quarta-feira, 21 de março de 2012

Venezuela pretende firmar acordo de cooperação técnica com a Ceplac

Conhecer as tecnologias geradas pela Ceplac e promover entendimentos governamentais para assinar um futuro acordo de cooperação técnica, foram alguns dos objetivos da visita do embaixador da República Bolivariana da Venezuela, Maximilien Arvelaiz, à Superintendência Regional da Ceplac na Bahia, neste sábado (17). Recebido pelo superintendente Juvenal Maynart, o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro, além de diversos técnicos da instituição, o embaixador conheceu vários programas desenvolvidos nas áreas de pesquisa e extensão.

A visita do embaixador à Ceplac – acompanhado do prefeito de Ilhéus, Newton Lima – fez parte de uma ampla programação, promovida pela prefeitura daquele município, que incluiu contatos durante três dias com organismos de pesquisa e dos ramos agropecuário e industrial, além de projetos de assentamento da região. Também participaram da visita o deputado federal Josias Gomes, o deputado estadual Marcelino Galo, o diretor-executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo de Mendonça, e o representante do Assentamento Terra à Vista, Joelson Oliveira.

Inicialmente, o chefe do Cepec, Adonias Castro, apresentou a história do cacau no mundo e as condições do atual mercado, além dos diversos projetos e programas desenvolvidos pela instituição, que atualmente está redirecionando a sua missão a fim de enfrentar os novos desafios impostos pelo mercado interno e externo. Dentre as ações planejadas tem destaque a conservação ambiental, através de parcerias com organizações públicas e não governamentais, visando o desenvolvimento de atividades agroeconômicas sustentáveis e a preservação dos fragmentos florestais remanescentes, por estar inserida em dois dos mais estratégicos ecossistemas do Brasil – a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.

Segundo explicou o superintendente Juvenal Maynart, há uma grande transformação no mundo e as instituições e empresas que pretendem sobreviver tem que desenvolver novos programas e projetos, no sentido de se transformar numa organização competitiva. “A Ceplac vem se preparando para as novas demandas e seus técnicos têm conhecimento desse novo momento e elaboram projetos que estão em harmonia com a realidade internacional”, frisou. Um desses projetos de sustentabilidade será apresentado pela Ceplac na Rio + 20.

Após a apresentação, o embaixador e os convidados realizaram uma visita na fábrica modelo de chocolate e conheceram alguns dos laboratórios do Cepec. Impressionado com o nível de conhecimento científico disponível pela Ceplac, Maximilien Arvelaiz ressaltou que técnicos do seu país serão destacados para estreitar o relacionamento entre os órgãos de pesquisa da Venezuela e do Brasil, com a finalidade de propor a troca de conhecimento em áreas pré-estabelecidas.

O embaixador lembrou que a Venezuela já realiza algumas parcerias notadamente no intercâmbio de informações na pesquisa científica do cacau, um dos produtos de exportação da Venezuela mais respeitados no mercado internacional devido a sua alta qualidade. O embaixador ressaltou a importância da ampliação da cooperação técnica em diversas áreas de interesse recíprocos dos dois países.

Segundo o deputado federal Josias Gomes, a Ceplac deve ser reconhecida como a instituição brasileira que fez a mais brilhante intervenção numa região que se encontrava decadente e conseguiu mudar a realidade. “De uma crise profunda, a Ceplac conseguiu transformar região cacaueira da Bahia num celeiro de cientistas, responsáveis também pela criação da Uesc e, graças às ações desenvolvidas conservar até hoje a Mata Atlântica. É esse projeto de desenvolvimento sustentáveis que queremos”, incentivou o deputado.

A partir de agora, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) se comprometeu a realizar gestões junto aos governos Federal e Estadual, para inclusão do tema Cacau nas conversas entre os dois países – acordo bilateral –, além do convite à Venezuela para que possa participar do Salão Internacional do Chocolate, evento que será realizado em junho próximo na Bahia.


Da Superintendência da Ceplac na Bahia (Sueba)
Por: José Carlos Peixoto
Fotos: Águido Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...