – CEPART, da Secretaria Municipal de Saúde. Dessas, 774 são acompanhadas por terem contraído AIDS enquanto outras 582 pela contaminação com o vírus HIV. Os dados foram apresentados hoje na solenidade de abertura da campanha “Dezembro Vermelho”, no Tarik Fontes Plaza Hotel, contando com a participação de agentes de comunitários e profissionais de saúde e representantes da Secretaria de Saúde de Itabuna.


 “Iniciamos o trabalho no município com um grupo pequeno e o apoio de profissionais que hoje podem se orgulhar. Ao longo dos anos fizemos esclarecimentos, prevenção e diagnóstico. No inicio não foi fácil, já que enfrentamos o preconceito, mas hoje Itabuna possui o CEPART, um centro de atendimento a prevenção e acompanhamento dos portadores da doença” disse o médico urologista Júlio Brito durante a apresentação do evento.

A coordenadora do CEPART e da campanha, Suse Mayre Martins Moreira Azevedo, informou que houve crescimento de 15% na notificação de casos da HIV/AIDS neste ano se comparado com 2014. “A partir da realização dos testes rápidos houve maior incidência de casos, principalmente entre jovens”, assinalou, acrescentando que a testagem atualmente é feita em dez unidades de saúde da rede de atenção básica, cujos profissionais passaram por cursos de capacitação.

Nesta terça-feira, dia 1º, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, será realizada uma Feira de Saúde com realização de Teste Rápido para HIV, palestras e distribuição de material informativo e preservativos, entre 9 e 16 horas na Praça Olynto Leone, centro da cidade. No lançamento da campanha foi apresentada à comunidade as atividades desenvolvidas pelo CEPART e grupos de apoio á informação e prevenção da doença.

 A campanha “Dezembro Vermelho” tem o intuito de fomentar a prevenção e diagnóstico da doença durante todo o mês, com ações que serão desenvolvidas pela equipe de enfermeiros, técnicos e profissionais de saúde do município. A programação inclui ainda Pit-Stop da Prevenção, quando equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde vão atuar em cruzamentos da cidade (Juracy Magalhães, shopping, Centro Comercial, FTC, Cinquentenário e São Caetano) na distribuição de material informativo e preservativos. 

“Na próxima sexta-feira, dia 4, teremos ainda o Fique Sabendo, com realização de Teste Rápido para HIV, palestras e distribuição de material informativo e preservativos no Bairro São Lourenço, também das 9 às 13 horas”, informa Suse Mayre. Neste ano, de acordo com a coordenadora do CEPART a meta do é realizar 300 testes rápidos, o que representa 30% mais, já que no ano passado a meta estipulada pela equipe foi ultrapassada com a execução de mais de 200 testes rápidos.

Da Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Rádio Difusora 64 anos no ar Neste dia 21 re abril, que se comemora o Fia de Tiradentes e anive...