sábado, 14 de dezembro de 2013

GEDDEL E ALELUIA UNIDOS POR UMA BAHIA FORTE

Concedendo entrevista à imprensa ao meio dia de hoje (14), na sede dos Democratas em Itabuna, os pré-candidatos a governador do Estado, José Carlos Aleluia (DEM) e Geddel  Vieira Lima (PMDB), pela oposição, criticando o governo de Jaques Wagner (PT),  que levou a Bahia a perder sua hegemonia econômica, relacionado à falta de saúde e segurança pública, disseram: quem tiver melhor posição na base e na opinião pública será o candidato para 2014, numa decisão, ainda, incluindo os nomes de  ACM Neto e Paulo Souto. 

CAPITÃO AZEVEDO: SEREI PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO

Via telefone – o ex-prefeito Capitão Azevedo hoje (14), pela manhã (8:50) concedeu entrevista ao jornalista Ederivaldo Benedito, programa “Bom dia Bahia”, transmitido pela Rádio Nacional, sobre a rejeição de suas contas ontem (13) pela Câmara Municipal de Itabuna.

Azevedo disse que a respeito, já está tomando as providencias cabíveis, através, do advogado Alann Góes, na Justiça para ver a questão, mas que os itabunenses fiquem tranquilos que ele será pré-candidato a deputado nas próximas eleições.

Sobre a posição do deputado Augusto Castro e do vereador Zé Silva que já foram seus aliados no governo, disse que não entendeu a posição deles, e que poderia só formar uma opinião, assim que ouvisse o deputado Augusto Castro.

“Uma coisa eu garanto: no governo tentei acabar com o bolsão de pobreza das pessoas humildes da minha querida Itabuna, e sair de mãos limpas, como entrei. Sou um homem honesto e respeitado. Eles aguardem, a Justiça vai dizer”.

Disse o Capitão Azevedo, enfatizando que a sua consciência está tranquila. “Ninguém joga pedra em árvore que não dá frutos”.

A realidade é que alguns aliados de Azevedo lhe traíram, uma decisão que já vinha acontecendo, desde o final de seu governo, levando a infidelidade a corrente politica, e optando por interesse, maior, que não fosse o povo. 

Veja as discussões dos vídeos da chapaquente:  
  






Opinião do Prefeito Vane
   
O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, comentou o resultado da votação que rejeitou as contas do ex-prefeito José Nilton Azevedo, ocorrida ontem (13) na Câmara de Vereadores, como sendo uma importante manifestação da democracia que reina no legislativo itabunense. Lembrando que sempre procurou respeitar a independência da Câmara e de cada vereador, Vane explicou que ele chamou os sete vereadores eleitos pelos partidos da coligação que o apoiou e pediu que fossem coerentes na hora de decidir o posicionamento e o voto.

“Eu fui um vereador independente e procuro deixar claro que, mesmo os poderes atuando harmonicamente pelo bem da cidade, a Câmara e os seus membros não devem qualquer obediência ao prefeito, ao Poder Executivo. Penso que em uma votação como essa a consciência de cada vereador é quem deve orientar sua posição. Mesmo assim, considerando a postura que nós adotamos na campanha, quando denunciamos os erros e as mazelas da administração passada, era nossa obrigação ressaltar para os vereadores que fazem parte da nossa bancada a importância manter a coerência, seguindo o parecer do TCM”.


Para o prefeito de Itabuna, o posicionamento de todos os vereadores merece respeito: “Cada um tem suas convicções e eu não posso julgar a atitude de nenhum dos que votaram, seja contra ou a favor”, afirmou Vane, acrescentando que o resultado da votação das contas do ex-prefeito Azevedo marca um momento histórico que deverá balizar as demais votações desse tipo daqui para frente. “A Câmara tomou uma decisão que vem ao encontro do que deseja a sociedade. O debate, a votação e o resultado nos fazem confiar ainda mais na democracia naquela Casa e na nossa política”, acredita o prefeito.
Da assessoria do Prefeito
   

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Ibope: só 26% dos baianos acham gestão de Wagner ótima e boa

Salvador – Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional  da Indústria (CNI) revela que apenas 26% dos entrevistados avaliam a gestão do governador Jaques Wagner (PT) como “boa” ou “ótima”. Outros 26% consideram a gestão “ruim” ou “péssima”, 42% acham regular e 6% não sabem ou não responderam.
Divulgada nesta sexta-feira (13), a pesquisa também perguntou se os eleitores confiam no governador: 45% disseram que não confiam no governador, 46% disseram que confiam e 9% não responderam ou não souberam.
Quando foram perguntados sobre a maneira de governar de Jaques Wagner, 40% dos eleitores responderam que desaprovam, 50% que aprovam e 10% não responderam ou não souberam.
Leia também:

Mais de 20 mil pessoas são esperadas no último dia de funeral de Mandela/ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Danilo Macedo
Enviado especial à África do Sul
Agência Brasil
Pretória – Mais de 20 mil pessoas são esperadas hoje (13) no último dia de funeral do ex-
presidente da África do Sul, Nelson Mandela, segundo estimativa de autoridades locais. O caixão com o corpo do líder deixou o Hospital Militar, nesta sexta-feira, para a última exposição no Union Buildings, a sede do governo da África do Sul, em Pretória.
Pelo terceiro dia, o corpo percorreu o trajeto entre o hospital e o palácio em um cortejo fúnebre com cerca de 40 veículos. Mais uma vez estava junto o neto dele Mandla Mandela, como manda a tradição do povo Xhosa, que diz que um homem adulto da família deve acompanhar o corpo até o momento do enterro – programado para o domingo (15).

Inema divulga relação de praias apropriadas para o banho em Ilhéus

As praias da Barra de São Miguel, do Malhado, da Avenida, Praia do Cristo, do Opaba, do Ceplus, Praia dos Milionários, do Cururupe e de Olivença, estão aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e consideradas apropriadas para banho.  O diagnóstico das condições de balneabilidade do município de Ilhéus, obtido mediante o recolhimento de amostras de águas, relata que as praias da Barra de São Miguel, do Malhado, da Avenida, Praia do Cristo, do Opaba, do Ceplus, Praia dos Milionários, do Cururupe e de Olivença, estão aprovadas e são consideradas apropriadas para banho. Apenas um trecho da Praia do Marciano (nas proximidades do Bar Litrão), não está apropriado.

Porto Sul amplia geração de emprego na região

Obra do Governo da Bahia, em parceria com a Bahia Mineração Bamin, o Porto Sul terá investimentos de R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos e vai escoar o minério trazido através da Fiol, além de operar outras cargas e permitir a implantação de um complexo siderúrgico.

TV SANTA CRUZ LANÇA O SINAL DIGITAL

Os telespectadores dos municípios de Itabuna e Ilhéus, já podem ter acesso ao sinal digital da TV Santa Cruz, integrante da Rede Bahia e afiliada Rede Globo de Televisão. A solenidade de lançamento aconteceu na noite de quarta-feira, 11 de dezembro de 2013, na sede da Associação dos Funcionários da Ceplac (AFC), em Itabuna, com a presença do presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Magalhães Júnior (ACM Júnior), da acionista Renata Magalhães, do gerente executivo da TV Santa Cruz, Adriano Martins, do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, do vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior, da chefe de Gabinete da Secretaria de Comunicação da Bahia, Marlup Caldas, do bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnolli, entre outras autoridades, além de publicitários, jornalistas, empresários, colaboradores e convidados.

Eric Ettinger é reeleito Provedor da Santa Casa de Itabuna

O provedor Eric Ettinger de Menezes foi reeleito para o segundo mandato consecutivo (2014/2015) à frente da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) – entidade filantrópica considerada como o maior complexo filantrópico de saúde do interior do Norte e Nordeste do Brasil.

Ele encabeçou chapa única que teve como vice Almir Alexandrino, 1º Secretário Silvio Roberto de Oliveira, 2º Secretário José Antero Almeida, 1º Tesoureiro Eduardo Kowalski, e 2º Tesoureiro Peter Deviris Lemos. Além dos membros da provedoria, a chapa também é composta por 18 membros do Conselho Deliberativo, três suplentes e 18 Irmãs Auxiliadoras.

NO VOTO ABERTO AZEVEDO TEM CONTAS REPROVADAS

Conforme flagra a foto da assessoria da Câmara, o auditório estava totalmente tomado pelo público
Tendo inicio às 9:30h e termino às 13h, não adiantaram os argumentos dos vereadores de oposição, Ronaldo Geraldo (Ronaldão/DEM), Valter Socorrinho (PROS) Antônio Cavalcante (PMDB), Carlito do Sarinha (PTN) e Rui Machado (PTB) sobre alguns erros do Tribunal de Contas dos Municípios e de que contas dos ex-prefeitos Geraldo Simões e Fernando Gomes com algumas irregularidades  tinham sido aprovadas pela Câmara de Vereadores de Itabuna, o cerco já estava armado, e as contas do Capitão Azevedo foram reprovadas por onze votos a favor e dez contra.

O vereador Ronaldão chegou a apresentar um requerimento com dez assinaturas para que o voto fosse secreto. Mas, atendendo à mesma, para não atrasar o processo, resolveu retirá-lo de pauta. 

Votaram a favor do parecer do TCM, ou seja, contra as contas do ex-prefeito Capitão Azevedo, os vereadores: César Brandão, Nadison Monteiro (PPS), Aldenes Meira, Jairo Araújo (PC do B), Zé Silva (PSDB, e que fazia parte da bancada de Azevedo), Junior Brandão, Paulinho do INPS (PT),  Glebão (PV), Soldado Veléria (PSC),  Chico Reis (PPP) e Pastor Francisco (PRB).

A favor de Capitão Azevedo: Ronaldão (DEM), Valter Socorrinho, Carlos Coelho, Carmem do Posto (PROS), Antônio Cavalcanti (PMDB), Gegéu Filho (PMN), Carlito (PTN),  Rui Machado (PTB), Joilson Rosa (PSDC) e Ailson Souza (PRTB).

Com essa decisão, que não foi política, mas técnica, os vereadores de Itabuna obedecendo a elite social, optaram em reprovar as contas,  o que poderá trazer grandes prejuízos a Itabuna, pois, o Capitão Azevedo seria um ótimo Deputado, já demonstrou que gosta deste município, e é muito querido pela maioria dos itabunenses, principalmente, da classe menos favorecida e que ele muito ajudou.


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Projeto da Estrada do Cacau e do Chocolate é formalizado nesta sexta-feira em Salvador

Com a formalização do termo, serão repassados recursos para ser investidos na formatação do produto que está prevista para ser concluída até julho de 2014, quando será realizada mais uma edição do Festival do Chocolate.

Antaq publica autorização para construção do Porto Sul

SalvadorAs outorgas para a construção do Porto Sul, na região de Aritaguá, em Ilhéus (BA), foram publicadas nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU), pela Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq). Com isso, o Governo da Bahia e a Bahia Mineração (Bamin) poderão prosseguir no processo para construção dos terminais de uso privativo do maior empreendimento portuário do Nordeste brasileiro.

PAPA FRANCISCO É ELEITO A PERSONALIDADE DO ANO

Thais Araujo*
Da Agência Brasil
Adicionar legenda

Brasília – Primeiro pontífice latino-americano, o papa Francisco foi eleito a figura do ano de 2013 pela revista americana Time. Ao justificar a escolha, a publicação enfatiza que, “com foco na compaixão”, o líder da Igreja Católica representa uma “nova voz da consciência”. De acordo com a Time, “raramente um novo ator da cena mundialcaptou tanto e tão rapidamente a atenção dos mais novos e dos mais velhos, dos crentes e dos céticos”.
Entre os candidatos à personalidade do ano também estavam o ex-consultor de empresa que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden; o presidente da Síria, Bashar Al Assad; a ativista Edith Windsor, que conseguiu que o Supremo Tribunal dos Estados Unidos decretasse a inconstitucionalidade de restringir o casamento a pessoas heterossexuais; e Ted Cruz, senador republicano norte-americano que foi uma das mais vozes de bloqueio à reforma do sistema de saúde dos Estados Unidos.

FELIZ NATAL! ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Antonio Nunes de Souza*
Feliz Natal...
Antonio Nunes de Souza*
“Feliz Natal e próspero Ano Novo!”

Esse clichê conhecido e muitíssimo usado nos fins de anos, criado certamente pelas mídias comerciais, é claro, objetivo, simples e, sem dúvida alguma atinge seu ideal de consumismo, sendo um processo entranhado na mente de todas as pessoas, seguindo a tradição passada por gerações durante suas vidas!

Entretanto, dentro do seu bojo, pouquíssimo está explícita a intenção religiosa, já que nele as objetivações principais é que você tenha uma noite agradável, uma ceia farta, deguste bons vinhos ou champanhe, receba e dê bastante presentes e, que o próximo ano que começará seja cheio de progressos, crescimentos financeiros, melhorias profissionais, etc.. Até aí vai tudo bem, porém, lamentavelmente, pouco ou nada focaliza a parte mais importante e celestial que é a religiosidade do evento, da data, seu significado, o revigoramento da fé e, acima de tudo, o nosso amar a Deus sobre todas as coisas, pois Ele, na sua bondade, mandou seu filho Jesus Cristo para mostrar aos homens os caminhos da paz através das suas palavras e exemplos, voltando para os braços do seu Pai após bastantes sofrimentos, porém com a felicidade do dever cumprido!

Não estamos querendo desmistificar a “estória”, o que queremos é reativar a memória para a “historia”, dando um cunho diferenciado e com a objetivação mais direcionada a parte da religiosidade que, para tanto, bastaria uma modificação nesse desgastado refrão, colocando a verdade bíblica que, verdadeiramente, devemos comemorar!

Devemos nós, pelas experiências e sabedorias que somente o tempo nos ensina, fazer com que os jovens entendam a necessidade da iluminação divina que sempre clareará nossos caminhos, desde quando estejamos cumprindo nossa parte de bons cristãos!

Eu se tivesse o poder de mudar, substituiria esse slogan desgastado por outro mais longo, porém dando ênfase ao que significa o verdadeiro Natal:

“Comemore a maior data da cristandade lembrando-se, que nesse dia nasceu o menino Jesus, aquele que veio ao mundo para nos salvar. E, no próximo ano, você seja mais solidário, humano e ame aos seus irmãos como Jesus nos amou!”
Um Natal com fé é um Natal feliz!!!

*Escritor – Membro da Academias Grapiúna de Letras de Itabuna – antoniodaagral26@hotmail.com


Palácio Paranaguá abriga Museu da Capitania de São Jorge dos Ilhéus

A ideia do projeto é fazer um museu dentro de padrões modernos, com um grande acervo iconográfico, no qual o visitante possa ‘passear’ ao longo da rica história ilheense, conhecer os grandes nomes que fazem parte do imaginário regional e interagir com os fatos mais marcantes do passado.
 Em reunião do secretariado municipal, o prefeito Jabes Ribeiro determinou à Secretaria de Cultura que tome as providências para elaborar, com urgência, o projeto executivo de criação do Museu da Capitania de São Jorge dos Ilhéus. O museu, antigo sonho dos segmentos ligados à cultura ilheense, irá funcionar no Palácio Paranaguá, prédio histórico que abriga a sede da Prefeitura Municipal desde a sua inauguração, no ano de 1907, e tombado pelo Instituto de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Plano Municipal de Saúde de São Desidério é apresentado para quadriênio 2014/2017


 Nesta quarta-feira, 11, o Conselho Municipal de Saúde de São Desidério, o prefeito Demir Barbosa, o secretário de saúde, Jeferson Barbosa, profissionais e representantes da equipe de saúde de São Desidério e vereadores, se reuniram no auditório da prefeitura para avaliar as metas e diretrizes traçadas no Plano Municipal de Saúde para os anos de 2014 a 2017. O conselho também votou a favor da implantação do Sistema Hórus apresentado pelo farmacêutico e bioquímico responsável pela Central de Abastecimento Farmacêutico de São Desidério, Clécio Ribeiro.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Porto Sul Audiencia Pública nesta quinta em Ilhéus

A nova audiência, que acontecerá no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães,  visa desenvolver diálogos com diversos setores da sociedade, com a finalidade de dirimir as dúvidas existentes sobre o Projeto. Já no dia 13, sexta-feira, acontece  na Vila Olímpica de Itabuna, conforme informou Marivaldo Dias, na Associação Comercial de Itabuna-ACI, na última segunda-feria. Na oportunidade o representante  do Governo expôs como estava  todo o andamento da obra do estado de Tocantins-TO à Bahia, chegando  em Ilhéus, com 1.547 quilômetros de extensão, cortando 17 municípios de tocantis e 47  da Bahia .

Descontos de 90% no Refis vai até está sexta-feira em Ilhéus

A campanha do Refis 2013 se estende até o dia 30 de dezembro, oferecendo outras vantagens para pagamento no IPTU, ISS e demais taxas. Interessados devem procurar o setor de Tributos no Palácio Paranaguá, na Praça JJ Seabra, no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. 

LBV entrega cestas de alimentos a famílias de baixa renda

Itabuna está entre as cidades contempladas pela iniciativa

No mês de dezembro, a Legião da Boa Vontade realizará, em mais de oitenta cidades das cinco regiões brasileiras, a entrega de cestas de alimentos não perecíveis, arrecadados por meio da tradicional Campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!. Serão beneficiadas pela iniciativa mais de 50 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, número esse que abrange as atendidas pela Instituição, por intermédio de seus programas socioeducacionais, e as assistidas por organizações parceiras dela.

Vereador Ailson Souza não tem pedidos atendidos pelo Governo Vane


O vereador Ailson José  Souza (PRTB) tem encontrado dificuldades para ter seus pedidos de providências atendidos pela equipe do atual governo do prefeito Vane, principalmente, em relação  à EMASA, empresa, essa, onde Ailson, prestou serviços por cerca de 23 anos servindo à população de Itabuna, independente de partido político.

Passagem de ônibus fica até quatro vezes mais barata aos domingos

“Em janeiro deste ano, um casal que precisasse pegar dois ônibus para ir à praia aos domingos, pagava R$ 22,40 para ir e voltar para casa. Hoje, depois da implantação do Domingo é Meia e do Bilhete Único, esse passeio dominical custa apenas R$ R$5,60, um quarto do que se pagava antes”. Em Itabuna, os vereadores locais também já entraram com esse projeto.

Bahia contemplada com 20 Centros de Iniciação Esportivas

O ministro Aldo Rebelo anunciou na tarde desta terça-feira (10) os municípios contemplados com os CIEs. O deputado Daniel participou da solenidade e comemorou as indicações. Os Centros de Iniciação Esportiva (CIEs) serão construídos em Simões Filho, Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Serrinha. Além de Salvador, que receberá quatro unidades.


Santa Casa de Itabuna apoia inauguração de Ambulatório do GACC

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) inaugurou em Itabuna o primeiro Ambulatório de Onco-Hematologia Pediátrica. O espaço foi instalado em um prédio na área do Hospital Manoel Novaes, com o apoio da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). Crianças e adolescentes das regiões sul, extremo sul e sudoeste da Bahia contarão com serviço ambulatorial de oncologia pediátrica completo, com consultas, exames e tratamento quimioterápico, além de uma estrutura física adequada, equipe especializada e ambiente humanizado.

CÂMARA DE ITABUNA NOTIFICA AZEVEDO

Azevedo
A Câmara Municipal de Itabuna publicou na edição de hoje (11), do jornal Diário Bahia, o edital de notificação do ex-prefeito Capitão Azevedo, conforme a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno do Legislativo Itabunense para que o ex-prefeito, apresente a sua ampla defesa. Essa defesa, refere-se ao julgamento das contas do Executivo Municipal, gestão/2011.

A votação das contas pela Câmara,  está programada   para este dia 13, de dezembro, às 9h, no Plenário  Dr. Raimundo de Oliveira Lima. Cabe agora, à assessoria jurídica do ex-prefeito Capitão Azevedo tomar as devidas providencias.  Além das  contas de 2011, ainda está em tramitação na Câmara de Itabuna, às contas 2012, que deverão ser votadas este ano.

Ministro mantém afastamento de Mário Alberto Hirs e Telma Britto

Ministro mantém afastamento de Mário Alberto Hirs e Telma Britto do TJ-BA

desembargador Mário Alberto Hirs, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, e da desembargadora Telma Britto, sua antecessora, continuam impedidos de retornarem às suas atividades na Corte. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, negou ontem o pedido dos dois desembargadores foram afastados por ordem do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O ministro Luiz Barroso já havia negado uma liminar, apresentada pelos dois num mandado de segurança, com o mesmo objetivo Alberto Hirs e Telma Britto foram afastados dia 6 de novembro por suspeita de permitir sobrevalorização no valor de precatórios que somam R$ 448 milhões e de má gestão à frente do Tribunal de Justiça da Bahia.
No dia 14 de novembro, eles impetraram Mandado de Segurança contra atos do CNJ praticados nos autos da sindicância que resultou na instauração de processo administrativo e posterior afastamento dos magistrados para apuração de supostos casos de improbidade administrativa sobre o pagamento de precatórios. Mário Alberto Hirs foi o primeiro presidente do TJ-BA, na história da Bahia, afastado do cargo por investigação.

Do-jornaldamídia.com.br

Denúncia sobre esquema no setor de saúde pode atingir políticos baianos


Apesar da repercussão da denúncia do Fantástico sobre o esquema envolvendo cooperativas de serviços médicos na Bahia, a verdadeira dor de cabeça para a Secretaria de Saúde do Estado e prefeitos das maiores cidades do interior vem do que há no rastro da reportagem exibida anteontem.
Nos escritórios de empresários do setor, o maior temor agora é com descobertas feitas recentemente por grandes veículos da imprensa em contratos e convênios firmados pelo poder público com entidades filantrópicas e as chamadas Organizações da Sociedade Civil deInteresse Público (Oscip).
Para integrantes do alto escalão do Palácio de Ondina, é líquido e certo que o material, se ganhar as páginas e telas como é esperado, vai respingar em nomes graúdos da política baiana.(Coluna Satélite, Correio)

Sessenta por centro dos eleitores ainda não têm candidatos a presidente

Por - CLÁUDIO HUMBERTO
Dilma Rousseff (PT) lidera as intenções de voto, mas um detalhe deixa a disputa em aberto: quando solicitados a dizer espontaneamente em quem pretende votar para presidente no próximo ano, 57,18% dos entrevistados afirmam que ainda não sabem. Sem contar outros 6,26% que responderam “ninguém”. O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.250 eleitores, entre os dias 3 e 7 deste mês, em 158 municípiosbrasileiros.
Já foi pior – A pesquisa apurou que o desinteresse do eleitorado em dezembro (57,18%) era maior em setembro: 62,88% não sabiam em quem votar.
Espontânea – Dilma lidera na espontânea (16,35%), seguida de Lula (6,13%), Aécio (4,69%), Marina (3,86%), Eduardo (2.04%) e Serra (1,72%).
Estimulada – Na estimulada, quando o entrevistado vê uma lista de nomes, Dilma tem 43,4%, Aécio 17,14%, Joaquim Barbosa 15,61% e Eduardo 6,93%.
Fator Joaquim – O presidente do STF, Joaquim Barbosa, aparece com apenas 1,11% na pesquisa espontânea, mas sobe para o 3º lugar na estimulada. (Coluna de Cláudio Humberto)

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

AMBEV anuncia “Verão Sem Aumento”

A iniciativa pretende atingir 500 mil estabelecimentos em todo o Brasil até o dia 15 de dezembro
 
A Ambev anuncia o  “Verão Sem Aumento”, iniciativa da companhia que garantirá cerveja sem mudança de preço durante todo o verão. A expectativa é ter até 15 de dezembro 500 mil pontos de venda participantes. Para isso, equipes de venda já começaram a visitar estabelecimentos em todo o Brasil que ganharão o selo "Verão Sem Aumento" - um adesivo que identificará a adesão ao projeto. 

Reunião da ACI apresentou fases do Porto Sul

Marivaldo, José Humberto, Luiz Ribeiro, Tarcísio, Aldenes e Andirlei 
Com a promessa de novos investimentos para a região Sul da Bahia, os empresários e lideranças políticas defenderam a implantação do Porto Sul, nesta segunda-feira (9), durante a 10ª Reunião Ordinária da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). De acordo com o coordenador de Articulação Social da Secretaria de Relações Institucionais do Estado, Marivaldo Dias, entre as licenças para a construção do empreendimento na região de Aritaguá, em Ilhéus, o Governo da Bahia aguarda, ainda esse ano, o anúncio da concessão da outorga de autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq).

Em Ilhéus, cerca de 300 mutuários já foram atendidos por técnicos da Urbis

O atendimento se estenderá até esta sexta-feira, dia 13, sempre das 8 às 12 e das 13h30 às 17 horas, na sede da associação, instalada no caminho principal (Eixo Coletor).
 Cerca de 300 proprietários de imóveis situados no Hernani Sá, bairro localizado na Zona Sul de Ilhéus, já foram atendidos pelos técnicos da Habitação e Urbanização do Estado da Bahia (Urbis), empresa que construiu os conjuntos habitacionais na década de 80. Atendendo a uma solicitação da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá (AMBHLS) e do vereador Roque do Sesp, a Urbis enviou uma equipe ao município com o objetivo de iniciar a regularização da documentação de centenas de propriedades.  

Educação a distância se consolida como referência de qualidade na região sul da Bahia

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revelam que no estado da Bahia o número de alunos em cursos de graduação a distância aumentou 146 vezes em oito anos.
A diversificação das modalidades de ensino tem proporcionado diferentes opções de educação, seguindo novos formatos flexíveis à vida daqueles que pretendem melhorar o currículo e agregar conhecimento. E o grande exemplo é a Educação a Distância (EaD), que cresce a passos largos e recebe cada vez mais reconhecimento. A comprovação do fato são os institutos e universidades federais que têm tido, do governo, incentivos consideráveis no investimento nessa modalidade.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sutran retira veículos abandonados da via pública em Ilhéus

Os proprietários de veículos abandonados que foram localizados pelo órgão já estão notificados para, no prazo de sete dias, retirarem seus veículos das ruas e avenidas de Ilhéus. Após este prazo, os veículos serão removidos para o pátio da 13ª Ciretran.

Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas realiza ação educativa no Center Lapa a partir de amanhã


O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia (NETP) promove a partir de amanhã (10), a “Campanha Natal Coração Azul”, que tem como objetivo orientar a população sobre as principais formas de prevenir esse tipo de crime, além de arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados às vítimas do tráfico de pessoas.  A ação ocorrerá até essa sexta-feira (13), das 11h às 15h, no 3º Piso do Shopping Center Lapa. O Núcleo é vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Presidente da Amurc participa de mobilização em Brasília

Diante das dificuldades financeiras vivenciadas pelos municípios baianos, agravada pela queda das receitas e pelo subfinanciamento dos programas federais, o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, Lenildo Santana estará em Brasília, nesta terça-feira (10), defendendo a ampliação de recursos para os municípios e redução dos impostos, que oneram os cofres públicos. A mobilização terá início às 9h30, no Auditório Petrônio Portela, Senado Federal.

HOJE O COMÉRCIO DE ITABUNA JÁ FUNCIONA À NOITE

Foto arquivo
A partir desta segunda-feira,09, como acontece todos os anos no período de Natal, os empresários de Itabuna estendem os horários  de seus estabelecimento para melhor atender ao grande público regional. Este ano para que o horário fosse ampliado, a lutra entre o Sindicato Patronal e o dos Empregados  foi grande. Mas, ao final, o bom senso prevaleceu! Veja a tabela dos horários, numa promoção da Prefeitura Municipal, CDL, Sindicom, Ampesba  e ACI.   Os presidentes destas entidades, estão muito otimistas em relação as vendas, devido as grandes promoções, o que inclui também o Jequitibá Plaza Shopping.   
Horários:
De 09 a 13/12: das 9h às 20h
Dia 14/12 (sábado): das 9h às 17h
De 16 a 20/12: das 9h às 22h
Dia 21/12 (sábado): das 9h às 18h
Dia 22/12 (Domingo): das 15h às 20h
Dia 23/12: das 9h às 22h
Dia 24/12 (véspera de Natal): das 9h às 18h
Dia 31/12 (véspera de Réveillon): das 8h30min às 17h
Horário especial das lojas do Shopping Jequitibá
Dia 14/12 (sábado): das 10h às 23h
Dia 15/12 (domingo): do meio-dia às 21h
De 18 a 20/12: das 10h às 23h
Dia 21/12 (sábado): das 10h à meia-noite
Dia 22/12 (domingo): das 10h às 22h
Dia 23/12: das 10h à meia-noite
Dia 24/12 (véspera de Natal): das 9h às 17h
Dia 31/12 (véspera de Réveillon): das 9h às 17h

‘A decência e a dignidade vão governar o Brasil’, diz Aécio Neves

Campinas – O senador Aécio Neves (PSDB-MG) assumiu o discurso de candidato e pediu ajuda para ser eleito presidente em 2014 a prefeitos e lideranças do partido, em um evento na noite desta sexta-feira, 6, em Campinas, interior paulista. “Me façam vencer as eleições em São Paulo que eu venço as eleições no Brasil”, discursou Aécio. “Juntos, vamos subir a rampa do Palácio do Planalto.”
Defendendo umprojeto alternativo para governar o Brasil, com ataques ao governo do PT, Aécio foi recepcionado por membros do PSDB em uma fazenda, em encontro organizado pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). “Dentro de muito pouco tempo a decência e a dignidade vão voltar a governar o Brasil.”

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...