terça-feira, 20 de março de 2012

Festa de São José atrai milhares de fiés em Itabuna


Bispo Dom Ceslau Stanula, abençõa a multidão 
 Repetindo uma tradição secular, milhares de itabunenses saíram às ruas centrais de Itabuna na tarde da última segunda-feira (19) para a procissão de São José, padroeiro da Cidade, da Catedral e da Diocese. A multidão era tanta que ao longo da Avenida do Cinquentenário era impossível dimensioná-la, pois os fiéis ocupavam praticamente desde a Praça José de Almeida Alcântara até as imediações da Praça Adami.

A Festa de São José, segundo o pároco da Catedral Diocesana, Moizés de Souza, foi uma das mais expressivas dos últimos anos, justamente pela grande participação popular. A programação do Dia de São José em Itabuna foi iniciada às 5h com alvorada e, às 7h, foi celebrada a Missa Festiva, onde a Catedral ficou pequena para os inúmeros fiéis que participaram do ato litúrgico.

Considerado como o ponto alto das festividades, a Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, com a participação de diversos padres da Igreja local, também atraiu a participação de devotos, agentes de pastoral e movimentos católicos das 14 paróquias da cidade, além de autoridades e religiosas.

Convidado como pregador oficial, o bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade, ressaltou a defesa da família como valor primordial para a existência da sociedade.

Participando da celebração ao lado do seu secretariado, o prefeito de Itabuna José Nilton de Azevedo Leal enfatizou a Festa de São José como uma das mais importantes tradições do povo itabunense. “Trata-se de uma manifestação pública de fé da comunidade católica da qual não podemos deixar de participar, pois aqueles que delas participam vêm pedir a Deus mais paz, justiça e melhorias para a nossa cidade e nosso povo e esse também é o desejo do governo municipal”, disse o prefeito.

Procissão

Ao final da procissão, em sua pregação, Dom Ceslau chamou à atenção da comunidade católica e da classe política para as urgentes necessidades de melhorias no sistema público de saúde e no judiciário. Ele também falou sobre as eleições municipais, a Campanha da Fraternidade e Lei da Ficha Limpa.

O bispo de Itabuna apelou aos políticos que trabalhem mais pela melhoria da saúde pública e, dirigindo-se aos fiéis, enfatizou a importância das eleições municipais para o cidadão. “Eleição de vereador e eleição de prefeito são mais importantes até que a eleição de presidente, pois são vereadores e prefeitos que caminham mais perto do povo”, disse, sendo aplaudido pelos presentes na Praça Laura Conceição e na área externa da catedral de São José. A festa do padroeiro de Itabuna foi encerrada com a bênção do Santíssimo Sacramento.

 Erivaldo Bomfim – Fotos: Vinícius Borges / Pedro Augusto – 20/03/12
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Sexta- feira SANTA em Itabuna

Piedade SENHOR! Nesta Sexta-feira SANTA  o dia em que todos os cristãos devem refletir; pedindo perdão a Deus, e seguir o exemplo de amor de...