sábado, 11 de agosto de 2012

MANO MENEZES PODE SAIR DA SELEÇÃO

Fabio de Mello Castanho - Direto de Londres

A derrota para o México na decisão dos Jogos Olímpicos de Londres, no dia de hoje aumenta a pressão em cima de Mano Menezes para a sequência de seu trabalho visando à Copa do Mundo de 2014.

Porém, uma demissão imediata significaria uma mudança brusca em relação ao discurso adotado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, na semana que antecedeu a decisão no Estádio de Wembley.

No entanto, será a primeira vez que agirá em um momento de derrota.  A Seleção Brasileira, com um futebol abaixo da crítica foi derrotada  pela seleção Mexicana por 2 X 1.

TERRA - ESPORTE


VITÓRIA COM RAÇA VIRA O JOGO
Foto:Globo Esporte

Mesmo com um jogador a menos durante grande parte do jogo - o goleiro Deola, do Vitória, foi expulso por reclamação ainda no primeiro tempo, o América Mineiro não conseguiu vencer o Vitória, na tarde deste sábado, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

O jogo foi pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Braisleiro. Com isso o time mineiro chegou à quinta partida sem vencer.

O Vitória se superou mostando muita raça de seus jogadores buscou o empate e, ao final,  virou o placar para 2 a 1.



Flamengo pega o Nautico dentro de instantes

Depois de derrotar o Figueirense por 2 a 0 no meio de semana, quebrando uma série de quatro jogos sem ganhar, o Flamengo busca pegar embalo no Campeonato Brasileiro neste sábado, quando recebe o Náutico, às 21h (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela 16ª rodada da competição.


O atacante Liedson (foto), o mais novo reforço do Flamengo, pode fazer sua estreia logo mais, no confronto com o Náutico. O jogador, que fez exames médicos durante esta semana, vem treinado bem e já está com o elenco rubro-negro em Volta Redonda, local da partida de amanhã. E tudo indica que Dorival Junior vá utilizar o jogador em algum momento do jogo.

ESCRITOR GRAPIÚNA LANÇA CONTOS


O jornalista, prosador e poeta itabunense Antonio Nahud Júnior desta vez brinda o leitor com o livro de contos PEQUENAS HISTÓRIAS DO DELÍRIO PECULIAR HUMANO (Editora O Falcão Maltês, 154 págs.) a ser lançado em 21 de agosto, terça-feira, às 19h, na Água de Gruta (Rua Edístio Pondé, Empresarial Tancredo Neves, Loja 25 – Stiep), em Salvador, e no dia 28 de agosto, terça-feira, às 19 h, na Sala Zélia Lessa, centro, em Itabuna, com a exposição fotográfica “A Face Oculta”, de Morvan França, inspirada na obra do pintor Francis Bacon e nos contos do livro.

A produção é da Acate, de Ari Rodrigues e Eva Lima. Pequenas histórias, por certo, apenas no nome. Nelas, toda a experiência que o escritor conquistou em suas andanças pelo Brasil e pela Europa – lugares que lhe possibilitaram realizar tanto seu ofício de formação quanto os de vocação. Com prefácio de Jorge de Souza Araújo, poeta e professor de Literatura Brasileira e Literatura Comparada na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e apresentação de Ruy do Carmo Póvoas, escritor e ex-professor titular de Língua Portuguesa da Universidade de Santa Cruz (UESC), e Danielle Carvalho Crepaldi, doutorada em Teoria Literária pela UNICAMP, a obra reúne sessenta e quatro curtas histórias escritas nos últimos 10 anos e publicadas em revistas, jornais, sites e blogues.

Nem por isso, contudo, são menos significativas no conjunto de sua obra. Nelas, o leitor encontrará a sagacidade, a argúcia, o fascínio, a emoção autêntica, a fábula e a luminosidade que caracterizam o estilo “lúcido alucinado” de Nahud, com personagens sempre prontos a correrem riscos irracionais em busca da crença romântica da plena realização das possibilidades de suas vidas enfadonhas – seja em Portugal, Espanha, Marrocos ou Brasil.

Dono de uma prosa em que o ritmo, a cor, o lúdico, a vivacidade descritiva e uma delicadeza de expressão transformam situações banais em riquíssimo material de ficção, Antonio Nahud Júnior reverbera nestas suas histórias uma evidente influência cinematográfica no ritmo e em descrições voluptuosamente brilhantes dos cenários. Ademais, o conhecimento da produção literária ocidental que o autor detém está patente, nos textos, no modo como ele retrabalha gêneros e tópicos caros à literatura.

Estão neles presentes as mitologias grega, romana e nórdica; a tragicomédia de cunho iconoclasta; o fantástico, o terror e o lúdico. Edgar Alan Poe, Henry Miller, Henrik Ibsen ecoam nessas histórias – alguns textualmente mencionados, o que patenteia a vertente literária à qual ele se inclina. No entanto, a visada pessimista às relações sociais e afetivas por vezes dá as mãos ao lirismo.

Em seu conjunto, os escritos de PEQUENAS HISTÓRIAS DO DELÍRIO PECULIAR HUMANO oferecem ao leitor um instigante passeio literário e existencial. A obra foi lançada inicialmente com muito sucesso em Natal, Rio Grande do Norte, e já tem datas marcadas para lançamento em João Pessoa, Recife, Aracaju, Salvador e Belo Horizonte.

O escritor baiano, que reside em Natal, publicou dez livros, entre eles, “Ficar Aqui Sem Ouvido Por Ninguém”, “ArtePalavra – Conversas no Velho Mundo” e “Se Um Viajante Numa Espanha de Lorca”.

Lançamento: 21 de agosto de 2012, terça-feira, das 19h às 22h (Salvador);28 de agosto de 2012, terça-feira, das 19h às 22h (Itabuna)
Local: Água de Gruta - Rua Edístio Pondé, Empresarial Tancredo Neves, Loja 25 – Stiep-Salvador, Bahia; Sala Zélia Lessa, Centro - Itabuna

POR - ANTONIO JÚNIOR

Carmelita fala em projetos habitacionais e dignidade


“Sei o que é uma vida difícil. Aos 3 anos tive que deixar o convívio dos meus pais, na zona rural de Ibicuí, para ser criada por meus tios em Ilhéus. Meus pais, pessoas simples do campo, não tinham condições de me dar uma vida digna, de estudo e de oportunidades. O que ganhavam, mal dava para sustentar os seus oito filhos. Sinto na pele o sentimento de cada um ilheense que não tem uma casa digna, um trabalho decente e uma oportunidade de dar o seu melhor”.

 O desabafo emocionado foi feito pela candidata a prefeita de Ilhéus, Professora Carmelita, no início da noite de ontem (09), ao participar de um corpo-a-corpo nas invasões do Manguezal, Bambuzal e Vila Nazaré, todos na zona oeste da cidade.

Carmelita defendeu uma política pública de habitação onde as famílias possam ser ouvidas e participem de todo o processo de transferência. “Não é apenas tirar do local de onde vivem e achar que lhes foi dado dignidade”, afirma. Para Carmelita, durante seu governo, a construção de casas populares será uma prioridade. “A presidente Dilma e o governo federal, meus parceiros, vão me ajudar a reduzir o déficit habitacional na cidade”, garante. “Tem candidato aí que já tentou tirar a gente daqui sem nos dar uma opção de moradia. Era sair e ir para debaixo da ponte. Isso não vamos esquecer”, afirmou Luiz da Silva Oliveira, morador do Bambuzal. Carmelita e comitiva foram saudados com muita festa pelos moradores destes locais.

Postura elogiada - “Estar aqui e nos olhar de frente, assumindo compromissos com nossa comunidade é uma postura de quem está disposta a fazer por a gente”, disse a desempregada Mariângela Oliveira, dois filhos aos 26 anos. Além dos moradores, a candidata a prefeita da Coligação Ilhéus Mais Forte conversou com lideranças comunitárias e conheceu as principais dificuldades destas invasões. “Trago comigo e com a minha visita a convicção de que estas pessoas não podem mais ficar à margem das estradas, dos mangues e da própria sociedade. Vi nas crianças deste lugar a história da minha vida. Vi no olohar de pais e mães de família a desesperança nos governantes que os enxergam como um problema. Resolver o problema deles não é milagre. É aplicar com justiça social os recursos que chegam à Prefeitura”, desabafou Carmelita, sob os aplausos dos moradores.

Da assessoria

NOTA DE PESAR PELO FALENCIMENTO DE DRA. CONCEIÇÃO BENIGNO MAGALHÃES

A Coligação Por Amor a Ilhéus lamenta profundamente o falecimento da médica Conceição Benigno Magalhães, esposa do companheiro e dirigente do PCdoB, Davidson Magalhães, solidarizando-se com a família neste momento de pesar, consternação e luto. Lamentamos esta perda irreparável da mulher que dedicou sua vida a lutar pela saúde, bem-estar das pessoas e por um mundo mais justo e humano. Dra. Conceição fazia parte do Comitê Feminino desta coligação e contribuía com a elaboração das políticas públicas de saúde. Em respeito ao que ocorreu e em razão da tristeza que se abateu sobre todos nós, decidimos suspender nossas atividades de campanha.


COLIGAÇÃO POR AMOR A ILHÉUS - PP, PMDB, PCdoB, PSB, PDT, PTB, PRB, PR, DEM, PHS, PSL, PRTB, PTC, PRP, PTN e PSDB.

Teotônio Vilela adere em massa às candidaturas de Jabes e Cacá



Pela segunda vez nesta campanha, o candidato a prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), foi recebido com festa no bairro Teotônio Vilela, na sexta-feira, 10. A alegria tomou conta das ruas do famoso “Vilelinha de açúcar” com a presença do prefeito que mais cuidou dos bairros de Ilhéus.

O Teotônio Vilela está localizado na Zona Oeste da cidade. No centro demográfico de 2010, o bairro apresentou uma população de 40 mil habitantes, por isso ao longo do tempo a comunidade acabou sofrendo transformações com o crescimento populacional que afetou, principalmente, a infraestrutura urbana.

Domingas de Jesus, doméstica, moradora do bairro, reclamou da falta de iluminação pública e de pavimentação no final da Avenida Governador Paulo Souto. A moradora votou em Jabes em 1982, quando ele foi candidato pela primeira vez. Ela acredita que só o prefeito pode modificar a situação do bairro. “Porque ele é o homem que diz assim: Vou fazer e faz mesmo” ressaltou a moradora. Assim como Dona Domingas a faxineira, Jaciara Santos confia em Jabes. “Eu estou apostando minhas fichas em Jabes, porque ele trabalha por nós”.

Principais obras e realizações de Jabes no Teotônio Vilela: pavimentação asfáltica e drenagem pluvial da Av. Central e 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª travessas; ruas José Petrúcio, Esperança, Joana D’Arc, Rodolfo Vieira, Pitágoras, Bom Jesus, José Carolino, Campo Verde, Asa Branca, Sta. Luzia, Liberdade, Primavera, Nossa Senhora da Conceição, Orquídea, Genésio Santos, Glória; instalação do Centro de Zoonose; implantação do Programa Habitar Brasil no Alto do Teotônio Vilela; construção do Posto de Saúde e do Colégio Municipal Temístocles Andrade; implantação do loteamento do Barro Vermelho e do sistema de esgotamento Sanitário, em parceria com a Embasa.

Da Assessoria de Imprensa
Coligação Por Amor a Ilhéus

MORRE EM SALVADOR A MÉDICA MARIA DA CONCEIÇÃO B. MAGALHÃES

MORRE EM SALVADOR A MÉDICA MARIA DA CONCEIÇÃO B. MAGALHÃES EX-DIRETORA DO HOSPITAL NOVAIS EM ITABUNA

Dra. Conceição e Davidosn
Morreu ontem (09) a noite em salvador a senhora Maria Conceição Magalhães, esposa do Presidente da BAMIN, Davidson Magalhães e ex-vereador em Itabuna.

Com o passamento da senhora Maria da Conceição Magalhães, que segundo informações, será sepultada em Salvador, a coordenação da coligação “Amor e Trabalho por Itabuna”, integrada por Capitão Azevedo e Dr. Renato Costa e suspendeu toda sua programação, neste final de semana, em solidariedade à família.

Médica, Maria da Conceição Benigno Magalhães, contribuiu muito para o Hospital Manoel Novais levasse o titulo de reconhecimento da UNICEF, foi candidata a vice-prefeita nas eleições de 2004, em Itabuna e ultimamente prestava os seus serviços na Secretária de Saúde do Estado.

Hoje às 14 horas seria realizada o corpo a corpo do Jardim Primavera quer foi transferido para outra data a programar.

Esse blog também se solidariza com Davidson Magalhães por se tratar de um grande filho de Itabuna e nosso amigo pessoal. Que Deus ilumine os caminhos de todos nós. Só Ele carrega a verdade.


VANE TAMBÉM LAMENTA MORTE DE CONCEIÇÃO BENIGNO DE CAMPANHA



O candidato Vane do Renascer (PRB), também  emitiu nota, em que lamenta a morte da doutora Conceição Benigno. Ele também suspendeu todas as atividades de campanha deste final de semana.

A médica pediatra itabunense faleceu nesta noite, em casa, na capital baiana (leia mais aqui). Vane esteve no início da noite com o esposo de Conceição, Davidson Magalhães, dirigente estadual do PCdoB e presidente da Bahiagás, na inauguração do comitê de campanha no Banco Raso.

Vane solidarizou-se com Davidson Magalhães e afirmou, que a “perda de sua inestimável esposa, a médica pediatra doutora Conceição Benigno Santos, nos deixou em sofrimento”. A morte de Conceição pegou a todos de surpresa.

Davidson Magalhães estava no sul da Bahia quando recebeu a notícia da morte da esposa. Um avião do governo baiano levou Davidson, a irmã, Adriana, o cunhado Jabes Ribeiro e o candidato a vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior, para Salvador, há pouco. Confira abaixo a nota da coligação “Na frente para Itabuna mudar”.

NOTA À IMPRENSA


Neste momento de dor queremos nos solidarizar com nosso companheiro Davidson Magalhães Santos. A perda de sua inestimável esposa, a médica pediatra doutora Conceição Benigno Santos, nos deixou em sofrimento.

Decidimos suspender, até segunda-feira, 13/08, as atividades da campanha eleitoral, incluindo a circulação de carros de som da chapa majoritária (prefeito) e proporcional (vereadores).

Nessa hora de despedida, queremos orar a Deus para que o conforte e lhe dê esperança. A nossa fé encontra na Bíblia Sagrada palavras de sabedoria e conforto espiritual: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações“, Salmo 46:1.

Claudevane Moreira Leite – Vane do Renascer

Itabuna, 10 de agosto de 2012

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Agricultores fazem proetesto no aeroporto Jorge Amado em Ilhéus

OS FALSOS INDIOS JÁ EXPULSARAM DAS SUAS TERRAS (VERDADEIROS  DONOS) VÁRIAS FAMILIAS, ARMADOS DE TODO JEITO, ARMA DE FOGO, FACÃO E FERRAMENTAS QUE SÃO UTILIADAS NO DIA A DIA PARA P SERVOÇO NO CAMPO

Agricultores revoltados com o descaso das autoridades e do Estado em não tomarem uma posição firme em relação a invasão de terras na região de Ilhéus, Una e Buerarema, pelos indios, tomaram na manhã de hoje (10) sob protesto o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, no sul da Bahia.

Segundo informações, os agricultores só vão deixar o local se o governo, Federal ou Estadual tomar uma posição concreta em torno da demarcação da terra, onde os falsos índios vem aterrorizando as famílias, verdadeiros donos da terra há mais de cem anos.

Para Luis Henrique Uaquim, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores, a FUNAI está fabricando índios no sul da Bahia. “Falsos índios que estão pregando o terrorismo aos pequenos agricultores, e as autoridades, não tomam conhecimento. Só vão tomar quando acontecer o pior”, disse.

Os agricultores iniciaram a ação no centro de Ilhéus por volta das 9 horas, e seguiram até o aeroporto. O movimento organizado e combinado, com as autoridades de segurança, mas dizem que só vão deixar o local, após uma solução.. Seis barracas foram montadas em frente ao aeroporto, e 100 pessoas foram credenciadas para ter acesso ao terminal de passageiros.

A manifestação só foi controlada às 17h30 com a presença de um representante do governo estadual que marcou uma reunião com os produtores na próxima segunda-feira (13), quando será discutido com o Secretário de relações institucionais de Salvador medidas para solucionar o impasse.

Mas, os agricultores irredutíveis informam que amanhã (11), com cerca de 50 pessoas retornarão ao aeroporto para uma nova ação.

Interbairros movimenta 18 equipes na primeira rodada em Itabuna

A primeira rodada cheia do Campeonato Interbairros, que reúne 53 equipes e 919 atletas inscritos, acontece neste domingo (12), com a realização de nove jogos entre 18 times nos diversos bairros da cidade, com apoio da Secretaria de Esportes. O jogo de abertura, em 29 de julho, foi marcado por uma goleada do Pedro Jerônimo 5 x 1 Zizo, no Estádio Luis Viana Filho.

Segundo o coordenador do Interbairros, Paulo Roberto Rezende, esta é uma das maiores competições urbanas do país, não apenas pelo número de equipes e atletas participantes, como também por envolver e integrar torcidas dos diversos bairros, além de estimular o comércio informal para a venda de lanches e bebidas. O comandante do 15º BPM, tenente coronel Marcos Lemos montou um esquema especial de segurança para a competição.

Para esta rodada estão programados durante a manhã jogos no campo do Núcleo Habitacional da Ceplac entre as equipes do bairro e do Jaçanã, seguido da disputa entre as seleções do Banco Raso x Jardim Vitória. Na Vila das Dores jogam João Soares x Nova Califórnia.

No bairro São Lourenço a seleção local enfrenta o Emanuel Leão e o time do Jardim Grapiúna tem como adversário o Novo Horizonte. No Maria Mattos estão programados dois jogos: Maria Mattos x Jorge Amado e Sinval Palmeira x Nova Itabuna.

A rodada será encerrada com a disputa entre Nova Ferradas e Itamaracá, em Ferradas, e entre Roça do Povo contra Ferradas, no campo da Roça do Povo, onde a equipe local enfrenta a seleção de Ferradas.


Por : Kleber Torres Fotos Vinícius Borges 10-08-2012
www.itabuna.ba.gov.br

Escolas de Itabuna se reúnem para definições sobre o 7 de setembro

Na manhã desta sexta-feira (10) ocorreu na sede da Secretaria de Educação, localizada no Centro Administrativo Firmino Alves, a segunda reunião sobre a organização do desfile de 7 de Setembro. Participaram os diretores de dez instituições de ensino municipais e no encontro foram definidos equipe de coordenação, ordem de apresentação e os subtemas, relacionados ao tema principal “Brasil Nordestino de Amado e Gonzaga”. Também foram estabelecidos detalhes de ornamentação e fardamento, além dos custos do evento.

As escolas que participaram da reunião nesta sexta pertencem ao Grupo 4 da organização do desfile da independência. Os grupos que participarão do desfile são cinco, sendo que o Grupo 1 reúne instituições militares; o Grupo 2 é formado pelos movimentos da sociedade civil organizada, como Lions Clube, maçonarias, Desbravadores e outros; o Grupo 3 agrega as escolas particulares; o Grupo 4, os estabelecimentos da rede municipal de ensino; e o Grupo 5 as escolas estaduais. O desfile ocorrerá obedecendo a ordem numérica de cada grupo.


Por: Haísa Lima – Fotos: Vinicius Borges – 10/08/2012

Procon-BA promove curso de Gestão de Equipes para servidores


Trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e liderança foram alguns dos temas trabalhados, nesta sexta-feira (10), durante o curso “Gestão de Equipes de Alto Desempenho”, promovido pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. O curso foi destinado aos profissionais que atuam no atendimento, administração e diretorias do órgão, com o objetivo de ampliar o potencial de liderança dessas pessoas.


Durante o evento, que teve duração de 8h, foram mostradas as principais ferramentas de auxílio para situações que envolvam o compartilhamento de tarefas, além de fomentar o desenvolvimento de ações de cumplicidade, iniciativa e atitude nas equipes. Segundo a superintendente do órgão, Gracieli Leal, o curso faz parte das ações de capacitação do quadro funcional do Procon, visando atender ainda melhor as demandas dos consumidores baianos.


Também foram convidados a participar do curso, servidores da Delegacia de Defesa do Consumidor, devido à parceria que os órgãos possuem em diversas ações de cunho fiscalizatório.


Da Assessoria de Comunicação SJCDH

Jabes destaca a cultura no dia do centenário de Jorge Amado

Nesta sexta-feira, 10, dia em que o escritor Jorge Amado completaria cem anos, o candidato a prefeito da Coligação Por Amor a Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), falou sobre a importância e o compromisso com a cultura, em entrevista concedida ao comunicador Vila Nova, na Rádio Conquista FM. O prefeiturável destacou as principais realizações voltadas à valorização da cultura e literatura amadiana. A revitalização do Teatro Municipal, Bataclan, Vesúvio, Casa de Jorge Amado, implantação do Quarteirão Jorge Amado, instalação da sede da Academia de Letras, Memorial da Cultura Negra são algumas obras concretizadas sob sua gestão.



Jabes criticou a forma como estão sendo tratados os espaços culturais, como a Biblioteca Municipal e Arquivo Público, que se encontram abandonados pelo poder público municipal vigente. “Eu não acredito em um governo que não respeite a cultura, ferramenta importante na formação da identidade e cidadania”, enfatizou. O candidato ressaltou ainda a importância econômica e cultural de festas como o São João e o Carnaval, e garantiu que caso eleito, as datas festivas voltarão a ser comemoradas em grande estilo.



O problema generalizado da saúde, relatado pelos moradores durante as visitas e caminhadas nos bairros, distritos e povoados de Ilhéus, também foi destaque na entrevista. Jabes afirmou que as visitas têm uma função direta com o diagnóstico da realidade, cujas reclamações da população acerca da saúde se tornaram constante e adiantou que essa área terá prioridade em seu próximo governo.



Da Assessoria de Imprensa
Coligação Por Amor a Ilhéus


Carmelita participa de seminário do MP

Ilhéus sediou na manhã desta sexta-feira (10), no auditório do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, o II Seminário de Mobilização Social pela Educação, um evento promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia, em parceria com a Direc-6, Prefeitura de Ilhéus, Fundeb e Conselho Municipal de Educação que reuniu diretores de escolas públicas municipal e estadual, professores, pais de alunos e estudantes. Vereadora, representante da Comissão de Educação da Câmara Municipal e candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT) participou do evento, onde teve a oportunidade de reafirmar os compromissos com a educação que fazem parte do seu Plano de Governo.




Durante o encontro foram debatidos temas como a importância da família e da escola na educação dos alunos. O seminário foi aberto com a apresentação artística do cantor Sérgio Nogueira, seguindo com os alunos do Colégio Santa Ângela, onde Carmelita estudou parte de sua infância, que entoaram o Hino Nacional Brasileiro. A secretária de Educação, Lidiney Campos, fez a saudação inicial do evento. Logo depois foi a vez da discussão do tema “Integração Família-Escola”, com a professora Marilene Araújo, tendo como debatedoras as professoras Célia Daud e Sandra Catharina santos. Ainda na parte da manhã foi realizada a palestra com o tema “Saúde do Profissional de Educação”, proferida pela professora e presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, e que teve como debatedoras as professoras Edla Soares e Marlove.



Presente em praticamente todas as discussões sobre a educação em Ilhéus realizadas pelo Ministério Público do Estado da Bahia e pelas entidades da sociedade civil organizada, Professora Carmelita voltou a ressaltar a importância da família nessa missão de educar e facilitar o processo de conhecimento dos alunos. Mas para que esses saberes sejam estimulados e assimilados, Professora Carmelita destaca como fundamental a valorização da instituição família. “Por esse motivo é que no nosso plano de governo estamos dando uma atenção especial a dois segmentos que consideramos fundamentais que são a educação e a família. A educação pública de qualidade passa inicialmente pela forma como o poder público cuida o cidadão, a família. E tenham a certeza que vamos ter um carinho especial com a família ilheense”.

Da assessoria

É hoje!!!

População indígena brasileira mais que triplicou nos últimos 20 anos, diz IBGE


A população indígena brasileira triplicou nas últimas duas décadas, passando de 294 mil, em 1991, para 896,9 mil, segundo dados do Censo Demográfico 2010 divulgados nesta sexta-feira (10), que consideram tanto os residentes em terras indígenas (demarcadas) quanto os indígenas declarados fora delas. 
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo levantamento, 63,8% desse total está em áreas rurais e 32,3%, em urbanas. Em relação à população total do país (que soma mais de 190 milhões de pessoas), os indígenas representam 0,4%, sendo que o Norte é a região onde eles estão em maior número: 342 mil.
A pesquisa catalogou ainda 274 idiomas distintos entre as 305 etnias encontradas --a maior é a tribo Tikúna, que corresponde a 6,8% do total de indígenas.
No quesito cor ou raça, que consta no questionário geral do último Censo, 817,9 mil pessoas se declararam indígenas --o dado é utilizado pelo IBGE para traçar o comparativo com as pesquisas censitárias realizadas nas duas últimas décadas (1991 e 2000).

Com apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio), os técnicos do IBGE catalogaram 505 terras indígenas, o que corresponde a 12,5% do território brasileiro, que hoje tem pouco mais de 106 milhões de hectares.Já 78,9 mil pessoas se declararam de outra cor ou raça (principalmente pardos), mas moram em terras indígenas e se consideram como tal em razão de variados aspectos, tais como tradições, costumes, cultura, entre outros.
Há 517,4 mil indígenas morando nessas áreas, sendo Yanomami (25,7 mil), que se divide entre Amazonas e Roraima, a de maior contingente populacional --representando 5% do total da população indígena brasileira.

Etnias e idiomas

Um desdobramento inédito do Censo Demográfico indica que a população indígena brasileira possui 305 etnias e 274 idiomas distintos, cuja maioria é derivada do tronco linguístico Tupi.
De acordo com a metodologia utilizada pelo IBGE, o conceito de etnia é tomado por "comunidades definidas a partir de afinidades linguísticas, culturais e sociais".
Segundo a diretora de pesquisa do instituto, Nilza Pereira, o número é surpreendente: "As pesquisas acadêmicas que foram divulgadas nos últimos anos trabalhavam com uma estimativa de 220 etnias. Descobrimos que muitas que eram dadas como extintas, na verdade, não estão".
"Observamos o ressurgimento de muitas etnias. Eles estão saindo da invisibilidade graças a esse desdobramento do Censo. O momento é propício", completou ela.
Das 305 etnias catalogadas, 250 estão dentro de áreas demarcadas e 300 fora das terras indígenas. De acordo com o IBGE, o cálculo considera que algumas etnias figuram em ambos os casos, das quais algumas são baseadas na resposta de uma única pessoa.
Segundo o Censo, considerando os indígenas com idade superior ou igual a cinco anos, 37,4% tinham como idioma usual alguma língua indígena e 76,9% se comunicavam prioritariamente em português.
As regiões nas quais as etnias mais preservam as suas línguas nativas são o Norte (55,2%) e o Centro-Oeste (57,1%), isto é, mais da metade da população indígena nessas regiões se encaixa em tal perfil. Já 16,3% dos indígenas com idade superior ou igual a cinco anos declararam não falar português.

HOSPITAL MANOEL NOVAES ESTÁ SENDO ACUSADO DE ERRO MÉDICO, O QUE CULMINOU NA MORTE DE UM BEBÊ!


Um caso grave foi registrado no Hospital Manoel Novaes em Itabuna.Uma família acusa o hospital pela morte de um bebê.Segundo a dona de casa Patrícia Rosa de Oliveira, 23 anos, ela teria procurado o Manoel Novaes na quarta-feira (8), quando se sentiu mal nos últimos dias de gestação. Ela foi examinada e mandada pra casa,só que ao retornar, ela não se sentiu melhor, e voltou ao hospital na quinta-feira (9), quando foi constatado que o bebê que ele estava esperando tava morto
No dia em que Patrícia se sentiu mal(na quarta feira), a família a levou para um clínica particular, onde ela fez uma ultrassonografia, e o médico constatou que a criança já era para ter nascido e mandou que Patrícia fosse encaminhada urgentemente para o Hospital Manoel Novaes para fazer o parto cesáreo, só que o médico da unidade, afirmou que ela só teria o bebê no dia 22 de agosto,quando ela completaria 40 semanas de gravidez.
- O médico Benício de Andrade, que atendeu a paciente, explicou que não fez o parto porque o bebê não estava maduro. O médico disse ainda que a criança tinha uma deformação e precisaria ser operada assim que nascesse, como não havia um cirurgião pediátrico no momento, ele optou por marcar a cesariana para duas semanas a frente.
Patrícia passou por uma cirurgia na quinta feira (9) para a retirada do bebê.
Esperamos que as investigações realmente aconteçam, para pelo menos abrandar um pouco da dor dessa mãe, e para punir, possíveis culpados.



MONSENHOR OSMAR



Padre Osmar Raymundo Mateus, foi ordenado Diácono em 30/12/l990 por Dom Paulo Lopes de Farias.
Em seguida ainda com Diácono começou seu trabalho pastoral nas paróquias Bom Jesus de Itapé e Nossa Senhora da Conceição de Ferradas. Ordenado sacerdote em 05/08/1991, continuou seu trabalho pastoral nas duas paróquias , quando em 05 de abril de 1992 assumiu como pároco Paróquia de Santo Antônio de Itabuna no bairro do mesmo nome onde permaneceu por catorze anos, onde construiu a nova casa paroquial em cima do salão e reformou e mobiliou toda a Igreja. Transferido para a Paroquia São Judas Tadeu em Itabuna, onde atualmente exerce sua função sacerdotal. Pe Osmar além do atendimento  na Paróquia e nas comunidade Santuário Santo Antônio, Novo Horizonte, Parque São João,  Hospital São Lucas, Hospital Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e a Fazenda Boa Lembrança é também o Vigário Geral e Judicial da Diocese de Itabuna. Devido seu trabalho e amor ao sacerdócio e seu testemunho de vida foi agraciado com o título de MONSENHOR concedido pelo Papa Bento XVI a pedido do Bispo Diocesano de Itabuna Dom Ceslau Stanula.                             
 Este titulo é um reconhecimento pelos trabalhos prestados na Diocese. Com esse titulo passará a ser chamado de Monsenhor Osmar.


ACESSE:
 http://aportadoreino.blogspot.com.br/
 


CEM ANOS DE JORGE AMADO

Nascido na Fazenda Auricídia, às margens direita do Rio Cachoeira, no bairro de Ferradas, em Itabuna, daí ganhando o mundo, através de suas obras literárias, o escritor Jorge Amado, se estivesse vivo completaria hoje (10.08) um século de vida. 

Para homenagear o filho ilustre dessa terra, o município, através do prefeito Capitão Azevedo, restaurou a casa onde o escritor morou quando criança, dentro dos mesmos padrões. 

A casa foi  transformada em um Espaço Cultural, juntamente com a Praça em Ferradas, e também instalou na entrada daquele bairro uma estátua de Jorge Amado, sendo a primeiro do gênero no Brasil.

Hoje, através da FICC, foi elaborada uma  extensa programação para comemorar a data em Ferradas, inclusive com  recital de músicas e de poeasias dos poetas filiados ao Clube do Poeta Sul da Bahia., e convidados. 


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

FTC iniciou comemorações pelo Dia do Advogado

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Advogado, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna abriu espaço na última segunda-feira (6) para debater “A Ética Profissional e a Valorização da Advocacia”, durante evento realizado no auditório da Instituição de Ensino, reunindo estudantes, professores e profissionais de Direito.

Em sua fala na solenidade de abertura, o diretor da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo parabenizou os acadêmicos e operadores do Direito por discutirem tema demais relevante para o exercício profissional, tanto dos advogados quanto para as demais profissões existentes no mercado.

Lôbo ressaltou que para a FTC Itabuna as comemorações pelo Dia do Profissional do Direito têm alguns motivos que precisam ser lembrados, principalmente pela trajetória que vem sendo construída, desde a autorização do MEC para a implantação em 2003.

O diretor citou o reconhecimento do curso no ano de 2009 pelo MEC com o conceito máximo, que é a nota 5, além da recentemente concessão do parecer favorável emitido pela Comissão Nacional de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), recomendando ao MEC a renovação do reconhecimento do curso.

“Aliado a essas conquistas, a FTC vem persistindo no cumprimento de sua missão institucional, que é de formar profissionais éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos, algo que por sinal é fator relevante no exercício do profissional do Direito”, disse Lôbo.

A coordenadora do curso de Direito e assessora Acadêmica da FTC, professora Raildes Pereira destacou o empenho do colegiado do curso em promover a comemoração pelo Dia do Profissional de Direito, que vem se consolidando como um dos mais importantes eventos do calendário acadêmico da Instituição.

O evento contou com a participação do presidente da subseção da OAB Itabuna, Andirlei Nascimento, além de diversos profissionais de direito. O debate em torno da “Ética Profissional e da Valorização da Advocacia” ficou por conta do professor Lindomar Coutinho, do juiz de Direito Helvécio Giudice de Argollo, da Comarca de Ilhéus, e pelo advogado e consultor jurídico Martone Maciel.

Da - Ascom – FTC Itabuna
Por - Erivaldo Bomfim
09-08-2012
www.ftc.com.br

Prefeitura de Itabuna inicia reurbanização da Vila da Paz


A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Prefeitura de Itabuna iniciou nesta quarta-feira (08) as obras de reurbanização da Vila da Paz, localizada na saída de Itabuna para a BR 415.

Uma retroescavadeira e uma caçamba são utilizadas na fase inicial dos trabalhos, que incluem limpeza e alargamento das vias de acesso. Em uma segunda etapa, será feita a terraplenagem da área ocupada pela vila.

A previsão é que a partir da próxima semana seja iniciada a pavimentação asfáltica. Será utilizado asfalto quente, que é mais resistente, duradouro e de rápida secagem. A expectativa é de que a ação seja concluída ainda neste mês.
Por: Haísa Lima – 09/08/2012




Atletas itabunenses nas finais dos Jogos Abertos


A Prefeitura de Itabuna está oferecendo, através da Secretaria de Esportes, apoio para que 18 atletas locais participem no sábado (11), em Simões Filho, da etapa final das competições individuais dos Jogos Abertos do Interior.

A competição vai reunir delegações de 22 municípios baianos, que participarão de disputas nas modalidades de atletismo – 100, 400 e 1.500 metros –, judô e vôlei de praia masculino e feminino,

O secretário de Esportes Alcântara Pellegrini explica que a delegação itabunense será chefiada por Dinamar Guimarães. “Itabuna será representada por atletas competitivos e de alto nível técnico, com experiência em disputas municipais, estaduais e nacional”, complementou.

Por: Kleber Torres Fotos 09-08-2012
www.itabuna.ba.gov.br

Jequitibá homenageia Jorge Amado


O show “Elas cantam as estórias de Jorge” será apresentado nesta sexta-feira, 10, na Praça de Alimentação do Shopping Jequitibá, a partir das 19 horas. O evento faz parte das comemorações que estão acontecendo em todo o Brasil e em algumas partes do mundo, pela passagem do centenário de nascimento do autor itabunense.

Dentro do espírito da campanha “Pai Amado, Filho Presente”, que promove o Dia dos Pais, a acontecer neste dia 12, o Shopping reprisa show das cantoras Lilian Casas, Jane Monteiro, Marisa Mendes, Uiara Oliveira e Carla Valléria, que são algumas das mais talentosas vozes femininas do sul da Bahia.

A pedidos

As artistas, que ainda saboreiam o sucesso do evento realizado no dia da mulher e atendendo a muitos pedidos, interpretarão um repertório com as trilhas sonoras de músicas que serviram como tema de novelas, contos e minisséries baseadas nas histórias do escritor grapiúna.

O Shopping informa ainda que na véspera e no Dia dos Pais oferecerá horário especial de funcionamento para melhor atender aos consumidores. No sábado, 11, as lojas e praça de alimentação e lazer funcionarão das 10 às 23 hs. No domingo, 12, Dia dos Pais as lojas abrirão das 13 às 20 hs e alimentação/lazer das 12 às 21 hs. Nas belas vozes de Lilian, Carla, Jane, Uiara e Marisa homenageiam Jorge Amado (Rafaela)

Mulheres se mobilizam para caminhada de Jabes e Cacá na Conquista neste sábado

Depois da presença expressiva na caminhada do Pontal, no dia 4, o Comitê das Mulheres da Coligação Por Amor a Ilhéus prepara uma grande mobilização para a caminhada dos candidatos Jabes Ribeiro (PP) e Cacá (PMDB) no bairro da Conquista, no próximo sábado, 11, a partir das 15h30min, com concentração em frente à Coelba. Este foi um dos temas discutidos na reunião de quarta-feira, 8, com a presença de cerca de 150 mulheres de vários segmentos da sociedade ilheense.

A força feminina que se aglutina em torno do projeto da reconstrução de Ilhéus também confirmou presença no abraço simbólico ao General Osório programado pelo Comitê da Juventude, também no sábado, 9 horas, marcando as comemorações do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado e o Dia do Estudante. E também em todas as atividades da campanha até o dia 7 de outubro.

Jabes lançou na reunião folder que destaca os investimentos destinados à cultura, recuperação do patrimônio histórico e turismo quando governou Ilhéus. A peça publicitária homenageia o centenário do escritor, mostrando o conjunto de obras e realizações inspiradas na sua obra: Quarteirão Jorge Amado, reconstrução do Bataclan, tombamento do Vesúvio, criação da Fundação Cultural de Ilhéus, instalação do Circo Folias da Gabriela, concepção e implantação da Casa de Cultura Jorge Amado, reconstrução do Teatro Municipal de Ilhéus, criação da Semana Jorge Amado e do Trofeu de Arte e Cultura, recuperação do Palácio Paranaguá e restauração do General Osório, com implantação da Biblioteca e do Arquivo Público Municipal.



Da assessoria de Imprensa
Coligação Por Amor a Ilhéus

AZEVEDO E RENATO RECEBIDOS COM MUITO CARINHO PELA COMUNIDADE DO NOVA CALIFORNIA


Dando sequencia a campanha visando à reeleição para prefeito de Itabuna, o Capitão Azevedo (Democratas) fazendo corpo a corpo no bairro Nova Califórnia foi acompanhado por uma multidão. A população do referido bairro, recebeu Azevedo e Renato Costa com muita confiança e alegria.

A visitação terminou há pouco, às 20 horas. O deputado estadual Augusto Castro, também prestigiou  o evento.Para amanhã o candidato da coligação “Amor e Trabalho por Itabuna” visitará a comunidade do bairro Pontalzinho, às 14h30min, com a concentração programada para a Praça do Trabalho, de onde sairá em visita corpo a corpo.

As demais coligações não mandaram a progrmação. O que pode ser feito através do e-mail: reislito@hotmail.com


Hospital Calixto Midlej Filho recebe palestra sobre Alergia

Será realizada na próxima sexta-feira (17), no auditório Paulo Bicalho do Hospital Calixto Midelj Filho, a palestra Bases Fisiopatológica da Alergia. O tema será ministrado pelo médico pediatra especialista em Alergia, José Carlison Oliveira, que deverá falar para um público alvo formado por médicos, enfermeiros e estudantes de Medicina. O evento está agendado para às 19h30min, com realização do Laboratório Sanofi e apoio da Fundação Centro de Estudos Professor Edgard Santos (Funcepes).

Sobre o palestrante, o médico pediatra José Carlison Oliveira é especialista em Alergia/Imunologia pela Asbai, Mestre em Ciência da Saúde/Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), médico assistente do Ambulatório de Alergia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Ufba). 

Para o presidente da Funcepes, Antonio Augusto Monteiro, a parceria com os laboratórios tem permitido trazer para Itabuna alguns dos maiores especialistas em diversas áreas, o que favorece o projeto de Educação Continuada que o Centro de Estudos e a Santa Casa oferecem. O evento é gratuito e maiores informações podem ser obtidas nas unidades da Funcepes nos Hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes.

Por-Jack Simões



Paulo lima é candidato ao Legislativo Itabunense



Paulo Lima, é candidato
O candidato a vereador de Itabuna chamado Paulo Indio que, segundo informação, está com a candidatura impugnada, não se trata de nosso conhecido jornalista Paulo Lima. Mas, de um ex-servidor (guarda- municipal).

Paulo Lima, dos cabelos grisalhos, articulista-político, orador do bom, presidente da Academia dos Pensadores de Itabuna e diretor do Clube do Poeta Sul da Bahia, e um grande trabalho prestado a comunidade itabunense, está regular junto a Justiça Eleitoral, e continua fazendo sua campanha em meio de dezenas de amigos e admiradores.

JEQUITIBÁ GANHA NOVA AGENCIA DA CAIXA



A CAIXA ampliando sua rede inaugura amanhã (10), às 18 horas, mais uma agência da instituição, desta vez, no  Shopping Jequitibá em Itabuna.

A direção da CAIXA ainda informa que serão  inauguradas mais 600 agencias em todo o país, com previsão para 2000 agencias até 2013.

De parabéns a todos da CAIXA, que é a maior instituição  financeira social para atender o povo brasileiro.

ENFIM, FLAMENGO VENCE!

Enfim, venceu. Na noite desta quarta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli, em Santa Catarina, o Flamengo derrotou o Figueirense pelo placar de 2 a 0, gols de Vagner Love, que voltou a marcar após oito jogos de jejum. O duelo foi válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Figueirense permanece na lanterna da competição, com apenas oito pontos ganhos. Por sua vez, o Flamengo, com um jogo a menos, chega aos 19 pontos, ocupando a décima colocação.
Ambas as equipes voltam a campo no próximo sábado. Enquanto o Figueirense visita o Sport, às 18h30, na Ilha do Retiro, o Flamengo recebe o Náutico, às 21h, no Estádio Raulino de Oliveira.

UMA EXPULSÃO DE CADA LADO
Era a primeira partida do Flamengo que o técnico Dorival Júnior teve toda a semana para preparar os jogadores. Nos minutos iniciais do jogo diante do Figueirense, se via um Flamengo melhor, mais compacto, criando no ataque e seguro na defesa.

Aos 22 minutos, começava uma sequência de chances de gol foi criada pelo Flamengo, mas o time Rubro-Negro acabou não aproveitando nenhuma. Na primeira, Thomás puxou contra-ataque pela esquerda, tocou para trás na chegada de Negueba. De longe, o atacante arriscou e quase abriu o marcador.
Na segunda, aos 26, o Flamengo criou com Negueba. O jovem atacante tocou para Léo Moura, o lateral-direito procurou Vagner Love no meio da área, acabou não encontrando, perdeu tempo e acabou deixando a defesa do Figueirense afastar o perigo.

Apenas aos 31 que o Figueirense criou a sua primeira chance. Em contra-ataque rápido, Caio chutou forte, da intermediária, obrigando o goleiro Felipe a fazer grande defesa para evitar o gol do Alvinegro.
A melhor oportunidade da etapa inicial foi criada aos 33 minutos. Negueba avançou ao ataque, passou por quatro defensores adversários e, dentro da grande área, mandou para o gol. Contudo, o goleiro Wilson sai na hora certa e consegue evitou o gol.

O árbitro Leandro Pedro Vuaden acabou, aos 34 minutos, expulsando pelo segundo cartão amarelo Anderson Conceição, do Figueirense. Dois minutos após, com um a mais, o Flamengo chegou a acertar a trave. Renato rolou para Luiz Antonio após cobrança de falta, a bola desviou na barreira e foi na trave oposta a que Wilson estava. Depois, a defesa acabou afastando.

Mesmo com um a menos, o Figueirense quase chegou ao seu gol aos 43 minutos. Em contra-ataque, Roni tabelou com Loco Abreu no dois contra um, mas no chute tirou demais de Felipe, mandando para fora. Antes do intervalo, Léo Moura acabou sendo expulso de forma direta, e os times foram para o vestiário com dez jogadores cada um.

VAGNER LOVE DESENCANTA
Ao contrário do início da partida, Flamengo e Figueirense não conseguiram criar boas oportunidades nos primeiros minutos do segundo tempo. Alguns erros de passe e um jogador a menos de cada lado podem explicar esse panorama inicial.

Contudo, na primeira chance da etapa final, o gol acabou saindo. E foi a favor do Flamengo. Aos 17 minutos, após cobrança de escanteio pela esquerda, Vagner Love subiu mais alto e estufou as redes, colocando o Flamengo na frente do marcador. Foi um jejum de oito jogos sem marcar quebrado pelo atacante nesta quarta-feira.

Aos 34, a trave foi personagem da partida mais uma vez. Só que dessa vez, foi o Figueirense que acertou em cabeçada de Loco Abreu. Quase o time catarinense chegou ao empate no Orlando Scarpelli.
A vitória do Flamengo foi decretada aos 41 minutos. Vagner Love foi em velocidade, dividiu com João Paulo e, sozinho, marcou o segundo gol rubro-negro na partida. Festa da torcida rubro-negra que novamente voltou a sorrir.
Fonte: LANCEPRESS!

EIes participam de oficinas em Itabuna


Consultores do Sebrae trocam experiências e estimulam organização desde a hora de comprar até a aplicação do dinheiro ganho com o próprio negócio

Formalizado como Empreendedor Individual desde 2010, o eletricista Nivaldo Soares Cerqueira, de 35 anos, garante: nos últimos dois anos viu dobrar o seu faturamento. Mas o ritmo intenso de trabalho, atendendo diariamente clientes que vão desde uma dona-de-casa comum a um Shopping Center, tem dificultado administrar melhor sua vida financeira. “Na rua faço trabalhos de 30, 50 reais, ponho no bolso e vou gastando de acordo com a necessidade da família. Isso não tá certo”, admite. Ao saber que o Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna estava disponibilizando 14 oficinas com temas relacionados ao cotidiano do EI, Nivaldo não perdeu tempo e se inscreveu no módulo “SEI Controlar o Meu Dinheiro”. “Conhecimento nunca é demais”, reconhece.

Outros temas também foram disponibilizados pelo PA de Itabuna para o público local, pela primeira vez em regime de mutirão, com média de 20 pessoas por turma. Representantes dos setores de Comércio de Alimentos e Vestuário se destacaram na participação do evento. Oficinas do “SEI Empreender”, “SEI Vender” e “SEI Comprar”, mobilizaram Empreendedores Individuais da cidade, que participaram, ao lado de consultores do Sebrae, de debates e troca de experiências em estandes montados na praça Camacan, avenida do Cinquentenário, principal área comercial da cidade. A iniciativa também contou com o apoio da Prefeitura de Itabuna e da unidade regional do INSS. Servidores da previdência deram plantão no local para tirar dúvidas dos empreendedores a respeito dos seus direitos previdenciários.

Direitos - “Muitos nem sabem quais os benefícios que estão disponíveis”, explica a coordenadora do Programa de Educação Previdenciária, Tiana Brandão. De acordo com ela, quem se formaliza tem direito a uma série de benefícios do INSS, a exemplo da aposentadoria por idade, auxílio financeiro em caso de doença ou acidente de trabalho e, no caso das mulheres, do auxílio-maternidade por 120 dias. “O único benefício que o EI não tem direito é o da aposentadoria por tempo de serviço. Neste caso, no futuro, ele precisa fazer uma complementação da contribuição”, explica.

A gestora de atendimento do Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna, Andréa Muniz, explica que além das oficinas, as tendas estão servindo como central de informação para novos trabalhadores que pretendem aderir à formalização. Das ruas, os interessados são encaminhados por funcionários do Sebrae até o PA local, onde oficializam o registro como EI. Em todo o sul da Bahia, já atuam cerca de 6 mil Empreendedores Individuais.

Hoje, dia 9, o encerramento do mutirão terá duas oficinas. Uma sobre “Crédito ao Micro e Pequeno Empresário”, que acontecerá das 8h30 às 12h30, e outra sobre “Crédito ao Empreendedor Individual”, das 14h às 18h.

“A busca de recursos para investir no próprio negócio é sempre a grande dificuldade apresentada tanto pelo pequeno empresário, quanto pelo empreendedor individual”, explica o gerente regional do Sebrae, Renato Lisboa. “Mas as coisas estão melhorando. Os bancos oficiais estão reconhecendo o potencial deste setor e desburocratizando os empréstimos”, completa. Lisboa destaca que estas duas oficinas de encerramento serão extremamente importantes já que contarão com a presença de representantes dos bancos oficiais: BNB, Banco do Brasil e Caixa. Eles irão dirimir dúvidas sobre como conseguir recursos para avançar ainda mais nos negócios.

Por - Maurício Maron

Comitê da Juventude realizará ato público em defesa do General Osório


           O Comitê da Juventude da Coligação Por Amor a Ilhéus definiu, em reunião na noite de terça-feira, 7, uma série de atividades para as comemorações do centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, nascido em 10 de agosto. A principal delas é o abraço simbólico em torno da Biblioteca Pública e Arquivo Público Municipal, instalados no histórico prédio General Osório pelo então prefeito Jabes Ribeiro e hoje em estado avançado de degradação. 

O ato público será realizado no próximo sábado, 11, às 10 horas, um dia após o aniversário de Jorge Amado, com a participação de entidades sociais, artistas, educadores, esportistas e outros segmentos ligados à juventude. A mobilização representa a insatisfação com o descaso do governo atual, que não valoriza a riqueza histórica e cultural de Ilhéus. 

O coordenador do Comitê da Juventude, Maurício Galvão, diz que após o  abraço ao General Osório o grupo planeja realizar também manifestos na pista de skate e no local onde funcionou o Circo Folias da Gabriela, importante espaço cultural implantado por Jabes, ambos localizados na Avenida Lopes.


Da - Assessoria de Imprensa
Coligação Por Amor a Ilhéus

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Itabuna teve redução de 10% nos acidentes de trabalho

O número de acidentes de trabalho em Itabuna sofreu redução de 10,2% em 2010, caindo de 678 casos em 2009 para 605. No âmbito do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região, o estado da Bahia registrou 23.934 acidentes de trabalho, sendo que desse total houve 119 mortes. O estado participa, portanto, com 3,41% do total de acidentes de trabalho no país e 4,38% das mortes decorrentes desses acidentes.

Na Bahia foram registrados 2.549 acidentes a menos que em 2009, segundo informações da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Sete), com base nos dados da última edição do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, elaborado pelo Ministério da Previdência Social e o Ministério do Trabalho e Emprego. São Paulo é o estado com o maior número de acidentes de trabalho, registrando em 2010 um total de 242.271 acidentes com 710 mortes. Estes números representam 34,53% do total de acidentes do país.

No caso especifico de Itabuna, ocorreram 73 acidentes a menos em 2010, mas o número de óbitos se manteve estável, com registro de dois casos em cada período analisado. Vale ressaltar que em 2009 ocorreram 175 acidentes com trabalhadores de carteira assinada e 174 em 2010. Os acidentes considerados típicos foram 126 em 2009 e 128 em 2010, e houve um aumento de casos de acidentes no trajeto para o trabalho que passou de 27 para 31 casos. Já o número de doenças ocupacionais caiu de 22 registros em 2009 para 15 no ano seguinte.

Um número que chama a atenção é o de acidentes com trabalhadores sem registro na carteira de trabalho, que teve uma queda em números absolutos de de 503 ocorrências em 2009 para 471 em 2010. mas revela um alto grau de informalidade nos diversos setores da economia.

As informações estão disponíveis no site do Tribunal Superior do Trabalho (http://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/dados-estaduais-e-municipais), que desenvolve uma campanha pelo Trabalho Seguro, dentro do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.


Por: Kleber Torres – Fotos: - 07-08-2012

Prefeitura acelera obras de urbanização do Zizo

A Prefeitura de Itabuna intensificou, com a supervisão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, as obras de urbanização do bairro do Zizo, que contemplam as ruas Bela Vista, Félix Mendonça, Santo Antônio, São João, São Roque e a Travessa Bela Vista.

Mais de 20 trabalhadores estão mobilizados nos trabalhos, que utilizam rolo de cilindro, rolo de pneu, acabadora, retro-escavadeira e quatro caçambas. As ações visam melhorar a qualidade de vida dos moradores, com a implantação de pavimentação, além do assentamento de passeios e meio fio, escadarias e contenção de encostas.

As obras atendem a uma reivindicação da comunidade e garantem melhoria significativa da infraestrutura do bairro, com reflexos na mobilidade da população e facilitando o acesso de veículos de grande e pequeno porte.

A previsão, de acordo com o cronograma estabelecido pela Sedur, é de que os serviços estejam concluídos nos próximos dias. A intervenção também inclui melhorias na rede de esgotamento sanitário e pluvial, executadas pela Emasa.

Por: Kleber Torres Fotos 08-08-2012
www.itauna.ba.gov.br

Em seu aniversário, Azevedo renova compromisso por uma cidade cada vez melhor

O Capitão Azevedo, candidato a prefeito pela Coligação “Trabalho e Amor por Itabuna”, recebeu homenagens e muitos cumprimentos nesta quarta-feira (8), quando comemorou 60 anos de vida. Em um café da manhã que lhe foi oferecido por moradores da Vila Vital Teixeira, Azevedo declarou que, para ele, “o melhor presente é ver Itabuna se tornar uma cidade cada vez melhor, mais humanizada e onde as populações antes desassistidas começam a ter a oportunidade de um futuro digno”.

Em seu primeiro mandato, Azevedo, que disputa a reeleição, preocupou-se em atender demandas de áreas periféricas, como a própria Vila Vital, que recebeu obras de saneamento e pavimentação. “A gente reconhece isso e gosta do jeito como Azevedo trabalha, sempre preocupado com quem mais precisa”, afirmou a diarista Naiara Oliveira.

Azevedo também recebeu homenagens dos moradores do bairro Maria Pinheiro, onde foi recebido em um almoço. A realização de obras de saneamento, pavimentação, contenção de encostas e construção de 190 casas populares foi lembrada pela comunidade. Emocionado, o candidato disse que pretende dedicar o próximo mandato a resolver problema daquele e de outros bairros de Itabuna, já que – segundo observou – “quatro anos não são suficientes para fazer tudo o que precisa ser feito”. O último compromisso da agenda de Azevedo nesta quarta é uma Missa em Ação de Graças, programada para começar às 19h25 na Catedral de São José.

Nesta quinta-feira (9), às 15h25, o candidato visitará a comunidade do bairro Nova Califórnia, e às 19h25 tem encontro marcado com moradores do bairro São Caetano, na Rua Carlos Teixeira (casa Mestre Goiaba).

Da coordenação de campanha

ITABUNA RECEBE AÇÃO CONTRA AVC

 
Crianças com anemia falciforme poderão fazer novamente o exame de prevenção

A campanha “DTC contra AVC” retorna a Itabuna este ano para realizar exames Doppler Transcraniano (DTC) em crianças que têm anemia falciforme com o intuito de prevenir o acidente vascular cerebral (AVC). O procedimento será realizado no Centro de Referência da Doença Falciforme de Itabuna (Cerdofi) nesta sexta-feira, 10 de agosto.

Promovida pelo Instituto Espaço de Vida, a ação acontece em parceria com o Cerdofi e a ATAFASUL (Associação dos familiares, amigos e pessoas com doença falciforme e talassemia do Sul e extremo Sul da Bahia). “É importante lembrar que todas as crianças portadoras da Anemia Falciforme precisam realizar, pelo menos uma vez, o exame de DTC. Unimos os especialistas novamente para realizarem os exames nas crianças de Itabuna”, diz Christine Battistine, fundadora do Espaço de Vida.

Dr. Camilo Vieira, médico pediatra e neurologista do Hospital das Clínicas de Salvador e da equipe do Espaço de Vida, explica que a anemia falciforme é uma grave doença sanguínea. “As hemácias (glóbulos vermelhos) são produzidas pelo corpo na forma de uma foice, provocando anemia, icterícia, crises de dor e complicações em órgãos como fígado, pulmões e sistema nervoso central”, esclarece. “Além disso, as crianças que possuem este tipo de anemia têm maior probabilidade de ter um AVC, por isso a prevenção é indispensável”, alerta.

Para prevenir um AVC é necessário realizar o DTC, um exame cerebrovascular rápido, seguro e não-invasivo, que identifica os riscos. Para esta edição de Itabuna, o agendamento para o atendimento das crianças já está sendo feito no Cerdofi, que também atenderá a população de Ilhéus.

A coordenadora de enfermagem do Centro de Referência, Michelle Menezes, revela que Itabuna e os municípios circunvizinhos, possuem 698 pacientes cadastrados e em acompanhamento na unidade. “Apenas em Itabuna são aproximadamente 325 pacientes com anemia falciforme”, diz a coordenadora. Na edição de 2011, o “DTC contra AVC” atendeu cerca 1.500 crianças.

De acordo com o Coordenador Geral da FENAFAL (Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes), Altair Lira, são 600 mil novos casos da doença todos os anos. “Um dia como este, se torna importante pela tentativa de impactar a sociedade para conhecer e lutar por políticas públicas para atender as pessoas com a doença falciforme no Brasil e no mundo”, fala Lira.

Além do DTC realizado gratuitamente, a ação ainda conta com a distribuição de materiais educativos, tirando dúvidas sobre a doença e tratamento.
  
SERVIÇO
Data: 10 de agosto de 2012
Horário: Das 8h às 18h
Local: Centro de Referência da Doença Falciforme em Itabuna (Cerdofi)
Endereço: Rua Miguel Calmon,95 - Bairro Osvaldo Cruz
Fone: (73) 3214.8218

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...