sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jorge Vasconcelos empossado superintendente da Arsepi

Novo Secretário assina nomeação

O prefeito Capitão Azevedo empossou na quinta-feira (24) o novo superintendente da Agência de Regulação, Controle de Fiscalização dos Serviços Públicos do Município de Itabuna (Arsepi), Jorge Antônio Vasconcelos, com as presenças de secretários municipais, vereadores, empresários e a imprensa local.

O prefeito Capitão Azevedo destacou ser um momento importante para a administração pública e solicitou do novo superintendente, comprometimento nas ações do dia a dia, para o enfrentamento dos problemas e atender a população. A Arsepi integra o órgão do Poder Público Municipal, que trata das concessões dos serviços públicos municipais. 

Ao assumir a superintendência da entidade, Jorge Vasconcelos declarou que tem o propósito de ajudar o prefeito no que for preciso, em regularização e fiscalização. “Temos a Emasa, a parte de transporte, entre outras demandas, e estamos unidos para junto com Azevedo fazermos uma administração mais profícua e voltada para o povo humilde”, declarou.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Vinicius Borges 25/11/11
www.itabuna.ba.gov.brwww.itabuna.ba.gov.br 

Obras preparam Ferradas para o centenário de Jorge Amado



       Nem mesmo as chuvas constantes que têm caído nos últimos dias conseguiram atrasar o cronograma das obras do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado e da rotatória de acesso de Ferradas para a BR-101, com pavimentação asfáltica, urbanização, iluminação e paisagismo, um trabalho que mobiliza 70 homens da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Empresa Municipal de Águas e Saneamento. A inauguração está programada para 30 de novembro, abrindo a programação do centenário de Jorge Amado.

        O mestre de obras Robson Laranjeira  explica que as obras da Casa de Jorge Amado continuam em ritmo acelerado com a etapa de reboco das paredes internas, colocação de telhado e do piso. A obra contempla um espaço para recepção de turistas e visitantes, um pequeno museu com fotos e objetos do escritor nascido em Ferradas, biblioteca e cozinha estilizada.

        A obra, que vem sendo executada por trabalhadores em sua maioria contratados na comunidade de Ferradas, inclui ainda um teatro e auditório num galpão anexo, com 60 lugares e espaço para deficientes: “O projeto prevê ainda a urbanização e pavimentação da praça em frente ao imóvel onde nasceu o escritor itabunense, que teve a sua estrutura preservada, além da pintura da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e de duas casas vizinhas, preservando uma árvore de Pau Brasil em crescimento”.

        O topógrafo Joselito Alves explica que as obras da rotatória prosseguem de acordo com o cronograma da Prefeitura apesar das chuvas intensas nos últimos dias. Ressalta ainda, que o passeio está em fase de conclusão e o projeto de iluminação prevê a implantação de 16 postes no acesso da BR 415 à praça da Igreja, além de uma torre central nas margens da rodovia que liga Itabuna e a Ibicaraí. Já a pista de rolamento tem 9,5 metros de largura e será inteiramente asfaltada.

        O gerente de saneamento da Emasa, Ailson Souza destaca que as obras visam preparar Ferradas para os festejos do centenário de Jorge Amado, um escritor que revelou Itabuna e a região cacaueira para o mundo, através de um trabalho em conjunto com a Sedur, que elaborou o projeto e investe na urbanização do acesso entre a área urbana e a BR-101.
Por: Kleber Torres - Reportagem: Fotos: Valdyr Gomes 25-11-2011   
 
Capitão Azevedo recebe apoio
de admirador de Jorge Amado

Durante uma das visitas constantes ao local onde está sendo construído o Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, no bairro Ferradas, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo recebeu o apoio nesta semana, do morador de Santa Luz, região Sisaleira da Bahia, Lady Paes Machado de 93 anos, um amante da literatura brasileira, que apesar da idade e a pouca força física, não o impediram de vir a Itabuna conhecer o prefeito e o local onde abrigará um museu, um cinema, um teatro e uma biblioteca.

“O prefeito Capitão Azevedo está imortalizando Jorge Amado”. Assim Lady Paes Machado definiu a importante iniciativa em manter viva a memória de Jorge Amado, no mesmo terreno da casa, onde o escritor passou parte de sua infância.  “Muito bonita a iniciativa do prefeito, que está fazendo história. Quando soube do Galpão Casa de Jorge Amado fiz questão vir aqui para conhecê-lo”, revelou emocionado, Lady Machado, sentado na porta de entrada do Galpão.

Ao encontrar o prefeito, os dois se emocionaram, diante de uma estrutura quase pronta para resgatar a cultura daquela localidade. De acordo com o visitante, o escritor Jorge Amado difundiu a cultura brasileira para vários países do mundo, através de seus livros. Por esse motivo, as suas lembranças devem permanecer vivas, assim como os seus ensinamentos para as comunidades locais, regionais e nacionais.

“A maneira como ele relatou a nossa história no exterior demonstra que Jorge é um mestre da literatura brasileira. Por isso, o Galpão Cultural Casa de Jorge Amado é um presente para Ferradas e, talvez, a comunidade não saiba a grandeza deste espaço de cultura, mas com certeza será um local de grandes encontros e formação cultural”, finaliza Lady Paes Machado.

Andamento da obra

Galpão Cultural Casa de Jorge Amado será inaugurado no dia 30 de novembro. Em função disso, as obras estão a todo vapor e acompanhadas diariamente pelo prefeito Capitão Azevedo, que está ansioso para entregar o espaço à população. “Este é um local que resgata a cultura grapiúna, através da memória de Jorge Amado, o escritor baiano que nasceu em Ferradas, Itabuna”, pontuou Azevedo.

De acordo com o encarregado da construção, Robson Laranjeira, a casa possui 30 metros de dimensão e 5,40 de frente e será pintada com as cores, azul clara e azul escuro, assim como era a antiga residência do escritor. O interior será dividido em salas – que abrigará fotos para a recomposição da época, dois quartos – sendo um com fotos e outro, que funcionará como uma biblioteca comunitária, com os livros do escritor, uma cozinha – com fogão a lenha e um banheiro. Os outros espaços contemplarão um auditório com 80 lugares, com palco e camarim.  

Rotatória

Como parte das obras que contemplam a implantação do Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, a Prefeitura Municipal de Itabuna vem desenvolvendo os trabalhos para a construção e urbanização da rotatória no acesso de Ferradas a BR-415. Ao todo, são 1.200 metros de meio-fio e mais de 6 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, que já estão sendo instalados no entorno da rotatória e serão colocados na Travessa Frei Ludovico, avenida principal que liga a Casa de Jorge Amado. O projeto inclui também, iluminação, sinalização e, consequentemente, mais segurança para o acesso de veículos e pedestres à BR-415, trecho Itabuna-Ibicaraí.

Reportagem: Catia Gomes Texto: Viviane Cabral – Fotos: Ari Rodrigues - 24/11/2011
www.Itabuna.ba.gov.br 

Caminhada contra corrupção em Itabuna ficou para o dia 02 de Dezembro


Em razão das fortes chuvas que estão caindo em Itabuna, à caminhada contra a violência e a corrupção, que sairia do Jardim do “O”, ficou suspensa no dia de hoje. 

O advogado Andirlei Nascimento, presidente da OAB-Itabuna, informou a este blog, momentos atrás, que a caminhada foi transferida para o dia 02 de dezembro, no mesmo horário.

Este movimento já conta com mais de 30 entidades de ordem civil e eclesiásticas; “no dia 02 pretendemos fazer um dos maiores movimentos que esta cidade já viu” disseram Adeildo Marques e Paulo Lima, respectivamente presidentes da Academia dos Pensadores de Itabuna e Clube do Poeta Sul da Bahia     

Alunos de engenharia da FTC satisfeitos com o que viram da Emasa

Explicação do Profº Anderson
Alunos do Curso de  Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências(FTC) campus da unidade de Itabuna visitaram as Estações de Captação da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e ficaram satisfeitos com o que viram.


Em Rio do Braço e Castelo Novo, locais onde estão instaladas as estações, os estudantes receberam informações  teóricas do Prof.  Anderson Alves, e práticas do Gerente de Produção de Água, João Bittencourt,  sobre todo o processo físico-químico de tratamento e qualidade da água  servida a população de Itabuna, bem como a superação das dificuldades para que ela chegue às torneiras das residências.


Os alunos da FTC também receberam orientação da professora Heloisa Pinheiro, responsável pelo Projeto SustentaCidade/Emasa. A professora expôs as ações sócio-educativas desenvolvidas para a humanização da cidade de Itabuna, ressaltando a importância  da formação acadêmica humano-cientifica desses futuros engenheiros(as).  
Captação Rio do Braço


O aluno Lucas Putumuju, do 6º semestre de Eng.Civil, disse que “a visita foi muito boa, porque aliou a parte teórica à prática”.     
Professores: Heloisa, Anderson e Rose


Esta visita faz parte do programa Educa Emasa, que está inserido no Projeto SustentaCidade, e que pretende mostrar (inicialmente aos estudantes universitários e do segundo grau) o funcionamento e a importância da Emasa para a sociedade itabunense.





  Fotos: Alex de Souza

Empresa seleciona modelos em Itabuna e Ilhéus


         Uma empresa catarinense, há sete anos no mercado e com sede na cidade de Chapecó, estará em Itabuna e Ilhéus no período de 8 a 12 de dezembro para detectar jovens do sexo masculino e feminino interessados na carreira de modelo. A Equipe Diego Comarella é especializada na seleção de modelos para eventos de moda, televisão, cinema e ao longo dos anos tem prospectado dezenas de jovens que já estão seguindo carreira nacional e internacional.

        Cada etapa da seleção dura dois dias, quando os jovens interessados são entrevistados, fotografados e filmados para avaliação do scouter (caça-talentos) Diego Comarella, especialista nesse tipo de trabalho e que já revelou uma série de jovens. A seleção em Itabuna vai acontecer nos dias 8 e 9, nas dependências do Tarik Plaza Hotel e em Ilhéus, nos dias 11 e 12, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

         Como funciona
          Os encontros para a seleção acontecerão sempre das 15 às 20 horas nos locais mencionados e os candidatos serão submetidos a sessões de fotos e vídeos, cujo material será encaminhado para avaliação do scouter Diego Comarella. Não haverá inscrição prévia que somente será feita no local do evento e por ordem de chegada. A organização avisa que não serão agendados horários e que o valor da inscrição é um quilo de alimento não perecível, que após as seleções serão destinados a instituições da cidade.

          No dia seguinte à seleção o candidato ou o seu responsável deverá entrar em contato, via telefone, com a produção do evento para saber o resultado do seu teste. Em sendo aprovado, acontecerá uma segunda etapa da seleção quando será agendada uma reunião, principalmente com os responsáveis, quando todos tomarão conhecimento do treinamento com os candidatos, que será feito na própria cidade e de todas as etapas seguintes da seleção, como informações sobre o mundo da moda, simulações de gravação de comercial e ensaio de passarela.
 Pela Assessoria

Gilson Nascimento o novo diretor do Detran em Itabuna.


O nome do Sargento Gilson Nascimento, ex-secretário de administração do Governo Azevedo (foto) assumiu a 5ª CIRETRAN, como seu novo diretor, o edital foi publicado  nesta quinta-feira, 24, no Diário Oficial do Estado.

 A indicação foi realizada através do PCdoB. Com isso, o PCdoB, com Sargento Gilson ganhou a “queda de braço” com o PT, que queria o cargo para o Capitão Fábio, ex-deputado estadual.

Com certeza por sua postura de um militar ético e pensante em relaçao às questões sócio/educativas realizará um grande trabalho frente instituição.


Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...