sábado, 26 de março de 2011

BRASIL IMPORTA ALCOOL E GASOLINA !

As mentiras vão caindo, uma a uma. Primeiro, vamos importar 200 milhõe de litros de etanol dos Estados Unidos da América e como Lula se queixava que o Brasil não podia exportar para lá, por causa dos impostos. Agora são os gringos que estão vendendo álcool para os bobalhões e imbecis que votaram no PT.

Como se não bastasse, ainda vão colocar 1% de água no etanol importado, o que, naturalmente, é um roubo. Quem bota 1% pode estar botando, 2%, 3%, quem vai acreditar?

A Petrobras, que deveria estar resolvendo o problema, recebe a cada dia mais bilhões do BNDES e pasmem! também está importando gasolina, porque a auto-suficiência era outra balela do Lula das mãos sujas.

Importar etanol é um caso de polícia, é caso de CPI.

Para o especialista em energia Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura, as medidas mostram a falta de política de combustíveis do governo federal: "Estamos importando um etanol cujo custo de produção é três vezes maior que o nosso e de um país que impõe barreiras comercias ao nosso produto", afirma.

Tanto a gasolina como o álcool importados devem chegar em abril, momento crítico da falta de planejamento de um governo incompetente, que não sabe o que é estoque regulador. A expectativa é que a produção da safra 2011/12 entre no mercado em maio.

Esperem sentados pela baixa do preço. Vai subir mais, afinal de contas temos que pagar o álcool importado a peso de ouro.
Com informações do http://coturnonoturno.blogspot.com/

Direc-7 não paga há seis meses

Um cidadão que presta serviços a Direc-7, em Itabuna, ligou hoje (26), às 11 horas, para o programa do radialista Roberto de Souza, Rádio Jornal queixando-se que há seis meses não recebe o seu pagamento. Revoltado, disse que já não sabe mais o que fazer para quitar os seus compromissos financeiros.

A Direc-7 em Itabuna é um órgão dirigido pela petista Miralva Motinho. O cidadão, ainda informou que na situação dele existem diversos outros prestadores de serviços.

Esse blog apurou que a maioria desse pessoal que tem seis meses sem receber salários foi indicação do deputado federal Geraldo Simões.


Foto arquivo de MIralva

Enfermeira Oncologista deixa Itabuna

Carla e sua simpatia
Constrangida com a falta de reconhecimento profissional, a enfermeira oncologista Carla Maria Castro dos Santos está deixando Itabuna para assumir uma vaga no Instituto Nacional do Câncer no Rio de Janeiro, após ser aprovada em um concurso.

Carla, no Rio de Janeiro será a mais nova enfermeira do Ministério de Ciência e Tecnologia do País. A profissional é filha do nosso conhecido cabeleireiro Carlos Alberto Santos (Carlão).

Carla Maria era enfermeira-chefe do CONCAN (Setor de combate ao câncer) do Hospital Manoel Novais. Quem perde com isso é Itabuna. Esperamos que um dia Carla retorne a nossa cidade para o bem de nossa população.

Foto: Adeildo Marques

FALTAM PROFESSORES NO BRASIL


O Brasil é o país das contradições e das imprevidências. As coisas por aqui são feitas de qualquer jeito, ao sabor da vontade do governante do momento. 

Os últimos oito anos foram péssimos para o país. Andamos para trás, enquanto o mundo disparava para frente. Principalmente na área educacional. 

Hoje nossas universidades e escolas de lº e 2º graus, deixam a desejar. Nelas, o ensino é sofrível, e praticamente inexistem pesquisas.

Também, com um presidente que se gabava de ser analfabeto, o que se poderia esperar?

Mas nada que é ruim, não possa piorar. Agora um estudo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra a necessidade de um aumento de quase 40% no número de professores em todo o País, para  o atendimento na pré-escola nos próximos anos. Faltam, no País, mais de 100 mil professores de pré-escola apenas para suprir essa nova demanda - não entram na conta a substituição de eventuais desistências, aposentadorias ou mudanças de área. 

O grande problema, é que a formação de professores para a educação infantil é feita pelas escolas de magistério de nível médio. A partir da aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a formação mínima para o professor alfabetizador passou a ser o nível superior.

Já as antigas escolas normais passaram a formar os docentes de escolas infantis. No entanto, o número de alunos dessas escolas vem caindo aceleradamente, o que apenas piora o déficit.
Dados levantados pelo Inep a pedido do jornal Estado, mostram que em apenas cinco anos as escolas de magistério perderam 155,7 mil alunos, uma queda de quase 45%. Em 2004, eram 350,2 mil. Em 2009, 194,5 mil.
Em algumas unidades da Federação, como Distrito Federal, Rondônia, Roraima, Espírito Santo, Mato Grosso e Acre, já não existem alunos em escolas de magistério. 

Apesar de um aumento relativo na formação de pedagogos, o déficit de professores em todos os níveis além da educação básica ultrapassa os 200 mil docentes. 

De acordo com informações do estudo do Inep, existem hoje no País 1.832.953 crianças de 4 e 5 anos fora da escola. Até dois anos atrás, a educação primária obrigatória era apenas de 7 a 14 anos - o ensino fundamental. 

Uma emenda constitucional aprovada em 2009 ampliou essa faixa para incluir a educação infantil e o ensino médio.  

Mas se os professores que possuem nível superior são relegados a segundo plano pelos governos federal, estaduais e municipais, quem “vai perder tempo” indo para uma Escola de Magistério?

O MENINO DE PIJAMA

Tem um filme intitulado "O menino vestido de pijama", que retrata a inocência de uma criança de oito anos e como uma adolescente de doze pode ter a mente manipulada.

O filme, ambientado nos anos 40, época do nazismo, é de deixar a todos de cabelos em pé, quando se dá conta da manipulação que vem sendo feita nas escolas brasileiras, com relação a dois assuntos: "socialismo" e "homosesxualismo".

Não são poucas as denúncias de que, principalmente em escolas públicas, está em curso uma verdadeira lavagem cerebral de crianças e adolescentes com relação aos dois temas.

Isto sem falar no ensino superior, que começa até nas provas dos vestibulares.

Neste fim de semana, nossa sugestão é que assistam ao filme, que nos veio a mente por conta da notícia de que faltam professores para a pré-escola.

E a gente se pergunta: como serão treinados esses professores pelo Estado? Para ensinarem ou para doutrinarem? 

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ambientalista e poetas comemoram o dia da água


Barragem de nível da Emasa em Nova Ferradas
Para homenagear o Dia Mundial da Água, a ambientalista e professora, Maria Luzia juntamente com o Clube do Poeta Sul da Bahia hoje (25) fizeram um recital de poesia na Praça Rio Cachoeira, conscientizado a população sobre a importância da água.

No evento, com a presença de várias autoridades e demais ambientalistas foram plantadas várias mudas de arvore nativas da Mata Atlântica na área compreendendo a Câmara Municipal a cabeceira da Ponte Mário Padre, bairro Góes Calmon.

Entre os poetas presentes e que foram, como sempre, muito aplaudidos estavam: Adeildo Marques (presidente do Clube do Poeta), Romilton Teles Santos, Antonio Oliveira, Clovisnaldo Argôlo, e Rogério Medrado.

Outras grandes presenças notadas foram a do Presidente da OAB – Seccional-Sul advogado Andirlei Nascimento, o jornalista José Adervan, Eduardo Fontes, presidente da ACI, a artista plástica, Conceição Portela, Ritinha Dantas e o colunista social e apresentador da TVI, Charles Henri, colega  de TV do jornalista Paulo Lima que também estava presente ao evento.      
Foto: Alex de Souza   

limpeza de área dos Kafmann é entregue à Justiça


A Secretaria do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus encaminhou relatório à Procuradoria Geral do Município com as informações sobre os trabalhos de limpeza realizados no terreno onde se encontram as ruínas da antiga fábrica de chocolate dos Kaufmann. De posse do relatório, a Procuradoria informará à Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, através de fotos e documentos, o cumprimento da decisão judicial que autorizou a limpeza da área, com a finalidade de combater focos de dengue, com a retirada de lixo, entulho, além da roçagem em toda a extensão do terreno.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, a antiga fábrica de chocolate, é hoje um local de risco no centro de Ilhéus, com dezenas de focos de dengue, além de ser utilizado com “banheiro público”, dormitório de moradores de rua e ponto de tráfico de drogas. Para atender reivindicação dos moradores e comerciantes da vizinhança, a secretária resolveu promover uma limpeza completa daquela área, com a finalidade de eliminar os pontos de risco à saúde da população.
Carlos Freitas ainda informa que, como existe uma Ação Demolitória proposta pelo Município, a limpeza das ruínas da antiga fábrica de chocolate de propriedade dos Kaufmann somente foi possível de ser executada após decisão judicial. “Fotografamos e filmamos todos os serviços realizados para mostrar as condições em que se encontravam os restos de estruturas em concreto armado e de algumas poucas paredes de alvenaria, recobertos por mato alto, entulho depositado por terceiros. Documentamos todas as fases: antes, durante e depois, para a segurança do Município”, ressaltou.
Informa o coordenador dos serviços, Júlio Cezar de Oliveira Gomes, que foram necessários três dias de intenso trabalho para a limpeza e retirada de todo o entulho e mato existente no local. Para realizar o serviço de limpeza foram mobilizados 30 operários da secretaria além de uma máquina pá-carregadeira e diversos caminhões caçambas. “Todo o trabalho foi feito com o máximo cuidado, no sentido de atender as determinações judiciais”, explica Júlio Gomes.
Num balanço realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, foram retiradas do local nove caçambas de entulho de seis metros cúbicos cada, num total de 54 metros cúbicos de entulho, terra e lixo, incluindo, também, a roçagem e a remoção de toa a vegetação existente no local. “Com essa ação atendemos a população do entorno das ruínas da antiga fábrica de chocolate, além de eliminar, temporariamente, focos da dengue e outros problemas existentes no local”, conclui Júlio Gomes. 
Ascom/Ilhéus
 

Associação Comercial e Empresarial de Itabuna prepara eleição para biênio 2011/2013


Os secretários: Maurício Atayde, Carlos Leahy; Ubirajara Coelho (Presidente da Assembléia),  Silvio Roberto, Edaurdo Fontes (presidente da ACI) Laytynher e Edvaldo participando da reunião da Casa. Foto Arquivo.
Conforme publicação de edital no jornal Diário Bahia no último dia 23, a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) programou sua eleição para escolha da nova diretoria, biênio 2011/2013 para o próximo dia 02 de Maio.   

O Presidente da Assembléia da entidade centenária, o empresário Ubirajara Ribeiro Coelho informou ao expressaounica que até o momento ainda não houve manifestação ao pleito por parte de diretores  ou sócios  da entidade com intenção de inscrição de chapa..

Seminário de Marketing
No entanto, para os dias 31/03 e 01 e 02 de Abril, a ACI programou o Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia, em sua 22ª edição, no auditório Governador Paulo Souto, campus da UESC. Como sempre e, considerado o maior evento do gênero do norte/nordeste contará com os maiores “expert” da mídia e da propaganda do País.

O presidente da ACI, Eduardo Fontes, como sempre,  espera um grande sucesso do evento, devido aos novos empreendimentos que estão chegando ao  sul da Bahia.  

Inscrições:
As inscrições podem ser feitas pelo site: WWW.acei.org.br ou pelos telefones: (73) 3613-1171/1190.  E se atualize no que há de melhor para o seu empreendimento.
   

quinta-feira, 24 de março de 2011

Educação Infantil capacita alunos para primeiros socorros


O Grupo Escolar Raimundo Jerônimo Machado, no bairro Santa Clara, promove nesta sexta-feira(25) uma capacitação para primeiros socorros, destinada a alunos, professores e funcionários da unidade. O evento está programado para as 10 horas da manhã. O objetivo é ensinar aos participantes como usar corretamente um extintor, como detectar possíveis focos de incêndio, e ainda como prevenir acidentes envolvendo fogo e água, no caso de um afogamento. 

A capacitação será feita por soldados do Corpo de Bombeiros. A corporação já mantém, inclusive, um projeto que ensina também onde os extintores devem ser instalados, como utilizá-los e as diferenças existentes para cada tipo de incêndio.

Segundo a diretora da escola, Mônica Gonçalves Silva, logo após a palestra será realizada uma oficina para demonstrar na prática, o que os participantes aprenderam durante a aula teórica. Esta é a primeira vez que a escola promove um evento dessa natureza. Segundo Mônica, a capacitação é importante não apenas para os alunos, mas para todos os participantes, “como forma de garantir a segurança na escola, em casa, no trabalho e no dia-a-dia da comunidade”.    
     
Ela lembra que os alunos são importantes agentes multiplicadores de informações, daí a preocupação em prepará-los. “Muitos acidentes podem ser evitados com alguns cuidados básicos, quando se tem conhecimento do que fazer num momento de necessidade”, reforça a diretora. 

  Segundo a diretora, o projeto de prevenção contra incêndio será levado a todas as demais unidades de ensino da rede municipal em Itabuna.

Por:Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto –  24/03/11

 Obras no Antique  

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Emasa realizam obras de urbanização no Beco da Paz, que interliga a rua Bionor Rebouças e a Santo Antônio, no bairro Antique. O projeto envolve a implantação de rede de esgotos e pavimentação com blocos similares aos utilizados na urbanização da avenida do Cinqüentenário.

Segundo Ednaldo Oliveira, as obras foram reivindicadas há anos pela comunidade e estão sendo executadas agora, por determinação do prefeito Capitão Azevedo. Ele autorizou a substituição da rede de esgoto condominial por um sistema convencional, além da urbanização da área, que registra um intenso tráfego.

A obra foi elogiada pela dona de casa Alda Santos, que reside há mais de 30 anos no Beco da Paz,lembrando que os moradores enfrentavam problemas crônicos de infraestrutura, agravados pelo entupimento freqüente da rede de esgotos, que representava um risco para a saúde de crianças e adultos que transitavam no local.

O trabalho deverá ser concluído em uma semana, com a reabertura do tráfego para pedestres

­­­­­­­­­­­­­Por: Kleber Torres Reportagem: Osvaldo Bispo  Fotos: Pedro Augusto  22-03-2011   

E Geraldo Simões vira anjo…

Geraldo, não adianta rezar e fazer tudo errado
Tal e qual satanás pregando quaresma, o deputado federal Geraldo Simões concede entrevista ao Jornal Agora, edição de quinta-feira (24), e utiliza as páginas centrais (quanto desperdício) para da forma mais dissimulada possível distribuir um “caldeirão de bondades”.

Como num passe de mágica, parece que se arrependeu das malvadezas que sempre praticou e tece elogios a Renato Costa (este, sim, um homem de bem e um político decente), a quem sempre espezinhou. Somente a título de lembrança, Renato é o autor intelectual e material da frase: “Geraldo é um inadimplente da palavra”.
De olho no tempo de televisão na campanha do próximo ano, na mesma entrevista, Geraldo Simões tece elogios ao PMDB de Geddel Vieira Lima, afirma ter iniciado conversa com o deputado federal Lúcio Vieira Lima, tudo com vistas a uma futura coligação.

E o saco de bondades não para por aí: Geraldo se reveste de bondade e considerou desnecessária a briga entre o PT e o PMDB, criada, em grande parte, por ele. E ainda por cima diz que atribuíram a ele as vaias dadas pelos petistas a Geddel durante evento de Lula em Itabuna. De memória fraca, Geraldo esqueceu a vaia promovida por ele em Ilhéus.
Do Blog: Ciadanoticia 


expressaounica
Quando é que Geraldo Simões vai autorizar as obras do Centro de Convenções de Itabuna?

Assembleia da ASSEMAE apresenta 96 trabalhos em Seminário em Campinas/SP

(Na 41ª Assembleia será realizada de 22 a 27 de maio, no Espaço de Eventos Iguatemi, em Campinas. O tema Política e Gestão dos Serviços de Saneamento terá o maior número de trabalhos apresentados)

Pesquisadores, gestores públicos, especialistas e membros da comunidade acadêmica apresentam tecnologias inéditas na área de saneamento durante a 15ª Exposição das Experiências Municipais em Saneamento. O evento é parte da 41ª Assembleia Nacional da ASSEMAE, que será realizada no Espaço de Eventos Iguatemi, em Campinas, entre os dias 22 e 27 de maio.

Ao todo, estão sendo apresentados 96 trabalhos técnicos nos segmentos de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Limpeza Pública e Manejo dos Resíduos Sólidos, Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais, Recursos Hídricos, Saúde Pública e Controle de Vetores, Política e Gestão dos Serviços de Saneamento, Saneamento Integrado e Educação Ambiental.

Segundo Paulo Sérgio Scalize, coordenador da Exposição, que se encerra dia 27, domingo, os trabalhos técnicos selecionados refletem as atuais preocupações com a gestão pública de qualidade. “Os temas com maior número de trabalho são Política e Gestão de Serviços de Saneamento e Saneamento Integrado e Educação Ambiental, levantando discussão sobre os princípios de gestão e ações que garantam a qualidade dos serviços”, afirma.

A lista completa dos artigos a serem apresentados pode ser conferida no hotsite da Assembleia, pelo endereço: www.assemae.org.br/assembleia.

Foram selecionados trabalhos de 13 estados, agregando todas as regiões do país. A cidade com maior participação será Campinas, com 17 apresentações.

A comissão relatora da 15ª Exposição das Experiências Municipais, responsável pela seleção dos projetos que estão sendo apresentados, é formada por Paulo Sérgio Scalize (UFG), Glenda Barbosa de Melo, Luiz Roberto Santos Moraes (UFBA), Osny Zago (SAAE Sacramento), Sílvio José Marques (SANASA) e Patrícia Campos Borja (UFBA).

A 41ª Assembleia Nacional da ASSEMAE  está sendo coordenada por Sílvio José Marques, presidente da Associação, e tem como tema central “O Desafio da Cooperação Interfederativa entre União, estados e municípios”. Reunindo representantes dos três níveis da Federação, a Assembleia oferece a oportunidade de debater o compartilhamento de responsabilidades e descentralização de recursos rumo à universalização do atendimento sanitário.

Mais informações podem ser obtidas no site da Assemae: www.assemae.org.br

Por: Denise Sacco
Assessoria de Imprensa

Biofábrica integra rede nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia



        Atendendo convite do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o diretor-geral do Instituto Biofábrica de Cacau, Henrique Almeida, participou de uma reunião em Brasília, no último dia 18, para a formação de uma rede nacional de biofábricas. O encontro foi conduzido pelo próprio ministro Aloízio Mercadante e pelo secretário do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota. 

        A meta do MCT é proporcionar a integração das 12 biofábricas existentes no Brasil, disponibilizando recursos para pesquisas pela sua empresa Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e estimulando a diversidade da produção destas biofábricas. “O ministério também anunciou a criação de um portal para abrigar um amplo inventário nacional de estoques e estimular a comercialização de mudas em todo o Brasil”, relata o diretor-geral da Biofábrica de Cacau.

        O Laboratório de Micropropagação da Biofábrica de Cacau foi um dos destaques da reunião no MCT. Segundo Henrique Almeida, o trabalho desenvolvido aqui chamou atenção dos técnicos da MCT e da Embrapa – representada na reunião pelo gerente-geral da Unidade de Transferência de Tecnologia, Ronaldo Pereira de Andrade. “Podemos intensificar a produção de mudas de cacau a partir da embriogênise somática, técnica que aumenta a produtividade, melhora as plantas geneticamente e amplia a resistência às doenças”.

        A participação da Biofábrica de Cacau no projeto de recomposição de áreas degradadas do MCT e Embrapa foi outra boa notícia trazida por Henrique Almeida de Brasília. “Já estamos avançados em relação às demais biofábricas brasileiras em produção, tecnologia e protocolos e agora podemos ampliar nosso desenvolvimento, com apoio e acompanhamentos destes importantes órgãos federais”, planeja. 
Por: Erivaldo Bomfim
23-03-2011

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...