sábado, 23 de junho de 2012

Cursos técnicos oferecem qualificação e mobilidade


Os alunos do CEEP realizam anualmente feiras de exibição
Dados do governo federal demonstram que a procura por escolas de ensino técnico profissionalizante tem aumentado nos últimos anos. Em Itabuna duas escolas técnicas da rede estadual já oferecem oportunidades para mais de 1.500 jovens que buscam uma qualificação profissional na região. Para se ter uma proporção da expansão do serviço, só na Bahia existem mais de 12 Centros Estaduais e 27 Territoriais de Educação Profissional criados pelo Estado com o objetivo de interiorização da Educação Profissional, possibilitando a formação e qualificação profissional dos jovens e trabalhadores.
Hoje, em Itabuna, um dos centros pioneiros em desenvolver o ensino técnico é o Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (Ceep), antigo Colégio Polivalente. Criado em 17 dezembro de 2009, o Ceep passou a integrar o novo perfil e  passou ofertar os cursos técnicos em: Enfermagem, Nutrição e Dietética, Biotecnologia,  Gerência em Saúde, e Segurança do Trabalho e tem hoje 900 alunos matriculados.
“A escola que atualmente funciona com três formas de articulação baseada na Educação Profissional Integrada (EPI)– para os alunos que concluíram a 8ª série, onde os cursos têm duração de 4 anos;  a subsequente, que se chama Pro sub, as quais os cursos possuem duração de dois anos e os alunos só ingressam na escola através de um sorteio eletrônico; e temos ainda o proeja, que é para o aluno que concluiu a Educação de Jovens e Adultos, ou tenha acima de 18 anos”, explica a Diretora Geral do Ceep,  Josonita da Silva Marinho.
A diretora explica ainda como funciona a forma de seleção para ingressar no ensino técnico. “Tem os alunos da matricula anual, cujo calendário é ofertado pela própria Secretaria da Educação do Estado no fim do ano letivo, e temos ainda as vagas que funcionam através de um sorteio eletrônico. As do sorteio pertencem aos alunos da articulação subsequente, são abertas no mês de outubro e novembro, ou seja, o aluno pode se inscrever de onde ele estiver, para isso é necessário que tenha CPF, pois eles são vinculados ao programa do governo federal, Brasil Profissionalizado. O aluno escolhe o curso e o turno que pretende estudar, faz o cadastro e aguarda o resultado do sorteio eletrônico. No ano passado, por exemplo, o sorteio foi realizado no dia 16 de dezembro”, exemplifica Josonita da Silva.
O Ceep este ano irá formar mais 137 profissionais, sendo boa parte deles da 1ª Turma de Técnicos em Nutrição Dietética. Para isso hoje possui uma nova estrutura de ensino composta por 39 professores efetivos e 16 específicos. “Nós aqui do Cieep estamos preocupados com os profissionais que iremos inserir no mercado de trabalho. Por isso podemos atender às necessidades do aluno que queremos formar, preparando-os para os desafios da vida moderna, criativo e consciente”, diz a diretora Josonita da Silva Marinho.
Todos os anos as vagas oferecidas são bastante disputadas, para se ter um ideia da procura, em 2011, 1.400 alunos disputaram as 30 vagas existentes para o curso de Técnico de Segurança do Trabalho.  O Ceep garante ainda para os estudantes o estágio que é obrigatório. “Aqui ainda garantimos o estágio para todos os alunos. Para isso temos alguns convênios com instituições da área de saúde e empresas da cidade. A demanda é grande e o curso técnico oferece um leque de oportunidades para os estudantes que acabaram de ingressar na área técnica.”, conclui a diretora geral Josonita da Silva Marinho.

Azevedo quer despoluir o Rio Cachearia


O prefeito Capitão Azevedo foi muito feliz na festa de convenção do Democrata, quando demonstrou preocupação pela despoluição do Rio Cachearia como sua prioridade, caso seja reeleito.

Concordamos com a posição do Prefeito, quando disse também que vai investir no setor de saneamento básico, “o que em muito vai colaborar para a despoluição do Rio”. Sem se falar no bem estar do cidadão, por uma comunidade mais sadia.

Há muito tempo defendemos essa causa, através dos jornais, por onde passamos “Diário de Itabuna” e “Tribuna do Cacau”, pois sempre consideramos o Rio Cachoeira o maior patrimônio natural de Itabuna, e que antes salvava a fome de muita gente pela diversificação de peixes e crustáceos que eram encontrados em seu leito. 

Azevedo
Outro, é que as lavadeiras ajudavam a sua família a criar seus filhos, trabalhando honrosamente, o que não se vê hoje, devido à poluição da água do Rio, que foi esquecido por todas as gestões que passaram pelo município.  

 Além dos esgotos e lixos jogados em seu leito, outro grande problema é dos dejetos jogados pelas indústrias e matadouros, que ai estão e  já deveriam ser fiscalizados com amais rigor, o que não existe.  

Daqui, desejamos que essa prioridade também seja estendida a todos os municípios que compões as bacias, não só do Rio Cachoeira que corta as cidades de: Itororó, Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, Floresta Azul,  Ibicaraí, Itabuna e Ilhéus, mas também ao Rio Almada, vitima, igual ao Cachearia, de forte poluição e que corta os municípios de: Alma dina, Coarací, Itajuipe, Urupuca e também Ilhéus.

Vale ressaltar que esses rios são os fornecedores de água, a Itabuna e todas as cidades citadas. Por isso é mais um motivo para os governantes olharem com maio atenção essa causa e se espelharem no Prefeito de Itabuna.        

TicoMia homenageia Jorge Amado, Luiz Gonzaga e banda Lordão


    Com uma expectativa de público recorde, o  TicoMia, que completa 25 anos, acontece neste sábado, dia 23 de junho, em Ibicuí, com homenagem aos nordestinos Jorge Amado e Luiz Gonzaga, cujos centenários de nascimento são comemorados em 2012, e ao Lordão, um dos ícones da festa. Para animar as doze horas de forró na fazenda El Dorado, subirão ao palco as bandas Aviões do Forró, Mastruz com Leite, Lordão, Dorgival Dantas, e as duplas sertanejas João Bosco e Vinicius, César Menotti e Fabiano e Ítalo e Reno.

    Este ano, um dos palcos recebe o nome do escritor Jorge Amado e o outro do forrozeiro Luiz Gonzaga, duas das maiores expressões da cultura nordestina. A Banda Lordão, que há 20 anos é uma das atrações do TicoMia, inicia as comemorações pelo seu cinqüentenário durante a festa. O promotor Lourival Dourado Filho, o Douradinho, fundador do TicoMia, disse que as comemorações pelos 25 anos do evento serão divididas com essas justas homenagens.

    “O grande marco do TicoMia é a preservação do gênero forró como ritmo da festa de São João. De dois anos pra cá, incluímos o ritmo sertanejo, que está ligado às raízes nordestinas. Essa identidade fortalece a tradição e o destino de Ibicuí como capital do São João baiano. Há 50 anos, a comunidade local se envolve de corpo e alma com os festejos juninos, acolhendo os visitantes de forma carinhosa, e o TicoMia veio para apimentar ainda mais a festa”, afirma Douradinho.

Infraestrutura – Este ano, a infraestrutura do evento vai estar ainda mais organizada, com o objetivo de proporcionar mais conforto, melhores serviços e segurança a todos os presentes. Os palcos tiveram sua sustentação reforçada, assim como os cinco camarins que no ano passado não tinham sido totalmente concluídos; a sala de imprensa foi ampliada para abrigar as equipes de cobertura e para a realização de entrevistas com os artistas convidados; e as áreas de estacionamento e dos quiosques de distribuição de comidas e bebidas também foram redimensionadas.  

   Nesse sentido, a praça de alimentação também ganhou mais espaço para o serviço de churrascaria, queijo coalho, crepe, o “beijumania”, acarajé, abará, e comidas típicas como pamonha, milho cozido, amendoim, doces de jenipapo e cocadas de vários sabores, além de bebidas como cerveja, refrigerante, água de coco, caldo de cana, batidas do Ligante, licores, ice, sorvete de cachaça, água mineral, entre outros.

Ibicuí - Um dos destinos mais procurados da Bahia para as festas de São João, Ibicuí é uma referência no interior do Estado no que se refere à festa junina. Este ano, os festejos na cidade começaram na quinta-feira, dia 21, e prosseguem até o dia 24, no grande arraial montado na praça Régis Pacheco.
 
   Segundo o prefeito Cláudio Dourado, mesmo com o expressivo destaque da produção agropecuária no município, o São João é considerado uma das principais atividades econômicas do município de Ibicuí, que possui uma população de cerca de 15.800 habitantes. Durante o período de São João, a cidade recebe em torno de 80 mil pessoas.  A hotelaria oferece 400 leitos, mas, nessa temporada, a maioria da população disponibiliza suas residências para locação.

    Em Ibicuí, nesta sexta-feira, a animação fica por conta de Vaninho Forrozeiro, Cheiro de Forró, Bel Lima, Ítalo e Renno e Amistrong. No sábado, a vez de Urubu Fogoso, banda Vera Cruz, Edu Forró, Solteirões do Forró e Amistrong. No domingo, a partir das 13 horas, apresentações de Amistrong, Forró Caxangá, Lordão, Serginho di Goiás e Urubu Fogoso.


Por Valério de Magalhães

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tudo Ponto para o São João no Sul da Bahia


Carne do Sol e Vaca Louca os mais procurados

Com o tradiconal festival da Carne do Sol de Itororó, o municipio espera este ano milhares de visitantes  aos festejos de São João, com grandes atrações do forró, considerado um dos melhores do Estado.

Já a cidade de Itapetinga, municipio  vizinho a Itororó, esse ano comemorando os cem anos de Luiz Gonzaga, o seu forte, como sempre, é o Festival da Vaca Louca. Evento que atrai milhares de visitantes, a exsemplo de Itororó.    

As duas cidades, como sempre acontece, contrata as maiores bandas de forró do Brasil. Para quem, quer  curtir um, grande São João estão ai boas pedidas. Que todas vão e voltem em paz!

MARA ALICE DESTAQUE ESPECIAL


A dona de festa democrática

Acm Neto/Alice
Queremos daqui destacar o grande poder de mobilização que tem a senhora Maria Alice Pereira Araujo, a presidente do Democrata em Itabuna.  Ontem com a sua visão de liderança realizou a maior feste para uma convenção partidária que este município já viu.

Você via e sentia a alegria de cada cidadão (a) pela grande festa cívica e democrática dos amigos, convidados e correligionários de Maria Alice e do Prefeito Capitão Azevedo. 

O espetáculo, vamos assim dizer, que começou às nove horas da manhã e terminou em um grande encontro de políticos a noite, demonstrou uma grande união liderado pelo deputado federal ACM Neto, que quer resgatar a moral do povo baiano. 

Lá ainda estavam os deputados: Coronel Santana, Augusto Castro, Pedro Tavares, Sandro Regis; José Carlos Aleluia, presidente do Democrata no Estado, o ex-governador Paulo Souto, Dr. Renato Costa, jornalista José Adervan, presidente do PSDB em Itabuna, diversos vereadores, secretários municipais, presidentes de Associação de Bairros e centenas de candidatos e pré-candidatos a vereadores. 

Foi realmente uma festa magnífica e de excelência! 

Parabéns Maria Alice! E todas aquelas lideranças que provocaram aquele momento histórico  e mágico de Itabuna.

Afinal de contas, o nosso povo merece respeito!     
Foto: Alex de Souza

São João de Ilhéus começa neste sábado no Parque de Exposições


O São João de Ilhéus, um dos eventos mais importantes do calendário de festas populares do município, começa neste sábado (23), a partir das 22 horas, no Parque de Exposições, localizado na rodovia Ilhéus/Canavieiras.
 Promovida pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Bahiatursa, a festa acontecerá de 23 a 27 deste mês e integrará a programação alusiva aos 478 anos de fundação e 131 de elevação à categoria de cidade, data comemorada no próximo dia 28 de junho.
Entre as principais atrações, o público regional terá a oportunidade de conferir as apresentações de Zelito Miranda, Lordão e Estakazero. Também estarão animando a festa junina deste ano diversas atrações regionais, como Zabumbahia, Mel de Forró, Balaio de Gatos, Forró Quatro Estações, Banda Realce, Luiz Bob e Os Gonzaga, Xote Apimentado e Circuito do Forró.
Para garantir o sucesso do São João de Ilhéus 2012, reproduzindo o que aconteceu no ano passado, quando o Parque de Exposições recebeu milhares de pessoas todas as noites, o evento contará com uma bela infraestrutura. Além de um grande palco para as apresentações dos artistas e das bandas, o Parque de Exposições contará com a instalação de duas mil lâmpadas, diversos serviços, como limpeza, roçagem e montagem de toldos e estandes, banheiros químicos e barracas para a comercialização de comidas e bebidas típicas, além de espaços para bares e trailers.
Um forte esquema de segurança também será montado para garantir a tranquilidade do público. O trabalho contará com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Rodoviária Estadual, de agentes de trânsito e de fiscais da Prefeitura de Ilhéus.
O secretário de Turismo, Paulo Moreira, informa que a expectativa é reunir, no Parque de Exposições, milhares de ilheenses e turistas com o objetivo de repetir o sucesso do ano passado, quando o município foi elogiado por realizar uma das maiores festas juninas da região. Moreira destaca o apoio da Bahiatursa para a realização do evento. “Ilhéus é considerada um dos grandes polos de atração de turistas não só no verão, mas, também, durante a baixa estação. E o São João tem papel relevante nisso”. Além da divulgação da festa em todo o estado e nos principais polos emissores de turistas, a Bahiatursa está cedendo um palco de grande porte, som, estrutura de camarins e as bandas e atrações nacionais.
 Da assessoria

NETO DE DUDA APARECE MORTO


O corpo do jovem Túlio Conceição, neto do empresário Duda Pollirodas, foi localizado  no semianel rodoviário de Itabuna, BRs 101/415, acesso a cidade de Ilhéus. O corpo foi encontrado numa ribanceira no bairro Parque Verde. 

A polícia chegou ao local após a prisão de um dos envolvidos no sumiço do jovem. As buscas que já duravam oito dias, agora cabe a polícia o trabalho de identificar os autores do homicídio.

Túlio era casado e, para a versão da polícia, tinha ligações com o tráfico de drogas..

Esse é mais um crime da triste estátisca de Itabuna, que tem o titulo de uma das cidades mais violentas (8º lugar do rankig) do Brasil. E, o Estado não se pronuncia em defesa da vida do cidadão que é Constitucional.   É obrigação do Estado!

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna teve saldo positivo de empregos

Itabuna teve saldo positivo em fevereiro na geração de emprego com carteira assinada   Na esteira do saldo positivo do Brasil que fechou fev...