sexta-feira, 27 de abril de 2012

Geddel Vieira Lima conclama união em Itabuna


Para derrotar um governo petista que promete e não realiza, só mente, ao povo baiano, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, hoje 27, ao meio dia, no  plenário da Câmara Municipal conclamou a união em Itabuna, entre o Prefeito Capitão Azevedo (Democrática) e Dr. Renato Costa (PMDB).

Geddel Vieira, que confirmou intenção   de concorrer ao Governo do Estado em 2014, acompanhado de uma comitiva  integrada pelos deputados: Lúcio Vieira Lima (federal) Coronel Santana (PTN) e Pedro Tavares, discorreu sobre a tramitação dos recursos de 13 milhões para a reurbanização da Avenida Amélia Amado, através do Secretário Municipal de Viação e Obras, Fernando Vita.


Fernando Vita, na oportunidade, também fez um balanço do andamento da obra e a aplicação dos recursos, assim como a sua tramitação para a construção da obra da Amélia amado.
Parabenizou também  a posição do Prefeito Capitão Azevedo em saber reivindicar para o seu município, não olhando a cor partidária, quando o Prefeito Capitão Azevedo em seu pronunciamento, agradecendo a visita do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que muito nos orgulha,  falou da importância da união, não só para o processo político, mas também para o crescimento do município.    

Foto: Alex de Souza

Mortalidade infantil cai 47% em dez anos; no Nordeste, queda superou 50%


AA taxa de mortalidade total no país, que em 2000 era de 29,7‰, isto é, 29,7 óbitos de crianças menores de 1 ano para cada 1.000 nascidos vivos, teve uma redução de 47,6% na última década. Segundo novos números do Censo 2010 divulgados nesta sexta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de mortalidade infantil em 2010 foi de 15,6‰.
O declínio mais acentuado foi observado no Nordeste (58,6%) e o menor, no Sul (33,5%), região que já apresentava níveis relativamente baixos de mortalidade infantil.
O alto índice da redução chama atenção e, de acordo com o IBGE, é explicado, em parte, pelo aumento do salário mínimo e a ampliação dos programas de transferência de renda, que ajudaram a ampliar a renda especialmente da parcela mais pobre da população. Isso acarretou em queda das desigualdades sociais e regionais, atuando em favor da diminuição da mortalidade infantil no país.
Apesar dos altos declínios, o Brasil ainda precisa reduzir ainda mais a taxa para se aproximar dos níveis de mortalidade infantil das regiões mais desenvolvidas do mundo, que fica em torno de 5 óbitos de crianças menores de 1 ano de idade para cada 1.000 nascidos vivos.
Taxa de fecundidade cai e chega a 1,9 filho por mulher
As mulheres brasileiras estão tendo menos filhos. A taxa de fecundidade total no país, que era de 2,38 filhos por mulher em 2000, chegou a 1,9 filho por mulher em 2010, apresentando uma queda de 20,1% na última década, contribuindo para a redução do ritmo de crescimento da população brasileira.
Em 2010, as regiões Nordeste e Norte apresentaram as maiores quedas: 23,4% e 21,8%, respectivamente, embora possuíssem os mais altos níveis de fecundidade.
O Acre se destaca como o Estado com a maior taxa de fecundidade do país, com 2,82 filhos por mulher. Na outra ponta, São Paulo aparece como o Estado brasileiro onde se tem menos filhos, com uma média de 1,67 filho por mulher.
O Censo ainda revela mudança em uma tendência observada no Brasil até o ano 2000, que era o rejuvenescimento do padrão da fecundidade, indicado pelo aumento do número de mulheres engravidando entre 15 e 24 anos de idade.
Na última década, os grupos de mulheres mais jovens, de 15 a 19 anos e de 20 a 24 anos, que concentravam 18,8% e 29,3%, respectivamente, da fecundidade total, passaram a concentrar 17,7% e 27,0%, respectivamente, em 2010.
O grupo de mulheres de 20 a 24 anos de idade ainda tem a maior taxa da fecundidade brasileira, mas o padrão, em 2010, já se mostra mais dilatado do que em 2000.

Censo 2010

Participaram do Censo 2010 cerca de 190 mil recenseadores, que visitaram os mais de 5.565 municípios brasileiros entre 1º de agosto a 31 de outubro de 2010. Os primeiros dados da pesquisa, que identificou uma população de 190 milhões de brasileiros, foram revelados em abril de 2011. Ao longo de 2012, serão produzidos novos resultados, apresentados em volumes temáticos.

UM HOMEM DE BEM


Geraldo Bríglia
                                              Todos sabem que o salário do trabalhador é essencial em qualquer empresa. Muitas vezes administradores se esforçam e não conseguem fazê-lo no dia certo. Nem por isso é motivo de estardalhaço como foi feito sobre um pequeno atraso com o salário da Emasa.

As pessoas escandalizam com qualquer coisa. Até pessoas sérias e competentes não estão imunes aos ataques. E o engenheiro Geraldo Briglia é uma dessas pessoas sérias e competentes existentes em administração do serviço público (hoje em extinção).

Os funcionários da Emasa podem ter certeza que estão lidando com um homem de bem. Um  homem capaz e de boa índole. É taxativo, autentico e verdadeiro. São seus defeitos (para muitos) para mim são virtudes.

GEDEL VIEIRA HOJE EM ITABUNA


Geddel
Com uma turnê pelo sul da Bahia, após passar na cidade de Buerarema, onde se reunirá com liderança políticas às 09:00 horas, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, acompanhado do seu irmão, deputado federal , Lúcio Vieira Lima  e comitiva, terá encontro com o Prefeito Capitão Azevedo e com a comunidade de Itabuna às 10;00 horas na Câmara Municipal.

O ex-ministro Geddel, após os encontros fará visita às obras da Avenida Amélia Amado que estão sendo realizadas graças aos recursos liberados por ele quando Ministro.  A urbanização da Avenida é uma das principais ações do Prefeito Capitão Azevedo para dotar o centro da cidade de um grande comércio e escoamento do tráfego.

Na oportunidade Geddel, juntamente com o seu irmão Lucio Vieira Lima, com certeza, fará algum pronunciamento informando se o seu partido PMDB sairá em Itabuna, nas próximas eleições, com candidato próprio ou não 

Vamos aguardar!

Prefeito e empresários debatem necessidades do comércio de Itabuna


Visando atender reivindicações de empresários e representantes do comércio de Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo, acompanhado dos secretários, participou de reunião nesta quarta-feira (25), na sede do Sindicato do Comércio Varejista do Município de Itabuna (Sindicom). 

A ideia, segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, é promover encontros mensais com a classe empresarial com o objetivo de debater diversas demandas.

Intervenções no trânsito e na infraestrutura em torno do comércio mobilizaram a pauta apresentada na primeira reunião pelo presidente do Sindicom, José Adauto Vieira. Para o prefeito Capitão Azevedo, o debate com a classe é a melhor alternativa para fortalecer ainda mais o comércio de Itabuna. 

No encontro com os empresários, o secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Mello, observou que os problemas relativos ao tráfego de veículos nas cidades se tornou uma questão nacional,  diante do aumento do número de veículos nas ruas, sem que houvesse um planejamento prévio para suportar a demanda. “Temos que investir em transporte público de massa, assim como vem sendo realizado nos grandes centros”, enfatizou Melo.

Estiveram presentes ainda o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jorge Braga, representes da Associação Comercial de Itabuna (ACI), da Associação de Micro e Pequenas Empresas e do comércio do São Caetano. Sobre o trânsito neste bairro, Wesley Mello revelou que já está concluído um projeto para estabelecer mão única na rua Floresta e rua do Paty, após a transferência da feira para galpões no prolongamento da Avenida Manoel Chaves.

Por: Viviane Cabral / Fotos: Xxx 26/04/2012
www.itabuna.ba.gov.br
 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

PARABÉNS ELIAS GARÇOM!

Aqui, Elias atende nossos comandantes
Um grande homem, um grande profissional, Garçom. Estamos nos referindo ao nosso amigo, uma pessoa ética e de luz, Elias Garçom. Quem não conhece Elias Garçom em Itabuna? Uma pessoa amável, amiga e preocupada com seu semelhante? É realmente um homem de Deus, e é por esse motivo, que ontem, dia 25 de abril, ele completou setenta e um anos de idade, contando com a saúde divina e ainda trabalhando e fazendo grandes amigos com seu jeito especial de ser.
Elias e o prefeito Capitão Azevedo dos homens dignos 

Elias, que atende toda a sociedade itabunense, trabalha por muito tempo na Churrascaria Casa Grande, dos nossos amigos, Didi (pai) e Iuca (filho). O estabelecimento é verdadeiramente uma grande família, completada pelo nosso querido amigo, que aproveitamos a oportunidade para parabenizá-lo, Elias Garçom.
Que Deus lhe dê ainda, muitos e muitos anos de vida para você transformar seus sonhos em realidade.
Não conheça desse nome.

A Churrascaria Casa Grande, com o melhor churrasco da Bahia, fica na Av. Inácio Tosta Filho, 183, Centro de Itabuna, para bem lhe servir.

Fotos: Alex de Souza

Concurso Pátria Amada, homenageia Jorge Amado


Add caption

Com o tema “Jorge, o Amado Grapiúna”, a Secretaria Municipal da Educação (SEC) de Itabuna está promovendo o 11° Concurso Pátria Amada, com foco nas comemorações do centenário de nascimento do mais ilustre escritor baiano e itabunense, Jorge Amado. Para tanto, a SEC, através da Assessoria de Projetos Integrados, mantém aberto até o dia 25 de maio o período de inscrições para os diversos segmentos das escolas municipais que pretendem participar do concurso. Lançada no último mês de fevereiro. A 11ª edição do concurso pode ser consultado através do site itabuna.ba.gov.br/patriamada.

As inscrições podem ser feitas no Departamento de Projetos Integrados da SEC, Centro Administrativo Firmino Alves. Segundo o assessor de projetos integrados, Diego Raniery, a pretensão da Secretaria da Educação é que a comunidade escolar amplie o conhecimento sobre a vida do escritor grapiúna, cuja obra literária difundiu a cultura grapiúna no mundo. “Para isso, são propostas categorias específicas para professores, coordenadores, e alunos da rede municipal”, frisou.


Cantina Tico-Tico: PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE ITABUNA




Instalada em Itabuna, há exatos 61 anos, a cantina Tico Tico, já pode ser considerada parte do patrimônio histórico da cidade. Ela sempre foi localizada no mesmo endereço, na Rua Almirante Tamandaré, e carrega consigo grandes histórias. Seu patriarca o senhor Raimundo Pereira Borges, ou melhor, o senhor Tico Tico, faleceu no ano de 2011, mas a história da cantina continua guardada na memória dos itabunenses.

Conhecida por ser um ambiente familiar e respeitoso, a Cantina Tico Tico, serve salgados assados e fritos, caldo de cana e sucos naturais, além de caldos quentes a gosto do cliente. Mesmo depois do falecimento de seu patriarca, os seus filhos, Ronaldo Deroaldo e Deroaldo Ronaldo, tomaram a frente do negócio, e prezam sempre pela mesma qualidade que o pai fazia questão de preservar.

Todos os dias passam pela cantina pessoas de diferentes classes sociais, juízes, garis, advogados, empresários, estudantes  e vários outros clientes que cada vez que passam por lá, se alimentam tanto de comida, quanto de boas histórias grapiúnas. A cantina é conhecida pelo relacionamento brincalhão entre os funcionários e os clientes.

Mesmo com a morte do ex jogador, ex árbitro, e eterno dono da cantina Tico Tico, o senhor Raimundo Pereira Borges, será sempre lembrado por todos, que sentarem naquele balcão, e tomarem, por exemplo, a famosa batida de gengibre. A cada gole, as histórias daquele lugar, vão sendo revividas, e perpetuadas, por muito mais que 61 anos. 

Câmara aprova novo Código Florestal

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (24) o texto base do novo Código Florestal com as mudanças propostas pelo relator da matéria, deputado Paulo Piau (PMDB-MG). O texto aprovado é considerado mais próximo das demandas dos ruralistas e distante do que queria o Planalto.
Manifestantes protestam em votação do Código Florestal na Câmara
Após horas de discussão, os deputados aprovaram por 274 votos a 174 e 2 abstenções, as mudanças feitas pelo relator ao texto aprovado pelo Senado, contrariando a orientação do governo e dos ambientalistas. Depois de passar pela Câmara, o projeto segue para a presidenta Dilma Rousseff, que pode vetar ou sancionar o texto.

Leia mais: Após perder votação do Código, Tatto diz que precisar ‘dar uma arrumada na casa’
“Perder nunca é bom. O governo perdeu e com a participação de uma parte da base”, disse o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP). Para ele, o relatório de Piau é um retrocesso. O líder não descarta que as questões polêmicas sejam levadas à Justiça.
“Foram duas vitórias importantes, a do texto do Senado, que melhorou muito o texto da Câmara, e a do meu texto, que melhora o do Senado”, disse Piau.
O relator modificou seu texto pouco antes da votação para reinserir o trecho que trata do reflorestamento em margens de rios. As mudanças foram anunciadas por Piau em plenário, após o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), decidir com base no regimento da Casa que a supressão do artigo não era permitida.

Diretor do Greenpeace: “Os brasileiros não querem o Código Florestal”
O plenário, de forma simbólica, também acatou os dispositivos aprovados pelos senadores que receberam parecer favorável de Piau. Após a votação do texto-base, os deputados analisaram os destaques do projeto.

O governo e os ambientalistas defendiam o texto aprovado pelo Senado e enviado à Câmara para nova votação, com o argumento de que, no Senado, a proposta havia sido acordada com o setor produtivo e com os ambientalistas, e que também contou com a aprovação de deputados.
Com Agência Câmara, Agência Brasil e Reuters

Aumenta a confusão dos limites entre Itabuna e Ilhéus


A Pré candidata a prefeita de Ilhéus, professora Carmelita (PT) defendeu nesta quarta-feira (25), a tarde, no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus, a manutenção da soberania dos limites do município e condenou a tentativa de lideranças de Itabuna de querer aumentar os limites territoriais entre os dois municípios para próximo à sede regional da Ceplac, integrando empreendimentos como o Makro e o Atacadão. 

O assunto que parecia resolvido, após alguns debates em Ilhéus ganhou novos contornos nos últimos dias, pois informações extraoficiais dizem que Itabuna protocolou novo pedido de anexação de território ilheense ao seu, definindo como marco as proximidades da Fazenda Primavera.

 O assunto que até agora vinha sendo analisado tecnicamente, segundo os ilheenses está  ganhando conotação política já que, a partir do pedido itabunense, à Assembléia Legislativa, caberá agora decidir quem está com a razão.

Itabuna para ganhar a questão tem um critério positivo a seu favor, pois segundo o IBGE a sua população aumentou de 176 mil, para 213 mil habitantes, enquanto ilhéus encolheu de 220 mil, para 186 mil habitantes.  
]

CORPOS DE ESTUDANTES SERÃO SEPULTADO HOJE

Corpos de jovens encontrados ontem serão sepultados nesta quinta.

Os corpos dos estudantes do Espírito Santo mortos em acidente no Rio Mucuri, no extremo-sul da Bahia, serão enterrados nesta quinta-feira, 26. Amanda Oliveira será sepultada em Manhaçu (MG) e Izadora Ribeiro em Jaíba (MG). Os corpos de Marllon Amaral, Rosaflor Oliveira André Galão serão enterrados, respectivamente, nos municípios capixabas de Nova Venécia, Mucuruci e Colatina.
De acordo com a perícia, o Fiat Punto que transportava os estudantes estava a 120km/h no momento em que colidiu com uma árvore. Logo em seguida, o veículo caiu numa ribanceira de 40 metros de altura e parou emborcado no Rio Mucuri.

O acidente ocorreu na noite da sexta, 20, no quilômetro 947 da BR-101, em Mucuri, no extremo-sul da Bahia. Os estudantes saíram do Norte do Espírito Santo com destino ao Prado, na Bahia, em viagem que deveria durar 3 horas. Quatro dos estudantes morreram provavelmente por afogamento, dentro do veículo. O motorista do Punto, André Galão, foi encontrado fora do veículo, morto.
Carro quando foi encontrado submerso no Rio Mucuri, no extremo-sul baiano (Foto PRF).
dO: PI,MENTA NA MUQUECA

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Itabuna promove São João dos Bairros


        Visando ao resgate da cultura tradicional do São João, a Prefeitura de Itabuna, em parceria com a TV Santa Cruz, realiza a partir do próximo domingo (29) a segunda edição do projeto São João dos Bairros. Neste ano, os “arraias” prestam homenagem a dois ícones nordestinos que cantaram, contaram e compuseram as histórias do Nordeste, Jorge Amado e Luiz Gonzaga, com o slogan “Aqui Jorge Amado conta e Luiz Gonzaga canta”.

O evento será realizado de 29 de abril a 10 de junho, sempre das 16h às 21h, nas praças dos bairros Ferradas (29 de abril), São Caetano (13 de maio), Santo Antônio (27 de maio) e Fátima (10 de junho).

Em homenagem ao centenário de Jorge Amado e Luiz Gonzaga, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), em parceria com a TV Santa Cruz, desenvolveu o prêmio “Troféu São João dos Bairros”, que terá o tema “100 anos de Cantos e Contos”. Uma comissão julgadora percorrerá cada bairro, avaliando originalidade, criatividade, ornamentação, beleza e envolvimento da comunidade na construção do melhor espaço junino do São João 2012.

Segundo o secretário de Indústria, Comercio e Turismo, Carlos Leahy, a infraestrutura do evento contará com um palco em cada praça para apresentação de uma banda local com tradicional forró pé-de-serra, concurso da “Rainha do Milho”, blocos caipiras do forró e apresentação teatral. “O projeto é uma ótima chance para promover diversão e entretenimento para as famílias, mantendo vivo o espírito junino”, destacou.

Para o prefeito Capitão Azevedo, a iniciativa ajuda a manter vivas as tradições e a cultura populares. “O governo tem  também esse papel de levar entretenimento e resgatar as raízes culturais da população”.

Por: Thainan Nicácio e Haísa Lima - Fotos: Haísa Lima – 25/04/2012
www.itabuna.ba.gov.br

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...