sexta-feira, 18 de maio de 2012

Itabunenses pedem ao secretários do Estado solução para violência

 (Itabuna hoje é considerada a 8ª cidade mais violenta do país)


Deputado Augusto Castro

Itabuna cansou de ser manchete de notícias negativas como a violência gerada pelo tráfico de drogas e resolveu se mobilizar para buscar solução junto ao governo do Estado.

Na manhã de hoje (18) representantes da sociedade civil, com o apoio do deputado estadual da região, Augusto Castro (PSDB), tiveram audiência com os secretários estaduais Nestor Duarte Neto, de Administração Penitenciária e Ressocialização, e Maurício Barbosa, de Segurança Pública. Na pauta, entre outros, esteve o pedido de medidas que acabem com a violência na cidade e de aceleração do processo de instalação da Base Comunitária de Segurança, já anunciada pelo governador Jaques Wagner.


O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, garantiu que providências estão sendo adotadas para resolver o problema de Itabuna. Mas ressaltou que o sucesso depende de ações conjuntas não apenas da SSP, mas também da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. “Cada um tem que fazer a sua parte”, alertou. Questionado sobre prazos para a implantação da Base Comunitária de Segurança, o secretário de Segurança pública, Maurício Barbosa, garantiu que o projeto já está em andamento e que há previsão de instalação ainda neste ano. Através de ofício o deputado pediu que fosse acelerado o processo de Implantação em Itabuna e Ilhéus.


Maurício Barbosa argumentou que não há justificativa para o que está acontecendo com Itabuna, uma vez que o comando local da PM tem recebido o apoio necessário e até o presídio tem melhor infraestrutura que em outros municípios. Em relação à superlotação, o Conjunto Penal de Itabuna está em 4º lugar, atrás de Jequié (106,97%), Feira de Santana (102,94% ) e Teixeira de Freitas (97,4%). Atendendo convite feito pelo deputado Augusto Castro e pelos demais representantes de Itabuna, o secretário de Segurança Pública disse que vai se programar para vir à Itabuna o mais breve possível, para uma reunião com a comunidade. Por ser um ano político, não quer politização do encontro, que ficará sob coordenação do GAC.


Sistema prisional - O secretário Nestor Duarte disse que a sociedade grapiúna pode ficar sossegada, pois medidas estão sendo adotadas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. Questionado pelo deputado Augusto Castro sobre o que pode ser feito, de forma pontual, por Itabuna neste momento, o secretário da SEAP argumentou que o governo não tem dinheiro para construir uma cadeia pública, mas se o município conseguir a doação de um terreno de 2 a 4 hectares uma parceria poderia ser desenvolvida com esse objetivo. O Conjunto Penal de Itabuna, de acordo com dados da SEAP nesta data (18/05), está com uma superlotação de 96,86%. Ou seja, tem 941 detentos com uma capacidade para apenas 478.


Membro dos conselhos de Defesa e Segurança Público e de Assuntos Penais de Itabuna, Washington Farias de Cerqueira alertou que Itabuna tem urgência na resolução desses problemas. O coordenador do Grupo de Ação Comunitária, que integra 57 instituições de Itabuna, destacou que a sociedade itabunense sabe que o problema da violência é sistêmico e por isso está buscando a parceria e a integração dos poderes. Segundo o tenente coronel Paulo Cesar reis, superintendente de gestão prisional da SEAP, uma revista já foi realizada em uma das alas do presídio e outra está sendo programada.


Participaram das audiências com os secretários estaduais o deputado Augusto Castro; Antonio Costa, coordenador do GAC; Washington Cerqueira, dos conselhos de Ações Penais e de Defesa e Segurança Pública de Itabuna; Marcelo Andrade, secretário do GAC e tesoureiro do Conselho de Defesa e Segurança Pública. O diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Capitão Fábio, e o chefe de Gabinete da SEAP, Carlos Sodré, acompanham a reunião com Nestor Duarte. O ex-presidente da OAB Bahia e membro da OAB de Itabuna, Dinailton Oliveira, e Antonio Carlos Santana, vice presidente do CDL, participaram da audiência na Secretaria de Segurança Pública.

Por - Vanda Amorim
Assessoria do Deputado


Editorial:
Injustiça de “comunicadores”

“Eu queria ter o poder que um radialista pensa que tem” esta frase de efeito, é um plágio que o saudoso Ruy Barbosa, fez ao soldado de policia, e nos estamos usando para alguns “radialistas” e “jornalistas” que não têm ética, aqui de Itabuna.

“Esses comunicadores”, que, na realidade, não são todos, por qualquer motivo, quando não conseguem o seu objetivo, como exemplo, firmar um contrato, com um determinado cidadão, empresa, órgão público, começam a extorquir ou o ameaçar, inclusive, usando palavras de baixo calão, denegrindo a sua imagem.

Por dinheiro eles jogam a ética e a dignidade própria, se é que tem, no lixo. Um ilícito que deveria ser olhado e punido pelos seus respectivos Sindicatos ou a Justiça.

Com isso, muitos empresários, prefeitos, vereadores, profissionais liberais ou mesmo o cidadão comum, têm, levianamente, a sua imagem ofendida e não têm para quem apelar; nas inverdades que são jogadas e ditas ao microfone ou mesmo em um texto de jornal ou blogs. .

A nossa imprensa que vem constantemente sendo elogiada, já está na hora de se separar “o joio do trigo”.

Os proprietários de emissoras de rádio e Jornal devem olhar esse assunto mundano, mórbido, sorna e insano com mais atenção. Apesar de contas o cidadão merece respeito.

Perdoem-me, em quem a carapuça atingir, e que a Lei de Imprensa (5.250) se faça cumprir.

MORREU O GRANDE DEFENSOR DOS PARAPLEGICOS


Quando presidenciava  a FUNDESB
 Morreu na tarde de hoje, em Itabuna, vítima de convulsão o maior defensor das causas dos paraplégicos da região sul da Bahia, Iacilton Queiroz. O seu sepultamente acontece amanhã (19) pela parte da manhã, e o seu corpo está sendo velado no SAF.


Iacilton, com certeza, fez sua parte aqui na terra,pois sua luta era muito grande em defesa das pessoas que tinha problemas físicos. Sua luta maior era pela dignidade de cada um. Ultimamente ele vinha lutando por mais veículos coletivos com elevador na cidade e a questão dos passes.

Aos seus familiares os sentimentos desse blog, pois Iacilton Queiroz, que fundou a FUNDESB em Itabuna, era um grande amigo nosso. Somos testemunha de sua luta e de algumas chacotas de entidades de classe, ou publicas, quando ele comparecia para fazer reivindicações.

Que Deus, nosso Pai Supremo Lhe dê um lugar digno de um grande ser humano.







Leilão de Girolando abre programação para Expofenita


        A equipe do Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura de Itabuna está ultimando os preparativos da infraestrutura para a realização do 1º Leilão Girolando de Alta Qualidade, que será realizado neste sábado (19), no Parque de Exposições Antônio Setenta, a partir das 12 horas, com a participação de pecuaristas de Itabuna e da região.


 
        O evento, coordenado pelo empresário Pablo Oliveira Nascimento, é promovido conjuntamente pelo médico Ricardo Amaral, que leiloará 50 vacas e outros sete convidados especiais, também produtores da região sul da Bahia, que disponibilizarão outros 20 animais. A expectativa é de venda de todos os setenta lotes anunciados.

O leilão marca também a abertura da programação de atividades que precedem a Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna – Expofenita 2012 –, a ser realizada de 16 a 23 de setembro, considerada a maior feira de agronegócios da região, que promete oportunidades de negócios nos segmentos de agricultura, pecuária, indústria, comércio em geral e serviços, além de variadas opções de entretenimento com  rodeios, shows, concursos e leilões.
O que é 

A Expofenita 2012 é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, Câmara de Diretores Lojistas, Agência de Desenvolvimento do Sul da Bahia (Agesul), Amurc, Sindicato Rural de Itabuna, Sebrae e Petrobrás, já consolidada como um grande evento de fomento aos negócios e de lazer para a região Sul da Bahia, com a participação de centenas de expositores.

Para este ano, a grande novidade ficará por conta do Festival Nacional de Música Forrozeira, com a premiação no valor de R$ 30 mil e uma homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O coordenador geral da Expofenita, Josias Miguel, informa que só poderão concorrer àqueles artistas que não tiverem nenhum contrato oficial com gravadoras.

Por: Kleber Torres Fotos: Vinicius Borges 18-05-2012
www.itabuna.ba.gov.br

Grapiúna recebe investimentos e nova pintura.


O Grapiúna Tênis Clube (GTC) está recebendo reformas e pintura nova em todas suas extremidades para o melhor conforto de seus sócios e visitantes. Diz Erasmo Ávila, Presidente da entidade. 


Outra grande novidade do GTC  foi a inaugurado, recentemente, no último dia 13, dia das mães, do seu Parque Aquático, e que já está em pleno funcionamento em parceria com uma empresa do ramo do sul do País. 

Para este sábado, 19, o Grapiúna vai ter como atração para os seus sócios e interessados, o cantor Carlos e Seus Teclados, uma ótima opção para a noite do sábado, deste final de semana. 

Compareça e aproveite para ver os novos investimentos que estão sendo realizadas na entidade.

Em breve, “a sauna”, conforme nos informou o diretor José Antonio, também estará funcionando. 

É isso ai, é o nosso Grapiúna, tentando se soerguer às suas tradições.  

Ligue 3613.1763, fique em dia com o GTC e adquiria o seu transitório para curtir Carlos e Seus Teclados, junto com os seus familiares, ou amigos.      

Senac Móvel promove novos cursos em Itabuna


O SENAC ( Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Itabuna está oferecendo 10 novos cursos para a sua unidade móvel, focados nas áreas de Turismo e de Hospitalidade. Para saber informações e inscrições, é preciso procurar a sede da secretaria no Centro Administrativo Firmino Alves, ou ligar pelo telefone (73) 3214-6115.
No mês de junho os cursos que estarão abertos, são: Culinária Junina, Fabricação de Licores, Preparação e apresentação de Saladas, e Preparação de Lanches. Para julho está previsto o curso de Aperfeiçoamento para Garçom.
Os demais cursos ocorrerão entre os dias 10 e 16 de julho, ensinando a preparar doces finos, sobremesas, drinques e coquetéis, planejamento de elaboração de cardápio e preparo de tortas.

Índio assassinado a tiros em Pau Brasil


O assassinato do índio Pataxó Hã Hã Hãe, Welton Muniz de Oliveira, de 20 anos, atingido por tiros possivelmente de uma espingarda do tipo chumbeira, no interior de um bar, na noite de quarta-feira (17), marcou o aumento da tensão na zona de Águas Vermelhas, a 16 km de Pau Brasil. O homicídio pode estar ligado a uma disputa entre os indígenas pelos 54 mil hectares de terras retomadas dos fazendeiros por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com testemunhas da mesma etnia, o corpo de Welton Muniz foi encontrado pela polícia a 200 metros da cena do crime, uma vez que teria sido arrastado pelos seus executores. Os policiais suspeitam que essa atitude de arrastar o corpo, seria a fim de confundir as investigações e dificultar a ação para esclarecimento do caso. Próximo ao referido bar foram encontrados vestígios de pólvora e restos de cartuchos, além de marcas de sangue da vítima.
Segundo a Polícia Civil e Federal, que apuraram o caso em conjunto, o indígena estaria bebendo no bar em companhia de amigos, também índios. Conforme o delegado Fracesco Denis Santana, titular da delegacia local, testemunhas afirmaram que houve uma discussão entre a vítima e o atirador, porém, não foi informado se o assassino é também um pataxó. “Ainda não temos essa informação, mas os indícios são fortes de uma briga entre índios”, diz. O Agora acompanhou o trabalho da perícia da Polícia Técnica durante o levantamento cadavérico.
Opiniões
A professora Maria Muniz de Oliveira, prima de Welton, que leciona há 28 anos a crianças pataxós, negou que a morte do seu parente tenha alguma relação com a guerra entre fazendeiros, ela é enfática: “Acredito que não”, acrescentando que no local não havia sinais de outras pessoas a não ser índios.
Segundo ela, que aparenta 60 anos, não existe nesse momento tensão entre indígenas e fazendeiros para o processo de entrega das terras à comunidade após a decisão do STF. Ela conta que na última reunião, apareceu um líder, cujo nome não informou, querendo alterar a reunião e foi posto para fora: “Também não tem essa de querer brigar por terras, vamos esperar a avaliação da Funai”, explica.

http://agora-online.com.br/jornal/ 

Itabuna é vice-campeão nacional na incidência de dengue

Itabuna mais uma vez, vem preocupando em relação à dengue. A  cidade está como vice- campeão nacional quando considerada a incidência da doença na proporção de casa para cada grupo de 100 mil habitantes. Esses dados são do mês de abril. O estudo mostra que o número de mortes provocadas pela doença também caiu durante este mesmo período, tendo uma redução de 80%. A pesquisa foi divulgada pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, e o ministro Alexandre Padilha.

VITÓRIA DA CONQUSTA FALTA ÁGUA



 A cidade de Vitória da Conquista a terceira  maior do estado já se encontra em regime de racionamento de água desde a última sexta feira.

O sistema  está funcionando, dois dias com água e dois dias sem água. A capacidade da barragem, no momento é só de 50% da sua capacidade de sua vazão.

 Choveu há três dias no município, mas  não deu para aumentar o volume de água  da barragem. A chuva foi de 25/mm. 

Enquanto isso o comércio de furar poços  cresceu, onde várias pessoas, principalmente da zona rural estão abrindo suas cisternas para irrigação agrícola.  

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Marcelo Ganem lança novo CD em Itabuna nesta sexta-feira

Antes de embarcar para São Paulo, no próximo dia 23, onde lançará seu novo CD – Amoroso Chocolate, o músico Marcelo Ganem promove show de lançamento em Itabuna, nesta sexta-feira, 18, às 19, horas, na Livraria Nobel do Shopping Jequitibá. O evento tem  apoio da Prefeitura de Itabuna, Fundação Itabunense de Cultura e Cdiadania (Ficc), Sollo Outdoor, Arteiros Associados e Instituto Cabruca.

Marcelo Ganem divide o palco com os músicos Carlos Dórea (contrabaixo), Conceição Sá (teclado), Natália Roux (vocal), Miraildson (guitarra), Damião (bateria), abrindo espaço para a participação de Sérgio Ganem. “Será uma noite especial, de encontro e redenção à arte que abençoa nossas vidas”, convida Marcelo.

Amoroso Chocolate, gravado em 2011, reúne 14 canções autorais, refinadas e poéticas, tratadas com capricho profissional e emoção. Em algumas, Marcelo Ganem exibe a veia criadora de parceiros como Ramon Vane, Tony Coaracy, Paulo Ganem, Alfredo Simonetti e Haidi Linhares e na comovente “Elevação” mostra o talento nato do sobrinho Sérgio Ganem, herdeiro de berço e de palcos.

Como define o jornalista e escritor Antonio Lopes no encarte de Amoroso Chocolate, “Marcelo Ganem, por mérito próprio, transformou-se numa espécie de grife regional. É músico exigente e refinado, vindo da linha direta da melhor MPB ( com indefectíveis inluências da Bossa Nova e do seu maior profeta, João Gilberto)”.

Depois de Itabuna e São Paulo, o artista segue em junho para o Rio de Janeiro, convidado pelo Instituto Cabruca para participar da Rio+20, conferência da que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. Marcelo Ganem também  já confirmou participação no Salão Internacional do Chocolate que este ano acontecerá em Salvador.

Por- Vera Rabelo

Obras da ponte no bairro de Fátima em conclusão

Encontram-se em fase de conclusão as obras da ponte que interligará a Rua São Sebastião, no bairro de Fátima, à rua A, no loteamento Ruffo Cunha (próximo ao Hospital Manoel Novais). Na manhã desta quinta-feira (17), o prefeito Capitão Azevedo esteve no local e acompanhou a colocação das ultimas placas premoldadas do lastro da ponte. A obra está orçada em cerca de e R$ 500 mil, sendo executada com recursos do próprio município.

De acordo com o chefe do Departamento de Topografia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Joselito Alves, a ponte está praticamente pronta, faltando apenas as grades de proteção nas laterais, o asfaltamento e meio fio nas duas  pistas de acesso.

Foram  colocadas 20 placas medindo 5x1 metro cada uma. O serviço de terraplanagem que está sendo realizado simultaneamente deverá ser concluídos até o inicio da próxima semana.

A ponte tem uma extensão de 12,5 metros de largura por 10 de comprimento e está sendo executada pela Ema Construtora. Após sua conclusão, se tornará um importante vetor de escoamento do tráfego , especialmente da avenida Juraci Magalhães e Rua Felícia de Novaes.

“Nossa proposta é criar novas alternativas para melhorar a mobilidade urbana e desafogar o tráfego naquela região”, destaca o prefeito Capitão Azevedo. Ele lembra que são poucos os espaços disponíveis hoje na área central de Itabuna, “então é preciso buscar meios para melhorar a situação do transito”.


Por: Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto – 14/05/12

Prefeitura de Itabuna comemorou Dia do Gari

O Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Itabuna realizou, nesta quarta-feira (16), uma homenagem aos garis pela passagem do seu dia. A atividade referente à data incluiu mensagem religiosa e confraternização entre os trabalhadores.

Para o encarregado do setor em Itabuna, Carlos Alberto Mendes, os garis atuam com dedicação. “Nada mais justo do que homenagear e prestigiar aqueles que desenvolvem um trabalho nobre nas ruas de nossa cidade”, afirma Mendes.

A gari Lucinete São Pedro dos Santos, que trabalha há mais de dois anos no setor, considera sua atividade uma profissão valorosa. “Gosto do que faço”, declara a funcionária da limpeza. Luciene é um dos 125 servidores que atuam na área em Itabuna.


Por: Viviane Cabral / Fotos: Vinicius Borges 16/05/2012




Vigilância intensifica ações contra epidemia de dengue



A Vigilância Epidemiológica de Itabuna volta a alertar a comunidade para que redobre a atenção no que diz respeito a possíveis focos de dengue em suas residências. A preocupação se deve ao fato de que, mesmo com a regularidade das ações de controle, com aplicações de larvicida nos imóveis, o índice de infestação ainda é preocupante.
De acordo com a Vigilância, cerca de 90% dos focos de dengue são localizados em quintais, pátios e terraços de residências, em reservatórios de água destampados, garrafas, tampas, latas e até em cascas de ovos e frutas. “Portanto, todo cuidado é pouco e cada morador tem a obrigação, consigo mesmo e com seus familiares e vizinhos, de dar destinação correta a esses objetos e não armazenar água parada de modo errado”, orienta Clodoaldo Santos de Oliveira, que atua como supervisor de combate a endemias.
A Vigilância está intensificando as visitas às áreas com maior incidência de casos de dengue, num trabalho com o objetivo de reduzir drasticamente os índices de infestação e apelar à comunidade para que evite os hábitos que favorecem o surgimento de focos. “Vale ressaltar que nenhum descuido é permitido e é preciso observar, inclusive, se o tanque tem uma tampa apropriada, pois se ela tiver ondulações, permite que o mosquito entre e deposite suas larvas”, adverte.
O supervisor lamenta que muitos moradores não seguem a orientação dos agentes. “Infelizmente, apesar das informações que passamos, alguns continuam com as posturas erradas, a exemplo de deixar vasilhames com água parada para conservar plantas dentro de casa e garrafas destampadas em áreas abertas”, frisa.


http://agora-online.com.br/jornal/2012/05/17/vigilancia-intensifica-acoes-contra-epidemia-de-dengue/

Entrega do veículo do programa Ei, Mamãe


Ei, Mamãe ganha veículo para o transporte das gestantes
Na última quarta feira (16), o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, formalizou a entrega de um furgão Doblô  para o programa Ei, Mamãe, o furgão está equipado com material de pronto atendimento, para prestar serviço às gestantes de Itabuna. O programa Ei, Mamãe vem dando continuidade aos ciclos de palestras, oficinas e atividades sociais em sua sede, localizada no Centro de Itabuna. O foco do programa é a inclusão social, com um viés para temas relacionados à amamentação, noções de higiene, e cuidados básicos com o bebê. O programa também desenvolve parcerias com a Secretaria da Saúde para acompanhamento do pré-natal.

Manutenção da rede de esgotamento sanitário é essencial

Trabalho de manutenção de rede

Muitas pessoas criticam a cobrança da taxa de esgoto cobrada pela Emasa. Agora quem está batendo sem nenhum respeito à empresa são os pré-candidatos de oposição a prefeito de Itabuna, alegando que o esgoto não é tratado. Até ai, tudo bem! Mas, eles não lembram que a manutenção também é importante e tem que ser feita.   

A manutenção não sendo realizada a cidade passa a ser uma fedentina só! E ai, quem iria suportar o mau cheiro? Esse fato aconteceu no bairro Parque Boa Vista, quando a Emasa atendendo uma revindicação dos moradores locais. Coordenado pelos vereadores, Luiz Sena e Wenceslau Júnior, o acordo foi feito, mas em pouco tempo, os moradores voltaram atrás por não suportarem o odor.

Por isso, chamamos a atenção dos pré-candidatos da oposição, que até parecem que querem vê os itabunenses “na merda”, que me desculpem em quem a carapuça atingir. Só resta nós esperarmos agora os recursos do Governo Federal, pois a Emasa, se informa, já encaminhou, juntamente, com o município, projetos, através de sua equipe técnica, para o processo de tratamento de esgoto.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...