sábado, 9 de novembro de 2013

NESTA SEGUNDA-FERIA ACI DISCUTE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI, programou para a sua próxima   Reunião Ordinária desta segunda-feira, dia 11, às 19h, uma exposição solicitada pelos diretores e sócios da entidade para a discussão de Saúde/Medicina e Segurança do Trabalho.

O tema ficará a cargo  dos médicos: Flavio Cortelini Albuquerque, Médico do Trabalho e diretor clinico e Josemary Cortelini Albuquerque, Técnico em Segurança do Trabalho. Dentro do tema, ainda, envolve debate sobre a questão administrativa dos programas exigidos pelas normas regulamentadoras do governo federal.

Para isso, o presidente da ACI, Luiz Ribeiro (foto) pretende contar com presença de todos os empresários e pessoas interessadas para abrilhantar as discussões e esclarecer dúvidas sobre o assunto; “tão importante para as nossas empresas, envolvendo Medicina e Segurança do Trabalho” ressalta o presidente Luiz Ribeiro.


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MUTIRÃO DO DIABETES AMANHA EM ITABUNA

Já está tudo preparado para o novembro azul em Itabuna. Neste sábado (9), a partir das 8 horas, acontece o Mutirão do Diabético, que já se consolidou nesta cidade como o maior evento de tratamento e prevenção do diabetes do país.
Numa promoção do Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos (ASDITA), o mutirão está sendo esperado com grande expectativa no Hospital de Olhos Beira Rio localizado na Praça Rio Cachoeira.
O evento consiste em atender  pessoas, que portam a doença. No ano anterior foram atendias 13 mil cidadãos (a). Para este anos a previsão é de 15 mil atendimentos, contando com a participação de 800 voluntários.
 Agora só falta você, se vista de azul e vamos combater essa terrível doença, onde muitos casos o sofrimento é grande, quando as pessoas perdem seus membros até a morte.  

Queda da arrecadação, aumento das obrigações e a Lei de Responsabilidade Fiscal levam Prefeitos a demitirem

         
  Acúmulo de débitos de gestões anteriores, queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e aumento das obrigações federais estão entre os principais motivos dos prefeitos sul baianos ao realizarem “cortes” na Folha de Pagamento. Os índices já ultrapassam o limite estipulado pelo Tribunal de Contas dos Municípios, de 54 % para gastos com pessoal. Entre os municípios associados à Amurc, é esperada uma média de 1.200 demissões até o final do ano de 2013, a fim de evitar rejeição de contas.

Juiz explica o processo eletrônico da Justiça no auditório da Faculdade de Ilhéus


O Juiz da 3ª Vara do Trabalho da Comarca de Ilhéus, José Cairo Junior, proferiu palestra para alunos da Faculdade de Ilhéus, na noite de quinta-feira, dia 7, sobre Processo Judicial eletrônico (PJe), o novo sistema eletrônico de controle a ser implantado em todos os tribunais do país, conforme intenção do CNJ – Conselho Nacional de Justiça. O evento foi promovido pela coordenação do curso de Direito com apoio do Centro Acadêmico da Faculdade.

Segundo José Cairo, o PJe “nada mais é que a introdução da tecnologia da Informática e das telecomunicações no processo judicial. O Brasil está na frente dos outros países, como acontece na área eleitoral. O nosso país é pioneiro”. Ele afirma que a maioria dos tribunais tem o sistema de acompanhamento de processo na forma eletrônica, de forma que você pela internet tem como saber o acompanhamento do processo, mas você não tem ciência do conteúdo daquele ato processual. “E hoje, com o PJe, é possível  acompanhar o processo e ter conhecimento do conteúdo dos atos processuais”, acrescentou.

CDL LANÇA CAMPANHA NATAL CINQUENTÃO

Destacando as grandes parcerias ao longo do tempo, com as demais entidades de classe do comércio, instituições financeiras  e empresas privadas de Itabuna, além da imprensa e de todos os prefeitos que passaram pelo município, desde a gestão de Felix Mendonça, quando foi criado o Clube de Dirigentes Lojistas e hoje Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL, a diretora da entidade apresentou ontem a noite (7), o perfil da campanha "Natal Cinquentão no Comércio de Itabuna".

Fortalecimento do Legislativo é discutido no XVI Seminário Regional de Vereadores

Vereadores do Sul da Bahia se reuniram na manhã dessa sexta-feira (08), na Câmara Municipal de Itabuna, no XVI Seminário Regional de Vereadores. A atividade foi uma iniciativa da Associação das Câmaras de Vereadores do Sul da Bahia (Acsulba), em parceria com a União dos Vereadores do Brasil (UVB) e o legislativo local.

Esse evento representa o fortalecimento das Câmaras Municipais do Sul da Bahia, e tem como objetivo qualificar a união do legislativo municipal, para incentivar um mandato legal que represente melhorias para o município.  Para Jocival Rodrigues, presidente da UVB/BA, as discussões apresentadas nesse seminário irão repercutir na vida da comunidade. “Estamos tratando de assuntos que são pertinentes à população. Eu vejo que debates como esse, precisam acontecer mais vezes, para capacitar melhor os vereadores e discutir temas relevantes para o legislativo”, completou Jocival.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Escritor baiano Antônio Torres é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Antônio Torres estudou em Salvador, onde começou a trabalhar como repórter no Jornal da Bahia. (Foto:pelourinho.ba.gov.br)
Antônio Torres estudou em Salvador, onde começou a trabalhar como repórter no Jornal da Bahia (Foto:pelourinho.ba.gov.br)
Rio de Janeiro – O escritor baiano Antônio Torres foi eleito hoje (7) para ocupar a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), vaga desde o dia 3 de agosto, com a morte do jornalista e musicólogo Luiz Paulo Horta. Romancista, Torres obteve 34 dos 39 votos.
A cadeira 23, fundada pelo primeiro presidente da ABL, Machado de Assis, já teve como ocupantes os escritores Lafayette Rodrigues Pereira, Alfredo Pujol, Otávio Mangabeira, Jorge Amado e Zélia Gattai.
Nascido em 1940 em um povoado chamado Junco, hoje a cidade de Sátiro Dias, no sertão da Bahia, Antônio Torres estudou em Salvador, onde começou a trabalhar como repórter no Jornal da Bahia. Também foi publicitário em São Paulo, antes de ir para o Rio de Janeiro.

Aprovação do governo Dilma chega a 39%, mostra CNT

Brasília O governo da presidenta Dilma Rousseff tem a aprovação de 39% da população, segundo pesquisa divulgada hoje (7) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O índice é maior que o registrado na pesquisa anterior, de setembro, quando o governo teve avaliação positiva de 38,1%. A avaliação negativa do governo chega a 22,7% dos entrevistados.

Vice-governador prestigia apresentação da nova frota do Grupo Brasileiro, em Itabuna

O vice-governador e secretário de Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar, participou da solenidade de apresentação da nova frota de veículos do Grupo Brasileiro, um dos mais atuantes no serviço de transportes de passageiros e encomendas no interior da Bahia. O evento aconteceu na noite de quarta-feira, dia 6, no pátio do centro social Sest-Senat, em Itabuna, que contou com a presença de todos os diretores das empresas Rota Transportes, Expresso Brasileiro, Cidade Sol, Cidade Real e Viametro Transportes Urbanos, do deputado estadual Ronaldo Carletto, os prefeitos de Itabuna e Ilhéus, Claudevane Leite e Jabes Ribeiro, outros prefeitos da região, autoridades militares, empresários, comunicadores e colaboradores.

Curso de atualização em Nutrição Funcional será realizado em Ilhéus

Será realizado na Faculdade de Ilhéus, nos próximos dias 09 e 10 de novembro, o curso de atualização em Nutrição Funcional. O evento, promovido em conjunto pela comissão de formatura da turma 2015.1 do curso de Nutrição da instituição e pela empresa Inovarte, tem como objetivo proporcionar divulgação do conhecimento e atualização aos alunos e profissionais de nutrição nas áreas atuais de fitoterapia, alimentos funcionais e câncer.

CDL LANÇA CAMPANHA DE NATAL "CINQUENTÃO" HOJE

Jorge Braga
Visando mais um grande sucesso de suas campanhas,no comércio de Itabuna, logo mais, às 19h, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna-CDL estará lançando a campanha  "Natal Cinquentão no Comércio de Itabuna" no auditório Milton Veloso, quando será apresentada a Estratégia de Comunicação da Promoção.

Para isso, os seus organizadores através do seu presidente Jorge Braga e do  publicitário Rui Carvalho, da Agencia/RCM, está esperando a presença de diversos segmentos da comunicação regional e empresarial.

A sede da CDL, fica localizada na Avenida do Cinquentenário, 966, 2º andar, centro, Itabuna. Compareça! 

Agente da Sefaz fala sobre o Refis 2013 da Bahia na Faculdade de Ilhéus


A agente de tributos Elisa Oliveira, da Infaz (Inspetoria da Fazenda Estado), de Ilhéus, realiza, nesta sexta-feira, dia 8, às 19 horas, na Faculdade de Ilhéus, uma palestra com o objetivo de detalhar aspectos do Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2013), que oferece descontos aos contribuintes em dívida com a Bahia. O evento é destinado aos alunos dos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração.

Servidores municipais de Ilhéus recebem treinamento sobre gestão e auditoria

O treinamento prepara os servidores para ações que serão implantadas na prefeitura pela atual gestão, baseadas no controle de processos de receitas e despesas.
 A Controladoria Geral do Município de Ilhéus encerrou, na tarde de quarta-feira, dia 6, o treinamento do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA) do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O objetivo é proporcionar oportunidades para uma gestão transparente e aprimorar os procedimentos de trabalho para aperfeiçoar a própria gestão.

Palestra apontou estratégias de atuação no Mercado de Trabalho

Com apresentação de dicas importantes para o atendimento ao cliente, o especialista em marketing e economia, Carlos Alberto Carvalho conseguiu atrair a participação de vários representantes do comércio e do setor de prestação de serviço, nesta quarta-feira (6), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). Aliada a técnica da motivação os profissionais puderam atualizar suas estratégias de atuação no Mercado de Trabalho.

Câmara Municipal de Itabuna preocupada com o futuro do Idoso

Agnaldo Batista

 A Câmara de Vereadores de Itabuna na tarde de ontem (06) aprovou por unanimidade em primeira votação a criação do Fundo do  Conselho Municipal do Idoso. Requerimento, este, encaminhado pelo vereador Joilson Rosa (PROS).

Na expectativa da segunda e definitiva votação o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Agnaldo Batista acredita  em melhor desempenho da entidade em favor de dar mais assistência a comunidade de idosos, deste município, que já chega a mais de  vinte mil habitantes acima de sessenta anos de idade.

Na oportunidade,  Agnaldo Batista agradece  a todos os vereadores  que abraçaram essa causa e, em especial, ao vereador autor do projeto Joilson Rosa. “Assim todos nós, estamos  na luta com o objetivo de buscar um  melhor padrão de vida a toda nossa classe  idosa” ressalta, Agnaldo Batista.


Parabéns Serafim!


Muito contente por ter sido eleito Conselheiro , ontem (6) do Conselho Gestor do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães José Alves Serafim filho que também é Diretor de Administração e Finanças do Sindapeb- Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do Estado da Bahia, como vigor de um jovem de 18 anos está complementando 7 ( setenta anos de idade).

Está recebendo os parabéns dos Conselhos e Sindicato os quais atua com muita desenvoltura. Que Deus nosso Pai Supremo Lhe conserve sempre assim, com essa saúde, pois Serafim é um homem que trabalha pelo bem estar de seu semelhante.



Parabéns Serafim!!!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Receita abre sexta-feira consulta ao penúltimo lote de restituição do IR

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Cerca de 2,1 milhões de contribuintes saberão, ainda nesta semana, se receberão dinheiro do Fisco. A Receita Federal abrirá, às 9h de sexta-feira (8), consulta ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2013 (ano-base 2012). Também será liberada a consulta a lotes residuais das declarações de 2012 a 2008 (anos-base 2011 a 2007).
No total, 2.129.401 contribuintes receberão R$ 2,1 bilhões. Relativamente ao exercício de 2013, a Receita pagará R$ 2,036 bilhões a 2.098.768 pessoas físicas, com correção de 5,16%, correspondente à variação da taxa Selic (juros básicos da economia) entre maio e novembro deste ano.

VEJA MAIS UM ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Você sabe com quem está falando?
Antonio Nunes de Souza*

Essa célebre frase que foi bastante usada no passado, mesmo com o decorrer do tempo, ainda é ouvida em muitas ocasiões. Entretanto, não com tanto poderio de amedrontamento como se ouvia nos velhos tempos, já que as autoridades federais, civis e militares já estão mais libertadas de tais afrontas, licenças para que atuem de conformidade com as leis, reprimindo e advertindo todos aqueles que, de uma maneira qualquer, estão negligenciando com as normas estabelecidas no país. Mas, mesmo assim, ainda temos os prepotentes e arrogantes que ocupam altos cargos públicos (até baixo às vezes), patentes militares, políticos (esses, principalmente, inclusive seus familiares) que, aproveitando-se das suas posições, afrontam as autoridades que estão desempenhando suas dignas funções, nas ocasiões em que cometem erros e, logicamente, são chamados a atenção para que se identifiquem e justifique o ato cometido. Não vou nem me ater às ocasiões quando vão a um órgão público e querem ser atendidos imediatamente, não considerando as ordens de chegada ou as marcações de horários. Esse comportamento insólito passou a ser denominado de ”carteirada”!

E Adilson, capitão do exército já reformado, conhecido no quartel quando estava na ativa pela alcunha de Tenente Boquinha, sempre que tomava suas caninhas habituais, cometia alguma atitude fora das normas e padrões que ampliavam cada vez mais as pontuações negativas em sua carteira de habilitação. E, mesmo sabendo que pouco funcionava atualmente, sempre usava desse expediente que algumas vezes colava com bons resultados.

Certo dia no fim da tarde, vindo do seu barzinho favorito onde tomava seus drinques e cerveja, invadiu o semáforo e atropelou uma senhora, felizmente causando leves arranhões. Aí, o guarda de trânsito Nigro que estava retado da vida, pois sua ex-mulher tinha pedido aumento de pensão alimentícia para os filhos, sua casa tinha sido invadida pelas chuvas destruindo os móveis e utensílios, seu velho carro tinha estourado o motor, seus cartões estavam atrasados e, para completar, sua mãe com 80 anos estava doente precisando de cuidados especiais que, somente com dinheiro se consegue. Literalmente, assuntos bastantes para deixar uma pessoa puta da vida e louca para descarregar seus azares.
-Favor senhor, desça do veículo e apresente os documentos!
Foi quando Capitão Boquinha na maior galhardia disse: Você sabe com quem está falando?

Soldado Nigro, retado da vida, nem titubeou: Sei sim. Com um filho da puta que atropelou uma senhora, com cara de tomador da cana e metido a porreta querendo tirar onda com minha cara. Passe-me logo essa porra desses documentos antes que lhe leve preso por desrespeito a autoridade e ameaça de amedrontamento!

Nesse momento, Capitão Adilson meio assustado com a reação do soldado, meteu rapidamente a mão no bolso de trás da calça e, Nigro pensando que era uma arma que ele ia puxar, sacou seu trinta e oito e mandou ver bem na testa do militar que, imediatamente, caiu duro para o lado do carona. O soldado se picou, fugiu e até hoje ninguém sabe onde foi parar e se esconder. A mulher atropelada testemunhou a favor do soldado dizendo que o capitão tinha desacatado e agredido o guarda, logicamente, para livrar a cara dele e condenar o sacana que havia lhe atropelado dentro da faixa de segurança.

Como é habitual, o capitão for enterrado com honras militares e, seus amigos de bar, mandaram fazer uma placa e colocaram em sua lápide com os seguintes dizeres: “Você sabe por quem está rezando?”


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna- antoniodaagral26@hotmail.com

Juiz dá palestra na Faculdade de Ilhéus sobre Processo Judicial Eletrônico

O juiz do Trabalho, José Cairo Júnior, da 3ª Vara da Comarca de Ilhéus, dará aula especial sobre Direito Material e Processual do Trabalho, com ênfase no tema Processo Judicial Eletrônico, nesta quinta-feira, dia 07, às 18h30min, no auditório Professora Adélia Melo, da Faculdade de Ilhéus.

A inscrição para o evento deve ser feita no Centro Acadêmico da Instituição, mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, aberta para estudantes de Direito de qualquer instituição de ensino superior, profissionais liberais e operadores do Direito.


José Cairo Júnior é professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorando em Direito Social pela Universidad de Castilla, La Mancha, Espanha. Ele vai explicar aos participantes do evento como a utilizar o processo eletrônico na Justiça do Trabalho. 

Por - Zé Carlinhos

CANAVIEIRAS REALIZA PALESTRA DE ORIENTAÇÃO DA SAÚDE


A Secretaria Municipal da Saúde está intensificando o relacionamento com a comunidade, proferindo palestras e orientações sobre higiene pessoal e prevenções contra doenças e riscos. A última instituição a receber o grupo da de orientações da Saúde foi a Creche Vovó Cabocla, localizada no bairro Sócrates Resende.

Prefeitura de Itagibá entrega mudas frutíferas para produtores rurais

A Prefeitura de Itagibá assinou um convênio com a Superintendência de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura da Bahia, garantindo o fornecimento de mudas frutíferas para pequenos produtores rurais do município.  Com o convênio, a prefeitura recebeu 17 mil e 150 mudas de açaí, goiaba, graviola, jenipapo, pitanga e cacau, com alta resistência a produtividade.

CNJ afasta presidente do Tribunal de Justiça da Bahia

André Richter
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Por unanimidade, o plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira (5/11), durante a 178ª Sessão Ordinária, abrir Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o envolvimento do presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), desembargador Mário Alberto Simões Hirs, e da ex-presidente da corte desembargadora Telma Laura Silva Britto com irregularidades na administração e pagamento de precatórios, que são dívidas do setor público reconhecidas pela Justiça. No mesmo julgamento, o CNJ decidiu, por maioria dos votos, afastar os dois magistrados de suas funções até o fim do PAD.

Equipe da Santa Casa de Itabuna foi destaque no livro “Casos Clínicos em Oncologia”


A cada ano a Oncologia - área da medicina dedicada ao tratamento dos pacientes com Câncer – registra avanços significativos em vários aspectos, inclusive no crescimento da produção científica. Dentro desse contexto de efervescência acadêmica na produção de livros, merece destaque “Casos Clínicos em Oncologia” - livro lançado recentemente pela editora Iátria, de São Paulo, e que conta com importante colaboração de profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI).

Câmara de Itabuna realiza Seminário de Vereadores nesta sexta-feira


A Câmara Municipal de Itabuna está convidando a população para participar do XVI Seminário Regional de Vereadores, que será realizado neste dia 08 (sexta-feira).

No evento serão debatidos temas como: Julgamentos de Contas da Prefeitura, Cassação de Mandato de Prefeito e Vereadores.

O destaque será a discussão sobre o Desenvolvimento Regional, com a chegada do Projeto Intermodal: Porto Sul, Ferrovia Oeste/Leste e Aeroporto.

O Seminário está programado para iniciar às 8h, no Plenário Dr. Raimundo Oliveira Lima, da Câmara Municipal de Itabuna.Compareça!


 Informação: Fábio Luciano

ITABUNA UMA CIDADE SEM RUMO

O que está acontecendo com Itabuna?

Na rua F, Bairro Monte Cristo, ontem (05) três pessoas foram assaltadas, na boca da noite e outra pela manhã, por um individuo de estatura alta, moreno, que para concretizar o ilícito, suspendia parte da camisa e mostrava uma suposta arma. Isso há 200 metros da UPP! Com certeza, os policiais estavam dando cobertura ao Governador!

 Falta de assistência na saúde

No Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, a radialistas Jaqueline Mendes – que não se identificou – levou aquela unidade de saúde, um cidadão com princípio de AVC, em seu próprio carro. Chegando ao hospital, as duras penas, o cidadão ficou 45 minutos para ser atendido. O médico tinha se ausentado para fazer um lanche. O que revoltou a radialistas, que não aguentando tanta humilhação, inclusive, de uma funcionária “Taiza”, ligou para o Presidente da Câmara Municipal de Itabuna, Aldenes Meira, que de pronto, atendeu a radialista e resolveu o problema, junto ao Hospital. Jaqueline, em seu programa agradeceu penhoradamente. E aqueles que não têm padrinho o que acontece!?

E, a Plena, quando chega?

O que está acontecendo com a saúde de Itabuna; as pessoas perderam a noção da vida, perderam a sensibilidade humana?

O hospital estava sem clinico geral, desde a última segunda-feira (04) e os postos de saúde dos bairros, muitos deles não funcionam. Essas queixas chegam a toda hora nas emissoras de rádios da cidade.

O que há com Itabuna?

A direção do Hospital, através de Paulo Bicalho, em seguida justificou os motivos à radialista! Mas, como sempre, não foi convincente.  

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Hospital de Base Deputado Augusto Castro busca recursos de emendas federais para HBLEM

Preocupado com as dificuldades que o Hospital de Base continua tendo para garantir o atendimento de milhares de pessoas de Itabuna e região, o deputado Augusto Castro esteve hoje (05) em Brasília, com o deputado federal Jutahy Magalhães Junior. A inclusão de uma emenda ao orçamento da União para o HBLEM foi solicitada por Augusto Castro. “ O deputado Jutahy tem sido grande parceiro de Itabuna e assegurou que vai destinar verbas para o nosso hospital”, disse o deputado.

Ilhéus é beneficiada com mais 656 unidades do Minha Casa, Minha Vida

Mais um núcleo do projeto Minha Casa, Minha Vida está garantido para Ilhéus. Ele será construído no Bairro Teotônio Vilela. O procedimento de inscrições está em fase de estruturação pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Município.

Governador confirma autorização para a escola pública de trânsito de Itabuna

O governador da Bahia, Jaques Wagner, assinou a autorização do funcionamento da escola pública de trânsito de Itabuna, uma reivindicação da deputada estadual Ângela Sousa (PSD), atendendo a um pedido do prefeito Claudevane Leite e do secretário do Transporte e Trânsito (Settran), Clodovil Soares. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (05), em Itabuna, durante a solenidade de entrega do Condomínio Jardim América II, que beneficia 496 famílias do programa Minha Casa, Minha Vida.

Inscrição para Vestibular da Faculdade de Ilhéus encerra nesta quinta-feira, dia 07

As inscrições para o Vestibular 2014.1 da Faculdade de Ilhéus, cuja sede própria está localizada na zona sul da cidade, podem ser feitas até quarta-feira, dia 06 de novembro, às 23h59min pelo site www.faculdadedeilheus.com.br, e até quinta-feira, dia 07, até às 21 horas, de forma presencial, na Secretaria da Instituição. A Faculdade oferece vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Democratas aposta em sucesso de candidatura na Bahia

Aleluia
“A eleição para o governo da Bahia é prioridade para o Democratas no ano que vem”, disse o vice-presidente nacional do partido e secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, ao ser indagado se a legenda terá candidato a governador, em entrevista concedida à Rádio Cruzeiro, no início da tarde desta terça-feira (05).

Violência cresce no Brasil e na Bahia continua alarmante

POR - REINALDO AZEVEDO- Já começam a circular os dados do 7º Anuário Brasileiro de Segurança
Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O site do Fórum ainda não traz o relatório completo, que, segundo entendi, estará no ar nesta terça. Mas já dá para fazer algumas considerações. O levantamento traz os números da violência no Brasil em 2012. Atenção! O país voltou a superar a marca dos 50 mil homicídios: 50.108, contra 46.177 em 2011. A taxa de mortes violentas subiu de 24 por 100 mil habitantes para 25,8.
Aqui e ali, já noto, tenta-se forçar a mão e fazer de São Paulo o dado, vamos dizer, negativo do levantamento. Em 2012, com efeito, houve um aumento de número de homicídios no Estado: de 4.193 para 4.936. Pois é… Ocorre que o Estado segue sendo, segundo dados do próprio governo federal, o SEGUNDO EM QUE MENOS SE MATA NO PAÍS EM NÚMEROS RELATIVOS — vale dizer: que leva em conta o tamanho da população: 12,4 homicídios por 100 mil. Só perderia para o Amapá, com 10,4. Ocorre que o anuário distingue dados de alta confiabilidade — como os de São Paulo — dos de “baixa confiabilidade”, como os do Amapá. Assim, entre os estados em cujas estatísticas se pode confiar, São Paulo ainda é o que apresenta a menor taxa de homicídios.

Mais 496 unidades do Minha Casa, Minha Vida entregues em Itabuna


O governador Jaques Wagner e o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, entregaram agora há pouco o Condomínio Jardim América II, que beneficia 496 famílias do programa Minha Casa, Minha Vida. A solenidade reuniu, no Bairro Nova Califórnia, os beneficiados do governo federal que receberão as chaves dos apartamentos, que tem dois quartos cada e serão quitados em parcelas mensais num período de 10 anos.


O governador alertou os novos condôminos sobre a proibição de aluguel do imóvel, a necessidade de pagar em dia as parcelas e a manutenção da organização e boa convivência. A Prefeitura de Itabuna assegurou o acesso ao condomínio, com a pavimentação, terraplanagem e implantação de redes de água e esgoto. Estiverem presentes à cerimônia políticos da região, vereadores e secretários municipais.

Da assessoria

Expressaounica:

Que da próxima vez o governador venha inaugurar uma obra sua... Por que não, a duplicação da Ilhéus/Itabuna; o Centro de Convenções; a Barragem em Itapé e a duplicação Itabuna/Ferradas?  Só assim, ele deixaria de mentir, ou de comer mosca! Abra os olhos meu povo! 

Amanhâ ACI sedia palestra Motivacional e Vendas para o período natalino

        

 A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), através da Prefeitura Municipal de Itabuna, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com o Sebrae, estará sediando nesta quarta-feira (6), às 19 horas, a palestra de Motivação e Vendas para o Natal, com o especialista em marketing e economia, Carlos Alberto Carvalho.
            A exposição é voltada para os profissionais da área comercial, e de acordo com o presidente da ACI, Luiz Ribeiro, será uma oportunidade para que eles venham inovar e munir de ferramentas estratégicas na sua área de atuação. A entidade fica localizada na rua Osvaldo Cruz, nº 56, Edifício União Comercial, 10º Andar, no centro de Itabuna. Mais informações pelo telefone: (73) 3613-1171.

Por - Viviane Cabral

OBRAS NA PRAÇA BEIRA-RIO UMA GRANDE VERGONHA

Faz mais de três meses que fizeram – não se sabe por que – um desmanche a céu aberto em Itabuna. Foi no piso original da Praça Rio Cachoeira, junto ao posto da Polícia Militar, em frente à igreja Assembléia de Deus.
 Resultado: onde havia um piso assentado e nivelado desde 2001, quando a praça foi inaugurada, hoje se encontra um chão de areia e terra degradado pelo tempo, cercado de montes de pedras por todos os lados. E que coloca em risco a integridade das pessoas, inclusive crianças, que acorrem ao local para atividades físicas e de lazer durante toda a semana.
 Com tanta coisa para se fazer na cidade, o que os cidadãos que frequentam o local perguntam é: por que se desfez uma obra que já estava feita – e, ao que tudo indica, bem feita? E se desfizeram, por que demoram tanto para refazer? Aguarda-se a resposta e as providências do setor dito competente.
Por - Carlos Malluta

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Prefeitos buscam soluções para ampliação das receitas nos municípios

Na tentativa de buscar soluções para sanar as despesas acumuladas, devido a diminuição das receitas dos municípios, o presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana esteve reunido na semana passada, com prefeitos (as) do Território Litoral Sul. A ideia é de que os gestores venham publicizar, junto aos seus munícipes, a atual situação financeira de cada município e buscar, juntamente com o Governo Federal o aumento dos recursos financeiros.
Dentre as maiores dificuldades citadas pelos gestores, destaca-se o desafio de quitar os débitos com a Folha de Pagamento, tendo em vista a grande quantidade de cargos concursados. É o caso do município de Barro Preto, com uma população estimada em 6,5 mil habitantes, possui uma receita de R$ 800 mil, sendo que o gasto com a Folha fica em torno de R$ 770 mil. A prefeita Jaqueline Mota revela que estará empenhada junto a Amurc e UPB “na busca de melhorar a receita do município para que possamos trabalhar melhor com a população”.

Santa Casa de Itabuna representada em Congresso Brasileiro de Estomaterapia

Buscando ampliar os conhecimentos na área de Estomaterapia, área da saúde que previne a perda da integridade da pele, trata as pessoas com feridas e reabilita as que possuem incontinência (urinária ou anal), representantes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna participaram em Salvador do 10º Congresso Brasileiro de Estomaterapia.

HOMEM MORRE PORQUE NÃO QUERIA FICAR INTERNADO EM HOSPITAL PSIQUIATRA EM ITABUNA

recinto do hospital
Leonardo Almeida Requena, 28 anos, morreu na noite do último sábado (02), na Clínica Psiquiátrica São Judas, em Itabuna, em questões misteriosas e a direção do Hospital, não quis se prenunciar a respeito.

De acordo com as versões preliminares e como foi mostrada pela rede de TV a nível, local. Estadual e nacional, Leonardo teria ido à unidade para ser medicado, mas reagiu e entrou em luta corporal com funcionários ao saber que ficaria internado no Hospital, com a reação, o paciente morreu.

A polícia foi acionada e o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Itabuna. Existe a possibilidade de Leonardo ter morrido asfixiado durante a tentativa de conter as agressões do paciente, mas acredita-se também na hipótese de que ele sofreu infarto durante a briga.

Só com o laudo médico após necropsia poderá atestar a causa da morte e que deverá sair logo. 

Foto: do vermelhinhodabahia.com

domingo, 3 de novembro de 2013

Motorista morre em acidente na rodovia Ipiaú-Itagibá

Um acidente, ocorrido por volta das 20h30 deste sábado (2), matou o funcionário da empresa de sondagem de solo, Geólica, prestadora de serviços à Mirabela. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, o motorista Gérsio Cléber Ferreira dos Santos, de 33 anos, natural de Minas Gerais, perdeu o controle do veículo numa curva logo após o Japumerim, sentido Itagibá. 

No momento do acidente chovia bastante, informou a PRE. O carro modelo Cross Fox, licença de Rio Pardo de Minas, bateu em um barranco às margens da rodovia. Gérsio não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois. O jovem saiu de Ipiaú com destino à Dário Meira. 

O trânsito no local foi organizado pela Guarnição da Polícia Rodoviária Estadual composta pelo Comandante Márcio De Sá, e os soldados Jisé e Sílvio. O Departamento de Polícia Técnica chegou ao local por volta das 23 horas para realizar a perícia.

 No veículo foi encontrada uma garrafa de cerveja. O corpo da vítima deve ser transladado para o estado de Minas Gerais.
Do - /http://giroemipiau.blogspot.com.br/

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Carnés do IPTU á dispisicao da população

Prefeitura de Itabuna distribui carnês do IPTU pelos Correios e cota única vence dia 30 Itabuna  Mais de 30 mil carnês do Imposto Predial e ...